21 outubro, 2017

O DRAGÃO VESTIDO DE GALA.


FC PORTO-PAÇOS FERREIRA, 6-1

A Gala anual dos Dragões de Ouro terá a sua edição deste ano na próxima Quarta-feira mas os portistas esta noite fizeram questão de fazer um ensaio vestidos de traje. O FC Porto recebeu e venceu, de forma estrondosa, o P. Ferreira por claros 6-1. Terá sido a melhor exibição dos portistas esta época que viveu esta noite momentos altos de grande inspiração.

O FC Porto, perante o seu público, não dá hipótese internamente. Goleada após goleada, os Dragões já levam mais de 20 golos no seu estádio a contar para a Liga NOS.


Sérgio Conceição regressou ao 4x4x2 com que iniciou a época. Colocou Marega ao lado de Aboubakar e Corona e Brahimi a explorar as faixas com os apoios de Ricardo (que grande locomotiva) e Alex Telles. No meio-campo surgiram Danilo e Herrera e atrás deles a habitual dupla de centrais, Marcano e Felipe. Na baliza, Sérgio Conceição voltou a apostar em José Sá.

O jogo começou praticamente com o golo inaugural. Numa dinâmica fortíssima, o FC Porto parecia uma locomotiva imparável. Jogadas rápidas, movimentações constantes e muitos jogadores a surgirem na zona de finalização, os azuis-e-brancos abriram o marcador aos 3 minutos. Bom entendimento na ala direita com Brahimi a surgir na área a cruzar para Ricardo. Em desequilíbrio e pressionado por um defesa contrário, o defesa lateral direito rematou para as malhas pacenses.

Logo de seguida, Marega cabeceou para grande defesa de Mário Felgueiras na sequência de um lançamento lateral de Alex Telles e desvio de Marcano. Aos 7 minutos, o jogo poderia ter ficado sentenciado mas não marcou o FC Porto, aproveitou o P. Ferreira.

Aos 8 minutos, Herrera numa saída para o ataque, perdeu a bola a meio-campo e Welthon cavalgou metros até à entrada da área onde desferiu um remate ao ângulo inferior da baliza de José Sá. Sem hipóteses.

O FC Porto reagiu de imediato e continuou a fazer o mesmo jogo como se nada se tivesse passado. Aboubakar criou um lance de muito perigo, salvo sobre a linha de baliza apesar do fora-de-jogo. Mas os Dragões estavam endiabrados. Jogadas rápidas, combinações perfeitas pela direita, pelo meio e pela esquerda a que só faltava o golo.

Aos 18 minutos, Ricardo assistiu Felipe e este isolado atirou para a baliza num remate à ponta-de-lança. Estava desfeito o empate que só pecava por tardio. O P. Ferreira parecia completamente perdido, não conseguindo sair a jogar e sentia-se completamente sufocado pela equipa das Antas.


Cinco minutos volvidos, o FC Porto ampliou o resultado. Triangulação perfeita entre Brahimi, Aboubakar e Marega com o Maliano a surgir na cara do Guarda-redes contrário e a estabelecer o resultado em 3-1. Ficava cada vez mais complicada a vida da equipa da capital do móvel.

Marega não satisfeito com um golo, repetiria a proeza aos 34 minutos. Cruzamento de Ricardo na direita para a entrada da pequena área e Marega a surgir com o pé direito a fazer o resultado ao intervalo. 4-1 era um resultado curto para tanto caudal ofensivo, de grande qualidade, digno de uma Gala dos Dragões de Ouro.

Mas numa noite quase perfeita, há sempre um senão para manchar a noite. Ainda antes do intervalo, Brahimi tem uma oportunidade soberana de fazer o quinto golo. Na zona de grande penalidade, o argelino recepcionou um cruzamento da direita e quando remata a bola é defendida por um defesa contrário para canto. O árbitro, bem colocado, e o VARíssimo, com todos os meios, fecharam os olhos a mais um lance claro. É mais um de muitos para a conta dos erros graves deste campeonato.

Na segunda parte tivemos novamente o FC Porto a tentar ampliar o score. O P. Ferreira a tentar fazer pela vida, evitando uma derrota por números históricos.

Aos 55 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Felipe fazia o 5-1 mas o VARíssimo, desta vez muito atento, anulou o golo por fora-de-jogo de Aboubakar. O camaronês estava em posição de fora-de-jogo posicional, mas fez-se ao lance apesar de não ter tocado na bola.


É um lance discutível. Aboubakar não tocou na bola, fez-se ao lance, mas será que teve influência na jogada? A bola não sofreu mudança de direcção a caminho da baliza, mas a tentativa de Aboubakar condicionou a reacção de Mário Felgueiras?

Deixo estas questões para os entendidos na matéria.

O certo é que o VARíssimo foi pronto a decidir neste lance, o mesmo não o fez no lance de grande penalidade na primeira parte. São as “varísses” do costume a tender sempre para o mesmo lado.

O FC Porto manteve a bitola e procurou mais golos. O 5-1 chegou, efectivamente, aos 65 minutos. Jogada de Brahimi a isolar Marega, este rematou contra Mário Felgueiras, a bola sobrou para Corona que aumentou o resultado. Sete minutos depois, Aboubakar estabeleceu o resultado final num cruzamento de Corona onde o camaronês só teve que encostar para as malhas contrárias.

O resultado estava feito, mas foi escasso. Se o FC Porto atingisse a dezena de golos, não seria nada de estranhar, tamanho que foi o caudal ofensivo azul-e-branco e as oportunidades desperdiçadas, perante um Paços de Ferreira que viu desde muito cedo que, no Dragão, não é fácil derrubar esta equipa.

O FC Porto mantém a liderança isolada na prova e na próxima jornada desloca-se ao Estádio do Bessa para um sempre jogo complicado com os axadrezados. Espera-se um mar azul a inundar o Estádio do Bessa, mas antes o FC Porto defronta, esta Terça-feira, o Leixões para a Taça da Liga no Estádio do Dragão.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: “Tornámos este jogo fácil”

A resposta à derrota em Leipzig
“Este jogo foi o dar continuidade ao que nós fazemos durante a semana e que temos vindo a mostrar no campeonato. Não há equipas imaculadas, mas o importante é saber reagir aos percalços. É importante saber que depois dessas derrotas nós continuamos fortes, com caráter, personalidade e muita ambição de ser campeões. Obviamente que isto ainda está muito no início e ainda há muito caminho a percorrer, mas não podemos passar dos oito aos 80. É importante que os adeptos saibam que estamos aqui de uma forma séria e trabalhadora e não deixamos de ser ambiciosos e determinados quando as coisas correm menos mal. Este foi um jogo que se tornou fácil porque estivemos bem praticamente em todos os momentos, com bola, sem bola e muito dinâmicos. Tivemos prazer a jogar.”

O foco da equipa
“Um dia menos bom não nos pode tirar o foco. Nem sempre tudo é um mar de rosas, mas o importante é saber para onde vamos e com quem vamos. E eu tenho um grupo de trabalho fantástico, de grandíssima qualidade. Eles dão tudo e fazem tudo para conseguir os objetivos. E toda a gente sofre aqui dentro quando não se ganha, a começar por mim. É importante que as pessoas saibam que este ano têm um grupo muito determinado, que quer chegar ao fim e dar-nos o que nos falta há quatro anos.”

A preponderância de Brahimi
“Nós trabalhamos com todos. O Brahimi faz o seu trabalho, os avançados fazem o deles. Claro que depois há sempre puxões de orelhas e talvez o Brahimi tenha sentido uma ou outra vez as orelhas a arder. Mas depois tem a ver com a humildade dele, em perceber o que tem a melhorar, porque todos temos a melhorar, a começar por mim. Depois também tem a ver com a dinâmica da equipa e com aquilo que cada jogador tem a fazer para que ela funcione.”


Um mar azul
“Este mar azul tem que continuar, porque só com os adeptos é que, principalmente nos momentos menos bons, vamos conseguir chegar ao fim e ao nosso objetivo.”

Palavra ao Paços de Ferreira
“O Paços é um clube pelo qual eu nutro simpatia. Conheço os dirigentes e a estrutura e sei que não é esta derrota que vai abalar os seus objetivos para o campeonato.”

A resposta a Rui Vitória
“Não vi a conferência dele, não sei o que disse e não sei do que está a falar. Talvez o momento menos bom do Benfica o esteja a confundir. Mas vou responder a isso, não estou a fugir à questão. Tenho que ver e ouvir.”

A gestão de Ricardo
“​A condição física do Ricardo teve que ser gerida após o jogo da Taça de Portugal. Hoje estava bem, jogou e deu, tal como a equipa, uma grande resposta.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Relacionado pelo título, mas também mais...
    http://memoriaporto.blogspot.pt/2017/10/dragoes-de-ouro.html

    Cmps
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar