30 março, 2017

NÓS ESTAMOS PREPARADOS. E VOCÊS?


Talvez não faça muito sentido escrever um texto ao jeito de uma carta aberta aos jogadores, até porque tenho a consciência de que é muito pouco provável que isto lhes chegue ao conhecimento. Mas neste momento é-me quase impossível escrever sem os ter como referência…

Não se trata de lhes dirigir nenhum recado. Tenho a certeza de que neste momento já todos eles saberão que os sócios e adeptos do FC Porto estão motivadíssimos e preparados para ir à luta, com toda a fé do Mundo nas suas capacidades. Todos nós acreditamos que no final da noite de sábado estaremos bem mais perto do sonho de recuperar o campeonato que nos tem fugido há demasiado tempo.

Noventa minutos os separam da possibilidade de nos encherem de alegria e de nos recompensarem por um amor imbatível e quase incondicional que tem sido o suporte para uma temporada em crescendo e cujo final pode ser apoteótico. Depois de uma derrapagem inesperada com o Vit. Setúbal este é o dia, este é o palco perfeito. GANHAR, mostrar que estamos melhores, mais fortes, com maior crença. Não ter medo de arriscar, ir à luta sem receio de agarrar a felicidade!

Nas bancadas estarão milhares para lutar até à exaustão em conjunto com os artistas que estarão no relvado. Fora delas largas centenas de milhar a sofrer, pelo jogo e pela merda de canal onde teremos de gramar o jogo. Infelizmente muitos de nós ficarão de fora, houvesse 30.000 bilhetes como nos anos 1980... Mas neste momento pouco importa. VENÇAM por nós, por todos, por quem vai e por quem fica, de coração apertado, à espera do regresso dos heróis que irão envergar o nosso Escudo naquele antro, dentro e fora das 4 linhas.

Começamos sem nenhum tipo de expectativas da parte de quem vende opinião em Portugal. Isto ia ser discutido a dois, pelos rivais da 2ª Circular, porque o FC Porto estava quase morto, afundado numa crise desportiva e servido por jogadores menores. Uns meses depois, e mesmo vergonhosamente prejudicados em diversas ocasiões, eis-nos na recta final a apenas 1 ponto do incontestável futuro tetra campeão. É a nossa oportunidade de virar o país do avesso, basta sermos fieis a 40 anos de FC Porto, basta sermos capazes de fazermos o que tão bem temos feito diversas vezes esta época: LUTAR contra tudo e contra todos e mesmo com as eventuais armadilhas e as sempre eternas armas desiguais inverter as probabilidades de modo a podermos escrever mais uma bonita página na história do nosso Clube.

Bem sei que para alguns deles a questão emocional pura estará um pouco à parte, afinal não são obrigados a sofrer pelo nosso Clube como nós que o amamos desde pequeninos. Não odiarão o rival como nós o fazemos, porque não os conhecem tão bem como nós, que lhes aturamos as filhadaputices todas, ano após ano. Mas por um lado isso até poderá ser uma vantagem, imagino que consigam manter a racionalidade e a concentração de uma forma mais eficaz do que se fossemos nós a ir lá para dentro. Contudo, é importante terem a consciência que somente entrarão para a história e serão verdadeiramente recordados caso sejam capazes de mostrar a verdadeira fibra de CAMPEÕES em dias assim.

No entanto também teremos lá dentro o outro lado, o emocional, com miúdos que são “um de nós”. Devidamente rodeados por graúdos como o Grande Capitão João Pinto que tudo sabem sobre o que significa este jogo, de certeza que saberão contagiar todos os outros a darem aquele bocadinho extra, a darem o que têm e o que não têm para nos fazerem felizes. Porque sabem o que isto significa para nós e para eles, para as suas carreiras, para o seu futuro.

Concentrem-se ao máximo. Estudem tudo o que tem para estudar. Comuniquem uns com os outros, percebam o que o colega precisa para ser capaz de cumprir o seu papel, ajudem-se mutuamente porque nestes dias os egos têm de ficar de lado. Olhem para as bancadas e percebam que quem está ali merece a vossa última gota de suor. Pensem nos milhares que vos têm acompanhado e que ali não poderão estar, em toda essa massa adepta que vos tem dado tudo para serem capazes de cumprir o vosso sonho de jogar num grande Clube nas melhores condições possíveis. Sim, porque ao contrário de outros anos esta temporada vocês só podem ter elogios para o que fizemos para vos ajudar, nas bancadas e um pouco por todo o lado, a defender diariamente o FC Porto de todos os ataques.

90 minutos, uma oportunidade. Sejam felizes rapazes! Façam-nos orgulhosos! Conquistem a imortalidade! O vosso sucesso será a nossa felicidade! Vamos PORTO!

1 comentário:

  1. Ah, a súbita vontade que fosse já hoje... vontade de saltar lá para dentro e arrasar aqueles gajos todos! Falo por mim, fiquei motivadíssima, MM. Que alguém mostre este texto aos jogadores. :)

    ResponderEliminar