26 maio, 2017

NEM OITO, NEM OITENTA!


A Época terminou e, como se esperava desde há umas semanas a esta parte, Nuno Espírito Santo abandonou o comando técnico do FC Porto. Se por norma não sou favorável a chicotadas psicológicas nem a trocas de Treinador todos os anos, sempre que os resultados Desportivos não são os esperados, no caso de NES acho que esta foi a melhor decisão.

Durante a Temporada o nosso Ex-Treinador nunca se mostrou à altura do cargo, tanto ao nível das opções tecnico-táticas como da Comunicação para o Exterior. É impensável um Treinador do FC Porto, ao ver o nosso clube ser espoliado de todas as formas e feitios, ter um discurso sempre tão macio e quase desculpabilizador para as Equipas de Arbitragem como aquele que NES nos foi presenteando, com a agravante de essa narrativa ir contra a política de Comunicação do Clube que, e bem, mudou por completo nesta Época.

Muito mais com certeza haveria a dizer, mas não me parece que seja oportuno estar a bater mais no ceguinho. Resta agora olhar para o Futuro. E se por um lado, tal como no fim da Época passada, temos bastante tempo para ponderar muito bem a escolha do novo Técnico, por outro, é proibido voltar a falhar.

Bem sei que a escolha nunca será consensual e que a pressão de ganhar o Campeonato estará presente desde o 1º Dia, mas a experiência de quem nos dirige há mais de três décadas tem de ser capaz de lidar com tudo isso e de saber o que é que neste momento é o melhor para o FC Porto.

Na minha opinião, há um ponto que tem de estar acima de tudo: Quem vier tem de se identificar com o Projeto que lhe for apresentado. O FC Porto, derivado dos compromissos financeiros aos quais não pode faltar, terá que emagrecer a folha salarial, bem como, a quantidade de jogadores sob contrato e é possível que um ou dois jogadores que foram pedras basilares durante esta Época sejam vendidos para podermos realizar bons encaixes financeiros. Associado a isto, a aposta na formação e em jogadores que militaram na nossa Equipa B, com o sucesso que todos reconhecemos, terá também que ser uma realidade. Portanto não há muito por onde fugir, ou o nosso futuro Treinador estará disponível para dirigir com estas condições, que não são necessariamente sinónimo de que iremos ter um Plantel pior, ou então não serve.

Quanto a nós adeptos, resta esperar com serenidade e não cometer o erro de começar a colocar tudo em causa ainda antes da Época se iniciar. É verdade que os erros têm sido imensos e que os últimos quatro anos não permitem que a confiança esteja nos píncaros, mas se há coisa que a última Temporada mostrou, independentemente de mais um fracasso Desportivo, é que as coisas aos poucos começaram a melhorar.

No entanto, apesar de ser necessário otimismo, que também ninguém espere milagres. Seria quase surreal alguém imaginar que o nosso Clube, após 4 anos sem ganhar e a concorrer com um adversário que, quer queiramos quer não, tem a experiência das vitórias e um sistema completamente controlado, fosse o principal candidato a vencer o próximo Campeonato Nacional.

Não podemos continuar na senda do oito e do oitenta que tem marcado, ano após ano e respetivamente, os finais e inícios das nossas Temporadas. Humildade e Confiança são dois aspetos bastante difíceis de conjugar, no entanto, sempre foram característica dos Portistas ao longo do tempo. Mais do que nunca, é decisivo voltar a reerguer esses valores.

Não poderia terminar o artigo desta Semana sem fazer menção à emocionante homenagem que esta Semana ocorreu na Freguesia de S.Domingos de benfica. É o país em que vivemos, onde qualquer ladrão é homenageado.

Um abraço Azul e Branco,

Pedro Ferreira

1 comentário:

  1. Com direito a choro convulsivo. De alguém que passava o tempo a saltar os muros do Jardim Zoológico para ir "apanhar" as moedas que o Dumbo deitava para a vala de segurança!...A Junta de Freguesia de São Domingos deveria era fazer um cálculo de todas as diárias "esmifradas" ao longo anos, somar-lhe juros de Mora e obrigá-lo a repor as receitas públicas surripiadas.

    ResponderEliminar