26 outubro, 2016

QUANDO ALGUÉM SE ATREVER A SUFOCAR...


A Gala dos Dragões de Ouro ia decorrendo com normalidade e caminhava para o seu final, quando tivemos o momento negro da noite. Mas já lá vamos!

Com os mesmos defeitos e virtudes de sempre (porque razão tantos lugares vagos no Coliseu, com tantos portistas anónimos que gostavam de lá estar?), lá foram desfilando os nossos atletas e suas mulheres em cima de saltos em que até eu me dava melhor, lá foram subindo ao palco os dragonados, felizmente desta vez com 30 segundos para dizerem qualquer coisa, e também por lá foram passando alguns artistas cuja escolha poderá ser mais ou menos discutível.

Não vivo na ilusão de que apenas portistas estão presentes no nossa Gala, não vivo na ilusão de que apenas artistas que têm o mágico Porto no coração sobem ao palco. Ainda assim, julgo que independentemente do brilhantismo da atuação de Sofia Escobar, tê-la na nossa gala quando são públicas as suas fotos de exaltação ao clube de carnide, bem como ter sido a mentora de uma peça relativa a Eusébio, ou os Deolinda que têm em uma das suas músicas o nome desse mesmo clube, são opções discutíveis e que podem não colher muita simpatia junto do Portismo mais convicto, e para quem os Dragões de Ouro são isso mesmo... um local onde só estão Dragões de corpo inteiro e cujo seu valor é premiado com Ouro.

A verdade é que, tal como referi no início, o momento negro estava guardado para o fim.
Se há momento solene, momento que deve ser respeitado, momento que exige de nós toda a Paixão, esse momento é o do Hino do Futebol Clube do Porto.
Júlio Magalhães, o mestre de cerimónia, com toda a razão e propósito, pede que todos se levantem para em uníssono podermos cantar aquela melodia que nos enche a alma e nos emociona, independentemente do número de vezes que se ouça ou cante.
E aí foi o descalabro...

Como é possível que a senhora que cantou o nosso hino, simplesmente não soubesse a letra?
Como é possível que a senhora que cantou o nosso hino, no início da segunda parte da música, tivesse trocado “Quando alguém se atrever a sufocar"...” por um “Hummmm... Hummmm...”??
Como é possível que a senhora que cantou o nosso hino, tivesse a dado passo cantado “... o teu pendão abençoado...” quando deveria ter cantado “... o teu brasão abençoado...”???
Como é possível que a senhora que cantou o nosso hino, não tivesse sido digna do momento mais solene desta cerimónia?
Perdoe-lhe Sr.ª D.ª Maria Amélia Canossa... ela não sabe o que fez...!!!

Nada agrada a gregos e a troianos, nunca ninguém fica satisfeito com tudo o que vê ou ouve, com as escolhas que são feitas ou com o alinhamento da Gala.
Mas todos seguramente concordarão comigo, que o momento do Hino é um momento onde nada pode falhar, pois é provavelmente o momento onde o coração bate mais forte.

Não chamo aqui o tema à colação para menorizar todo o evento ou quem o organizou.
São imprevistos, são coisas que ninguém controla, são coisas impossíveis de contornar.
Mas não, por favor não repitam, por favor sejam mais cautelosos com este “pormaior”, por favor salvaguardem este momento de uma outra forma.
Chamem-me a mim para cantar, chamem um portista para cantar, chamem um apaixonado pelo nosso clube a cantar, chamem qualquer um... mas chamem alguém que saiba, compreenda e sinta o Futebol Clube do Porto e o seu Hino.

Um forte abraço, até sábado no sítio do costume!

3 comentários:

  1. Só faltou fazer um minuto de silencio em homenagem ao gajo que tão mal tratou o Mestre Pedroto, enfim.

    Até sabádo no sitio do costume
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Nuno Baptista27 outubro, 2016

    Eu continuo a dizer, fazem mais em DEFESA do FUTEBOL CLUBE DO PORTO os adeptos, sócios e simpatizantes do clube e blogs, sites e artigos de opinião Azuis e Brancos do que...espantem-se os Administradores do Clube. Mas alguém acha que os responsáveis do Clube ou do Porto Canal ou mesmo quem organizou a Gala soubessem que a Srª Sofia Escobar é simpatizante do SLB e/ou fosse uma das mentoras do "Musical" Eusébio ou que os Deolinda têm uma música com o nome do SLB??? Claro que não, porquê? Porque andam todos a dormir, não aprendem com erros, renderam-se à passividade, o resumo da inoperância é o Presidente afirmar ao pais que o tema "Vouchers" não merece comentário porque em nada isso favorecia o futebol, como? Mas esta gente já se esqueceu do que os nossos RIVAIS e os seus lacaios da Madeira e de Guimarães nos fizeram durante o Apito Dourado???

    ResponderEliminar
  3. Meu caro,

    não se iluda, há portistas, e "porto-qualquer-coisas": híbridos, subservientes,anémicos, deslocados. Estão neste lote o Director do Porto Canal que meteu na cabeça aquele imprestável chip onde dar a outra face é o primeiro dos dez mandamentos.

    ResponderEliminar