18 dezembro, 2017

FARTO, FARTINHO ATÉ À PONTA DOS CABELOS!!!


Escrevo este texto com algumas horas de antecedência em relação ao último jogo do ano civil a contar para o campeonato, a receção a um adversário que nos últimos anos tantas dificuldades nos tem colocado.

Mesmo com um jogo a menos, sim mesmo tendo em conta este aspeto estatístico, é inacreditável olhar para a tabela classificativa e perceber que temos menos 3 pontos que o líder e os mesmos pontos que o 3º classificado.

Um 3º classificado que foi simplesmente a pior equipa da fase de grupos das competições europeias, a única de entre 80 equipas que participaram na Champions League e Liga Europa que não arrecadou um mísero ponto, com o miserável pecúlio de 1 golo marcado e 14 golos sofridos. Ou seja, a pior participação portuguesa nas competições europeias em toda a historia do futebol português.

Um 3º classificado que jogou a um nível medíocre e miserável em muitos dos 15 jogos do campeonato até aqui disputados, alguns dos quais com julgamentos arbitrais no mínimo discutíveis.

Não vale a pena fingir que aquilo que se passa se enquadra numa competição séria e justa, onde todas as equipas se regem pelas mesmas regras (até há um clube que, contrariamente ao que ocorre no resto do mundo inteiro, transmite os seus próprios jogos em casa) e onde não há “filhos e enteados”.

Há que continuar a denunciar alto e bom som todas as poucas-vergonhas que têm acontecido. Mas confesso que estou farto, farto até à ponta dos cabelos deste futebolzinho português, onde uns são miseráveis e ganham, e outros têm que ser perfeitos para ganhar.

Há erros e erros, há lances claros e outros discutíveis. TODOS os especialistas, comentadores e demais pessoas (com exceção de erros da genética como guerras e silvas) consideraram o lance de Danilo na Vila das Aves como um lance de claro penaltie. As imagens são evidentes aos olhos de toda a gente com dois dedos de testa, ou seja, toda a gente viu que o penaltie foi claro, menos os palermas do arbitro e do VAR daquele jogo. Uma semana depois, novo erro abissal do arbitro num fora-de-jogo assinalado a Aboubakar que se encontrava 2 metros atras do ultimo defesa, numa jogada claríssima de golo, alias concretizado por Herrera.

Dois jogos, dois erros abissais, claros e vergonhosos. 4 pontos ao ar! A isto eu chamo as ratoeiras de um campeonato que não é sério. Estou farto de termos que ser sempre muito melhores do que os outros. Não, não faz sentido que as regras sejam umas para uns e outras para outros. Farta, enjoa e enoja!!!!

A história agora teria de ser outra. Em caso de vitória amanha, teríamos de ter mais 4 pontos que o segundo e mais 7 pontos que o 3º. Mas ora aí está, são as ratoeiras de um futebol cada vez mais nojentinho e ordinário. Ganhar este campeonato terá tanto ou mais valor que um campeonato ganho na década de 50 em plena ditadura dos 3 F´s. Vai ser muito difícil.

Num futebol normal como o inglês, o City lidera com muitos pontos de vantagem porque é unanimemente a melhor equipa.

Num futebol normal como o espanhol, o Barcelona lidera com vários pontos de vantagem porque é unanimemente a melhor equipa.

Num futebol normal como o alemão, o B. Munique lidera com vários pontos de vantagem porque é unanimemente a melhor equipa.

Num futebol normal como o francês, o PSG lidera com vários pontos de vantagem porque é unanimemente a melhor equipa.

No futebolzinho português, é unanime (mesmo entre muitos adeptos não afetos ao FC Porto) que o FC Porto é a melhor equipa. Na melhor das hipóteses, ou seja, em caso de vitória amanhã, teremos os mesmos pontos que o 2º e apenas mais 3 que o 3º. Isto é sério?? Isto faz sentido??

Ah, e aposto que haverá uma enorme vontade e excitação para amanhã no Dragão se colocar mais uns obstáculos ao FC Porto, cheira-me que a excitação de ver o FC Porto perder pontos e o 1º lugar será muita. Ora aí está, temos de ser muito melhores, uma vez mais! Estou farto, fartinho até à ponta dos cabelos.

0 comentários:

Enviar um comentário