26 janeiro, 2007

As verdades, duras como punhos…

Ontem, e cumprindo a rotina diária que é já como um vicio, ‘vagueava’ por alguns dos meus blogs de referência, quando reparo num comentário escrito pelo ‘Menphis_child’ do blog Sangue Azul, comentário esse que automaticamente me fez perguntar a mim próprio: ‘c’um carago, porque é que eu nunca me lembrei desse documento para publicar no blog?’… mas afinal, ‘que documento’ é esse, perguntam vocês?

Esse documento é tão só uma relíquia ‘original’ que guardo religiosamente desde 1992 (ou será 1993?), que fora distribuindo na entrada para um jogo no antigo Estádio das Antas (não me recordo o jogo), distribuição essa a cargo da claque ‘Super Dragões’ que davam ainda nessa altura os seus primeiros passos na conquista da mágica curva sul; o considerado ‘mítico Tribunal’. Por essa altura, já o Miguel Sousa Tavares escrevia os ‘seus artigos de opinião’ no Jornal PÚBLICO.

Juntou-se o útil ao agradável, ou seja, nesse período, já toda a ‘corja de invejosos’se espumava perante a nossa conquista da supremacia do futebol em Portugal, lugar esse que pensavam eles, além de lhes pertencer por ‘direitos adquiridos no tempo da outra senhora’, era eterno… como eles já andavam tão distraídos, digo eu!

Os ‘Super Dragões’, aproveitando uma crónica recente do Miguel Sousa Tavares que tinha sido publicada no Jornal PÚBLICO, colocaram mãos à obra e mandaram produzir milhares de fotocópias a cor azul (só podia, não é?) em papel de gramagem mínima. O resultado foi o que abaixo podem verificar… sublime este «Em defesa do FC Porto»!

(http://i101.photobucket.com/albums/m66/blogdoblueboy/blog%20-%20post%20images/mst_em_defesa_do_fcp.png)

No meio de tantos outros, descobri mais uma pérola do Miguel Sousa Tavares no mesmo jornal, mas relativa ao ano de 1998, com o título «A revolta dos medíocres».

(http://i101.photobucket.com/albums/m66/blogdoblueboy/blog%20-%20post%20images/MST-arevoltadosmediocres-1998Public.gif)


Portanto, volto a repetir: a história nunca se apaga, porque essa está nos livros!!

NOTA MUITO IMPORTANTE

Felizmente que sou PORTISTA e não informático lol... só por isso, não consigo dar fim a este 'nice problem' da visualização das imagens. Contudo, já consegui melhorar a imagem da crónica do MST em 1992 ou 1993. Têm 2 formas para visualizar a imagem: através do link que está disponivel logo abaixo da imagem ou se preferirem e para ainda lerem melhor a imagem, seguem o 1º passo e depois copiam a imagem para o vosso pc e abrem-na num qualquer programa de imagem e é só dar-lhe zoom... eu faço assim e fica mais que legivel a leitura... melhor, só mesmo o original na está no meu arquivo à 'Pôncio Monteiro' eheheheh.Se alguma dúvida ainda subsistir, é favor deixarem aqui mensagem na caixa de comentários.

21 comentários:

  1. Contra factos não á argumentos.
    Estou ansioso que chegue segunda feira , pois é o aniversário da casa do FUTEBOL CLUBE DO PORTO de ESPINHO. Irei lá estar pois estou convencido que o nosso PRESIDENTE SR. PINTO DA COSTA vai mandar umas achas para a fogueira, assim eu espero. Bem a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  2. TODOS - Parece que alguns estão com dificuldades em ler as imagens... não sei pq, depois de as ter alojado no imageshack.us, as imagens não abriam... rais parta estas tecnologias... eheheh
    A forma que arranjei mais fácil foi alojar as imagens na minha página de alohamento do photobuckt e colocar os links visiveis no post para vcs clicarem e irem ler os tais artigos... espero que se desenrasquem com a explicação.

    Bicho - Boa sorte para 2ª feira... até eu estou com inveja, carago... foi uma falha imperdoável minha... agora, nada a fazer... vamos todos para a próxima... vê lá se tiras umas fotos com o 'Papa' e do ambiente lá no Casino para depois se postar aqui no blog... e porque não, faz um textozinho pequeno para eu postar isso aqui, combinado?... e cuidado com o 'sumol'... eheheheh... olha que aquilo é o Casinho Jet8, não é a Adega Ramadinha... lololol

    Zirtaev - Não sei que te dizer sobre a 'lentidão' que referes ao entrar cá no sitio, carago... a mim sempre funcionou bem... mais alguém se queixa?... se sim, que se acuse, para eu tentar perceber essa dificuldade, pq como te disse, a mim, sempre funcionou normalmente. Bem, vamos lá ver se alguém mais se 'chiba'.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. man, esta coisa está ilegível!!!

    tens que arranjar maneira destas imagens serem maiores e se poderem ler pá... :)

    ResponderEliminar
  4. BOas , deixa-me só corrigir uma pequena grande falta nesta tua prosa ... Obviamente de portista para portista ...

    È o seguinte : O "TRIBUNAL" é anterior á existência dos Super Dragões ... aquela localização no mítico estádio das Antas sempre se caracterizou desde a fundação do mesmo pela presença dos adeptos mais "fervorosos" do Grande Porto!!!
    Sendo que aquele preciso sector da mais que Mítica Superior Sul , sempre foi conhecido pelo "tribunal " .
    Vários foram os jogadores e treinadores "enterrados " pelo tribunal , daí vem o nome do mesmo ...
    Sendo que um dos únicos jogadores a marcar nas antas com outra camisola sem ser massacrado pelo "tribunal" foi O grande António Oliveira ... um dos meninos queridos de sempre do mais importante "tribunal " do MUNDO INTEIRO!!!

    Um abraço Azul e Branco !!!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Gil, não se consegue ler. Abre-se a imagem mas no tamanho grande é imperceptível o texto.

    Quanto à lentidão, penso que tem a ver com os feeds do FCP. Ao andar com a página para baixo torna-se lenta e os feeds do FCP não acompanham a página.

    Mas pode ser só um problema meu.

    Aguardo para ler os textos para poder comentar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Poix... parece que continuamos nas 'dificuldades técnicas'... durante o almoço vou tentar fazer um scanner com melhor qualidade para postar novamente as imagens.
    Assim, podem voltar a tentar depois do almoço... esperemos que resulte.
    Como eu sempre digo, rais parta as tecnologias... eheheh... à unha sempre se resolve.... eheheh
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Onde é que eu ja li isto?.... embora não de para ler la muito bem ...carago...eu conhço estes documentos, não os tinho no meu arquivo mas agora ja os tenho. Ninguem pode apagar os documentos historicos pois seria crime (só para alguns), ao ler estes documentos que ja têm alguns anos e apercebo-me que a realidade actual pouco ou nada mudou, o mesmo clima de guerrilha, de invejas e de tentativas de humilhações publicas mas tambem continua as nossas vitorias e enquanto elas continuarem fica tudo na mesma.
    Esta jornada temos um Leiria-Porto, PORTISTAS FIQUEM ATENTOS, se me recordo o arbritro é Elmano Santos o mesmo que expulsou a epoca passada Lucho Gonzalez no jogo Porto - Leiria.
    Esta jornada temos tambem um Belenenses - Benfica ...ainda me lembro de um golo fantasma aqui a anos em que os benfica ganhou ao Belenenses...alguem se lembra????
    E temos tambem um Boavista- Sporting...e eu tambem me lembro do jogo da 1ª volta em que o Boaviata foi roubado.
    Para concluir, não tenho duvidas que o F.C.Porto vai a Leiria ganhar mas vou estar atento ao homem do apito.
    Ainda sobre os documentos historicos e poque não construir um museu virtual só com este tipo de documentos dedicados ao F. C. Porto?

    Saudações Azuis

    DRAGÃO AZUL

    ResponderEliminar
  8. blueboy, és um herói

    Agradeço muito pelos documentos. O MST tem razão. É mesmo inveja dos medíocres!

    Quanto aos textos em si. Consegui ler, mas os meus olhos não gostaram muito da experiência...

    Aguardo novidades nos próximos dias, já que prometeste mais revelações;-)

    E Bibó Porto, CARAGO!!!!

    ResponderEliminar
  9. Visitem:

    http://abolaeredonda.blogspot.com

    http://blogdochelseafc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. hummmmmmmmmmm

    aonde?????
    tb kero

    ResponderEliminar
  11. Bom dos Artigos nem vale a pena falar. Vou falar do Tribunal, onde era presença assídua e dialogante.
    O Ricardo tem razão Tribunal das Antas existe muito antes dos Super, muito antes dos Dragões Azuis (lembram-se? com a sua faixa Sapatarias Teresinha?, e a sua localização é naquele plano superior à recente localização dos Super, pois como Tribunal de longo tempo era essa a sua localização antes do rebaixamento de terreno de que o Saudoso Estádio das Antas foi alvo.
    Abraços Azuis

    ResponderEliminar
  12. Blue, desculpa, mas já fiz o que disseste e continuo a não conseguir ler os textos. E olha que tentei e muito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Só passei por aqui por ver o post..à noite antes do FCP ainda passo por aqui para ver e comentar melhor.

    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Gil - melhor do que isto, nem na farmácia... eheheh... como digo, eu sou PORTISTA, não informático eheheheh

    Ricardo Pereira - antes de mais, bem vindo. Tens toda a razão sobre a história do TRIBUNAL... foi um lapso meu, mas que procurarei corrigir no texto. Mas obrigado pela 'correcção'.

    Zirtaev - vamos lá ver se agora consegues 'olhar com olhos de ver', sem ser preciso uma lupa de longo alcance... eheheh

    Dragão Azul - como tenho dito, a história NUNCA se apaga... essa, está nos livros! Quanto ao tal 'museu virtual' de documentos históricos, até que nem é mal pensado. Vamos ter de pensar nisso seriamente... tens ideias?

    Dragonis - aqui, tento sempre que ninguém ande distraido, ou pelo menos, eu não ando!! Estou sempre à espera da próxima, e então quando começam com 'muitas escritas de mansinho' a falar bem de nós, então nessa altura, activo logo o 'estado alerta geral'. Nunca confiar nesses abutres, carago. Quando ao 'código da UEFA Fantasy Footbal', não sei ao que te referes... este blog não tem nem Linha UEFA, nem código. Só na próxima época vou fazer essa inscrição. Efectivamente eu participo, mas noutras ligas de outros blogs. É a isso que te referes?

    Dragon1893 - herói? eu?... até corei lololol... mais revelações da história, agora, só prá semana... uma história antiga e outra bem, mesmo bem actual. Aguarda.

    Pavlov - Como disse acima, foi um erro de minha parte o texto onde referencio o mitico TRIBUNAL... mas já corrigi. Obrigado tb pelas tuas correcções.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Pois parece que afinal continuam a surgir dificuldades na leitura da 1ª imagem.
    O alojamento da imagem é feito no ficheiro original que está excelentemente bem visivel... com essa passagem, provavelmente, perde definição.
    Eu sou sincero... consigo ver, mesmo com dificuldade, mas tenho de abrir obviamente mais a imagem.
    Para quem quiser receber o ficheiro original que está 5 estrelas... é só pedir via meu email 'blogdoblueboy@gmail.com' que eu eu envio isso de imediato.
    Pá, mais uma vezm desculpem lá, mas eu sou PORTISTA, não informático... eheheheh
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Blue Boy,
    Meu caro, ontem ainda pensei que fosse só do meu computador que é de 1900 e troca o passo.

    Mas hoje...continuo sem conseguir ler os textos (sim, já vi a sua nota...mas, nada...).

    Por favor, uma vez que se revestem de IMPORTÂNCIA MÁXIMA, tente arranjar uma forma de serem legíveis (incluindo o de ontem)... mesmo em computadores do século passado...-)

    Obg.

    ResponderEliminar
  17. vou tentar resolver isso amanhã com o meu 'guru dos blogs' e depois volto a colocar a imagem na próxima semana... prometo!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. grande MST!! um dos nossos simbolos:)Saudações Portistas. Se quiserem pormenores sobre a Taça Liga de Andebol e sobre os 4 jogos grandes deste fim de semana a começar já hj com um leiria-porto podem passar pelo blog do lucho.

    ResponderEliminar
  19. Eu cá não tenho dúvidas... este era um "gajo" que seria uma óptima alternativa para presidente do FCP.

    Pessoa sem medo de dizer o que pensa, que tem uma inteligência bem acima da média, e que tem uma FCP como uma paixão na sua vida!!

    Pena que se calhar ele não se queira meter nisso...

    ResponderEliminar
  20. Agora que tenho mais tempo, é que este dia hoje foi muito trabalhoso, vou fazer um comentário de jeito :

    -Como sabes, lembro-me perfeitamente de ter sido distribuído isto. Afinal tinha 11/12 anos,e como não ia habitualmente ás Antas, só quando comecei a trabalhar é que agora não perco um, os dias em que ia ás Antas eram uma alegria. E tenho recordações vagas de alguns momentos.Ainda me lembro que só dava Vaya con Dios antes dos jogos, agora dá outros hinos,hehehe. E ir de autocarro, agora vou de metro, e de esperar a equipa à porta do hotel, etc. Quando fizer a reformulação do meu blog ( que está para breve, mas também não sou informático, e ainda estou a aprender e a estudar fazer um blog mais apelativo, com mais histórias, enfim, diferente )um dia contarei algumas recordações de infância relacionados com o FCP.

    - Quanto ao artigo em si, ainda não o reli, mas consigo-o ler,embora deficientemente, mas consigo-o ler e isso é que interessa. O MST é um grande cronista em defesa do FCP, além de ser um grande escritor ( já leram a sua história da ida às Antas no livro " T'antas Glórias " ? ). Embora ache que , ás vezes, se deixe um bocado levar pela onda dos mouros, por exemplo, dizer que o PC deveria se demitir por causa do livro da Carolina. E também acho que critica muito cedo os jogadores, por exemplo, diz mal de um jogador que é contratado, depois se o jogador está mal e ele afirma " eu bem dizia...", se afinal é bom diz " tenho que ser humilde, o homem é bom, deixou-me ficar mal ",ou seja fica sempre bem visto, vejo isso como uma estratégia inteligente por parte dele e que muitos cronistas de jornais estão a aprender, mas para mim, não é sinceridade.


    - Relativamente mesmo ao artigo em si, vou contar-vos uma coisa: os portistas que mais admiro são aqueles portistas que vivem em Lisboa mas os antigos,aqueles que têm 60/70/80 anos porque esses é que tiveram muitos anos a viver em Lisboa, no tempo em que nós éramos simpáticos, ou seja não ganhávamos, agora já somos maus. E esses é que já passaram por muita coisa. Nós podemos combater no campo porque temos equipa e porque a liberdade foi conquistada, eles é que viveram amordaçados. A minha homenagem para eles.

    - Por último, quero agredecer a publicidade ao meu blog, estou a tentar melhorá-lo, mas preciso ainda de estudar a melhor maneira de fazer as coisas. Talvez neste fim de semana, mude alguma coisa.
    E quanto à rotina diária de ver os blogs, podes crer, já é mesmo um vício. É como ler o jornal, mas desta vez os "jornalistas " não têm censura.

    Um abraço e logo já sabes 2 a 0

    ResponderEliminar
  21. Se eu quisesse mudava o meu nome e ninguém saberia que era eu.

    Ass: Blue Devil.

    ResponderEliminar