28 abril, 2011

SIMPLY THE BEST

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Esta semana não vos vou chatear com temas da nossa actualidade, nem com o drama psico-depressivo dos lampiões. Não vos vou falar da tremenda vitória no estádio sem luz que protagonizamos há uma semana, nem da tremideira que foi a vitória menstruada na taça lucílio baptista, e ainda menos dos recorrentes ataques que têm sido alvo as nossas casa (Sintra, Cacém, Coimbra, Alemanha) ou até as nossas escolas de miúdos... sim, os centros Dragon Force são escolas de miúdos, alguns deles nem portistas são, mas nem isso impediu que certos desequilibrados atacassem as nossas instalações em braga e lisboa.

Não que todos os temas atrás enumerados não merecessem um comentário mais detalhado. Mas o que é facto é que a menos de 24h de jogarmos uma meia-final de uma competição europeia, as nossas mentes já só pensam nesses 90 minutos que podem em muito ajudar a concretizar o sonho de Dublin.

Pela frente teremos um conjunto espanhol muito complicado e não uma banda filarmónica como alguma comunicação social centralista pretende transmitir.
Quem tem Cazorla, Nilmar e especialmente Rossi na equipa, tem forçosamente muita qualidade. E para quem os acusa de ser um clube sem passado, recordo apenas que ainda recentemente estiveram numa meia-final da champions, para além de terem deixado pelo caminho numa fase de grupos esse colosso europeu designado 5LB.
Perante isto, todas as cautelas são poucas, todos os cuidados são necessários, pois a mínima desatenção pode significar “a morte do artista” e todos sabemos o que um golo fora por vezes pode significar.

Mas se é verdade que temos pela frente um adversário forte, não é menos verdade que eles estarão bem mais receosos do que nós. O que é facto, é que calhou-lhes “a fava”, pois não há qualquer espécie de dúvida que no presente momento somos das equipas mais fortes e confiantes da Europa.

Acompanhei de muito próximo as nossas campanhas vitoriosas quer na Taça UEFA quer na Liga dos Campeões no tempo de Mourinho, e não me recordo de ver tanta qualidade de jogo, tanto talento à solta, tanta confiança, tanta superioridade. Este Porto está tremendo!

Helton insiste em fazer a melhor época com a nossa camisola.
Sapunaru cala todos (eu incluído) que o criticaram, conseguindo com uma garra invulgar, superar algumas limitações.
Álvaro Pereira corre 90 minutos, cruza com imensa qualidade e dá uma enorme profundidade ao lado esquerdo.
Rolando afirma-se cada vez mais, mantendo a sobriedade típica dos grandes centrais.
Otamendi mantêm-se imperial na antecipação e rapidez de corte.
Fernando voltou a ser “O Polvo”, efectuando cortes impossíveis, recuperações impensáveis, iniciando contra-ataques em superioridade.
João Moutinho é já o maestro, pautando todo o jogo ofensivo, recuperando e equilibrando a equipa defensivamente.
Guarin tem dado a força, energia e tiro exterior que qualquer equipa precisa.
Hulk destrói fisicamente qualquer defesa, com arrancadas que apesar de nem sempre terem sucesso, criam um desgaste tremendo no adversário.
Falcao assume-se como um dos melhores pontas de lança do futebol europeu, com um jogo de cabeça absolutamente notável.
Varela recupera gradualmente índices físicos que potencializam o seu “um para um”.

Se a este previsível 11 inicial juntarmos os ausentes Fucile e Belluschi, bem como, entre outros, a qualidade de passe de Ruben Micael, a magia e velocidade de James Rodriguez, a persistência e profissionalismo de Cristian Rodriguez, o que mais poderemos pedir? É ópera senhores...

Mas podemos... ainda podemos pedir mais qualquer coisa: pedir um Mister tão portista como nós, um homem que saiba motivar as tropas, que lhes saiba fazer sentir o que é o Futebol Clube do Porto, e que simultaneamente seja um conhecedor do futebol... sim, podemos pedir André Villas-Boas.

É pois num misto de confiança inabalável na minha equipa, mas simultaneamente de cautelas perante o valor do adversário, que encaro o longo dia de trabalho que terei nesta 5.ª feira e que culminará em mais uma grande noite europeia no nosso magnífico estádio do Dragão.
Espero que o público corresponda e que apoie incessantemente a equipa.
Que saiba tolerar eventuais momentos menos bons.
Mas que essencialmente mostre o amor ao clube e o respeito necessário por tudo o que o grupo de trabalho tem feito.

Estar na final da Liga Europa é um sonho que nenhum de nós quer abdicar.
Vencer esta competição é já algo que nos ocupa a mente.

Eu não quero pedir mais, muito menos exigir.
Se no início da época me dissessem que em 27 jogos para o campeonato ganharia 25 e empataria apenas 2; que em 7 jogos fora nas competições europeias iria ter 7 vitórias; que iria ganhar 2-5 num jogo fora num quartos de final de uma competição europeia; que nessa mesma época ganharia 4 jogos em 5 possíveis ao 5LB; que lhes “espetaria” 5 morangos; que festejaria o título em casa deles; que “viraria” as meias finais da taça de Portugal em casa deles depois de perder 0-2 em casa... bom, se me dissessem tudo isto, eu não tinha “lata” para pedir mais nada.
Mas eu sou portista... e um portista por amar o seu clube, corre o risco de o ver superar todas as expectativas.

São já muitos os kms percorridos este ano (só na Europa já foram 6 jogos), muitas horas mal dormidas e refeições mal feitas, muitos dias de férias gastos e muitos euros que ficaram pelo caminho. Muitas horas a andar de carro e de avião. São igualmente já algumas as lágrimas soltas pela emoção das vitórias..... mas porra, deixem-me sonhar um pouco mais..... e eu sei que posso pois sou portista, porque amo o meu clube e porque sem ti não sei viver.

Deixo-vos com aquilo que quero ouvir em Dublin....



CARREGA PORTO... OBRIGADO POR TUDO!!!!!

6 comentários:

  1. Norte, desde ontem, estou de acordo, já conseguimos tanto que se as coisas correrem mal e acredito que não vão correr, não podemos ter memória curta e colocar tudo em causa.
    Esta época vai ficar sempre na minha cabeça, independentemente de tudo que acontecer até 22 de Maio.
    Espero um Dragão cheio de entusiasmo e apoiar sem desfacelimento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente os melhores, esta época como diz o Vila Pouca, já é no presente INESQUECÍVEL.

    PS- Grande equipa tb temos no andebol, 28-18 aos lampiões!!!!

    ResponderEliminar
  3. Também já estou muito feliz e agradecido pelas conquistas recentes e pela época que estamos a fazer, mas não deixa de ser verdade que podemos acrescentar mais 2 troféus ao nosso Palmarés e só pode fazer isto quem lá está como é o caso do FC Porto.

    Por isso o sonho comanda a vida, como tudo há barreiras a ultrapassar e dificuldades para superar, sempre enfrentado de frente as adversidades como é habito do nosso clube e com muita vontade de vencer tudo e a todos.

    Um época aos Comandos do nosso André com futebol de encher o olho, com jogadores renascidos das cinzas, com marcos históricos a serem levantados somos Campeões Nacionais, Vencemos a Supertaça, podemos acabar o campeonato sem derrotas, podemos juntar a Taça de Portugal e a Liga Europa.

    Já é um época de sonho, mas eu queria era mesmo ter uma época memorável, daquelas que daqui a 30 anos contarei aos meus netos, como foi viver estes momentos ao Vivo e a cores.

    André Simply the Best. Obrigado Fc Porto por estas alegrias que deste e por me fazeres sonhar que nos dias de hoje tornou-se quase impossível.

    Norte grande post, um Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite!

    Absolutamente fabuloso o que esta equipa e este treinador estão a fazer...

    Obrigado Porto

    Abraço

    http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. uma época, se calhar contra todas as nossas melhores expectativas, para mais tarde recordar... e não mais esquecer!!!

    ResponderEliminar
  6. Está fantástico o teu post, estou contigo em tudo o que escreves-te!:))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar