22 setembro, 2017

DRAGÃO MORTÍFERO.


FC PORTO-PORTIMONENSE, 5-2

Na Liga NOS, o FC Porto vai de vento em popa. Os Dragões continuam na liderança da prova e têm um registo imaculado de vitórias. Desta vez, a vítima foi o Portimonense, a quarta equipa a ser goleada no anfiteatro azul-e-branco esta época.

Sérgio Conceição voltou a apostar em Herrera ao lado de Danilo e com isso o meio-campo portista perde criatividade (Óliver) mas ganha músculo. O facto de jogar apenas com dois homens no miolo, pode estar aí a justificação para as opções do técnico portista.


De resto, o mesmo onze com a habitual defesa, os dois extremos e os dois avançados possantes e pressionantes na saída de jogo do adversário.

O jogo começou com os portistas a carburarem muito o seu futebol sobre a área contrária. Aboubakar teve uma soberana oportunidade de abrir o marcador nos minutos iniciais. O Portimonense procurou segurar e suster o ímpeto portista e partir no contra-ataque que é a sua principal marca.

Mas os Dragões estavam irresistíveis. Entre os 20 e os 30 minutos, o FC Porto foi mortífero. Foram sete minutos de “terror” para os algarvios que viram as redes abanar três vezes.

Aos 20 minutos, Marcano correspondeu bem a um canto cobrado por Alex Telles e abriu o marcador. Aos 23 minutos, Corona entrou na área pela direita, cruzou para Aboubakar que cabeceou contra um adversário. Na recarga, o camaronês encheu o pé esquerdo e fuzilou as redes adversárias. Quatro minutos depois, numa transição ofensiva, Corona isolou Marega que, à saída do Guarda-redes portimonense, picou a bola por cima e fez um golo de belo efeito. Antes da meia hora, o jogo parecia estar resolvido.


O FC Porto pareceu relaxar à sombra do resultado e talvez o jogo do Mónaco na próxima Terça-feira começasse a pesar no subconsciente dos jogadores. A equipa de Portimão aproveitou-se disso e começou a fazer mais investidas à área portista. Sérgio Conceição irritou-se e mostrou o desagrado à equipa por esta baixar a guarda.

Os algarvios cresceram e aos 36 minutos, num contra-ataque, reduziram o marcador. Foi o melhor período do Portimonense. Nakajima, um japonês de grande qualidade técnica, foi desmarcado na área, tirou Felipe do caminho e rematou ao poste da baliza portista. A bola acabou por entrar junto ao outro poste.

Ao intervalo, Sérgio Conceição terá dado um valente puxão de orelhas aos jogadores. O FC Porto não pode ter relaxamentos durante o jogo, sob pena de ter alguns dissabores. Na entrada para a parte complementar, os azuis-e-brancos quiseram mostrar que o jogo ainda não tinha terminado.

Por isso, aos 48 minutos, Brahimi fez o 4-1 num remate que sofreu um desvio nas costas de um defesa contrário. O jogo continuou aberto e o Portimonense, apesar de sofrer mais um golo, sentiu que nada tinha a perder. Continuou a fazer incursões à área contrária e intensificou o seu ataque. Ora, esta decisão tem as suas consequências.


Aos 66 minutos, o melhor golo da noite surge no Dragão. E para os Dragões. Jogada de entendimento portista com Brahimi a dar para Aboubakar à entrada da área. O camaronês recebeu e de calcanhar endossou para Herrera. O mexicano deixou passar e a bola foi novamente para Brahimi que tirou um adversário do caminho e rematou cruzado para o 5-1.

Seis minutos depois, o FC Porto sofreu um golo. Numa jogada pela direita algarvia, o cruzamento foi feito para a grande área onde Rúben Fernandes encostou, não dando hipóteses a Casillas.

Até ao final, o FC Porto poderia ter marcado mais um ou dois golos com Herrera a desperdiçar um lance prometedor com uma bola no poste mas os Dragões também evitaram o terceiro golo dos algarvios com uma bela defesa de Casillas para a linha de fundo.

Um grande espectáculo de futebol no Estádio do Dragão. Fossem os jogos todos assim e teríamos uma Liga muito mais apetecível e de maior qualidade.

Terça-feira, os Dragões deslocam-se a Monte Carlo para defrontar o Mónaco para a 2ª Jornada do Grupo G da Champions League. Pontos precisam-se e por isso, o FC Porto vai jogar uma importante cartada na prova, antes da deslocação a Alvalade para a discussão da liderança da Liga NOS.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: “Não estou aqui para criar polémica”

A passagem pela sala de imprensa
“Ontem, na antevisão que fiz a este jogo, em dez perguntas tive oito sobre o Benfica. Nas redes sociais e nos jornais online, tiraram uma frase e puseram num contexto completamente diferente do que veio a público. Não quero saber dos rivais, no sentido de que tenho muito com que me preocupar. O que estava à ‘vista de todos’ é o que é o Campeonato Nacional e não a crise do Benfica. Há jornalistas que gostam de polémica, mas não estou aqui para criar polémica. Tenho muito trabalho, estes jogadores desafiam-me diariamente para os melhorar individual e coletivamente. Tenho muito respeito pelo Benfica, pelo Rui Vitória, pelo Sporting, pelo Jorge Jesus, não tenho de falar dos outros. Aquilo vem hoje na imprensa não é correto. Tive oportunidade de dizer, porque foi a Sport TV que me fez essa pergunta, que não respondia e falava do jogo, porque só me perguntaram do Benfica, quando tínhamos um jogo extremamente difícil hoje.”

Jogo desbloqueado por lance de bola parada
“As bolas paradas fazem parte de todos os esquemas táticos, para desbloquear um jogo que possa ser complicado. Entrámos muito bem, creio que fizemos a melhor primeira meia hora desde o início do Campeonato, com uma dinâmica muito interessante, muita mobilidade e jogo em largura e interior. Sabíamos que o Portimonense tem algumas dificuldades nos cruzamentos e explorámos isso, fizemos o 2-0 e depois o 3-0, numa jogada fantástica que espelha os princípios da equipa, muito vertical e objetiva."


A segunda parte
“Entrámos muito bem, percebemos o que tínhamos de fazer, conseguimos o 4-1 e o 5-1, pena que tenhamos sofrido um golo depois de uma bola parada, numa segunda bola, o que não me deixa nada contente. De qualquer forma, batemos uma equipa com qualidade individual e coletiva, que não conseguiu mostrar mais isso por culpa do FC Porto, que foi muito forte ofensivamente, com aquele senão da defesa, mas isso faz parte daquilo que é o jogo e a nossa exigência.”

O jogo de terça-feira no Mónaco
“É muito bom trabalhar sobre vitórias e agora já posso falar da Liga dos Campeões. Vamos dar uma resposta muito positiva, vamos fazer um bom jogo e queremos pontos. Vamos preparar-nos da melhor forma, para dar uma ideia daquilo que é o FC Porto, que não é a do jogo com o Besiktas.”

O mar azul
“Não somos de ondas, somos de mar e temos um ambiente fantástico, com toda a gente a acreditar no nosso trabalho. Nem sempre vamos ganhar por cinco, vamos ter ciclos menos bom, mas a maneira apaixonada como nos apoiam é maravilhosa para nós. Não digo nada daquilo que não sinto mas tenho de agradecer sempre, porque nos apoiam e quando tivemos de sofrer uma derrota vi toda a gente de braço dado com a equipa e isso é fabuloso. Eles sabem que o grupo trabalha de uma maneira incrível, com uma ambição e determinação muito grandes.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Ao Dr. Fernando Gomes deve ser dada a oportunidade se explicar, já que suas declarações permitiram estas colagens indesejáveis do gang da corrupção, ainda assim coisas positivas dai resultaram por exemplo a hipótese de audição parlamentar parece fantástica na medida que permite deixar claro algumas das nossas posições perante um dos foros mais relevantes de todo este esquema de corrupção benfiquista, o politico.
    Eu gostaria que isto fosse feito sob a forma de manifesto, que na opinião não pode ter uma forma muito diferente disto nos FCP não iremos descansar ate todos aqueles que permitiram ao longo dos anos a instalação deste esquema de crime organizado sejam expostos e sejam responsabilizados, nomeadamente no foro desportivo CA(Árbitros, Observadores), LPFP, FPF, CD na justiça: ministério Publico, Tribunais(juízes), PJ. na Comunicação Social (Jornalistas(radio, TV, Jornais e afins) e na política politicos(cartilhados, avençados, marionetas) e todos os órgãos de supervisão (IPDJ) ministro etc. e não aceitamos menos, se não há instituições capazes levamos isto para o âmbito europeu, uma mensagem simples, quem não estiver disponível para acabar com a corrupção e punir os responsáveis pode sair da frente ou também serão julgados.
    Como vai ser Fernando Gomes?

    ResponderEliminar