13 dezembro, 2017

AINDA VALE A PENA?


No último FC Porto – Benfica, e após mais um lance duvidoso assinalado a favor da turma do polvo, dizia atrás de mim um companheiro de cadeira:

“Isto não vale a pena, entreguem-lhes de uma vez as p**as das faixas.
Para que é que estamos aqui a sofrer se isto está tudo minado?”
Confesso que naquele momento, após “levar” com o lance do Luisão mesmo no enfiamento da jogada e de ter visto as imagens do pseudo fora-de-jogo no telemóvel, fui tentado a considerar que este desabafo era pleno de razão. Afinal que podemos nós fazer quando mesmo com a introdução do VAR a falta de vergonha continua e a máquina de futebol que faz o pleno de derrotas na Champions continua a apenas 3 pontos de distância de um FC Porto que se tem exibido a um belíssimo nível?

No entanto, agora a frio, tenho para mim que o caminho é outro e mais do que nunca o nosso espírito e a nossa luta têm de ser inquebrantáveis. Todo este percurso de meses a desmascarar o polvo e as recentes divulgações de inúmeros emails demonstram que a perda de hegemonia do FC Porto e a recente cavalgada de títulos encarnados não foi resultado de uma construção legítima de melhores equipas e da escolha de melhores treinadores mas sim o corolário de um processo de anos a urdir uma teia que lhes permite um domínio global dos poderes do futebol português, alicerçado numa estrutura de jornalistas e opinion makers capazes de oferecer o necessário branqueamento de todas estas acções.

Em abono da verdade diga-se que o trabalho foi bem feito e que os resultados ainda são bem visíveis, não obstante muitos tentáculos já terem sido postos a nu. Se dúvidas houvesse bastava ver a maneira como foram arbitrados e analisados os jogos Aves – FC Porto, FC Porto – Benfica, Benfica – Estoril e Vitória Setúbal – FC Porto para percebemos que o caminho ainda nem a meio vai. Por outro lado, e para percebermos a força do jornalismo panfletário, imaginem o que seria se fosse o FC Porto a somar 6 derrotas na Liga dos Campeões e comparem com a aparente normalidade com que este pecúlio humilhante foi enquadrado por muitos dos comentadores da nossa praça.

O tempo é assim de forte necessidade de unir fileiras e seguir neste caminho de não ceder um milímetro, sobretudo perante os fortes ataques dos moralistas de sargeta. Onde andavam os Pepas, os Ivos Vieira, os Sérgios Pereiras e demais jornalistas e agentes desportivos defensores da serenidade quando o FC Porto estava debaixo de fogo e equipas multicampeãs nacionais e capazes de estarem regularmente entre as 16 melhores da Europa eram atacadas semanalmente nas televisões, jornais ou blogues, acompanhados pelas divulgações de escutas cirúrgicas “à la carte” em canais anónimos do youtube?

Nada nos pode fazer recuar e nenhum pormenor pode ser descurado neste momento. A batalha será longa e exigirá firmeza mas de uma coisa podemos estar certos neste momento: o Futebol Clube do Porto e os seus sócios e adeptos estão bem vivos e unidos, imbuídos de novo numa certeza que era a pedra de toque dos anos 80 e 90 mas que infelizmente tinha caído em desuso no século XXI por força de um domínio avassalador: a nós ninguém nos dá nada, todas as nossas vitórias tem de ser objecto de uma luta muito mais dura do que qualquer conquista dos clubes da capital e que para termos um FC Porto vencedor teremos sempre de cumprir uma divisa que fez escola nas Antas: tem de ser sempre contra tudo e contra todos!

2 comentários:

  1. Ou andam os "Donos da Bola" nesta altura?
    A CS portuguesa é corrupta, e o mais curioso é que os seus rostos entram-nos pela casa dentro (na minha não pois não vejo canais portugueses a não ser o Porto Canal e noutro qualquer quando joga o FC PORTO, mas sem som!!!), como Pedro Guerra, Carlos Janela, Melão Calado, David Borges, Joaquim Rita, Rui Santos, Fernando Guerra, Pedro Bráz, os gajos do Mais Futebol (e a badalhoca da apresentadora também), a corja da CM...
    Pena é que o único jornal que poderia, aliás que deveria fazer frente com honra, orgulho e prazer, o Jogo, tenha duas caras!!! Como podemos nós combater o mal exterior se dentro de portas há valentes cobardes?
    Realmente e como dizes bem, só podemos contar connosco: sócios e adeptos do FC PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Concordo com o Felisberto, a cs deste país é completamente corrupta e vive no tempo da ditadura, aliás, não sei se não serão mesmo piores do que a que existia na época de salazar.
    Em minha casa, não vejo os programas sobre futebol (mete—me nojo), apenas o Porto Canal.
    Abraço,
    Pedro Moreira

    ResponderEliminar