25 abril, 2017

ESTE ANO, OS ADEPTOS DERAM TUDO E VÃO RECEBER ZERO!


Confesso com a maior das sinceridades que, mesmo depois dos últimos resultados não terem sido famosos, nunca me passou pela cabeça que o FC Porto não fosse capaz de vencer em casa o feirense.

Mesmo considerando os habituais problemas oftalmológicos dos senhores do apito, que voltaram a ocorrer no jogo do Dragão (curioso, um árbitro que apitou 40 ou 50 faltas a meio campo, mas que depois não viu duas grandes penalidades na área do feirense), mesmo considerando mais uma fantástica exibição do gr adversário, mesmo considerando tudo e mais alguma coisa, não é aceitável que nesta altura do campeonato o FC Porto tenha falhado novamente perante um adversário esforçado mas muito fraquinho. Não conseguir vencer em casa o Feirense, perdendo mais uma oportunidade de encostar ao 1º lugar e colocar pelo menos alguma pressão no nosso rival direto, é inadmissível.

Não há que ter medo das palavras, nem receio das análises, mesmo que ainda faltem 4 jogos para o final do campeonato. Os últimos jogos, sobretudo após o jogo da luz, decepcionaram-me muito. Sim, admito que cheguei a acreditar realmente que podíamos chegar a um título que já nos foge à 3 anos (e também por isso tão ambicionado pelo universo Portista), cheguei a ver sinais muito positivos nesta equipa, um fio de jogo, um modelo de jogo bem definido, até alguns aspetos tão raros nos últimos anos como por exemplo o aproveitamento dos lances de bola parada ou reviravoltas após desvantagens em vários jogos (algo inexistente na era Lopetegui).

Não é aceitável que, chegados à fase decisiva da época, com um rival direto que joga pouco e até tem perdido pontos (6 pontos perdidos no último mês e meio, era suficiente para nós, caso tivéssemos sido suficientemente competentes nos nossos jogos), o FC Porto tenha regredido assustadoramente e perdido, do meu ponto de vista, imensa qualidade de jogo. Desde o jogo com o setúbal é visível que a equipa entrou numa espiral de nervos, intranquilidade e falta de estofo, falta da chamada estaleca que foi imagem de marca do grande FC Porto ao longo dos anos. Esta é a verdade.

Não vale de muito NES vir dizer que "ainda estamos vivos" ou os jogadores balbuciarem que "ainda é matematicamente possível", nesta altura soa tudo a conversa da treta apenas para entreter os adeptos, que este ano deram tudo de si e receberam ZERO da equipa. A verdade é que mais uma vez a equipa e o treinador falharam em vários momentos decisivos e terão de ser TODOS julgados por isso em tempo adequado, sem falinhas mansas, nem paninhos quentes.

É com muita pena que digo isso mas já esgotei a minha paciência com NES. Não vou ser politicamente correto, nem polido no que vou dizer a seguir mas: estou farto do estilo de liderança de NES, dos silêncios, das preocupações com a imagem exterior, farto dos elogios a NES dos nossos maiores inimigos. Estou farto de uma atitude de pasmaceira, que nos vai levar novamente a um ano de seca. Farto, farto, estou farto. E acho que tenho todo o direito de estar assim. E atenção, não estou farto só de NES, se é que me entendem!

Nota final: Não deve faltar muito para um post meu sobre aquilo que penso em relação à escolha dos últimos treinadores, bem como àquele que deverá ser o nosso próximo treinador. Mas por uma questão matemática, ainda não o vou fazer. No entanto, de uma coisa podem todos ter a certeza, defenderei sempre aquilo que em consciência penso ser o melhor para o nosso clube, independentemente de ser mais ou menos politicamente correto. O FC Porto encontra-se numa encruzilhada, se calhar ainda paga a treinadores que despediu (Peseiro, Lopetegui...), mas há opções que têm de ser tomadas sob pena de se cavar mais o buraco em que nos encontramos. As coisas não estão nada fáceis, mas a verdade é que olho para o Relatório e Contas e vejo que o FC Porto é o que mais dinheiro gasta em salários de entre os 3 grandes. Há dinheiro e provavelmente irá continuar a haver, a questão fundamental é: o dinheiro é bem gasto? Para reflexão...

PS: Gostei de ver o esforço sobre-humano dos pupilos do sr. manta. Mal terminou o jogo, era vê-los cair no chão completamente exaustos, língua de fora, após tanto suor derramado. Gostei também de ver a exibição fantástica do gr, defendeu tudo e mais alguma coisa, sempre com a concentração a um nível máximo. E gostei de ver os defesas com cortes acertados, todos certinhos e alinhados. Sem auto-golos, nem frangalhadas do gr... gostei, a sério que gostei!

4 comentários:

  1. Faz-me duvidar como é que dantes os treinadores chegavam cá com um cariz duvidoso, e triunfavam e agora não triunfam.
    O que se estará a passar na SAD ou com o Pinto da Costa, para que já não haja a eficiência de dantes?
    Quem será que estará a boicotar a nossa Presidência?
    Há ratos que passam pelo Dragão que precisam de ser esterilizados.
    Também aceito o argumento de que Pinto da Costa já não esteja com mesmo espírito que antes tinha. Ou seja que a idade já não perdoa.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, o feirense, braga, setubal e belenenses é obvio que receberam incentivos contra nós, é só ver os resultados nos jogos seguintes ...
    A extensão do polvo é grande, difícil é provar isso, pois com a mudança da lei, este ano não pode existir incentivos de nenhuma forma.

    E claro, os árbitros sabem quem devem servir para ficarem bem classificados.

    Mas o problema é que nos sabemos isto tudo e quase nada a nossa direção faz...

    Isto numa época começada em março do ano passado...

    Dos treinadores dos últimos 4 anos, só o Lopetegui deu a cara pelo clube, podia-se não gostar do estilo de jogo (posse de bola, mas sem Messi, Xavi e Iniesta)...

    Temos de melhorar muito em varios aspectos...

    Abraço Gil Lopes

    ResponderEliminar
  3. Caro Filipe Ferreira,

    Uma das questões que também contribuiu para que chegássemos até aqui foi pensar que qualquer treinador servia para o FC Porto, que com qualquer um ganhávamos facilmente. A isto chama-se aburguesamento e arrogãncia, e em futebol isto paga-se caro. Claro que existem muitos outros fatores, mas este é sem dúvida um dos fatores que levou a que chegássemos até aqui. Más escolhas de treinadores...

    Caro Gil Lopes,

    Não sei se receberam incentivos para ganhar ou para perder, sobre isto nada posso dizer, o que sei e é um facto é que por exemplo o feirense no galinheiro "abriu" o marcador com um auto-golo no mínimo patético e no Dragão, vários jogadores desse mesmo feirense acabaram quase desmaiados no relvado, o gr defendeu tudo e mais alguma coisa e os defesas acertaram todos nos cortes e cabeceamentos... São factos... Tal como também é um facto que o líder beneficiou até agora de mais auto-golos (4) do que de um jogador que custou mais de 16 milhões de € (o rafeiro de braga). É um facto também...

    Mas esse é um trabalho que os nossos comentadores muito bem pagos deveriam fazer: levantar essas curiosidades, esses factos para reflexão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realço a importância na escolha de um bom treinador, mas como se sabe o Presidente desde o sir Bobby Robson e mais tarde de Jesualdo Ferreira que prefere arriscar em treinadores jovens e que ainda estão a aprender.
      Há riscos que correm bem porque tem bons jogadores, A. Oliveira e um pouco o Vitor Pereira.
      Há treinadores que fazem uma equipa, Mourinho e Vilas Boas.
      Outros há que nada dão ao clube, e isto de ir buscar treinadores que fazem apenas uma boa época num clube menor sem olhar para o histórico pessoal deles da em escolhas erradas.

      Para mim sempre foi o pior erro de PC, ele de 3 em 3 treinadores tinha de ir buscar um ja feito, que acrescentasse logo algo a partida, so pelo nome...

      Abraço, gil lopes

      Eliminar