31 maio, 2010

Sucesso europeu

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Numa semana em que se comemoraram os títulos de campeão europeu, o sucesso internacional do FC Porto é algo que deve orgulhar todos os portistas. Lembro-me de uma situação ocorrida durante esta época que, apesar de simbólica, espelha bem aquilo que o FC Porto representa actualmente no panorama europeu: antes do sorteio dos oitavos-de-final da LC, no site do Real Madrid era questionado qual o adversário menos desejado para a equipa madrilena… a maioria dos madrilenos votou FC Porto… a diferença entre o FC Porto e os outros dois chamados “grandes” do futebol português é esta: enquanto o FC Porto tem, na maior parte das vezes, excelentes participações europeias, com uma ou outra má excepção, os outros dois “grandes” têm, na maior parte das vezes, fraquíssimas participações europeias, com uma ou outra boa excepção.

Ao contrário da ideia errada de que o sucesso europeu do FC Porto se iniciou naquela majestosa noite de Viena, as bases da força internacional do FC Porto tiveram o seu início na década de 70.

Em 77-78, o FC Porto surpreendia a Europa ao golear um dos “tubarões europeus”, o Manchester Utd. Uma vitória por 4-0 sobre os ingleses permitiu ao FC Porto disputar os quartos-de-final da extinta Taça das Taças (TT), sucumbido depois ao “histórico” Anderlecht. Era então a primeira grande demonstração de força europeia do FC Porto! 2 décadas depois, o FC Porto seria o clube português com mais títulos internacionais!

Em 79-80, o FC Porto voltou a espantar a Europa do futebol, batendo o AC Milan em plena “casa” dos italianos! Um golo de Duda carimbou a passagem do FC Porto à 2ª eliminatória da Taça dos Campeões, na qual o FC Porto viria a sucumbir perante o Real Madrid depois de uma eliminatória que acabou empatada a 2 golos, mas com vantagem para os espanhóis fruto de um golo marcado fora.

Estava dado o mote para o FC Porto se assumir como um "caso sério" na Europa do futebol. A década de 80 apenas confirmou aquilo que já se suspeitava aquando dos brilharetes ocorridos na década anterior. A vitória sobre a Roma em 81-82 permitiu o FC Porto chegar novamente aos quartos-de-final da TT e antecedeu a primeira brilhante participação do FC Porto numa competição europeia.

Na época de 83-84, o FC Porto finalmente atingia uma final europeia. Em Basileia, frente à Juventus falaram mais alto os “superiores interesses” da equipa italiana comandada por Platini, e o FC Porto perdia injustamente a sua 1ª final… felizmente, seria a 1ª e última!

3 anos depois, o FC Porto atingia a glória na “mágica” noite de Viena. Depois de eliminar nas meias a “máquina” russa do Dínamo Kiev, o FC Porto bateu o “arrogante” B. Munique na final, com dois golos de Madjer e Juary. O golo do argelino é, ainda hoje, um dos mais fantásticos golos obtidos numa final europeia: de calcanhar, a classe do argelino correu o mundo inteiro! O FC Porto sagrava-se campeão europeu em 1987! O sucesso de Viena deu lugar a mais dois títulos importantes e únicos na história do futebol português: o título de campeão Intercontinental em Tóquio e a Supertaça Europeia conquistada frente à “laranja mecânica” do Ajax!

Actualmente é um orgulho para mim ser de um clube que pertence ao restrito clube das potências europeias! As brilhantes participações na Liga dos Campeões e até, nas raras presenças na Taça UEFA transformaram o FC Porto, quer se queria quer não, numa potência europeia. Não é exagerado afirmar que o FC Porto está no lote de 3 ou 4 favoritos a vencer a Liga Europa do próximo ano! Com os necessários ajustamentos ao actual plantel e com a nova equipa técnica, acredito que a próxima época nos poderá dar muitas alegrias e vitórias!

Livre (in)directo - análise e classificações época 09/10

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Melhor Árbitro 2009/2010

Apesar de média das classificações dizer o contrário, considero o melhor árbitro desta época Pedro Proença, seguido de Jorge Sousa e Olegário Benquerença.

O árbitro de Lisboa demonstrou uma grande classe ao longo da época e prova disso foram as constantes nomeações para jogos onde os três grande estavam envolvidos, por parte da comissão de arbitragem da Liga. Com um estilo de liderança distinto onde previligia o diálogo, Pedro Proença é também muito exigente a nível técnico, com sinaléticas sempre bem executadas e colocações em campo adequadas. Durante a época o árbitro de Lisboa manteve uma forma regular tendo terminado em beleza com a excelente exibição na final da taça de Portugal.

Em segundo lugar, Jorge de Sousa. Apesar de algumas (poucas) exibições abaixo da linha a que este árbitro do Porto no habituou, tem um grande conhecimento e rigor nas leis de jogo reflectindo-se esse rigor a nível disciplinar. Sempre coerente e com igualdade de critérios, consegue “segurar” os jogos sem arrogância.

No último lugar do podium, Olegário Benquerença. Com grandes exibições a nível internacional, recorde-se o Inter – Barcelona, Benquerença nem sempre esteve à altura dos desafios propostos pela comissão de arbitragem, um bom exemplo disso é o FCPorto –SLBenfica, onde cometeu alguns erros que não são dignos de um árbitro da craveira do internacional de Leiria. Mesmo assim e no conjunto de todos os jogos da época merece o terceiro lugar na classificação dos árbitros desta época.

Classificação global das análises realizadas:

Nota: Sendo este o último artigo desta temporada, gostaria de deixar uma nota de agradecimento a todos os que, interessadamente, seguiram e comentaram, mesmo que, nem sempre de acordo com as análises feitas, o artigo que semanalmente me empenhei em colocar no blog de elevado prestígio.

30 maio, 2010

Não deviamos já saber?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ok. A época acabou há pouco. O último jogo oficial foi há cerca de 14 dias e em relação ao futuro do treinador ainda pouco está definido. Não estará na hora? Pelo menos de nos dizer a nós? Aos sócios e simpatizantes do PORTO?

É verdade que hoje em dia só se fala deste assunto. Mas também é um assunto ao qual é impossível escapar. O nosso futuro técnico está para chegar. E todos vão dando palpites, para ver se alguém acerta. Mas que isto já se desenrola há bastante tempo, isso também é verdade.

Ainda houve a altura que não sabíamos se o Prof. Jesualdo continuava ou não. Mas agora que já sabemos que não continua (e quem o mandou embora já deve saber isso há bem mais tempo que nós), se calhar já é bem tempo de anunciar o sucessor.

A imprensa fala em muitos nomes. Também há que vender jornais e para isso há que atirar para todos os lados. Falam em Villas-Boas, Boloni, falaram em Preud-Homme e agora até Muricy Ramalho e Mano Menezes estão na calha (embora este último tenha dito há uns tempos atrás que o PORTO é grande, mas que não abdica do centenário do Corinthians). Precisamos de alguém que nos leve para outro nível.

Penso que ainda se vai especular um pouco mais. Se calhar ainda surge mais um nome ou outro. Domingos e Jorge Costa também são opção. Avram Grant é muito caro, Hiddink um sonho. Mas afinal quem será? Tanta espera deve trazer alguma surpresa não?

Só gostava mesmo que esta novela terminasse. E gostava de ver como acabava. Porque para se demorar tanto, ou vão buscar uma "truta grande" ou então não sei do que se trata.Esperemos também que o timoneiro que assumir a equipa já venha tratando da gestão da mesma desde o final de época. Sempre era algo que já mostrava um melhor planeamento.

Mas um treinador é sempre como uma prenda surpresa. O embrulho só serve para nos "aguçar o apetite". E a partir do momento que alguém assine por nós, pouco nos importa do seu passado. Importa-nos sim aquilo que essa pessoa possa fazer no nosso presente e que nos faça voltar a sonhar com o futuro.

Quanto a contratações também ainda está tudo em águas de bacalhau. Talvez venha algum jogador que valha a pena. Mas garanto que dois ou três que não servem para nada também são bem capazes de vir.

Façam com que o nosso PORTO acorde depois de um ano a dormir à sombra da bananeira. Senhores da SAD, não nos desiludam.

Um forte abraço,
Tiago Teixeira

29 maio, 2010

Reconhecimento, gratidão e… futuro

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

“André Vilas-Boas substitui Jesualdo Ferreira”, atirava a TSF aos quatro ventos no passado dia 20 de Maio.

O receio de ver o meu Porto treinado por quem não me agrada, era tanto que confesso que foi grande a alegria que senti, não deixando de partilhar a mesma.

Depois, e com a mais que merecida chamada de atenção, reflecti e perguntei a mim mesma, que tão grande mal me havia feito o Professor Jesualdo Ferreira para eu rejubilar com a sua suposta substituição… nada, nada de mal, mesmo.

Muito antes pelo contrário, sempre se comportou como excelente profissional, festejou connosco todas as vitórias, defendeu-nos quando foi preciso e sempre com a postura de um profissionalismo acima dos demais.

No fim da Taça de Portugal, mostrou-se magoado com a insistência dos jornalistas, mágoa essa que sentiria de certeza se soubesse de adeptos que como eu reagiram à dita notícia da TSF…



Revi nesse mesmo dia, o video de agradecimento quando ganhou o Globo de Ouro – SIC – na categoria de Melhor Treinador e não é preciso dizer mais nada, não é verdade…?

Esta quarta-feira rescindiu o contrato que o ligava ao meu Clube, e mais uma vez o fez à sua imagem. Tenho pena que não tenha optado por permanecer por cá, mas compreendo perfeitamente que gostando tanto do que faz, que o continue a fazer.

Queria apenas que soubesse que entra para o leque restricto de treinadores que passaram pelo Futebol Clube do Porto que guardo com carinho, muito obrigada Professor.

O meu clube está sem treinador… fosse o nosso Presidente outro, e a sensação seria a de abandono, qual nau à deriva sem timoneiro. Dá azo às mais variadas especulações, até ao Jorge Jesus perguntam se ele não terá sido contactado para trocar o clube que treina pelo Futebol Clube do Porto. Aqui consigo esboçar um leve sorriso, porque apesar de não estar em causa a veracidade da situação, consigo-a antever como Pinto da Costa no seu melhor. Aliás, o sorriso do treinador quando questionado deixa muito à imaginação de cada um.

Continuo sem confessar quem eu realmente queria para treinador, mas dos apontados, a minha inclinação vai para o André Vilas-Boas.

Quanto mais não seja, porque não vem rotulado, tem todo o futuro à sua frente e o Porto é um clube onde se pode inovar.

E neste momento é isso que eu quero, época nova, vida nova.

Uma restruturação no plantel, sendo para isso necessário um treinador, para ontem de preferência, porque adeptos e jogadores merecem ir de ferias com tranquilidade (olha a maldade, aqui..).

Se bem que… não acredito nem um bocadinho que o treinador já não esteja escolhido, e esse eleito terá de certeza já delineado o plantel para a próxima época, faltando apenas o revelar.

Heliantia

ANDRÉ

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Utilizando este espaço para lembrar grandes jogadores e outras personalidades que passaram pelo Futebol Clube do porto, não podia faltar aquele que foi, para mim, um dos melhores (senão o melhor) médios defensivos (trinco) que vi jogar no Porto.

António dos Santos Ferreira André nasceu no dia 24 de Dezembro de 1957 em Vila do Conde (Caxinas). Oriundo de uma família de pescadores, André andou entre os 10 e os 16 anos no barco do pai mas, o destino da vida havia de o levar ao futebol. Começou nos escalões de formação do Rio Ave com 14 anos mas só conseguia ir aos treinos quando o tempo não permitia que fosse para o mar. Aos 17 anos assinou pelo Varzim o seu primeiro contrato profissional deixando a pesca definitivamente e ajudando a sua equipa a subir de divisão. Um desacordo de verbas no ano seguinte fizeram-no parar 1 ano e depois de uma passagem pelo Ribeirão regressou ao Varzim onde se manteve até 1984.

Na época 1984/85 já com 26 anos, e ainda por indicação de José Maria Pedroto (uma das suas grandes mágoas foi precisamente o nunca ter sido treinado por Mestre Pedroto que já o tinha tentado contratar alguns anos antes aquando da sua ida para Guimarães), o Porto avançou para a sua contratação depois das saídas de Jaime Pacheco e Sousa para o Sporting. Juntamente com Quim, contratado ao Rio Ave na mesma altura, André viria a tornar-se durante as 11 épocas seguintes, uma grande figura do "novo" Futebol Clube do Porto que se afirmaria não só em Portugal como no mundo.

Jogador do meio campo distinguia-se pela sua generosidade na entrega ao jogo, com respeito de companheiros e o temor dos adversários, sempre com um espírito guerreiro que lhe advinha da suas origens como pescador e um estilo impetuoso mas sem maldade. Embora transmitisse a imagem de um "carregador de piano", André impôs-se na equipa como um jogador polivalente interpretando de uma forma fiel e com grande rigor todas as ordens do treinador. Lembro-me de o ver jogar várias vezes como defesa central (apesar de medir pouco mais de 1,70m), em todas as posições do meio campo e até como avançado.

Não sendo um tecnicista, tinha bons pés e, acima de tudo, uma vontade férrea de fazer as coisas bem feitas. Era um jogador "à Porto", um verdadeiro Dragão dentro do campo e que contagiava a equipa com o seu espírito indomável. Fez o seu último jogo contra o Tirsense na derradeira jornada de 94/95 (o primeiro do Penta) com quase 38 anos. Participou activamente nas brilhantes conquistas europeias de Viena, Tóquio e Supertaça Europeia e, além disso, conquistou ainda 7 títulos nacionais, 3 Taças de Portugal e 4 Supertaças. Participou em 253 jogos com a camisola azul e branca tendo apontado 23 golos. Foi ainda internacional "A" em 19 ocasiões tendo participado no Mundial de 1986, no México.

Como treinador adjunto esteve na conquista do "Penta" com Fernando Santos e nas grandes conquistas europeias do Porto de José Mourinho. Ainda hoje permanece ligado ao Porto.

Um grande DRAGÃO!

28 maio, 2010

Vida nova… Novas caras!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O título, deste post, bem que podia assentar numa próxima novela de um dos nossos canais generalistas, que de abrangentes têm pouco preferindo antes dar ênfase, sempre, ao que é (e lhes dá) capital!

E por falar em novela, segundo o dicionário português, tal palavra diz-se ser “uma história, um drama, com comédia, com situações reais, ou não, vividas por actores e que distraem a atenção dos telespectadores, um modo delicioso de conhecer cidades, países, crenças, costumes e outros sem sair de casa. A novela pode levantar polémica quando cria uma situação de realidade principalmente sobre o preconceito em geral tratado por muitos como um tabu”.

Ora nem mais, o futebol é cada vez mais isto mesmo e assenta aqui que nem uma luva; é normalmente nesta altura do ano, que muitas se iniciam e que outras caminham para os seus grandes finais, uns mais que esperados, outros tudo menos aquilo que se esperava!

Por estes dias, de entre as várias que temos à nossa disposição, podemos fazer um zapping e deixarmo-nos ficar pelos dias de calor que fazem suar em bica e fazem os jogadores da nossa selecção deixar “tudo” em campo, em jogos de nos preparar para o que vai ser o Mundial, ou então brindarem-nos, em plena crise, com os seus “Incríveis” imóveis e “acessíveis” automóveis de fim-de-semana.

Se tal novela não nos aprouver, podemos sempre dar um salto a terra de nuetros ermanos e acompanhar, a recente de, “L'especial Un” em terras madrilenas e saber como vai ser o seu novo amor e que ódio, agora, destila a um antigo amor já esquecido.

Mas se a escolha recai no que é nacional, a fartura e a qualidade aqui é sempre muita, estando desde logo à cabeça se do plantel da equipa encornada já saíram as tias marias e os toca (só)violas pelo valor que, certamente, cobrirá o défice do país ou se o poço de petróleo ainda não secou.

Para os lados do Porto, a novela é outra, sendo o mistério, absurdo, a linha orientadora da mesma. Com ano e meio de atraso quase, ficou-se a saber que a saída de Jesualdo era iminente e um dado corrente, mas como bons portugueses que somos gostamos de enredo, como tal a prioridade, segundo seguindo o argumento, foi ir de férias para o estrangeiro com companhia embelezada e dar almoços na Assembleia, deixando o espectador de nervos em franja e a equipa de líder desCalçada.

De novela em novela, cada um consome a quer, o calceteiro só apetecer dizer que das “cenas dos próximos capítulos” já andamos todos fartos.

Ps: Seria bom, que este novo Porto, define-se e desse a conhecer, sem mistérios exagerados pautados por silêncios ensurdecedores, os objectivos concretos da próxima época, com quem deve, precisa e quer ficar e ir para o mercado à procura de quem nos ponha de novo no 1º lugar.

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

A época ainda não acabou...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Em vez de andarem já preocupados com a famosa “silly season”, período em que já entrámos e provoca algumas dores de cabeça, vamos continuar a apoiar as várias equipas do FC Porto que ainda estão em competição e procuram alcançar os seus objectivos, juntamente com os verdadeiros que os acompanharam ao longo de todo o ano. Isso é que é o mais importante, e deixar o tradicional folclore que nos atormenta todos os anos por esta altura, para quem o quer consumir.

O futebol terminou e a comunicação social já projecta a nova temporada. Enquanto isso, nós dedicámos inteiramente mais um fim-de-semana a torcer pelas nossas equipas de hóquei em patins e andebol (que já conquistaram os respectivos campeonatos), de basquetebol e também das nossas camadas jovens!

Pela primeira vez desde a inauguração do Dragão Caixa, em Abril de 2009, as três modalidades ditas amadoras jogaram em casa no mesmo fim-de-semana.

Sexta-feira à noite recebemos a Ovarense em basquetebol. Depois de duas vitórias em Ovar (numa delas estivemos presentes), tínhamos tudo na mão para carimbar o acesso à final do campeonato. E assim aconteceu. Seguramente mais de meia casa no “Dragãozinho”, ajudou a equipa a ganhar pela terceira vez consecutiva aos vareiros, que trouxeram ainda algumas dezenas de adeptos ao Porto. Para a história ficam os 3-0 aplicados pela nossa equipa e o cântico, iniciado por nós e entoado por todo o pavilhão: “O Mário Leite vai de férias, oh ohoh ohoh!”, tamanha era a azia demonstrada pelo técnico da equipa visitante. “Nós só queremos o Porto Campeão!”, gritávamos no final do encontro. Estamos na final do campeonato, onde defrontaremos os lampiões! Até os comemos, carago!!

Termina um e começamos logo a pensar no próximo. Sábado, o dia da consagração dos campeões! Logo pela manhã, dois elementos do nosso grupo fabuloso decidiram juntar-se para fazer duas faixas que seriam erguidas nos jogos da tarde, tanto no hóquei como de seguida no andebol. Obrigado pela vossa dedicação e disponibilidade!

Às 15h entravam no ringue os EneaCampeões, saudados por um pavilhão com as mesmas caras de sempre. No sector 4 lia-se bem alto “Nós acreditamos”, tentando desta forma encorajar e dar força aos nossos jogadores que jogam este fim-de-semana em Itália a “final six” da Liga Europeia. O jogo com a Ac. Espinho (trouxe vários adeptos e alguns inclusive cantavam na bancada central!) não foi nada fácil. A volta ao marcador foi dada na segunda parte, quando a nossa supremacia veio ao de cima.

No final do jogo, hora do lanche no Dolce Vita e pouco mais de trinta minutos depois já estávamos de volta ao Dragão Caixa, onde às 17h30 principiou a partida de andebol frente ao Madeira SAD, o jogo que tínhamos em atraso. Pavilhão um pouco mais composto. À entrada da equipa madeirense, o primeiro sobressalto. Tal como tínhamos prometido, fizemos a vida negra aos dois jogadores responsáveis pelas agressões que se verificaram no final do encontro da primeira volta, na Madeira. Pensavam que não sabíamos de nada? Nós não dormimos!

Saudação aos recentes BiCampeões Nacionais, com a faixa “Obrigado Guerreiros!”. Mais um jogo em que a nossa superioridade foi clara, para gáudio dos presentes.

Mais uma tarde muito bem passada, com o grito de “Campeões, campeões!” como principal plano.

Domingo, dia de clássico no estádio do Dragão, FC Porto – lampiões, jogo a contar para a segunda jornada da fase final do campeonato de juniores. Numa tarde de temperaturas altíssimas, mais uma rumaria ao palco das emoções, para apoiar os nossos futuros craques! Como habitualmente, encontro do pessoal pelo “Porta 29”. Cerca de uma hora antes do jogo principiar, tivemos a oportunidade de conversar durante uns minutos com Ukra, que por lá se encontrava e para o ano fará parte do nosso plantel principal.

Entrámos para o estádio a cerca de trinta minutos do pontapé de saída. Um calor abrasador. A bancada nascente foi a única que foi aberta, e encheu totalmente. Praticamente 10000 espectadores, uma assistência que certamente fez corar muitos estádios portugueses, com míseras casas ao longo de todo o ano.

Ainda antes do jogo começar, já se detectava um cheiro fedorento que no meio da bancada se infiltrava. Alguns deles vestidos a rigor (é preciso ter lata!), foram mandados pelos “steward’s” para um canto da bancada. Chamem heroísmo, coragem, etc. Para mim chama-se provocação! E sorte a deles apenas terem levado com bocas durante o jogo todo.

"Super Dragões" e "Colectivo" marcaram presença neste jogo e ficaram juntos no mesmo sector.

P.S- Anteontem de manhã, desloquei-me ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, de onde partiram os EneaCampeões rumo a Itália. Fiz questão de estar presente (a faixa “Nós acreditamos” não faltou) para lhes desejar toda a sorte para este fim-de-semana europeu. Ontem seguiram viagem nove amigos, que estão lá a apoiá-los. Estou orgulhoso de vocês. Um grande abraço para todos. Estamos aqui a torcer por vós!

FORÇA MÁGICO PORTO

Um abraço Ultra.

27 maio, 2010

Prof. Jesualdo Ferreira, obrigado e boa sorte!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    26/05/2010
    Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que rescindiu, por mútuo acordo, o contrato de trabalho que liga a sociedade ao treinador da sua equipa principal de futebol, Jesualdo Ferreira. Esta rescisão produz efeitos a partir da presente data.

    O Conselho de Administração
    Porto, 26 de Maio de 2010


    Declarações de Jesualdo Ferreira

    Oficializada, por mútuo acordo, a rescisão do contrato que o ligava à FC Porto – Futebol, SAD, o treinador Jesualdo Ferreira deixou uma mensagem ao www.fcporto.pt.

    «Depois de quatro anos vividos de forma intensa, entendendo as regras de jogo em que treinadores e clubes se movimentam e tendo em atenção o facto de o FC Porto ter tido, pela primeira vez na história, o mesmo treinador durante quatro anos, concluímos, em conjunto, que seria melhor terminar a nossa ligação. Desta forma, o clube pode ter a liberdade que lhe assiste de configurar o seu futebol com ideias diferentes. A minha saída do FC Porto pautou-se pelos mesmos princípios com que entrei no clube. Poderão parecer palavras de circunstância, mas quero deixar aos adeptos do FC Porto, em primeiro lugar, o meu sentido respeito pela forma apaixonada com que os senti ao longo destes quatro anos. Tiveram uma participação decisiva em tudo o que alcançámos. Quero também expressar a gratidão pela administração e, em especial, pelo presidente. Creio que essa gratidão se notou em todos os comportamentos que tive no FC Porto. Sem poder cumprimentar pessoalmente todas as pessoas que comigo colaboraram directa ou indirectamente, quero deixar a todos um forte abraço. Em relação a todos os departamentos como comigo trabalharam no dia-a-dia, as palavras que melhor retratam são: obrigado pela competência! Finalmente, os jogadores… Durante quatro anos, partilhámos grandes alegrias e alguns, poucos, momentos infelizes. Guardo de todos o sentimento do dever profissional e do espírito de equipa que dedicaram ao FC Porto. A todos eles e àqueles dos quais não tive oportunidade de me despedir quero dizer que vou ser um treinador e uma pessoa que irá seguir as suas carreiras. Desejo-lhes a maior sorte do Mundo. Pegando nas palavras do presidente na altura da despedida, também eu sinto poder dizer que estarei sempre disponível para o FC Porto.»


    Declarações do presidente do FC Porto

    Jorge Nuno Pinto da Costa falou em exclusivo ao www.fcporto.pt acerca da rescisão amigável do contrato do treinador Jesualdo Ferreira.

    «Ao fim de quatro anos em comum, entendemos que necessitávamos de alterar o modelo do nosso futebol e propusemos ao mister Jesualdo Ferreira a troca do cargo de treinador da equipa principal pelo de director técnico de todo o futebol do FC Porto. Após uma conversa franca, todavia, fez-nos sentir que deseja treinar mais dois ou três anos, o que percebemos e aceitamos, face à paixão que sempre demonstrou pela profissão. Assim sendo, e tendo em conta o conhecimento que tem da nossa estrutura e do nosso projecto, este momento não constitui uma despedida, mas sim um “até quando quiser!”. Foi isso, de resto, que fizemos questão de lhe sublinhar.»

Efeméride. 27 de Maio de 1987!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Bayern Munique 1-2 FC Porto

27 de Maio de 1987
Taça dos Clubes Campeões Europeus 1987, final
Estádio do Prater (agora Ernst Happel), em Viena (Áustria)

árbitro: Alexis Ponnet (Bélgica).

Bayern Munique: Pfaff, Eder, Nachtweih, Pfluegler, Winklhofer, Flick (Lunde 81m) Matthaeus, Brehme, Koegl, Hoeness e Rummenigge.
Suplentes não-utilizados: Aumann, Willmer, Bayerschmidt e Kutschera.
Treinador: Udo Lattek.

FC Porto: Mlynarczyk, João Pinto, Eduardo Luís, Celso, Inácio (Frasco 65m), Jaime Magalhães, André, Sousa, Quim (Juary 45m), Futre e Madjer.
Suplentes não-utilizados: Zé Beto, Festas e Casagrande.
Treinador: Artur Jorge

Marcadores: Koegl (24m), Madjer (77m) e Juary (79m).

O Bayern de Munique era um colosso do futebol europeu. O FC Porto tinha-se mostrado, anos antes, numa outra final europeia (Taça das Taças) num jogo em que a também poderosa Juventus teve de porfiar para vencer.

Até ao momento em que se começou a desenhar a brilhante segunda parte protagonizada pelo conjunto portista, quase ninguém ousava apostar na vitória do grande FC Porto.

Com Paulo Futre endiabrado, o argelino Rabah Madjer empatou a contenda com um sublime toque de calcanhar, quando estavam decorridos 77 minutos. Apenas dois minutos volvidos, coube ao avançado brasileiro Juary (entretanto lançado na partida) desviar a bola para o fundo das redes, após um cruzamento do lado esquerdo do próprio Madjer.

O FC Porto, pela primeira vez na sua história, era Campeão Europeu!

agenda de jogos - 27Maio a 03Jun

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/




Em Portugal apenas 3 equipas lograram vencer a taça dos campeões Europeus de hóquei em patins (hoje denominada de Liga Europeia ou Euroliga): FC Porto, Barcelos e Sporting.

Dessas 3 equipas, apenas o FC Porto conseguiu erguer esse troféu mais que uma vez, em 1986 com Cristiano Pereira e em 1990 com José Fernandes na liderança técnica. O Sporting ganhou a prova em 1977 e o Barcelos em 1991, sendo que desde esse ano, nunca mais uma equipa Portuguesa logrou vencer esta prestigiada competição (quatro vitórias Lusas num total de 44 edições).

O FC Porto está presente uma vez mais na fase final da prova (este ano “final six” que se joga em Valdagno- Itália) como tem acontecido quase sempre nos últimos anos (6 vezes nos últimos 7 anos) e procura alcançar pela 3ª vez na sua história, a competição mais importante da modalidade, feito que logrou atingir, pela última vez, há exactamente 20 anos atrás (1990). Depois desse ano, já estivemos em várias finais, mas faltou sempre aquele momento de felicidade tão necessário no desporto. Na nossa caminhada até esta fase final deste ano, deixamos para trás, entre outros, o Viareggio e o Follonica.

Os Dragões nesta fase final, que se joga entre esta quinta-feira e domingo (27 a 30 Maio), têm pela frente um grupo forte, jogando com o Barcelona e o Valdagno (equipa anfitriã). Se ganharmos o grupo, jogaremos a final no domingo, pelas 16 horas de Portugal, frente ao vencedor do outro grupo (Noia, Vic ou Reus). Todos os jogos do FC Porto passam em directo na RTP2.

Uma palavra final para o PedroPorto, Sevilha e demais Amigos que acompanham a equipa a Itália neste fim de semana: Sejam felizes!

Um abraço do Lucho.

26 maio, 2010

Um sonho, nunca vem só...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Mónaco 0-3 FC Porto

Liga dos Campeões 2004, final
26 de Maio de 2004
Estádio Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)

árbitro: Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

Mónaco: Flavio Roma, Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gaël Givet (Sébastien Squillaci, 72m), Patrice Evra, Edouard Cissé (Shabani Nonda 64m), Lucas Bernardi, Akis Zikos, Ludovic Giuly (Dado Pršo 23m), Jérôme Rothen e Fernando Morientes.
Suplentes não-utilizados: Tony Sylva, Jaroslav Plašil, Emmanuel Adebayor e Hassan El-Fakiri.
Treinador: Didier Deschamps.

FC Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Costinha, Maniche, Deco (Pedro Emanuel 85m), Carlos Alberto (Alenitchev, 60m) e Derlei (Benny McCarthy 78m).
Suplentes não-utilizados: Nuno, Bosingwa, Ricardo Costa e Edgaras Jankauskas.
Treinador: José Mourinho.

Marcadores: Carlos Alberto (39m), Deco (71m) e Alenitchev (75m).

Esta, mais não é do que a prova provada de que "o sonho de muitos... é a realidade de poucos!".

Do meu lado, só tenho a agradecer «eternamente» aos jogadores e ao treinador-maravilha dessa grande equipa que foi o FC Porto por me terem proporcionado ver «ao vivo» a final de Sevilha no ano anterior e a de Gelsenkirchen no ano seguinte.

Por terem tornado possíveis os sonhos que eu nem ousava sonhar, por terem desmentido o impossível, por terem feito com que nesse dia 26 de Maio de 2004, uma vez mais, as camisolas azuis e brancas e o nome do FC Porto tenham atravessado os céus do Mundo inteiro e fossem levados pelos satélites a todas as casas do planeta onde mora um adepto deste desporto fantástico.

Nas televisões do Mundo inteiro, milhares de milhões de olhos seguiram as proezas e aprenderam os nomes de Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche, Costinha, Deco, Derlei, McCarthy e Carlos Alberto.

Não adiantava especular se jogariam exactamente aqueles onze ou um ou outro no lugar de algum deles. Se jogaríamos em 4x4x2 ou em 4x3x3, ao ataque ou na expectativa, cansados ou com força, corajosos ou com receio.

Se eu tivesse estado no lugar de Mourinho, depois de feito todo o trabalho de casa, limitar-me-ia a dizer aos jogadores: «Chegaram até aqui, o que é uma honra e uma proeza única. Agora limitem-se a ir lá para dentro e jogar o que sabem, com alegria e orgulho, sem medo nem constrangimentos. Tudo o que acontecer será inesquecível»... e não é que foi mesmo?

25 maio, 2010

4 anos de orgulho, paixão e dedicação

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


25 de Maio de 2006 - 25 de Maio de 2010

O tempo realmente voa!

Faz hoje 4 anos que "nascia um sonho"!

Esse sonho, chegava acompanhado do secreto desejo de nascimento na blogosfera, de um espaço diferente, um espaço dedicado "a todo o universo Portista"!

Hoje, e sem falsas modéstias, pensamos que o objectivo principal há muito foi já conseguido, saindo isso sim, reforçado a cada dia mais que passa, num projecto que tal como "ontem", existe apenas e tão só, para uma luta e defesa diária do bom nome e honra do nosso FC Porto.

Por isso, parabéns para todos nós, mas também para todos aqueles que ao longo destes já 4 anos de história, ajudaram a tornar este "sonho"... numa bonita realidade!

Ontem, hoje e amanhã, "quanto mais mentirem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles".

Continuamos a contar convosco para o resto desta viagem, com a certeza que também poderão continuar a contar connosco.


um enormissimo OBRIGADO ao nosso 'artista' Zinho, por este brutal bideo à BiBó PoRtO, carago!!!.



o nosso presente para todos vocês...

um wallpaper especialmente criado para o BiBó PoRtO, carago!! pelo mago na arte do photoshop, o Bruno Sousa,
a quem prestamos aqui o nosso agradecimento público pelo seu fantástico trabalho.


- para que o wallpaper possa surgir no teu ambiente de trabalho, basta clicar na imagem de forma a que esta abra no seu tamanho original, e de seguida, carregar na tecla do lado direito do rato para que apareçam várias opções, sendo uma delas para definir a imagem como fundo... et voilá, ficas logo com um ambiente de trabalho no teu pc, todo "BiBÓ PoRtO, carago!!" -



mensagens de felicitações recebidas...

    antes de tudo, MUITOS PARABÉNS! pelo Tetra Aniversário ;)

    sobre este "espaço de tertúlia azul-e-branca" o que melhor poderei afirmar é que se tornou visita diária e obrigatória nas minhas viagens pela blogosfera portista - a qual tive contacto desde Janeiro. de facto, desde esse mês que me vejo confinado ao espaço da minha casa, devido a um "imprevisto" e em que sofri uma ruptura total do tendão de Aquiles [foi um acidente anterior à mesma lesão do Beckham, pelo que foi ele que me imitou ;) ]. assim e enquanto não regresso à labuta em pleno, este vosso espaço é uma forma de contacto com o mundo exterior, principalmente com um quotidiano que me é muito querido: o do FC Porto. e os comentários aos vossos assertivos 'posts' são uma forma de me garantir que estou, por assim dizer, "vivo".

    portanto, bem hajam pelo vosso empenho, pela vossa luta diária e pela dedicação que demonstram para com um Amor comum: o FC Porto!

    os portistas ser-vos-ão gratos pelo serviço que prestais - e a prova dessa companhia indefectível será o sucesso do jantar de aniversário, no próximo dia 29.

    por último, uma "espécie de pedido especial": continuem a evidenciar (também!) os feitos das modalidades (ditas) amadoras do Clube. sois dos poucos que ainda o fazem - e não me refiro só aos jornais desportivos, mas também.

    e que venham (pelo menos) mais um Tetra, carago! ;)

    Penta1975
    Vermoim, Maia (Porto)




    Os meus parabéns a esse grandioso maquis da resistência ao totalitarismo benfiquista.

    Dois comentários:

    1. Não usem mais títulos ou escritos de insultos como SLB Merda ou outros semelhantes. Não ganhamos nada com isso. Aliás, a lengalenga "SLB, fdp" dos Super Dragões só deu importância aos ditos em jogos que não tinham nada a ver com eles, até porque estamos por cima e muito daquele clube de bairro.

    2. Influenciemos o nosso Presidente a não aceitar a final da Supertaça em nenhum estádio a Sul de Coimbra. Basta de nos fazer a nós ir ao Algarve, a Oeiras e outros. Exijamos uma final a norte e outra a sul, à vez, e não sempre a beneficiar as equipas e... os negócios do sul. Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra e outros, são estádios com qualidade.

    Abraço e parabéns.
    Joaquim Pinto da Silva

A caminho do triplete?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ganhar os campeonatos das 3 principais modalidades de pavilhão na 1ª época do Dragão Caixa a tempo inteiro, parece-me um bonito objectivo possível de obter, faltando apenas que o basquetebol cumpra a sua parte.

O campeonato de HÓQUEI já está ganho (tal como a supertaça, podendo-se ainda juntar a Liga Europeia que se joga este fim de semana); no ANDEBOL, o campeonato também já está conquistado (tal como a supertaça), enquanto no BASQUETEBOL, os Dragões acabam de eliminar a Ovarense nas meias-finais e vão agora defrontar o Benfica na final do campeonato que, em caso de vitória Portista, consumaria o tal "Triplete" (no basquetebol já ganhamos a taça de Portugal e a taça da Liga). A nação azul e branca deposita agora todas as atenções nos pupilos de Moncho Lopez.

Está a ser uma época memorável para as nossas modalidades!!!

FC Porto volta a golear perante um Madeira sem pedal para tanto ritmo!
( 1º FC PORTO-51 pts e 8 jgs; 2º Madeira-42 pts e 8 jgs; 3º ABC Braga-41 pts e 8 jgs...)


  • FC Porto, 33 - Madeira SAD, 20
A tarde era de festa (lá estive como sempre) e o andebol Portista esteve imparável uma vez mais. Um festival de defesa intensa e um contra ataque velocíssimo, dois condimentos de um andebol moderno e "de outra galáxia" para a realidade Lusa tal como admitiu Paulo Fidalgo, técnico Madeirense. Ao intervalo o FC Porto já vencia por 20-8 podendo gerir o ritmo e o cansaço dos principais elementos na 2ª metade.

Obradovic (sempre muito vitoriado pelos adeptos) deixou jogar toda a gente numa partida em que Spínola foi o melhor marcador com 8 golos, logo seguido de Tiago Rocha com 6, Ricardo Moreira com 5 e Nuno Grilo com 4. O FC Porto já (bi)campeão na jornada passada entrou em ringue com os adeptos do Tribunal a erguerem uma faixa (uma vénia aos amigos Sevilha e Pedro Porto) onde se lia "Obrigado Guerreiros!". No próximo domingo o FC Porto joga a penúltima ronda (última em casa) recebendo no Dragãozinho o Benfica pelas 17h30 (rtp2) em jogo onde estarei presente.

FC Porto já está na final do play-off e quer muito ser campeão...
(Meias finais do play-off com o FC Porto a passar à final depois de eliminar a Ovarense por 3-0)

  • FC Porto, 86 - Ovarense, 72
O treinador da Ovarense (Mário Leite) teve um comportamento indigno de um desportista ao longo de toda esta meia final do play-off. Em Ovar, no seu quintal, fez tudo o que nunca pensei ver num jogo de basquetebol e no Dragão Caixa voltou a ter um comportamento reprovável insultando os árbitros e os adeptos presentes. Devo desde já esclarecer que estive em Ovar no 1º jogo e neste último (3º) do Dragão. O FC Porto com um 3º período de muito bom nível conseguiu 19 pontos de vantagem que foi desperdiçando mas soube segurar-se nos momentos finais com o público presente a dar uma boa ajuda tal como referiu Moncho Lopez ("ambiente arrepiante" disse Moncho Lopez que saudou o tribunal de forma bem evidente nesse período). Nessa fase a Ovarense chegou aos 75-70 mas Marçal apareceu em grande segurando a vantagem e alargando-a até aos 86-72. Neste 3º jogo Stempin foi MVP com 16 pontos e 12 ressaltos, Marçal marcou 19 pontos, Terrell 13 e Hunt 12. Na final (à melhor de 4 vitórias) o FC Porto defronta o Benfica com os dois primeiros jogos na Luz, sexta e domingo pelas 21h e 17h respectivamente.

FC Porto volta às vitórias 5 dias antes de jogar a Euro-Liga em Itália...
(1º FC PORTO-64 pts e 24 jgs; 2º Viana-50 pts e 24 jgs; 3º Candelária-45 pts e 24 jgs... )

  • FC Porto, 8 - Ac. Espinho, 6
O FC Porto voltou às vitórias após duas derrotas em período de descompressão depois do eneacampeonato estar garantido. No dragão Caixa os azuis e brancos venceram a AC.Espinho por 8-6 mas tiveram de lutar imenso por tal resultado. Ao intervalo perdiamos por 1-2 e na 2ª parte estivemos a perder por 2-3. O FC Porto com Pedro Gil em grande (4 golos) mas muito bem acompanhado por Reinaldo Ventura (2), Pedro Moreira (1) e Filipe Santos (1) chegou aos 5-3, aos 7-4 mas ainda sofreu um pouco depois dos 7-6. Uma vitória justa do (enea)campeão 5 dias antes de começar a participação em Valdagno na FINAL SIX da Euroliga (o Tribunal ergueu uma faixa onde se lia "Nós acreditamos"). O FC Porto joga com o Barcelona na 5ª às 19h (rtp2) e na 6ª com o Valdagno, também às 19h Portuguesas (rtp2). A final é domingo pelas 16h Portuguesas. Votos de inteiro sucesso para os pupilos de Franklim Pais. Nós acreditamos!!!

GREGORY STEMPIN

Uma grande exibição de Stempin que foi (tal como nos dois jogos em Ovar) dessa forma o MVP da partida de sexta feira no Dragão Caixa. Stempin marcou 16 pontos e conseguiu 12 ressaltos para delícia dos quase 1600 espectadores presentes no pavilhão azul e branco. O Norte Americano dos Dragões foi uma das peças chave dos Dragões para azar da sua anterior equipa que assim saiu para férias logo aos 3-0 na eliminatória.

Saudações Portistas, Lucho.

formação: Juniores desiludem em futebol e basket...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FUTEBOL (Competições Nacionais)

    Local: Estádio do Dragão, Porto

    FC PORTO: Tiago Maia; David Bruno, Ricardo Ferreira, Abdoulaye Ba e Katalin; Renato Alves (João Amorim, 74 min.), Ricardo Dias (Cap) e Sérgio Oliveira; Christian (Filipe Barros "Pipo", 62 min.), Alexandre Freitas "Alex"(Ramón Cardenas, 78 min.) e André Claro.
    Suplentes não utilizados: Rafa, Bacar, Gilmar dos Santos e Flávio Moreno;
    Treinador: Patrick Greveraars

    SL BENFICA: Douglas Pires; Diogo Figueiras, Bakar Mirtskhulava, Roderick Miranda e Mário Rui Fágner Soares, Domingos Silveiro "Adul", Danilo Pereira (Ademir Santos, 58 min.), Lassana Camara e Rafael Costa (Ruben Pinto, 82 min.) e Evandro Brandão (Tiago Ribeiro, 88 min.);
    Suplentes não utilizados: Fábio Reis, Charles Santos, Edson Silva e Luís Martins;
    Treinador: Diamantino Miranda

    Árbitro: João Henriques (Coimbra) auxiliado por Miguel Aguilar e Luís Henriques

    Acção Disciplinar: Renato Alves (62 min.); Evandro Brandão (34 min.) e Fágner Soares (40 min.)

    Resultado ao intervalo: 2-2

    Marcadores: André Claro (12 min.) e Bakar Mirtskhulava (pb, 36 min.); Evandro Brandão (29 min.) e Rafael Costa (39 min.)

    FC Porto e Benfica empataram ontem no Estádio do Dragão e atrasaram-se relativamente ao Sporting - venceu na véspera o Guimarães - na luta pelo título. Perante quase 10 mil adeptos, as duas equipas proporcionaram uma primeira parte emotiva e com quatro golos, em completo contraste com a segunda, altura em que desapareceu o brilhantismo e sobrou apenas um acumular de erros e um cansaço difícil de esconder.

    Começou melhor o FC Porto - muito melhor - e somou três grandes oportunidades de golo antes de fazer o primeiro, ainda cedo (14'), por intermédio de Claro. O Benfica, que até esse momento se tinha limitado a ver jogar, apareceu finalmente, mas ainda precisou de algum tempo para empatar, na sequência de uma jogada desenhada por Adul e concretizada por Evandro Brandão. Tudo o que se seguiu foi equilíbrio e um jogo repartido, sem que, no entanto, se tenha chegado ao intervalo sem mais dois golos, um para cada lado: primeiro Bakar marcou na própria baliza depois de uma das muitas investidas de Katalin pelo lado esquerdo do ataque portista; depois foi a vez de o Benfica voltar a empatar na sequência de um livre superiormente apontado por Rafael Costa. Na segunda parte, somaram-se os erros das duas equipas, até porque foi apenas nos descontos que voltaram a surgir oportunidades; uma para cada lado, para não destoar no equilíbrio que marcou quase todo o encontro.


As equipas jovens do FC Porto continuam a disputar prestigiados torneios internacionais, ao lado de algumas das melhores formações jovens da Europa.

Este fim-de-semana ficou marcado pela qualificação dos sub-16 para a final do Torneio de Croix, em França (jogam esta segunda-feira a final, frente ao Brondby, às 17h) e pelo sétimo lugar dos sub-17 no holandês Eurovoetbal.

Para chegarem ao derradeiro encontro da competição francesa, os portistas eliminaram, na meia-final, os italianos da Lazio, com uma vitória por 5-1. Lima Pereira (2m e 49m), Leandro (12m e 35m, pen) e Costa (41m) foram os autores dos golos.

Quanto aos sub-17, bateram no domingo os belgas do Anderlecht, por 2-0, no encontro de atribuição dos sétimo e oitavo lugares. Alex (22m) e Catarino (48m) apontaram os tentos. Para chegarem a esta fase, os jovens portistas averbaram os seguintes resultados:

    Groningen-FC Porto, 0-0

    FC Porto-PSV, 0-1

    FC Porto-Besiktas, 3-1
    (Tozé, 27m; Alex, 48m; Lupeta, 49m)

    Rusland-FC Porto, 1-2
    (Tozé, 27m; Catarino, 43m)

    FC Porto-Hereenveen, 0-1


FUTEBOL (Competições Distritais)

A uma jornada do fim, a equipa Sub-14 do FC Porto sagrou-se campeã distrital de Iniciados.
Parabéns aos jogadores e staff técnico em especial ao Sr. Álvaro Silva.



BASQUETEBOL

Aguardava-se com muita expectativa a Final-Four de Sub-20 que se realizava este fim de semana na Póvoa.

O FC Porto naturalmente apresentava-se como um dos favoritos a vencer a prova.

No 1º jogo, frente ao rival Benfica, num jogo muito equilibrado o FC Porto não foi feliz e saiu derrotado por apenas 1 ponto de diferença.

No entanto a resposta foi demolidora. No dia seguinte e frente ao CD Póvoa, contra todas as previsões os jovens azuis e brancos cilindraram a equipa da casa por 52 pontos de diferença. Um resultado surpreendente, até porque no dia anterior o CD Povoa tinha vencido o actual campeão Barreirense.

No ultimo dia, FC Porto e Barreirense defrontava-se num jogo que poderia decidir o título.

Ao melhor começo dos portistas (25-24), respondeu o Barreirense até ao intervalo (43-41), mas sem que nenhum dos dois conjuntos conseguisse um domínio claro durante o decorrer da partida.

Na etapa complementar tornou-se mais evidente a supremacia dos barreirenses que, com um parcial de 19-12 no 3º período, aumentaram a diferença à entrada do derradeiro quarto da partida (62-53).

Até final, os portistas não foram capazes de dar a volta ao resultado, acabando por derrotados nos últimos 10 minutos do encontro (19-17).

Os jogos realizados neste fim-de-semana no Pavilhão Desp. Municipal da Póvoa de Varzim proporcionaram os seguintes resultados:

Restantes resultados da formação:



HÓQUEI EM PATINS



Um abraço e até para a semana..
PedroPorto