16 outubro, 2007

Espero uma grande enchente, hoje, em Santo Tirso

Em fim de semana sem futebol podia-se pensar que pouco havia a escrever neste e noutros espaços de opinião, mas a verdade é que entre sábado e domingo, o nome do FC Porto esteve presente em muitos pavilhões deste país. E, por isso, há muito que escrever e muitas notícias, nem todas boas, para dar. No futebol, destaco apenas que foi Bruno Alves a abrir caminho para a salvação de Scolari. Ironia do destino, o sargentão, o homem do boxe, tem afinal que estar muito agradecido ao FC Porto.

Nas outras modalidades, o FC Porto perdeu a supertaça de basquetebol para a Ovarense enquanto no andebol e no hóquei, conseguimos duas vitórias preciosas. Desde já informo que depois de ter estado na Póvoa a ver o Ovarense-Porto em basquetebol, vou estar esta noite (20h45) em Santo Tirso para ver ao vivo um sempre escaldante Porto-Sporting em andebol. Gostava de encontrar um pavilhão lotado de adeptos Portistas para todos juntos darmos uma mão ao FC Porto que necessita desta vitória para não se afastar do ABC. É preciso apoio, muito apoio, hoje, 3ª feira, em Santo Tirso.

Andebol: Vencer com o credo na boca

Os pupilos de Carlos Resende deslocaram-se ao reduto do ISAVE e tiveram pela frente um adversário aguerrido que criou imensas dificuldades aos Dragões. Ao intervalo, o FC Porto ganhava apenas por um golo e na 2ª metade o jogo continuou equilibrado. A um minuto do fim, Tiago Rocha foi travado em falta e na conversão do livre de 7 metros, Eduardo Filipe não falhou. Depois, foi defender com acerto e segurar uma vitória que esteve muito tremida (27-28). Mas ganhamos por 28-27 e isso era o mais importante. Neste jogo, Kavalenka voltou a demonstrar estar a subir de forma e apontou 5 golos tal como Bosko, mas o melhor marcador voltou a ser Eduardo Filipe com 9 tentos apontados, uma vez mais, a demonstrar a importância da sua aquisição. Resende voltou a criticar a postura defensiva do FC Porto que, uma vez mais, sofreu muitos golos, situação a evitar perante o Sporting. Esta noite (20h45 - sporttv) temos em Santo Tirso um FC Porto-Sporting com o FCPorto a necessitar da vitória para ultrapassar na classificação este adversário directo. O Lucho estará entre os assistentes e desde já convido, todos os que puderem, a fazerem-me companhia. Vamos infernizar a vida ao Leão que ainda deve estar na ressaca da derrota de sábado no futsal... Depois no domingo, segue-se a deslocação do FC Porto ao Sporting Clube de Espinho (16h00 - sporttv).

Basquetebol: A manta é demasiado curta

Estive na Póvoa de Varzim e saí de lá convencido que Babo poderá em breve ter uma equipa mais forte, por 3 motivos óbvios. Primeiro, porque os novos jogadores precisam de tempo para se adaptarem; segundo, porque parecem-me, de facto, jogadores de valor; e terceiro, porque o clube se reforçou, nas últimas horas, com um poste norte-americano, Julian Terrell. Esta necessidade de um poste é vital porque continuamos a ganhar poucos ressaltos ofensivos. Gostei de Toree Morris (17 pontos e MVP), um poste que apenas necessita de melhorar defensivamente. Gentry e TJ não estiveram bem, mas têm valor e vão subir de forma. O jogo esteve equilibrado e só na parte final do 3º período se começou a vislumbrar o vencedor. A Ovarense ganhou bem por 66-56 e outros combates surgirão no futuro, eventualmente com desfechos diferentes. No final, Babo demonstrou confiança no futuro e Luís Magalhães elogiou o FC Porto considerando ter sido uma boa final entre as duas melhores equipas nacionais. Apesar de algum exagero na marcação de duas faltas anti-desportivas, não me pareceu que a equipa de arbitragem tivesse qualquer influência no desfecho final. Continuo a achar que Babo dá pouco tempo de jogo a Augusto Sobrinho. A rever... Após o final do jogo, foi bonito ver os adeptos do FC Porto (muita juventude) a aplaudirem os seus jogadores e estes a retribuírem indo de encontro à assistência para os cumprimentarem. A primeira jornada do campeonato é já no domingo (16h) em Santo Tirso com o FC Porto a receber o Vagos, novel participante na Liga.

Hóquei em patins: Dragões já são líderes isolados

Em Fânzeres, o FC Porto derrotou por 4-2 o Valongo e assumiu a liderança isolada da prova. O seu adversário de sábado era um dos líderes tal como o FC Porto e o Portosantense. Depois desta jornada, o único só com vitórias passou a ser o FC Porto. Na última 4ª feira, o FC Porto venceu em Vale de Cambra por 2-1 enquanto o Benfica perdia escandalosamente em casa com o Gulpilhares (2-3), aliás, as águias este sábado voltaram a perder na deslocação ao HC Braga por 4-2. Quanto ao jogo de 4ª feira, o FCP venceu com golos de Pedro Moreira e Emanuel Garcia enquanto este sábado, Reinaldo Ventura com 2 golos terá sido a pedra mais influente. Os outros golos foram de Pedro Moreira e Emanuel Garcia num jogo em que o Porto esteve a perder por duas vezes. No final do jogo, Franklim Pais voltou a tecer críticas fortes à arbitragem por ter permitido grande agressividade dos Valonguenses num jogo em que o FC Porto é que acabou por encaixar 3 cartões azuis. Parece haver uma certa perseguição ao hexacampeão mas nem assim nos afastam da glória. Sábado (17h00 - RTP2) temos a 1ª jornada da Liga dos Campeões (agora denominada Liga Europeia) com o FCPorto a receber em Fânzeres, os ingleses do Herne Bay.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Eduardo Filipe

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais que com duas vitórias difíceis em Vale de Cambra e diante do Valongo, fez por merecer o prémio. Para jogador da semana, a escolha recai em Eduardo Filipe pelos 9 golos apontados, mas Toree Moris ou até Reinaldo Ventura pelo que fizeram nos jogos de sábado, poderiam também ter merecido o prémio.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

[nota do administrador] certamente já se terão apercebido, mas a partir de hoje, procuraremos ter o scroller logo acima no topo o mais actualizado possivel no que toca a transmissões televisivas onde intervenha as mágicas cores do nosso FC Porto, seja qual for a modalidade em questão. Para este trabalho, conto aqui com o amigo Lucho e tb com todos vocês que eventualmente nos possam fornecer informações mais actualizadas no caso de algo nos ter escapado. O meu/nosso obrigado.

10 comentários:

  1. Boas Lucho,

    Foi pena a derrota contra a Ovarense, mas os vareiros, neste momento, são mesmo de outro campeonato. Tb gostei de ver o T.Morris, k provou ser um excelente reforço, bem como da atitude dos adeptos, num apoio verdadeiramente excelente, saudando a equipa, pese a derrota.
    No hóquei o Porto lá se alcandorou ao seu posto de eleição: o 1º, numa evidente prova de k a equipa não se cansa de vencer.
    No andebol, desejo boa sorte para hoje, pois a vitória é importante, procurando não alargar o fosso pontual k nos separa do ABC.
    Amanhã, é dia de Selecção, nesse jogo contra o colosso mundial Cazaquistão. Talvez Bruno Alves ou Quaresma salvem a cabeça ao pugilista-mor. Não é k ele mereça, mas a bem da pátria...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao basket há que não desanimar e lutar para fazer um bom campeonato.
    No Andebol, persistência para apanhar o ABC, no Hóquei, aquela máquina.
    Lucho, bom jogo para hoje, esperamos depois os teus comentários.
    Ah, quando o Porto jogar em Águas Santas, vou ver se vejo pois moro muito perto.Ir hoje a Sto Tirso é impossível.

    ResponderEliminar
  3. Lucho, sempre novidades tuas em grande no que toca às modalidade (ditas) amadoras.

    Quanto ao andebol, parece que foi mesmo por uma unha negra carago... o que por vezes estranho, e já não é de agora... tanto são capazes de fazer jogos de grande qualidade, como que por vezes, parecem ficar iludidos com as aparentes facilidades e espetam-se ao comprido. Lamento, mas hoje ver os Dragões contra a Lagartagem, só mêmo na Sportv. Bom jogo e boa sorte (para nós)!

    Já no basquetebol, admito que não vi o jogo na tv, mas o Paulo Pereira já descreveu bem o filme... a Ovarense, aparentemente, nestas ultimas 2 ou 3 épocas, tem sido de outro campeonato e só de pensar no brilharete que o FC Porto fez na época passada, só posso desejar a mesma raça e atitude para esta época, mai'nada! Depois, de títulos, logo falamos mais prá frente.

    Já no hóquei, olha, que queres que te diga? é vira o disco e toca o mesmo, carago! Um dia destes, lá vão ter que inventar um apito qualquer só para justificarem as nossas vitórias. Que continuemos no soma e segue... e dia 7 Novembro, conta comigo em Fânzeres... lá estaremos todos a dizer "presente"!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - como vês, a partir desta semana, não faço por menos... quero aquele scroller da aGeNdA bLuE TV sempre actualizadissima com tudo o que sejam transmissões televisivas do universo FC Porto... como já combinamos, conto contigo para me ires actualizando com as 'amadoras', não vá elas me escaparem.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Pereira:
    Até para nos conhecermos pessoalmente, espero que dia 7 novembro possas estar em Fânzeres. Ok? E sobre o clube de basket da tua terra (Vagos), o seu jogo de estreia é com o fcp no domingo(16h) em S.Tirso.

    Jorge:
    Até pode ser q nesse jogo (A.SANTAS) tb eu possa lá estar. Dia 7 está combinado, porto-mouraria EM HÓQUEI em Fânzeres. Qt ao jogo de logo com o sporting em andebol só na px terça feira apresentarei a crónica de um jogo de emoções em q espero uma vitória do nosso Porto.

    bLUE:
    Dia 7 lá estaremos, carago! Qt aos jogos na tv (em todas as modalidades) é com todo o prazer q colaborarei nessa matéria.

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço:
    futsal e voleibol, porque não? Um dia destes lá vai... Tb o museu q nunca mais se faz e o jogo de despedida ao BAIA q ficou na gaveta? porque será?

    Dia 7 conto contigo estilhaço, vamos dar cabo deles :)

    ResponderEliminar
  6. Eu so queria dizer que o Dr Dias é um anjinho e é tudo uma cabala contra ele!?!?!?!! :)

    Que momento hilariante :)

    FORÇA FC PORTO

    Abraço a todos

    PS:

    ResponderEliminar
  7. Ó Lucho, avisa-me só se já mudaram mais uma vez a fórmula do campeonato de hóquei a ver se apeiam o FC Porto do septo...
    Nem assim lá iriam, aposto!

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Mais uma vez escrevo para dizer que esta página é indispensável.

    Todavia, uma só sugestão : Não seria possível apresentar a classificação para cada modalidade. Para quem consulta o blog seria um ganho de tempo. E, igualmente, a apresentação de todos os resultados ( o de basquetebol não aparece, por exemplo ).

    De qualquer modo Obrigadão por esta página. Ela é mais que útil. E há gente aqui que vai consultando o blog.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. ZE LUIS:
    Não mudaram a fórmula do hóquei, para já...É a mesma do ano passado.

    Porto maravilha:
    Sugestão aceite. Quanto ao resuiltado de basket se leres o texto todo, está lá...
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Lucho :

    Tens razão !

    Retribuo o abraço !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar