11 dezembro, 2007

Objectivo: vitória, 1º lugar e 1/8 Champions League

Não há que estar com meias palavras. O FC Porto (logo às 19.45h no Dragão/RTP1) tem a oportunidade de ser a única equipa Lusa a continuar em prova na prestigiada Champions League. 50 mil espectadores estarão no Dragão ansiando por mais uma grande noite Europeia do FC Porto perante um opositor (Besiktas) que ainda tem aspirações de continuidade na competição. A missão do FC Porto é «simples», basta assumir o natural favoritismo, jogar com as melhores unidades, procurar a vitória do 1º ao último segundo e marcar viagem para o sorteio em Nyon no próximo dia 21. É o que se exige a este «Porto de casta Europeia», ganhar, ser 1º do grupo e jogar os oitavos de final com um dos segundos classificados com a 1ª mão a ser jogada fora de casa nos dia 19 ou 20 de Fevereiro de 2008.

Fazer o mesmo que Sporting e Benfica (3º lugar e transferência para a Taça Uefa) para mim é uma derrota de todo o tamanho. Também existem mais 2 cenários além deste do 3º lugar e do mais que provável 1º posto a ser alcançado logo à noite. Para ser 2º e ser apurado na Champions basta um empate mas não ficaria nada eufórico com tal cenário, porque somos favoritos, temos obrigação de ganhar o jogo e ser primeiros do grupo e também porque ser 2º implica muitas mais dificuldades nos oitavos de final. O último cenário (4º lugar) é perder o jogo e existir empate na partida de Marselha, um cenário inadmissível e trágico.

Na Turquia um golo tardio de Quaresma chegou para o FC Porto derrotar o Besiktas. Hoje espero não ter que sofrer tanto. Quanto à equipa, Jesualdo deve alinhar com o mesmo onze que jogou, ganhou e brilhou no Estádio da Luz. E logo a partir das 21.30h (final do jogo) estaremos todos a ouvir a música da Champions League, nós, os únicos neste País, que teremos esse privilégio. As grandes competições são para as grandes equipas. E este Porto é a única equipa de futebol em Portugal com capacidade e classe para jogar uma competição de elite como esta (principalmente a partir desta fase de grupos).

«E azul e branca, essa bandeira avança, azul, branca, indomável, imortal, como não pôr no Porto uma esperança se daqui houve nome Portugal?»

Andebol: FC Porto com dois testes muito exigentes
1º ABC (31 pts, 12 jgs), 2º FC Porto (30 pts, 12 jgs), 3º Belenenses (28 pts, 12 jgs)

O Campeonato de andebol esteve parado e só regressa amanhã com o FC Porto a receber (às 21h em Santo Tirso) o Sp. Horta. O Lucho, uma vez mais, lá estará a acompanhar ao vivo mais uma partida que se antevê complicada até porque o FC Porto tem muitos jogadores em fase final de recuperação de lesões. O último a lesionar-se foi Tiago Rocha no estágio da Selecção. Vou tentar saber novidades destas lesões e averiguar se já poderão defrontar o líder ABC em Braga no próximo domingo (16h na sporttv1).

Basquetebol: FC Porto vence e alcança a Ovarense
1º Ovarense (86%, 7 jgs), 2º FC Porto (86%, 7 jgs), 3º Belenenses (57%, 7 jgs)

Estive no passado sábado (mais o meu amigo Estilhaço) em Matosinhos a acompanhar o basquetebol do FC Porto diante do Barreirense. Numa partida com uma assistência reduzida o FC Porto venceu o Barreirense, após prolongamento, por 98-96 (após um empate a 85 pontos), alcançando na liderança a Ovarense que perdeu pela 1ª vez. Começou melhor a turma do Barreiro mas ainda antes do intervalo os Dragões passaram para a frente (42-38) com Nuno Marçal a ser o melhor concretizador do FC Porto. No 3º período o FC Porto, com os seus 2 postes a registarem 4 faltas, viu o seu adversário passar de novo para a liderança no marcador. No 4º período o FC Porto resolveu aparecer e conseguiu as melhores jogadas do encontro mas aí alguns triplos incríveis dos homens do Sul mantiveram o marcador nivelado. Nos últimos lances Gentry (na foto) faz o 83-82 mas um triplo do Barreirense deixa o Porto à beira do desaire. No último ataque Toree Morris afunda após ganhar um ressalto e o Porto empata a 85 pontos a 3 segundos do fim!!! No prolongamento o Porto entra a todo o gás e um magistral triplo de Paulo Cunha deixa o FC Porto com 7 pontos de avanço que os Dragões depois souberam gerir. Vitória justa do Porto mas tenho que fazer alguns reparos. A qualidade dos Americanos tem que ser uma mais valia e se relativamente a Morris (precisa de mais concentração) e Gentry acho que estamos bem servidos, já quanto a Terrel não acredito que se mantenha no plantel até aos play-off. O novo recruta Payton não me convenceu totalmente mas ainda precisará de tempo. O espírito de grupo não me pareceu o melhor e alguns jogadores deixam transparecer evidente insatisfação por não serem mais utilizados. Gostei de Nuno Marçal (grande exibição com 29 pontos) e Paulo Cunha (18 pontos) com Gentry, Morris e Payton a aparecerem a espaços... A equipa entrou triste, algo desmotivada e só na parte final o Dragão deitou um pouco de fogo. Valeu o esforço para não estragarem a tarde ao Lucho... Agora no próximo fim de semana o FCPorto de Alberto Babo desloca-se aos Açores para defrontar o Lusitânia que este sábado venceu a Ovarense causando o 1º dissabor a Luís Magalhães. Porto e Ovarense lideram a prova com mais 2 vitórias que o Belenenses.

Hóquei: FC Porto segura vantagem confortável
1º FC Porto (31 pts, 13 jgs), 2º Viana (26 pts, 14 jgs), 3º Benfica (25 pts, 14 jgs)

Na última 4ª feira o FC Porto venceu no reduto do Ouriense por 7-5 numa partida complicada e em que os Dragões adormeceram um pouco depois do 1-4 com 3 golos de Jorge Silva e 1 de Filipe Santos nesta fase. O clube da casa reagiu e chegamos ao intervalo com 3-4 e com Edo Bosch expulso por 2 minutos. Na 2ª metade Reinaldo Ventura fez o 3-5 e depois André Azevedo bisou ficando desde logo o jogo decidido. Na parte final ainda reduziram para 2 golos de diferença mas a vitória já estava garantida. Esta partida teve uma arbitragem muito «rigorosa» para com o FC Porto com penaltys e livres directos inventados e 2 azuis muito forçados a E.Garcia e Edo Bosch. Tem sido assim desde o início. Não querem o hepta, está visto.

Este sábado o FC Porto iniciou a 2ª volta empatando 3-3 em casa do 2º classificado (Viana) mantendo a vantagem sobre os adversários uma vez que o Benfica também empatou em Oliveira de Azeméis. No jogo de Viana do Castelo o Porto chegou a estar a perder por 2-0 mas 2 golos oportunos do Argentino Emanuel Garcia deram outra motivação à equipa que passou mesmo para a frente com um golo do capitão Filipe Santos. A Juventude de Viana ainda chegou ao empate e segundo as palavras de Franklim Pais o resultado acaba por ser justo. O Porto continua a ser a única equipa que ainda não perdeu esta temporada... Nesta partida os árbitros assinalaram 3 livres directos e 2 penaltys contra o FC Porto, além de terem expulso Reinaldo Ventura por acumulação de cartões azuis... A vantagem do FC Porto, agora que se iniciou a 2ª volta é muito confortável mas há que ter muita cabeça para saber gerir algumas arbitragens encomendadas. A J.Viana mantém-se a 5 pontos do FC Porto enquanto o Benfica e a Oliveirense continuam a 6, mas destes todos o único com um jogo em atraso é o Porto, sinal que a vantagem dos Dragões será ainda maior, brevemente. Na próxima jornada o Porto recebe a Ac.Espinho devendo o jogo ser adiado para dia 18 ou 19. No próximo sábado (17h, RTP 2) os Dragões jogam para a Liga Europeia recebendo em Fânzeres o Vic de Espanha numa partida extremamente importante para o futuro do Porto nesta competição. É preciso um pavilhão cheio para dobrar este adversário complicado numa partida que termina às 18.30h bem a tempo de todos se deslocarem posteriormente para o Estádio do Dragão (20.45h, TVI) para verem o Porto- Guimarães.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Nuno Marçal


Para técnico da semana, escolho Franklim Pais que venceu na quarta feira em Ourém por 7-5 e no último sábado empatou 3-3 em Viana frente ao 2º classificado numa partida difícil conseguindo manter a vantagem sobre os adversários e a invencibilidade do hexacampeão....e para jogador da semana, a escolha recai em Nuno Marçal (na foto) pelos 29 pontos apontados diante do Barreirense sendo claramente o jogador mais motivado da equipa azul e branca. Ele e Paulo Cunha levaram a equipa às costas e esta semana quero também deixar uma palavra de apreço para Jorge Silva que na quarta feira marcou 3 importantes golos para a vitória do Porto sobre a J.Ouriense.

nota final: O próximo sábado é dia de festa para os membros deste blog. À noite há um jantar (sem mãe natal suponho...) mas o que mais me motiva é o jogo de futebol que o antecederá. O Lucho tem treinado noite e dia e prometo não deixar ficar mal visto o verdadeiro Lucho Gonzalez... Mas nada de pressão alta, deixem-me controlar a bola, pelo menos isso... Ainda não decidi por que equipa jogarei, vou estudar as propostas :)

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

7 comentários:

  1. Estilhaço:
    Sei que vais gostar de ver no youtube mais um golo de RENTERIA este fim de semana (o 6º)

    http://www.youtube.com/watch?v=2a6cafiQN1c&

    ResponderEliminar
  2. No teu 'onze', não há sequer espaço a dúvidas algumas... são aqueles que actualmente melhor resposta podem dar em campo para a (única) necessidade deste jogo: vencer... e convencer! não admito sequer outro cenário.

    Como dizes e muito bem, é hora de provar que "As grandes competições são para as grandes equipas"!!!

    No Andebol, tudo igual... sempre a 'morder os calcanhares' dos bracarenses do ABC... e domingo, é hora de se ajustarem contas (antigas).

    No Basquetebol, apesar de mais uma vitória conquistada a ferro e fogo, continuo a sentir que falta ali qualquer coisa... e sinceramente, ou arrepiam caminho com novas caras e que marquem a diferença, ou este ano, tenho dúvidas que consigamos dar a luta que demos na época passada... é a minha opinião.

    No Hóquei, pois, com percalço, menos percalço, ainda não será este ano que os «abutres do costume» saboreiem o fim do nosso ciclo vitorioso, já que o «clube do regime», é mais fumarada negra do que outra coisa.

    aKeLe aBrAçO,

    ps1 - quer-se dizer, mais um serviçinho de reportagem conjunta no basquetebol e daqui a nada, lá se vai o meu plafond do mealheiro :-P

    p2 - Estilhaço, na mouche essa referência aos que "Quem for para lá com ideia de pedir aos da frente para se sentar que fique em casa.".

    ps3 - e o Renteria lá vai trilhando a passos largos a conquista de uma nova oportunidade nio Dragão (que espero desta vez, seja definitiva... mas como São Tomé, "pago para ver"!)

    ps4 - como nota final (e já a vi aqui referenciada pelo Estilhaço), que logo ao inicio da manhã vi pela tv enquanto tomava sossegadito o pequeno-almoço lá em casa, para as capas do pasquins da edição de hoje dos «invejosos e rídiculos» deste país miserável e nojento, apenas um breve comentário (e façam o favor de tapar os ouvidos, ok?): PUTA QUE VOS PARIU, SÓIS UMA CAMBADA DE FILHOS DA PUTA (pronto, já desabafei... já me sinto muito melhor desde o inicio da manhã, agora que estamos na hora de almoço) :-P

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Sim, concordo com o onze inicial. Espero poder chegar do trabalho a tempo de poder ver o jogo (dá no sport+).

    O importante é seguir em frente. Depois calhar com o 2º ou o 1º dos grupos já nada significa porque as equipas têm altos e baixos.

    Ver um jogo desta dimensão sentado é de bradar aos céus. Acho que nunca vi nenhum jogo de futebol sentado, quer ao vivo quer diante de qualquer ecrã.

    Mas estou nervoso. Detesto este tipo de jogos em que não se pode perder. Gostaria estar no estádio logo à noite !

    Quanto ao Renteria, ele tem 6 golos mas está longe de ser o melhor marcador do campeonato francês. E as defesas aqui são mais abertas que em Portugal. Mas já tinha aqui referido , há tempos, que me parece um bom jogador.

    Agora é esperar pela qualificação. É uma obrigação !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Lucho, a equipa é essa e a táctica já foi dada pelo Estilhaço. Ir para cima deles parece-me sempre boa ideia. Hoje, no Dragão, carimbaremos, estou certo, o passaporte para os oitavos, continuando a ostentar, por essa Europa fora, as nossas cores, a que se juntarão as do País, flutuando orgulhosamente. Sim, as do País, pese a forma ordinária como muitas vezes somos tratados. Enquanto não criarmos o Estado Independente do Porto, lá teremos que continuar a ouvir a Portuguesa. Por mim, o hino, o verdadeiro, o que arrepia, é o cantado pela Maria Amélia Canossa. Arrepiante!

    Nas amadoras, afinal a Ovarense provou não ser de outro Mundo. Já os "caçamos", continuando a almejar aquilo que, por ser tão difícil, ainda nos move mais: a conquista do ceptro nacional. A ver vamos...

    No Hóquei, para "espanto" meu, continuamos à frente, pois ainda me lembro que o me(r)dia escreveu após o 5-5 entre Porto e Benfica. Mais ou menos isto: "O Benfica ameça seriamente o reinado do Porto...", mais uma série de baboseiras, claramente desajustadas da realidade nacional. Enfim, como disse o nosso presidente, são todos uma CAMBADA DE FILHOS DA PUTA! Por isso, o k o Porto pode fazer melhor é continuar a vencer. Em todo o lado, em qualquer modalidade. Isso, essa gentinha medíocre não suporta! Azar deles....

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. boas,
    lucho eu até te convidava para a minha equipa sabado mas nao há espaço para dois comandantes.....lol

    progonóstico para logo- 4-0

    ResponderEliminar
  6. Mais alguém assistiu de perto ao basquetebol no sábado passado... e foi um jogo morninho, vá lá que acordaram antes do "apito" final, a tempo de remediar o marcador;)

    Quanto ao jantar... terá que ficar para uma próxima oportunidade, quanto ao jogo de sábado à tarde, tenho a certeza de que o "Lucho" será uma excelente contratação;) Quem dá mais?;)

    ResponderEliminar
  7. Agora nada de conversinhas sobre o jantar:) pq já vi q tenho escutas neste blog:)

    ResponderEliminar