20 outubro, 2017

INDIVIDUALIZAR É FÁCIL.


Os quatro anos sem títulos têm tornado a nossa massa adepta bastante impaciente e muito instável quanto a estados de espírito e opiniões sobre certos jogadores e treinadores. Como não gosto de estar no oito, nem no oitenta e como procuro, embora nem sempre isso seja possível, observar as coisas e usar a racionalidade, não posso dizer que perdemos em Leipzig por causa de uma determinada decisão do nosso Treinador ou de uma Exibição menos conseguida de algum dos Atletas.

Infelizmente, muito por culpa dessa tal instabilidade que não deixa de ser compreensível, vi muita gente imputar a responsabilidade da derrota na Alemanha a duas pessoas: O nosso Treinador Sérgio Conceição e José Sá. O primeiro porque decidiu trocar o Guarda-Redes e o segundo porque falhou no primeiro golo do conjunto da casa. Parece-me uma análise demasiado simplista e, francamente, com muita pouca razão de ser. Não sei o motivo da troca na baliza e, sem que se tenha passado algo de suficiente grave a nível disciplinar com Casillas que fosse motivo para o relegar para o banco de suplentes como forma de “castigo”, também sou da opinião que o Espanhol deveria ter sido o titular.

Mas será justo e correto dizermos que a nossa derrota se deveu a isso? Não me parece e por vários motivos. O primeiro porque o Leipzig foi melhor do que nós durante quase toda a partida. O segundo, porque após o erro do José Sá no primeiro golo conseguimos empatar e a partir dai o nosso Guarda-Redes esteve irrepreensível. O terceiro, porque, na minha opinião, tivemos exibições individuais bem piores do que as do nosso Guarda-Redes. Não gosto de individualizar mas é impossível não falar de Layún e da forma péssima em que se encontra. Quarto, porque na única derrota que havíamos tido esta Temporada, também para a Champions, Casillas falhou no segundo golo do Besiktas e quanto a mim poderia ter feito mais no Terceiro. Não me lembro de ninguém ter imputado as responsabilidades da derrota ao Espanhol. Quinto, e último, porque no Mónaco, aos 5 minutos de jogo, Casillas largou uma bola num lance idêntico ao erro de Sá que só por sorte não originou o primeiro golo dos Monegascos. Dizer que Casillas não cometeria um erro daqueles é só intelectualmente desonesto.

Como disse acima, salvo algum motivo de força maior, Casillas deveria-se ter mantido como Titular na nossa baliza, mas é de todo absurdo dizer-se que com ele na baliza o resultado teria sido garantidamente outro. Infelizmente, ao longo destes últimos dias, fui lendo comentários desse tipo e imensas críticas ao nosso Treinador, muito poucas com algo construtivo e a procurar analisar os factos com racionalidade e sem ideias pré-concebidas.

Não há qualquer motivo para extremismos. Perdemos contra uma excelente Equipa, que foi segunda num dos Campeonatos mais fortes do Mundo e que no passado fim-de-semana foi ganhar a Dortmund pelos mesmos números com que nos bateram, ainda assim temos o Apuramento completamente em aberto e uma vitória na próxima Jornada irá nos deixar numa posição excelente para avançarmos para os Oitavos. No Campeonato é o que todos sabemos, 8 jogos, 7 vitórias e 1 empate em Alvalade. Líderes isolados como já não éramos há quase 2 anos. Não é hora para o bota-abaixo habitual que tem sido o pão nosso cada dia das últimas Épocas. As críticas são sempre importantes, desde que sejam feitas com o intuito de ajudar, desde que tragam algo de construtivo e, acima de tudo, desde que sejam feitas com racionalidade e não de cabeça quente.

Vamos arrancar para uma série de jogos importante até ao final do ano, onde se jogará a liderança do Campeonato, o futuro na Champions e nas Taças Domésticas. É decisivo mantermos o espírito destes primeiros meses de Temporada, a começar já pelo jogo de Sábado frente ao Paços.

Um abraço Azul e Branco,
Pedro Ferreira

3 comentários:

  1. acrescento só que agora seria um erro enorme tirar o José Sá da baliza. Seria queimá-lo desnecessariamente.

    ResponderEliminar
  2. O problema aqui nunca foi, é ou será(esperemos que não) o José Sá, apesar de poder ser ele o principal prejudicado, pela pressão que terá, se o Casillas sair da equipa. Por muita razão que o SC tenha na troca, salvo algo de grave, nunca deveria ser naquele jogo na Alemanha. O que me preocupa é as consequências para o grupo de trabalho e ninguém me tira da cabeça que o jogo colectivo que fizemos na Alemanha não foi a primeira delas. Se a equipa só soube antes de ir para o relvado que o casillas ia para o banco afectou claramente os jogadores. Que fique claro que eu acho que o SC tem feito um extraordinário trabalho, principalmente ao nivel colectivo, mas também é obvio que as 2 derrotas que tivemos esta epoca a maior responsabilidade foi dele.

    ResponderEliminar
  3. pois a soluçao so poderia manter o sa. Agora SC foi um pessimo gestor de homens porque casillas nao e so gredes e o lider do grupo, um grupo cheio de hispanicos, ate aqui SC foi naif. Este tipo de personalidades demasiado emotivas como SC sao beneficas durante algum tempo para levamntar a moral, o ego, mas depois ou sao inteligente e sabem dos assuntos ou tornam se numa fonte de problemas. SC foi assim como jogador e treinador por vezes excelente mas demasiadas vezes fonte de problemas. OBVIO QUE O BALNEARIO ESTA DIVIDIDO, OU PELO MENOS ESTA INDECISO, PROVAVELMENTE VER SE A CONTRA O PAÇOS SE OS JOGADORS ESTAO COM CASILLAS OU COM O TREINADOR, ISTO SE CASILLAS NAO LHES DEMONSTRAR QUE PRIMEIRO ESTA O CLUBE por outras palavras casillas tem o futuro proximo do porto na mao , NA ALEMANHA ELES MOSTRARAM QUE ESTAVAM MAIS COM CASILLAS INCLUINDO SA. Lembro que o poprto tem treinador de gr e +portanto se existe algum mal estar e entre casillas e o treinador de gr que deve ter bufado algo a SC. MAS PORQUE RAZAO O CLUBE FEZ FORÇA PARA MANTER CASILLAS QUE E CARISSIMO?? SE SA ERA O FUTURO?? SC ADORA NAO SEI PORQUE O FRANGO DO ZUCA QUE ESTAVA LESIONADO, pensa que pelo fato de ter metido Soliveira elke se transformou num busquets, encostou maxi, tira ricardo com quem tem brincado ora a esquerda, ora a direita, ora avançado, adora layun nao se percebe porque, tirou oliver mas nao o colocou na sua verdadeira posiçao embora perceba que se oliver nao serve para o atl madrid tambem nao serve para o porto, pos reyes no lugar de danilo, poe braimi a defender o que ja o anda a irritar, nao sabem o que fazer a corona, AMIGOS COMO TENHO DITO DESDE O INICIO VALE NOS A FORÇA FISICA DOS AVANÇADOS, SE MAREGA BAIXA ADEUS VINDIMAS, quantos golos marcam os nossos medios??? zero, os nossos defesas?? quase zero, o que me irrita e como SC se achou o maior depois de ganhar uns joguitos e ter empatado em alvalade, ate deu para fazer entrevistas para este e aquele e claro depois teve de desmentir alguma coisa que diz que nao disse como aquela do porto poder ser um trampolim , esta como jasus e como sabemos ninguem lhe pega.

    ResponderEliminar