14 setembro, 2010

Orgulho inesgotável...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Os bicampeões de andebol entraram este sábado (na estreia do campeonato 2010/11) no pavilhão Dragão Caixa e logo viram o “tribunal” erguer a faixa com a expressão “Orgulho inesgotável”. Alguns sorriram e agradeceram, outros ainda recordaram as emoções e a infelicidade do domingo anterior e suspiraram. A união entre este público fiel e aqueles jogadores é algo muito forte difícil aqui de expressar por palavras.

Um orgulho imenso em cada defesa de Laurentino, em cada bloco do Inácio, em cada penetração do Moreira, em cada contra-ataque do Dario, em cada livre de 7m ganho pelo Tiago Rocha. Obradovic e Luís Graça já nos conhecem e aplaudem o nosso empenho, a nossa fé. Por estes homens nós não olhamos a esforços e orgulhosamente estamos ali ao lado deles numa luta semanal rumo a mais uma conquista, rumo a mais um título. Orgulhosamente estivemos ali no fim de semana anterior e sofremos, caímos e choramos com eles. Orgulhosamente, domingo a domingo, vibramos com eles em todos os momentos.

Eles sabem que estamos lá seja contra o Benfica, seja contra o Dínamo de Minsk, Madeira ou Fafe. Dos 48 mil que estiveram no estádio do Dragão 3 horas depois (eu também estive nesse grande show de bola que deram Porto e Braga), apenas 710 espectadores se apresentaram também no pavilhão para um jogo entre o campeão e o vice-campeão da época transacta. A verdade é que o clube também poderia promover de outra forma estes jogos das modalidades, mas não o fazendo, mesmo assim, custa-me compreender como é que apenas 1,5% dos adeptos que foram ao futebol estiveram também no andebol.

Um abraço ao Estilhaço e ao seu junior que finalmente me deram o prazer da sua companhia nesta minha modalidade “preferida”.

FC Porto, 31 – Madeira SAD, 24

Quanto ao jogo, o FC Porto entrou na 2ª parte com um ritmo que ninguém por cá consegue acompanhar e dos 12-8 (ao intervalo), rapidamente passamos aos 17-8 e depois 24-13, dando para Obradovic gerir o plantel rodando todos os jogadores no último quarto de jogo. Quase todos os jogadores marcaram mas destaquem-se os 8 golos de Dario Andrade (DRAGÃO DE OURO DA SEMANA), os 4 de Ricardo Moreira e os 3 de Spínola, Grilo, Tiago e Inácio.

No domingo (17h, RTP2), o FC Porto tem uma deslocação a Braga para defrontar o sempre complicado ABC num jogo onde marcarei presença dando a minha humilde contribuição para que os nossos bicampeões continuem a carburar rumo ao tricampeonato.

Uma última nota para informar que no basquetebol os treinos do FCP já começaram (jogo de apresentação é dia 21) e no hóquei é altura de todos assinalarem na agenda uma deslocação a Coimbra (dia 25) para a supertaça entre Porto e Benfica.

No Europeu de selecções em hóquei, lá ganhou outra vez, e sem surpresa, o nosso Pedro Gil... Jorge Silva, André Girão, Gonçalo Suissas, foram esquecimentos do seleccionador que tem que olhar menos aos recados da Capital.

Um abraço do Lucho.

13 comentários:

  1. De facto, Lucho, não sei o que se passa, no passado, quando antes do futebol, jogavam as ditas modalidades amadoras, o Américo de Sá estava sempre cheio, agora é assim, quase sempre os mesmos.
    Concordo que as diversas secções fazem pouco para promover os jogos, mas quem quer, quem gosta, quem acha que o F.C.Porto, apesar do futebol ser a modalidade principal, não é só chuto na bola, devia aparecer e até já não digo naqueles dias, de jogos isolados, à semana e a horas impróprias, como acontece às vezes, mas quando há futebol, custava ir mais cedo um bocado e ir apoiar as diversas modalidades?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. nO hóquei o FCP disputa esta sexta e sábado o torneio internacional cidade do Porto com Liceo Corunha, Braga e I.Sagres.

    ResponderEliminar
  3. TripeiroComOrgulho14 setembro, 2010

    Não dá para perceber o porquê do jogo ter tido tão parca assistência...

    Cheguei em cima da hora e pensei que ia encontrar um pavilhão cheio, pois já havia muita gente pelo dragão, e foi um choque verificar o aparente desinteresse que existe no mundo azul e branco pelas modalidades amadoras...

    penso que não custava nada ao marketing empenhar-se na promoção das modalidades...afinal esses senhores são pagos para isso mesmo..para promover o clube...

    enfim,poucos mas bons como sempre.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Correcção à info q dei sobre o torneio de hóquei este fim semana:

    Os participantes do Torneio "Domingos Oliveira" serão: FC Porto, CRPF Lavra, HC Braga e Clube Infante de Sagres.

    Meias Finais (18 Set):

    FC Porto vs CIS
    HC Braga vs Lavra

    Final e 3º e 4º Lugar (19 Set)

    ResponderEliminar
  5. As modalidades ditas amadoras, devem merecer o nosso carinho tanto quanto o futebol. Não têm elas dado enormes alegrias a todos nós, portistas?
    Um abraço, Lucho.

    ResponderEliminar
  6. É realmente uma pena que não haja uma maior adesão as modalidades. Um pavilhão tão bonito e "arejado" e três grandes equipas que possuimos merecem outro tipo de acompanhamento. Embora acredite que o nosso Clube também pudesse fazer um pouco mais na sua divulgação... acho que o primeiro passo é realmente nosso, dos adeptos... pois as equipas de Andebol, Hóquei e Basket que possuimos são de excelente qualidade.

    Quanto ao Andebol, os nossos guerreiros estiveram, como seria de esperar, à sua altura, e com uma boa exibição venceram o seu primeiro jogo. Muitas batalhas nos esperam, mas acredito, que, com a mesma consistência, humildade e qualidade de sempre, venceremos essa guerra.

    Quanto a mim, foi mais uma vez um momento especial poder assistir ao meu F. C. Porto e rever alguns dos amigos que já fiz nestas andanças da net.

    Um bem-haja a todos!

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião, a falta de adeptos no Dragãozinho, passa por uma má campánha do nosso Club, pelas modalidades que lá jogam!

    Lucho na maioria dos jogos, somos poucos mas bons!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. é óbvio que com a desmobilização das modalidades para outras áreas limitrofes da cidade do Porto, perdeu-se o (bom) «velho hábito» de ir dar uma perninha ao pavilhão, antes ou depois do futebol.

    o pORTISTA, hoje, grosso modo, ora fruto de tanto ganhar, ora fruto das novas comodidades, tá muito in... será concerteza muito pouco «fashion» dar uma saltada ao pavilhão.

    como sempre digo, só faz falta quem está... e os que fazem mesmo falta, são os que estão, ponto final, parágrafo... os outros, no sentido figurado, não fazem falta alguma!!!

    talvez o clube pudesse fazer algo mais para ajudar na «mobilização» das peregrinações ao Dragãozinho... mas também leva-me a perguntar: "o que podem fazer mais? só falta ir buscá-los a casa, não?"

    mesmo com uma vida pessoal e familiar que muito me ocupa, faço um esforço por ir a (quase) todas, no minimo, aos em casa, sejam elas nas noites de 2ª, 4ª, 6ª, tardes ou noites de sábado ou domingo... e aqui pergunto eu: "para que preciso eu que o clube promova as minhas idas?!"... vou porque quero, vou porque me apetece, vou porque tenho gosto, ponto final parágrafo.

    engraçado que tanto e tanto se falou na «pequenez» do pavilhão... bem fez o clube em tê-lo desta forma, que chega, mais que chega e ainda sobram mais algumas cadeiras, pois de «elefantes brancos», já anda o país que chegue!

    ResponderEliminar
  9. Mais um sábado bem passado a ver o bicampeão Porto a jogar Andebol, vitoria justíssima um bom jogo de para começar a caminhada para um novo campeonato !
    Quanto as assistências ....se eram muitos ou poucos não sei, sei que estavam os mesmos do costume, os BONS os que vão a todo lado ver as modalidades e o futebol também
    Já agora domingo por compromissos familiares não vou poder ir ao Sá Leite.
    Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  10. Moncho prometeu espectáculo em Tui

    Moncho López promoveu, esta terça-feira, o I Troféu Cidade de Tui, competição em que o FC Porto Ferpinta defronta a equipa espanhola do Obradoiro. O treinador dos Dragões participou na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada na câmara municipal da cidade galega, e prometeu «momentos espectaculares de basquetebol».

    O técnico dos azuis e brancos, também ele galego, perspectivou «um jogo equilibrado», esperando que «o público possa desfrutar da partida» e que os adeptos espanhóis se sintam motivados para retribuir a visita no dia 21, altura em que FC Porto Ferpinta e Obradoiro se reencontram no Dragão Caixa, na apresentação oficial da equipa portuguesa. «Afinal», observou, «estamos apenas a uma hora de distância.»

    Durante a conferência, Moncho López notou ainda que os Dragões defrontarão «a equipa mais representativa da Galiza, com jogadores habituados a jogar nos melhores campeonatos» e dispostos a regressar à Liga ACB, considerada a segunda mais competitiva do Mundo, logo a seguir à NBA. «Este tipo de experiências é muito importante para a nossa equipa adquirir uma maior visibilidade e prática internacional», acrescentou.

    O jogo com o Obradoiro, agendado para as 19h30 de sexta-feira (hora portuguesa), em Tui, é o segundo jogo amigável do FC Porto Ferpinta, que inicia uma série de três encontros de preparação frente ao Breogan, também da LEB Ouro, às 19h00 desta quarta-feira, em Porriño (Espanha).

    ResponderEliminar
  11. "como sempre digo, só faz falta quem está... e os que fazem mesmo falta, são os que estão, ponto final, parágrafo... os outros, no sentido figurado, não fazem falta alguma!!!"


    Aiiii Sr Presidente :D só "desculpo" V. Excia porque fez questão de falar no "sentido figurado" senão ia ter que se ver comigo :)

    Mas agora falando serio, realmente não percebo muito bem a "pouca" afluência dos portistas ao Dragãozinho em dias de jogos.
    Convinhamos que para pessoas como eu, que até gosto muito dessas modalidades, não é facil por diversas razões,... a distância, as horas a que são os jogos, os dias de semana, etc, mas mesmo à distancia apoio TODOS os que lá se deslocam, e se morasse no Porto, estaria no vosso meio concerteza.
    Vai me valendo o LUCHO com as suas cronicas tão realistas e emotivas que me faz sentir "em casa" ;)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Lucho por mais um belo livre de 7 metros :)

    Também me surpreendeu a fraca assistência no Dragãozinho. Com jogo mesmo antes do futebol, esperava muito mais. Mas também concordo quando dizes que falta trabalho do clube nesse sentido. Falta divulgação, falta cativar os adeptos que só vêem futebol à frente porque foi a isso que se habituaram, mas que poderão vir a ser adeptos "a sério" se se plantar a semente. Os anos longe de casa contribuíram para este afastamento, é claro, e é agora obrigação do clube apostar na inversão dessa tendência.

    Enquanto isso, vamos aparecendo e gritando nós :)

    Era muito importante entrarmos com o pé direito depois do fim-de-semana passado, e felizmente foi isso que aconteceu. Esta equipa é um orgulho!

    ResponderEliminar
  13. O meu Amigo Lucho tem uma eficácia de 100% na marcação de livres de 7 metros! Não falha um! :)

    Realmente começa a ser complicado justificar as fracas assistências no Dragão Caixa... O clube podia fazer mais, mas os adeptos também. Num dia em que o estádio do Drgão esteve quase lotado, não se percebe porque é que só 710 pessoas se deslocam ao pavilhão para apoiar o seu clube...

    A mensagem que o clube passa sobre as suas modalidades pode não ser a melhor, na minha opinião não é, mas não justifica tudo.

    Quanto ao jogo, uma excelente vitória frente ao 2º classificado da época passada, com Dario Andrade a fazer uma magnífica exibição recuperando os índices de confiança após um jogo não tão bom no domingo passado.

    Segue-se Braga!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar