21 junho, 2007

Nem tudo é mau... mas...

Deve ser do tempo, mas este ano as contratações estão mornas!! E isso agrada-me. Nada das loucuras dos anos anteriores, nada de esbanjar dinheiro, também não o há, não é verdade?! Sempre ouvi dizer que onde “só” há dinheiro para pão não se compra televisão, e parece que é o que está a acontecer com o nosso clube.

Mas a verdade é que continua a haver opções que se tornam completamente descabidas para qualquer adepto de futebol. Um desses casos é a recompra do guarda-redes Nuno. Por momentos veio-me à memória a fantochada da compra / venda / recompra / venda / recompra de Paulo Assunção, que chegou a ser motivo de chacota por parte dos nossos adversários. Claramente Paulo Assunção é o típico jogador que teve a sorte do seu lado e contra todas as adversidades conseguiu a muito custo impor o seu futebol, e acabar por permanecer nos quadros do nosso clube… em boa hora (digo eu).

Nuno, não me parece que seja um desses casos, bem pelo contrário, vem para fazer número e terminar a carreira, e pergunto-me eu por alminha de quem se vai fazer um contrato a um jogador feito quando temos tanto jovem que por meia dúzia de tostões ficaria de sorriso nos lábios como guarda-redes suplente. Mas esta até dou de barato, mas há uma outra que eu não compreendo, que é a contratação do Lino. Do quem??? É pá, sim senhora, eu não acompanhei a carreira do rapaz, e ele até pode vir a fazer boa figura e tal… mas… por alminha de quem se vai contratar mais um defesa esquerdo?? E com aquela idade??

Será que não há outras prioridades?? Será que vamos andar novamente coxos de extremos, sem suplente para o Quaresma, com o Lisandro adaptado, e com o Alan a fazer de conta que joga?? Não dá para entender. O reforço do meio-campo é uma boa aposta pois é um zona nevrálgica do terreno e na qual penso que estávamos curtos de soluções, mas mandar embora Ibson?? O Ibson não… o Ibson é um suplente de luxo, e sempre foi esforçado e empenhado. Não entendo este critério. Consta-se… diz-se… fala-se que se não fosse pelo Pinto da Costa, o Paulo Assunção também seria mais um dispensado. Ai Jesualdo, Jesualdo, atina rapaz, atina se não não vais longe!!

Na entrevista que deu, o nosso Presidente plantou uma autêntica bomba na cabecinha dos magistrados deste país. Então não é que ele afirmou em relação ao livro da vaca carol “… Quanto a isso, quero endereçar os meus parabéns ao senhor procurador e à senhora juíza, musas inspiradoras de tal obra, uma vez que foram eles que criaram o guião.”. Não deve ser lá muito fácil digerir isto. Claro que os telejornais deste país não abriram às 8 horas com o mega-furo: “Pinto da Costa afirma que foram as fugas de informação no ministério público que ajudaram carol a escrever o seu livro”, não, nada disso, o habitual silêncio. Em todo o caso gostei imenso, como já aqui o afirmei, da entrevista do Presidente. Já tinha saudades das suas declarações de fundo. Não foi o Pinto da Costa a destilar veneno, mas os traços da sua personalidade estavam lá, a velha raposa que não diz uma palavra sem um claro objectivo voltou, e só espero que não reapareça novamente apenas daqui a 1 ano. Ah!! E fiquei com a nítida sensação de que ele está pronto para rebater qualquer acusação, seja ela qual for, venha ela donde vier, força Presidente, estamos contigo!!

ÚLTIMA HORA: parece que há aí avançado a dar à costa, de seu nome Luis Aguiar, vejam aqui

Saudações,

5 comentários:

  1. Caro Sr. António concordo consigo, também penso que estão a deixar de lado alguns sectores fundamentais. Mas talvez o Renteria tenha um tipo de jogo parecido com o do Lisandro (com o Leixões ele mostrou mais que garra e querer, há que esperar).
    Quanto ao Luis Aguiar, se for como o outro rapaz que veio do Liverpool de Montevideu podemos ficar bem contentes.
    Um abraço.
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  2. Qt ao Nuno, n nego q tenho uma simpatia por ele. Nos anos q cá jogou demonstrou sp mt profissionalismo e amor à camisola, mesmo na sombra de Baía. No entanto com P.Ribeiro e B.Vale com contratos tb n sei se terá sido uma má decisão... Qt ao Lino, acho q o Sr.António vai ser surpreendido... Vamos voltar a festejar golos de bola parada (livres). Esperem para ver. Parece q o Leandro Lima tb já assinou.

    ResponderEliminar
  3. sobre os extremos:

    o porto até têm muitos jovens extremos: ivanildo, helder barbosa, bruno gama, vieirinha.
    pode-se dizer que o porto nao aposta neles. mas de um lado eles não se conseguem impor na equipa que estão emprestados: bruno gama, ivanildo
    ou nao se conseguem impor no porto e o treinador aconselha a empresta-los para que eles ganhem ritmo de jogo: vieirinha
    ou eles impõe-se na equipa a qual são emprestados, mas sofrem uma grave lesão e têm que rodar mais um ano: helder barbosa

    eu espero que pelo menos um deles faça parte da equipa daqui um ano. se não fosse a lesão, acredito que o helder barbosa fazia parte da equipa este ano. de outro lado também se têm que arranjar um substituto para o quaresma. não sei se ele fica depois do euro2008. sem ele o porto têm que jogar em 4-4-2 e não me agrada pessoalmente. é um sistema que só serve para a liga dos campeoes no meu entender.

    P.S.: gosto muito da foto. o pinto da costa à frente da estádio das antas e do estádio do dragao

    ResponderEliminar
  4. Afinal o Luis Aguiar parece que é médio ofensivo, tal e qual o Leandro Lima... hum... 8/

    ResponderEliminar
  5. Se estavam mornas, brevemente ficarão a escaldar:) Ele é Leandro Lima, Mario Bolatti, o novo uruguaio, enfim, um numero cada vez mais crescente de contratações. As que estão definitivamente fechadas agradam-me, com excepção dessa incógnita brasileira chamada Lino. De resto, Edgar e Rabiola têm enorme margem de progressão, com o brasileiro a poder ser uma boa surpresa, já esta época. Mortífero jogo de cabeça que, servido por Quaresma (até à data o único extremo), poderá fazer mossa nos adversários. Do polaco Kaz já estamos conversados. É um jogador à Porto. E tá tudo dito. Preocupa-me é esta crescente tendencia para contratar médios, sejam eles defensivos ou ofensivo, e continuarmos a ter apenas e só Quaresma para as alas. Alan não é deste Mundo, por isso, parece-me que estamos algo mancos...

    Um abraço,

    ResponderEliminar