19 setembro, 2017

UMA VEZ MAIS... MAREGA! E NÃO SÓ…


Com mais uma monstruosa exibição de Marega, o FC Porto lá acabou por arrecadar o 18º ponto em 18 possíveis. Não esperava eu, e provavelmente a maioria dos Portistas, uma entrada destas no campeonato, tendo em conta tudo aquilo que se tem passado ao longo dos últimos 4 anos, com as conhecidas consequências no último mercado de transferências.

Confesso que para além da consistência demonstrada mais uma vez pela equipa, a qual deve ser atribuída ao treinador, não posso deixar de referir que, mais uma vez, fiquei impressionado com a exibição do maliano. A velocidade aliada à força, conjugada com uma garra e capacidade física impressionantes têm feito do maliano o melhor jogador da equipa nos últimos jogos do FC Porto.

O objetivo deste post não é focalizar em apenas um jogador, neste caso Marega, porque o mérito deve ser associado ao coletivo (porque é esse que ganha campeonatos!), mas insisto que o exemplo de Marega é paradigmático das boas coisas que o trabalho de Conceição tem revelado nos primeiros meses ao comando do Dragão.

É indesmentível que o maliano não é um prodígio de técnica, nem de recorte técnico, tal como é indesmentível que o plantel do FC Porto não tem a profundidade que se exigiria a uma época tão longa com varias competições por disputar. Mas não deixa de ser indesmentível que o maliano tem sabido compensar isso com as características em que ele é melhor, como a força, velocidade e raça. Tal como o trabalho feito até aqui por Conceição, baseado no compromisso total dos jogadores, na entrega, na raça, na resistência e na simplicidade de resolução dos vários problemas que vão surgindo.

E esta será provavelmente a única forma do FC Porto ter sucesso este ano, ou seja, esconder ao máximo os seus pontos fracos e potenciar os seus pontos fortes. Estamos muito longe de ter um plantel com a qualidade da época 2010/2011 ou mesmo das épocas de Jesualdo Ferreira (que tinha Hulks, Falcões, Lisandros, Bruno Alves, Pepes, Luchos, etc, etc), isto para não falarmos do fantástico plantel campeão europeu em 1987, mas os sinais dados até agora são positivos. Dá a ideia que se trabalha mais do que se fala, que não se apregoa o “Somos Porto” mas sim pratica-se dentro de campo. É muito importante falar pouco, porque de palavras os últimos 4 anos estão cheios. É preciso sim recuperar aos poucos, porque os problemas não desaparecem de um momento para o outro como por magia, várias coisas boas que o FC Porto foi esbanjando ao longo dos últimos 4 anos, como por exemplo, a incapacidade desesperante quer na época de Lopetegui, quer na época de NES, de aproveitar as escorregadelas dos rivais. Pelo menos este ano, e vale muito pouco porque ainda estamos muito no início do campeonato, conseguimos aproveitar alguns deslizes de um dos rivais.

Uma última apreciação ao jogo da Champions. Sinceramente, pareceram-me exageradas algumas das críticas que li ao jogo do FC Porto perante o Besiktas. Até pode acontecer (espero muito bem que não!!!!), mas ler alguns comentários de que muito provavelmente o FC Porto nem um ponto faz nesta fase de grupos é manifestamente exagerado. Não temos um plantel com muita profundidade, mas temos qualidade suficiente para lutarmos em cada um dos jogos por pontos. Não creio até que o FC Porto tenha feito um jogo assim tão mau com o Besiktas, a verdade sim é que Casillas, sofreu um golo (determinante para o resultado final, numa altura em que tínhamos acabado de empatar o jogo) que nunca poderia ter sofrido, não só pela sua reconhecida qualidade e estatuto, mas pelo elevado ordenado que aufere. O FC Porto não paga tantos milhões a um GR para ele depois asneirar em pleno jogo de Champions League. Espero que a dose de golos perfeitamente defensáveis tenha terminado por aqui. Senão era preferível ter apostado em José Sá ou Vaná ou num qualquer jovem da equipa b.

É verdade que o jogo não se resume à péssima abordagem de Casillas no 2º golo dos turcos, o FC Porto possivelmente abordou mal o jogo (se bem que depois de comer não faltam pratos) e falhou as poucas oportunidades que criou sobretudo na 2ª parte. É importante já na próxima visita ao principado do Mónaco obter um bom resultado. A ver vamos...

1 comentário:

  1. quanto a casillas o problema e o mesmo de buffon, zoff e outros da mesma idade, remates de longe e eles nao tem velocidade para la chegar.

    ResponderEliminar