29 abril, 2008

Dragãozinho em curso... e mais um fds de sonho!!

Há clubes assim. Especiais. O FC Porto é um deles, o melhor de todos. Os seus adeptos são uns felizardos, as vitórias sucedem-se a um ritmo vertiginoso e a bandeira do Clube é sistematicamente elevada ao topo das várias competições. Este, foi mais um fim de semana repleto de êxitos. Ganhamos em tudo.

No futebol, demos uma lição de seriedade aos que de sérios nada têm. No andebol, recuperamos os 8 golos de desvantagem e alcançamos o 5º lugar à custa do Sporting. No basquetebol, ganhamos os 2 jogos e vamos a Vagos descansados. No hóquei, ganhamos em Valongo e seguimos na Taça de Portugal. No bilhar, ganhamos o grupo de qualificação da Taça da Europa e estamos apurados para a fase final que se disputará de 28 de Maio a 1 de Junho em França, onde o FC Porto tentará o seu 1º título Europeu na modalidade. Por último, uma referência para as camadas jovens do futebol onde o FC Porto já está apurado para todas as fases finais Nacionais.

Na última quarta feira, o Presidente Pinto da Costa fez uma visita ao local onde se edifica o futuro pavilhão do FC Porto. Nesta visita, foi evidente o entusiasmo dos atletas e técnicos das nossas modalidades (podem ver na foto os jogadores Arezes e Candeias do andebol, Ventura e Filipe do hóquei e Marçal e Cunha do basquetebol) e por toda esta magia que já vai aqui na minha cabeça que chegue depressa o dia da inauguração. Maio de 2009 é a previsão. Por todas as dificuldades sentidas pelas modalidades neste últimos 8 anos, os nossos atletas anseiam intensamente pelo 1º jogo no Dragão Caixa bem pertinho do imponente Dragon Stadium.


Basquetebol: FC Porto está a um passo da final
Meias finais do play-off (à melhor de 5 jogos, ou seja, 3 vitórias); FCPorto-2-Vagos-0.


crónica do FC Porto/Vagos (90-87): Estive em Matosinhos (na companhia do Dragão Vila Pouca) onde assisti a uma partida equilibrada e onde o Vagos demonstrou ser um adversário de nível. O FC Porto denotou intranquilidade mas quando foi preciso intensificar na defesa foram todos incansáveis. Nuno Marçal com 26 pontos foi a estrela da equipa. Nota final para um dos árbitros (Carlos Santos) que demonstrou claramente os seus propósitos. Não é preciso dizer mais nada.

crónica do FC Porto/Vagos (84-81): Estive novamente em Matosinhos e o filme voltou a ser o mesmo. Sofremos demasiado, mas o principal voltou a ser conseguido. Terrel com 20 pontos e 12 ressaltos foi o MVP, mas Nuno Marçal com mais 18 pontos voltou a destacar-se. Também Gentry e Figueiredo se exibiram em bom nível. Desta vez o público foi muito reduzido porque havia futebol à mesma hora na TV. O Porto lidera por 2-0, mas em Vagos a tarefa não vai ser fácil. Sexta às 18.45h joga-se a 3ª partida.

Andebol: FC Porto goleia Sporting e alcança 5º lugar
Eliminatória de apuramento do 5º e 6º lugar (Sporting/FC Porto)

crónica do Porto/Sporting (27-17): Grande recuperação do FC Porto depois do descalabro ocorrido uma semana antes. Desta feita, Candeias tapou as redes Portistas enquanto Solha, Eduardo Filipe, Ricardo Moreira e Kavalenka iam dilatando a diferença para uns impensáveis 10 golos de diferença conseguindo-se desta forma ultrapassar os 8 golos de desvantagem trazidos de Lisboa. O Sporting baixou ao 6º lugar e o FC Porto alcançou em definitivo o 5º posto da tabela. De qualquer forma, não deixa de ser decepcionante este desfecho para uma equipa que lutava pelo título... que tenha servido ao menos para motivar os atletas para o jogo da Taça de Portugal desta quinta-feira (16h) diante do Madeira SAD em Santo Tirso, onde mais uma vez, marcarei presença. Quem ganhar, fica apurado para a final four de Guimarães em 17 e 18 de Maio. Na 1ª fase do campeonato, o FC Porto ganhou em casa ao Madeira SAD por 29-28 com um golo de Bosko a 9 segundos do fim, daí não se esperarem facilidades nenhumas. No campeonato, vamos ter um ABC-Benfica na final.

Hóquei: FC Porto segue na Taça com bomba de Pedro Moreira
1/8 de final da Taça de Portugal

crónica do Valongo/Porto (2-3): O FC Porto está apurado para os quartos de final da Taça de Portugal onde defrontará fora de casa o Infante de Sagres no próximo sábado. Neste jogo de Valongo, o Porto suou imenso para ganhar e só o conseguiu com um golaço de Pedro Moreira a 1 minuto do fim. Na 1ª parte, o Valongo esteve a ganhar por 2 vezes mas Ventura e Figueira empataram a partida. O Porto falhou 2 penaltys mas o Valongo a 17 segundos do fim teve um livre directo inventado pelos árbitros que quase originava o prolongamento.


Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Nuno Marçal

Para técnico da semana, escolho Alberto Babo, pelas duas vitórias muito sofridas mas extremamente importantes rumo à final do play-off ... e para jogador da semana, a escolha recai novamente em Nuno Marçal por mais 2 belas exibições num total de 44 pontos. É a sua melhor época de sempre. Chegará este Marçal para abater a Ovarense?

Recorde agora Vítor Bruno, antiga glória do hóquei em patins do FC Porto:

Vítor Bruno foi um dos melhores avançados que vi jogar no hóquei do FC Porto. Aquela dupla com Vítor Hugo era fantástica. Foi Campeão da Europa de Selecções em 87, campeão do Mundo em 91, dragão de ouro em 90 como atleta de alta competição do ano e pelo clube do seu coração foi campeão Nacional por 7 vezes (83,85,86,87,89,90,91) ganhando ainda 6 taças de Portugal e 7 supertaças.

Pelo FC Porto sagrou-se campeão Europeu em 86 e 90, ganhou 2 taças das taças em 82 e83, uma super taça europeia em 87 e 2 taças cers em 94 e 96. Um palmarés esmagador! Actualmente é possível ouvir os seus comentários nos jogos transmitidos pela RTP2. Fica ainda o desafio para identificarem os jogadores da foto onde está bem destacado o Vítor Bruno.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

12 comentários:

  1. Boas,

    É mesmo. Já começamos a banalizar os nossos fins-de-semana, k se sucedem vencedores uns atrás dos outros. Soberba lição de profissionalismo em solo vimaranense, demonstrando sem qualquer filtro que somos mesmo uma equipa à parte, neste futebol tuga...

    Quanto ao resto, pese algum sofrimento, as vitórias apareceram. Foi assim no Hóquei, com a réplica do Valongo a colocar a incerteza no resultado, até final, e no Basquetebol, onde o poderio do Vagos me surpreendeu. Duas vitórias portistas por números estreitos, mostrando que não será pêra doce fechar a eliminatória ao 3º jogo...

    E quem não se lembra desse vulto, atleta brilhante, fazendo parte de uma super-equipa portista sobre rodas? O fiel escudeiro de Vitor Hugo, noutra grata recordação...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Lucho o F.C.Porto é o campeão do eclectismo.Foi pena o andebol estar a jogar apenas para o 5 e 6, mas mesmo assim deu uma grande reviravolta.Hóquei e basquetebol estão na luta,mas como podemos verificar, as arbitragens no basquete, não podem com o azul e branco. Equipa de hóquei:
    Domingos,Vitor Hugo, Cristiano, Vale(cap.)Alves e os outros confesso que não me lembro embora o que está por cima do Vale me pareça o Domingos AZevedo...será?
    Uma abraço

    ResponderEliminar
  3. Realmente mais um grande fim e semana.
    Profissionalismo e qualidade em Guimarães, boas vitórias nas modalidades, pena o andebol ser só para o 5º mas não se pode ganhar sempre.
    Continuo a achar que o Basket nos vai dar uma alegria...
    Depois, uma demonstração de como preparamos o futuro com a renovação da Constituição e claro da construção do Pavilhão.

    ResponderEliminar
  4. Do Vítor Bruno lembro q qd EU era ainda um adolescente fui ver um jogo de futebol ao pelado da minha Freguesia e levei o rádio para ouvir o relato DE UM PORTO-BENFICA em hóquei no Américo de Sá q nos dava o título se ganhassemos (em 89 talvez) e ao intervalo perdiamos 0-2. Na 2ª metade Vítor Bruno e companhia deram a volta e o 4-3 FINAL fez «explodir» o pavilhão. Ouvi tudo pela rádio. Recordar é viver.

    Qt à equipa:_

    em cima: Domingos-g.redes, Vítor Hugo, ???? , Vítor Bruno, Domingos Carvalho, ????.

    em baixo: Alves, ????, Cristiano e Vale.

    Faltam-me 3 nomes, David Reis??Fanã, Almas???? Outros???

    ResponderEliminar
  5. Amanhã vou comprar o bilhete para a despedida do FC Porto tricampeão nos jogos em casa. Estarei no Dragão no sábado para esse Porto-Nacional agradecendo aos nossos valentes guerreiros toda esta carreira simplesmente brilhante.

    O Árbitro será Paulo Paraty por quem nenhum Portista morrerá de amores:)

    Para o Amadora-slb o senhor Proença de cartão de associado no bolso.

    ResponderEliminar
  6. Lucho o F.C.Porto é o campeão do eclectismo.

    ResponderEliminar
  7. não sei ainda mas deve ser às 18h...muito em cima do futebol...1930h...

    qt ao sr lucílio nem lembres isso...era um escândalo se esse senhor fosse apitar a final...

    ResponderEliminar
  8. Lucho, começa a ser dificil comentar as tuas cronicas de tao boas e ricas que sao!!:)

    Pena a modalidade que eu mais gosto de praticar ter terminado em 5º. Mesmo assim ficámos à frente dos gatinhos e so isso me faz ficar um pouco mais feliz!
    No basquete e no Hoquei a luta continua e só mostramos que somos sempre mais e melhores que aqueles que ai andam.

    Bem e quanto a sabado, a Ta_8 lá estará como sempre desde há uns tempos mas de caminho o Paizão tambem vai! Pois é, vou REALIZAR O SONHO AO HOMEM DO SUL E O MEU PAI VEM CONHECER O DRAGAO EM DIA DE JOGO!
    Se visem meus amigos, parecia um miudo ao telefone!!!!:)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Excelente semanário ( é um elogio, como já escrevi ) que leio com grande prazer !

    Vamos a ver se o Porto para o ano em andebol vai ainda mais pra frente. O futuro faz-se com o presente ! E penso que o andebol é uma das modalidades do futuro.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. QUINTA FEIRA:

    ANDEBOL (TAÇA): PORTO-MADEIRA -16H EM SANTO TIRSO

    FUTEBOL (JUNIORES): PORTO-LEIXÕES
    (1ª JORN.FASE FINAL) NO OLIVAL ÀS 16H.

    SEXTA:

    BASKET 18.45H VAGOS-PORTO

    SÁBADO:

    HÓQUEI (TAÇA) INFANTE-FCP 18H

    FUTEBOL: PORTO-NACIONAL 1930H DRAGÃO SPORTTV1

    DOMINGO 17H (SE NECESSÁRIO)
    BASKET: VAGOS-FCP RTP2

    ResponderEliminar
  11. ainda DOMINGO:

    FUTEBOL (JUNIORES-2ª Jorn.Fase Final): BENFICA-FCPORTO 16H

    ResponderEliminar
  12. Lucho, já muito foi dito aqui sobre a tua «obra literária»... semanal. Nada mais temos para dizer do que 'obrigado' por estarmos tão em dia com as ditas amadoras.

    Depois, assino por baixo todas as tuas palavras... mais um fds, igual a tantos outros, certo? e não é que este (bom) hábito já está mais que enraizado na nossa vivência clubistica? E nunca nos cansamos de festejar... essa é que é essa!

    No Dragãozinho, que venha ele rapidamente, que eu, tal como tu, estou com uma vontade louca de reviver os velhos tempos vividos no já saudoso pavilhão "Américo de Sá"... tantas e tantas tardes de glória, antes ou depois dos jogos vistos ao vivo no Mitico e inesquecivel Estádio das Antas.

    ResponderEliminar