20 abril, 2010

Vinte anos depois... será desta?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Em 1986, Cristiano Pereira e os seus pupilos, festejaram efusivamente nos balneários do pavilhão do Novara (no ringue Italiano não lhes foi permitido)... e em 1990, foi a vez dos comandados de José Fernandes fazerem o mesmo no ringue dos Espanhóis do Nóia. O FC Porto venceu essas duas Taças dos Campeões Europeus de hóquei em patins, e desde esse ano de 1990, nunca mais conseguiu repetir o feito, apesar da nossa constante presença nas fases finais.

No último sábado, vencemos o Follonica por 5-2 na 2ªmão do Play-off de apuramento para a final Six da Liga Europeia (ou liga dos campeões europeus) e conseguimos dessa forma eliminar este forte opositor Italiano a quem já havíamos ganho (6-4) no jogo da 1ªmão. E, por isso, uma vez mais, estamos lá, na luta pelo troféu mais importante da modalidade.

O FC Porto caiu no grupo mais difícil, onde estarão Barcelona e Valdagno, enquanto no outro grupo, estarão Réus, Noia e Vic. Os jogos da fase final disputar-se-ão de 27 a 30 de Maio, em Valdagno, Itália.

Vinte anos depois, será desta? Eu acredito nos pupilos de Franklim Pais!!!

FC Porto recebe ABC de Braga no sábado, no Dragão Caixa, às 17 horas...
( 1º FC PORTO-35 pts e 2 jgs; 2º ABC Braga-32 pts e 2 jgs; 3º Madeira-31 pts e 2 jgs...)

O FC Porto recebe sábado (17h) o ABC de Braga no jogo grande da jornada do "Andebol1". Frente a frente, 1º e 2º classificados num jogo de emoções fortes, esperando-se uma boa assistência no Dragão Caixa. O Lucho lá estará, uma vez mais... quatro dias depois (dia 28 pelas 20h), o FC Porto desloca-se à Luz para defrontar o Benfica em mais um jogo de grande dificuldade.

Duas vitórias, deixam os Dragões de Obradovic muito perto da renovação do título.


FC Porto vence com distinção na Madeira e ainda pode ser segundo...

(1º Benfica-41 pts e 21 jgs; 2º Ovarense-37 pts e 21 jgs; 3º FC PORTO-36 pts e 21 jgs...)

  • CAB Madeira, 58 - FC Porto, 81
O FC Porto venceu na Madeira o CAB por 58-81 numa partida tranquila para os Dragões, que ao intervalo já venciam por 26-42. Moncho rodou muito a equipa e por isso os 2 únicos jogadores que se destacaram em termos de pontuação, foram Hunt (20) e Marçal (19). O FC Porto na última ronda da fase regular recebe domingo (17h) o Barreirense, e pode ainda ser 2º classificado se a Ovarense perder diante do Benfica.

FC Porto em grande no campeonato e na Liga Europeia...
(1º FC PORTO-55 pts e 20 jgs; 2º Viana-38 pts e 20 jgs; 3º Benfica-36 pts e 20 jgs... )

  • FC Porto, 9 - Paço de Arcos, 3
Para o campeonato, o FC Porto venceu na última terça feira o Paço de Arcos por 9-3, com 3 jogadores a bisarem, Pedro Gil, Emanuel Garcia e Jorge Silva. Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e o ainda júnior Rafa, fizeram os restantes golos. O FC Porto está a apenas um ponto do eneacampeonato quando ainda faltam 6 jornadas...

Na próxima ronda, os Dragões podem já festejar, na visita a Oliveira de Azeméis (sábado 18h). Amanhã, há jogo para a taça de Portugal no pavilhão da Nortecoope Maia (21h).

  • FC Porto, 5 - Follonica, 2
No último sábado, o FC Porto venceu os Italianos do Follonica por 5-2, e assegurou a passagem à final six da liga Europa de hóquei. O jogo começou com 2 golos do Follonica, que igualaram a eliminatória, mas os Dragões ainda antes do intervalo, reduziram para 1-2 por Pedro Gil (livre directo).

Na 2ª metade, o domínio do FC Porto foi avassalador e os golos foram aparecendo inevitavelmente por Jorge Silva (empate), Pedro Gil (magnífico golo de livre directo), Filipe Santos e Emanuel Garcia. Vitória clara dos Dragões num jogo em que o momento mais quente, foi o cartão azul mostrado ao ex-slb, Mariano Velasquez, que quase era engolido pelo “tribunal”.



Destaque para o grande apoio por parte dos Super Dragões, com o pavilhão a registar a 3ª melhor assistência da época depois do Porto-Benfica em andebol e em hóquei.

Final Six, aí vamos nós...

PEDRO GIL

No jogo com o Follonica, o melhor em campo foi Filipe Santos, embora Pedro Gil também estivesse em grande plano, sendo até o melhor marcador. Mas como esta semana há ainda o jogo com o Paço de Arcos, é justo que seja Pedro Gil a ter o destaque, porque bisou em ambos os jogos. Marcou um grande golo ao Paço de Arcos, e frente ao Follonica, brilhou com mais 1 golo fantástico com um livre directo sublime, numa jogada em que o seu stick mais parecia uma raquete. Pedro Gil ainda ofereceu o 5º golo ao Argentino Emanuel Garcia.

Dois jogos de hóquei que foram transmitidos pelo site do FC Porto para usufruto de todos os Portistas que não puderam deslocar-se ao mágico Dragãozinho.

Saudações Portistas, Lucho.

12 comentários:

  1. no hÒQUEI, sim, acredito que vai ser desta... mas lá que o grupo 'saido' não é de modas a brincadeiras... mas quem acredita, aposta sempre... Bamos a eles, carago!!!

    ps1 - fantástico ambiente de 'terror' criado aos italianos no sábado, e em particular, ao panasca do ex-gayvota do Mariano Velasquez... levou com que contar pa casa... pq quem tem memória, jamais esquece os 'inimigos'!

    ps2 - que o 'carinho' com que o nosso Rei(naldo Ventura) abafou o nosso/dele emblema junto ao coração, num determinado momento do jogo, seja o sinal definitivo de que tudo vai acabar em bem... apostei as minhas fichas que sim... ai dele, carago, ai dele!!!

    no aNDEBOL, pena que sábado por imperativos festivos da bLuE jr não posso lá estar no Dragãzinho, mas aposto que os 'Amigos' do costume, não sentiram a minha falta na hora de criar um inferno azul-e-branco aos de Braga... a caminho do Bicampeonato!

    por fim, no bASQUETEBOL, parece que finalmente, encarreiramos no trilho das vitórias... consecutivas, logo agora que sim, na hora e a caminho da fase de todas as decisões... Bamos a eles rapazes, tamos convosco!!!

    ResponderEliminar
  2. Vou começar pelo Andebol que depois da vitória na Madeira voltou a ter uma margem "confortável" para gerir até ao fim desta fase final terrível, mas agora defronta a única equipa Portuguesa que nos faz frente o ABC, é um verdadeiro clássico que vem aí e temos de entrar concentrados e é claramente para ganhar.

    Ganhar ao ABC não resolve o Campeonato mas é como se fossemos dar um passo muito importante na revalidação do Título, esta equipa bem merece, joga mais e melhor que todos os restantes.

    Boa sorte para sábado para os meus companheiros do Andebol.

    Basquetebol consegue nesta recta final da fase regular vencer os adversários e atingir um lugar que nos pode levar um pouquinho mais longe, basquetebol para mim é playoff e como é playoff agora é que começa o nosso basquetebol, já houve melhorias da nossa equipa e já começamos a ver alguns elementos a mostrar que podem fazer a diferença no chamado "bota-fora".

    Parabéns pela vitória na Madeira.

    Por fim a minha modalidade, o Hóquei Patins, para começar a nossa vitória frente ao Paço de Arcos, onde só fiquei com pena de ver como anda aquela equipa, longe vão os tempos que se respirava hóquei e saúde naquela equipa, por pena minha é das equipas que cairá nas divisões inferiores.

    Mas o nosso FC Porto leva isto muito a sério e com muito respeito e seriedade lá cilindrou a equipa adversária, com alguns momentos caricatos, com a arbitragem a seguir as regras mas verdade e bem do espetaculo podiam perfeitamente ter usado o bom senso, mas não posso culpar ninguém pelo sucedido porque se cumpriram as regras do hóquei, estou falar dos azuis aos dois GR do Paço de Arcos, que levaram a uma paragem de 2 minutos e um jogo que durante 2 minutos andou-se a passear a bola, situações a rever no futuro.

    Já no sábado, eu já tinha avisado que ia fazer marcação cerrada ao "ex-coisa" mais novo, vocês nem imaginam o ódio que tenho a este gajo e ao irmão, sofri a maior humilhação no hóquei ao vivo à conta da família deste panasca, tenho pena mas a Senhora Mãe Velasquez se achava que a vida era cara podia ter ido ao Chile fazer uma laqueação das trompas, fazia um grande favor ao mundo do Hóquei.

    Bem mas resumindo e concluindo continua o mesmo, fiteiro, piscineiro e com aqueles tiques de pseudo-vedeta, verdade é que saiu do pavilhão da mesma maneira como entrou com uma derrota para mais tarde recordar.

    Estamos na Final-six e agora é que são elas vamos jogar contra a equipa da casa o Valdagno outra vez e claro contra o inevitável Barcelona, não será fácil mas também não será impossivel.

    Eu acredito sempre que é possivel mas devemos ser a equipa que mais finais tem perdidas, o que faz esmorecer a minha confiança para este ano, mas até pode ser bom sinal.

    Vamos lá ver se é desta.

    Um grande abraço.

    PS: Aquela foto do hóquei vai ficar na história, ilustra bem a memória do Tribunal.

    ResponderEliminar
  3. É pá que galo do carago!, ai carago não carago...tenho de comentar depois do Blue e do Antas...o que posso dizer?

    Andebol, sempre a marcar presença, sempre a dar dois passos à frente, quando dá um atrás...como diz o meu amigo João, só os àrbitros nos podem afastar do Bi. Somos a melhor equipa, temos os melhores jogadores e então em relação ao treinador...Meus Deus é uma diferença...

    No Basquetebol, finalmente parece que aprendemos a não facilitar nos jogos fora e estamos no bom caminho. Tanto tempo e tantos pontos perdidos, ingloriamente...

    Hóquei, aquela máquina e a uma máquina que funciona em pleno não podem ser retiradas peças - seria o fim da picada e Dragão até à morte soltaria fogo que nunca mais acabava.

    N afinal six e em Valdagno vai ser muito difícil, mas esta equipa merece que confiemos...

    Bem, depois do Blue e do Superantas, acho que não me saí mal...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. É bom um gajo acordar e ver logo aqui 3 excelentes comentários de 3 grandes amigos. Abraço.

    De referir que no sábado (no fcp-follonica de hóquei) estiveram no Dragãozinho 1620 espectadores, a 3ª melhor lotação da época, só superada pelo fcp-slb em andebol e em hóquei.

    ResponderEliminar
  5. Mais um grande post do Amigo Lucho!

    Hóquei em patins – grande vitória frente ao Follonica! O início não foi brilhante, mas após o 1-2 a equipa serenou e ganhou justamente. A 2ª parte foi um luxo, e o golo do Pedro Gil de livre directo absolutamente extraordinário!

    O nosso grupo na fase final é dificílimo, mas acredito que podemos voltar a ser campeões europeus 20 anos depois. Eu acredito!

    No próximo sábado podemos garantir o ENEA em Oliveira de Azeméis, basta um empate para o título ficar matematicamente garantido.

    Andebol – depois da importante vitória conseguida na Madeira, recebemos em casa o ABC para um jogo que pode marcar o campeonato desta época. Estou muito confiante para o jogo de sábado. Vamos ganhar!

    Basquetebol – a diferença no marcador no final do jogo frente ao CAB traduz a superioridade da nossa equipa. Estamos preparados para os playoffs!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. HÓQUEI EM PATINS, estive na terça-feira presente no jogo com o Paço d'Arcos, estive também no Sábado (grande apoio!!!), conto estar amanhã na Maia e no próximo Sábado... em Oliveira de Azeméis a festejar efusivamente o ENEA!!!!

    E sim, acredito que será este ano, acredito muito no nosso PORTO!

    ANDEBOL, estes dois próximos jogos são importantíssimos rumo ao BI-CAMPEONATO! Não consigo ter o poder de estar em dois lados ao mesmo tempo e por isso infelizmente não vou conseguir estar presente no jogo com o ABC, mas acredito que o apoio não faltará!!

    BASQUETEBOL, lá estarei no Domingo na recepção ao Barreirense. Excelente vitória na Madeira e espero que fiquemos em segundo lugar nesta fase regular.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao Hoquei,saiu a fava outra vez, a besta negra do Barça e o clube "da casa". Mas vamos a eles, realmente é uma taça que queria muito que fosse ganha, que estes jogadores e secção bem merecem.
    E sim, Reinaldo não pode sair, é um dos actuais símbolos do Clube.
    Oxalá os rumores que aí andam não passem disso, rumores... Era o que faltava.

    ResponderEliminar
  8. «YES!, WE CAN!»

    terá que se ser assim! só poderá ser assim, car@go! ;)

    Valdagno e 'la bestia' do Barça não serão presas fáceis, mas o sabor da vitória final será melhor ;)

    saudações PENTACAMPEÃS!

    PS: espero bem que o desejo do "bLuE bOy" se concretize e que a secção de Hóquei do Clube continue a brindar os associados, simpatizantes e adeptos portistas com mais sucessos.

    ResponderEliminar
  9. Amigos,

    Bem, no Andebol, a vitória na Madeira colocou-nos novamente no trilho certo, aquele que nos levará ao título. E, embora faltem ainda bastantes jogos, e todos de elevado grau de dificuldade, acredito que o nosso próximo jogo, Sábado, frente ao ABC, e a sua, esperamos todos, consequente vitória, seja o passo decisivo para a sua conquista.

    Em relação ao Basket, sinto uma confiança cada vez maior na equipa e onde ela pode chegar. Acho que, independentemente de quem vá conseguir o título, ninguém pode afirmar ser superior a nós. Sem problemas de lesões, estou realmente confiante que seremos Campeões.

    Quanto ao Hóquei... pois bem, mais um título à vista. Não damos chances. Não existe discussão possível. Já no que toca à Liga dos Campeões as coisas estão mais complicadas de serem atingidas. Os nossos adversários são de respeito e de grande qualidade. Mas eles também sabem que vão ter um osso duro de roer...

    E como não recordar a épica vitória em Novara, em 1986, quando após estarmos a perder por 5-1 ao intervalo, conseguimos virar para 7-5 a nosso favor!? Quanta angústia ao ouvir as informações dadas pela rádio, no intervalo do jogo, e a posterior felicidade e quase "incredulidade" ao saber o resultado final. Eu nem acreditava no que estava a ouvir e nas informações dadas pelo jornalista.

    Tínhamos ganho por 5-3 na 1ª mão, e aqueles 5-1 ao intervalo não auguravam nada de bom, mas aquela segunda parte fez de nós Campeões Europeus pela primeira vez! Nesse segundo jogo jogaram: Domingos, Alves (1), Realista (3), Vítor Hugo (2), Vítor Bruno, Domingos Carvalho (1) e Tó Neves.

    Tinha em mente assistir ao F. C. Porto - ABC de Sábado, no Dragão, mas, dada a coincidência de data e horas com o Hóquei, em Oliveira de Azeméis, e pela relativa proximidade a casa, em princípio estarei no Salvador Machado, onde, ao que parece, e pelo que percebi, terei o prazer de ver e cumprimentar pelo menos o Tripeiro e o Frederico (?).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Grande Rogério claro que vais ter companhia em Oliveira de Azemeis.

    É o culminar de um ano de apoio ao Hóquei.

    Tenho pena de não estar no Andebol, sei que o Lucho não me vai perdoar, mas de certeza que compreenderá.

    Até Sábado.

    ResponderEliminar
  11. Nos veremos amigo, até Sábado!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Hoquei, um jogo fantástico, no tribunal do Dragãozinho o unico adepto calmo sou eu, porque até eu tive pena do Mariano....;)

    E, claro que tem que ser desta, eu sei que não vai ser fácil, mas temos que ser Campeões europeus!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar