28 janeiro, 2016

CARTA ABERTA A PINTO DA COSTA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Senhor Presidente do meu Amado Clube,
Antes de mais, deixe-me dizer que é com enorme alegria que o ouvi dizer que está impecável em termos de saúde. Mais do que uma alegria, é um sossego e um descanso pois o Senhor faz parte da família de todos nós, se calhar, até mais do que muitos que têm o nosso sangue.
O Senhor há-de ser sempre e para sempre, a figura mais importante deste clube. Pode vir a existir, e esperemos que sim, alguém que conquiste tantos títulos, mas jamais alguém fará o trabalho feito por si de mudança de mentalidade, ambição e identidade.

Serve este introito para lhe dizer que não sou nem estou contra si, mas não me revejo no seu comportamento atual, na sua postura diária, e ainda menos, na sua última aparição pública, qual D. Sebastião aparecido do meio do nevoeiro, pois de facto, para o ouvirmos ou ouvirmos alguém do nosso clube falar publicamente, é mesmo preciso um esforço hercúleo.

Recentemente, passamos um processo de mudança de treinador, o qual parece ser a resolução para todos os males latentes deste clube... mas, não é! E se prova fosse precisa, tivemos o jogo com o Marítimo para o comprovar à descarada. Podemos mudar de treinador, de jogadores, de estádio, de relvado ou até mesmo de adeptos, mas se não mudarmos a postura, de nada vale.
Sublinho 2 aspetos do passado domingo: dentro de campo, os jogadores insulares pressionaram o árbitro, correram atrás dele, protestaram decisões... chegaram ao cúmulo de correr desenfreadamente atrás do lampião de Fafe aquando do escandaloso primeiro penalti sobre Maxi. Por outro lado, os passarinhos que envergaram o manto sagrado, não demonstraram a mesma postura guerreira, a mesma ambição e o mesmo comprometimento com a vitória. Tudo foi encarado com naturalidade, sem uma reação veemente, sem protestos, pressões ou exigências. Jorge Ferreira fez o que quis! Mas, confesso que até me custa falar dos jogadores quando estes têm o péssimo exemplo de cima.
É que fora do campo, depois de uma arbitragem escandalosa protagonizada por aquele que hoje em dia é o mais perfeito reflexo do que é o controlo da máquina benfiquista, nada se ouviu. Ninguém apontou o dedo ao árbitro ou questionou qual a nota que vai receber. Isto, perante alguém que deveria ser um alvo a abater pelo nosso clube. Portanto, repito-lhe: pode mudar o que quiser, porque isso é mudança para pipoqueiro ver! Se o Senhor não mudar, então, tudo isto, vale ZERO!
De que vale falar numa entrevista sobre as classificações dos árbitros, se na primeira oportunidade volta ao silêncio? De que vale falar em Ferreira Nunes, se depois não são questionadas as notas de árbitros como Jorge Ferreira? E elogiar Duarte Gomes apenas com medo das suas futuras funções na FPF?

E já que falamos do que o Senhor disse, deixe-me ser eu a dizer-lhe que a sua entrevista da passada quinta-feira foi mesmo para pipoqueiro aplaudir.
Pode, por favor, dizer-me qual a diferença entre um suposto candidato apoiado pelo Lixo da Manhã ou uma direção que convida os diretores d'a Bola e do Record para os Dragões de Ouro? Não me diga que o Grupo Cofina é bom?! É que se é, esperemos que nenhum elemento do Conselho de Administração desse Grupo esteja um dia destes no Porto Canal apenas por ser amigo de alguns!
Já quanto à sua esposa, óh Senhor Presidente, mas quer-nos fazer acreditar que ninguém sabia de nada e que ela tomou essa iniciativa sozinha por se ter “doído” pelos amigos da SAD? Por favor... se há característica que ela tem mantido sempre é a discrição! Gostava de saber quem foi o iluminado que se lembrou de a pôr a fazer esse ridículo papel. Até porque, se aquilo que diz é verdade, então o Senhor está a cometer um erro que eu pensei não voltasse a acontecer: ainda não aprendeu com carolina salgado a não intrometer as suas mulheres na vida do Clube? Senhor Presidente, esse erro já teve custos demasiado grandes para que seja repetido!

Sobre Lopetegui, afinal tudo era culpa do espanhol, e o Senhor até sentia que os assobios dos adeptos eram porque estes percebiam que os jogadores estavam a jogar num sistema contrariados. Mas não foi o Senhor que disse no dia 20-12-2015 no final do FC Porto-Académica que “Lopetegui não está aqui para ser simpático” e “O treinador é contestado desde o primeiro dia como foram todos os outros” e “O treinador tem uma filosofia que acho correta: é preferível que critiquem o treinador e deixem os jogadores jogar”??? Então, sabia que os assobios eram para o sistema de jogo, o Senhor não gostava do que a equipa fazia, e ainda assim nada fez??? O Senhor na chegada de Alvalade desculpou o treinador porque não tinha sido este a deixar Slimani saltar sozinho e falhar os golos isolados de Aboubakar, e agora, diz que os jogadores estavam contrariados??? O Senhor diz que não gostava do que via, mas só o decidiu despedir porque este lhe disse que com ele resolvia tudo em 2 segundos, e porque os adeptos apoiaram a equipa no jogo com o Rio Ave ao invés de contestarem??? Mas isto é decidido por birras e por não querer ceder, ou por convicções perante decisões incontornáveis???
Então, o Senhor acha que um seu empregado deixa um Ferrari na garagem e não o questiona??? Sabe Presidente, como eu já cá ando há algum tempo, escrevi AQUI em 18-12-2015 o que se passava, dizendo que o que estavam a fazer era deixar que Lopetegui “implodisse” para depois dizerem que a culpa era toda dele! Infelizmente, o tempo deu-me razão...

O Senhor conseguiu dizer que Suk veio para o FC Porto por causa de Lopetegui... fantástico! O basco foi despedido a 07-01-2016 (quinta-feira), Suk viaja para o Porto e dá entrada no Hotel AC Porto no dia 10-01-2016 (domingo). Só é apresentado dia 14-10-2016 (quinta-feira), ou seja, uma semana depois de Lopetegui ser despedido e 4 dias depois de já estar no Porto, e quer-nos fazer acreditar que ficou com Suk nos braços?!? Por favor!!! Porque esteve 4 dias no Hotel sem assinar e sem treinar no Olival?

Sobre Peseiro, não vou dizer se foi primeira, segunda ou terceira escolha... não sei, não estava na sua cabeça, não assisti a telefonemas, portanto, não posso fazer juízos de valor. Mas, sobre Sérgio Conceição, para não ocupar muito espaço, remeto a verdade para o que Rui “Caracoletas” Santos disse no seu programa Tempo Extra da passada terça-feira. Não acrescento mais nada! Não façam de nós parolos e questionem-se como pode este artista saber tão detalhadamente a verdade... quem lhe passou informações?

E sobre Antero e Alexandre.... óh Senhor Presidente, mas foram falar nisso para quê? Para nos atirarem areia para os olhos? Não abordavam o tema e pronto! Agora, vir dizer que não tem nada a ver, que não há guerra, que cada um ocupa o seu lugar, que Alexandre até só tem um jogador nos juniores... óh Presidente... não havia necessidade! Pode por favor explicar a que se deve então o valor de comissionamento pago à empresa do seu filho conforme consta no relatório e contas? Não me diga que é tudo referente a um jogador do juniores, pois aí a coisa fica muitíssimo mais grave! Nós sabemos como elas se fazem, e é óbvio que Alexandre não tem jogadores seus no clube. Mas, e quem tem intermediado negócios? Quem se apresenta aos clubes onde interessa algum jogador, como o representante da FC Porto SAD? Presidente... todos sabemos como elas se fazem!
O Senhor é o patrão e não se pode demitir dessas funções. Portanto, tem que dar um murro na mesa e dizer basta à pouca vergonha que reina no FC Porto protagonizada por esses dois senhores. Não vou dizer quem tem ou deixa de ter razão, porque não sou juiz, apesar de não conseguir compreender o porquê do amigo do Veiga ter reaparecido. Mas, é ESCANDALOSO pensar que um jogador ou treinador pode ser escolhido ou barrado em função de quem o traz, e esse é que é o grande problema. Se um qualquer elemento é de qualidade, eu quero lá saber se quem o trouxe foi o Alexandre, o Antero ou o Teodoro Fonseca? E pior, é ter cada um a apresentar uma solução para algo, e escolher uma terceira solução só para não se fazer a vontade a nenhum. BASTA!!!

Senhor Presidente, termino dizendo que terá sempre o meu apoio enquanto presidente do meu clube. Não espero de si a mesma vitalidade de outros tempos. Mas espero de si a mesma assertividade de sempre. Não acredito que queira estar na presidência em função do que fez no passado, mas sim, por aquilo que pode fazer no presente e no futuro. Apelo por isso a que mude a sua postura e deixe vir ao de cima as suas melhores características: a capacidade de liderança, de mobilização e de união. É isso que precisamos, é isso que queremos. Mude isso por favor... ou então, mude-se a bem do seu e nosso amado clube!

47 comentários:

  1. Grande,grande texto!
    Revejo-me a 100% neste texto. Parabéns.
    Mas atenção: era melhor mandar-lhe este texto por carta. O homem não liga aos blogs....
    Abraço azul e branco

    ResponderEliminar
  2. José Costa28 janeiro, 2016

    Caro companheiro,dou-lhe os parabéns por este excelente texto,já chega de "erros" interesses cruzados. Todos sabemos que em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão, mas nós temos é farinha a mais e não temos padeiros temos é distribuidores de farinha.Quando se ganha até se pode estragar que não há problema agora quando não se ganha começam a surgir os podres e é preciso expurga-los, ainda mantenho confiança no Presidente mas já não vejo a ousadia de outros tempos em que "encendiava-mos Lisboa.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais nem menos, está aqui tudo e muito bem explicado.
    Revejo-me em tudo e o Presidente agora tem a palavra, basta!

    ResponderEliminar
  4. Apelo aos portistas de alma e coração e, já agora, que conseguem pensar friamente apesar da paixão clubista, que partilhem este texto.

    ResponderEliminar
  5. o texto esta bom, algumas alfinetada no entanto sao mais opinioes do que factos e valem o que valem. Penso eu de que a sad e os seus elementos estao nesta altura ja muito atentos aquilo que os socios e adeptos vao questionando porque o movimento tende a aumentar, alias aquilo so se aguenta enquanto PC la estiver. O porto sempre comunicou mal, alias a cidade comunica mal e ate teve um pres da camara que fazia tudo para ir para lisboa como foi, portanto tem tambem muito a ver com a mentalidade dos portistas cidadaos e nao so adeptos do fcporto. O porto comunicara sempre mal exceto se tiver alguem tipo PC que sozinho promovia o clube contra tudo e todos , so que as batalhas vao desgastando e aquela promovida por rui rio foi muito nefasta.

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me em tudo o que o meu amigo escreveu e só espero que esta carta chegue ao conhecimento do nosso Presidente. Estou certo que a maioria dos sócios e simpatizantes do nosso clube também pensam da mesma maneira e se não houver mudanças, por muito que nos custe, até por tudo que o nosso Presidente nos deu, então estará de facto na hora de abandonar e deixar que venha quem puder fazer melhor. Saudações dragonianas.

    ResponderEliminar
  7. simplesmente fantastico,parabens.

    ResponderEliminar
  8. Sou sócio há 42 anos e o meu amor ao clube fala bem mais alto que o meu respeito, reconhecimento, gratidão e devoção a Pinto da Costa. O Futebol Clube do Porto é Presente. É Futuro. O Passado fica no Museu.

    Parabéns pelo texto, que subscrevo na íntegra.

    Abraço

    ResponderEliminar


  9. @ Norte

    infelizmente para todos nós, a dura Realidade.
    dou-te os parabéns pelo texto - o qual deveria chegar à Cúpula pela via tradicional (carta registada, com aviso de recepção), dado que não lê blogues nem é atenta às redes sociais -, mas antes não o fizesse. seria um sinal de que nada disto se estava a passar com o nosso Amor comum...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  10. Grande texto muitas verdades e sobretudo questoes duvidosas k ficam a pairar no ar e indicam k o nosso Grande presidente ..passou de Mandante para pau mandado desculpem mas è a minha humilde opiniao nao lhe tiro o valor por tudo o k fez ..mas vejo o futuro muito negro se nao ouver decisoes drasticas ... mas por favor revejam esta sad..e o grande Cancro Antero Henrique nao tem ADN Do Dragao .. por isso Rua e ja agora a nodoa do seu filho k base k atè mete nojo ..

    ResponderEliminar
  11. Sócio há 59 anos, lamento estar a reviver os anos 60 e 70 do século passado. O fim da história era sempre o mesmo: 3 titulos para SLB e 1 titulo para SCP. Parecia que estava escrito! Depois chegaram 2 homens que revolucionaram o futebol do nosso clube: PC e Pedroto. E por onde começara? Fecharam o Dept. Futebol e as decisões eram tomadas por um número restrito de responsáveis. Ganhámos 2 titulos e fomos espoliados do 3º (António Espanhol, António Garrido, o "chinês", Manaca...)e de 2 Taças de Portugal. Em 1980 após a final da Taça a carrinha do FCP foi vilmente assaltada pelos adeptos de SLB e do SCP que se tinham coligado, enquanto na tribuna o presidente Américo de Sá convivia alegremente com a mourama. Resultado: rebelião do dept. futebol, saida de PC e de Pedroto e de alguns jogadores... derrotas atrás de derrotas! Até que os 2 regressaram, agora com PC como Presidente e deu-se a cavalgada que todos nós, Portistas, tanto ansiavamos. Titulos atrás de titulos, presença forte nos campos e fora deles, um líder e alguns seguidores que tinham como único objectivo ganhar contra tudo e contra todos. Até que apareceram as SAD e aquilo que parece é que o importante é fazer circular dinheiro. As vitórias e os títulos parecem ter ficado para 2º plano. Custa-me muito ver o clube arrastado pela lama pelos nossos inimigos (sim, são inimigos, não são adversários, porque vale tudo para nos abaterem). E nós não temos quem nos defenda. O texto do Norte expressa aquilo que vai na alma da maior parte dos verdadeiros PORTISTAS. Espero que PC abra os olhos para o que se está a passar e, se achar que já não tem capacidade para se opor aos interesses de empresários e directores, será melhor repensar a sua recandidatura a Presidente. Nunca pensei vir a expressar estes sentimentos, mas enoja-me ver uma pessoa que não teve pejo em denegrir o clube e trabalhar para o SLB, esteja agora em posição de relevo e se intrometa na gestão do nosso clube.
    Saudações portistas
    Sckit

    ResponderEliminar
  12. Mais palavras para quê?
    Esperem pela censura.

    Eu não diria melhor.

    ResponderEliminar
  13. Na mouche.
    Pena que se tenha chegado a este ponto.

    ResponderEliminar
  14. A soluçao está nos sócios e adeptos. A soluçao é muito simples. Aqueles que querem melhor para o nosso clube, é nao ir ao estádio. Só quando isso acontecer é que esta palhaçada terminará. E no dia das próximas eleiçoes, espero ver Fernando Gomes concorrer e ocupar o lugar de lider do seu clube. Seu clube que um dia o traiu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em resposta a este comentário só digo que Fernando Gomes também é um pau mandado.

      Eliminar
  15. Grande texto que subscrevo integralmente.Como o Presidente é demasiado importante para ler o que por aqui se escreve é mandar o texto em carta registada e com aviso de recepção, é se forem preciso assinaturas de sócios a apoiar o que foi escrito pode desde já contra com a minha. O Porto é imortal e PC infelizmente não é embora se julgue. Não estrague tudo aquilo que construiu e saía antes que passe a ser lembrado por aquele que nos tirou tudo o que nos deu.

    ResponderEliminar
  16. Ilustre anónimo, congratulo-me pela perfeição e amplitude com que nos descreve o momento por que passa o nosso clube.
    Permita-me, apenas, colocar uma questão que tão grande impacto provocou na mudança de comportamentos na gestão do FCP e de todos os clubes desportivos. Antigamente, um jogador era contratado pela sua valia e, quando não correspondia ao mesmo nível que aqueles que envergavam, com amor, a mesma camisola, tinha as malas à porta ou ia para a bancada domingo após domingo até que se cansasse e abalasse. Agora, esse mesmo jogador e um activo financeiro, património de uma sociedade anónima cujo objectivo é alcançar lucros e não títulos. SAD,s que albergam uma quantidade de iluminados financeiros, principescamente pagos, para gerirem esses activos. Muito diferente do FCP, clube desportivo, de João Pinto, Rodolfo, André e tantos outros, que sentiam o "peso" da camisola do clube que representavam. E isto, por muito que nos custe, não tem retorno. É comprar barato, vender caro para atrair investidores.

    ResponderEliminar
  17. 1000000% de Acordo, acho que qualquer adepto consciente é o que pensa neste momento.

    ResponderEliminar
  18. gaspar fernandes28 janeiro, 2016

    Infelizmente tenho D concordar consigo,aquele reparo k faz ao caracoletas k eu também ouvi a meio da semana é D bradar aos céus como é k um pacóvio daqueles fala com tanta afirmação de um assunto que só a nós diz respeito, não aprecio o local de onde o Baía faz as declarações de contestação a sad, mas dou lhe razão no k diz respeito a cultura Porto, já era!!!Um Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Estou plenamente de acordo e subscrevo na integra.!

    ResponderEliminar
  20. Completamente de acordo com este bom texto. Assertivo, respeitoso e até tolerante, se tivermos em conta, até onde foi permitido que o clube chegasse.
    Esperar uma reacção a este texto, como diria o nosso presidente, podemos esperar sentados. Sentados não. DEITADOS.
    Só vejo uma forma de agitar as consciências. Divulgar de forma guerreira e militante este texto e desafiar sócios e adeptos a não marcarem presença no próximo jogo em casa.
    Sou demasiado Portista para continuar a assistir à miséria das nossas exibições, à humilhação perpetrada pelos chamados "Árbitros" e sou incapaz de vaiar, insultar ou participar em manifestações folclóricas de "pañuelos".

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não comparecer aos jogos?? Por acaso já ouviram falar em assembleias Gerais?

      Eliminar

  21. Boa missiva, parabéns.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor


    ResponderEliminar
  22. Concordo em absoluto..nunca é tarde demais para mudar..apesar de alguns males estarem já extremamente enraizados..acho sobretudo que é mesmo preciso começar por cima, tocar a reunir, eliminar interesses e interesseiros, escolher os melhores e o melhor para o clube, e sobretudo definir uma estratégia, para que todos saibam como e para onde devemos remar..é necessário recuperar o dirigente à Porto para que possamos ter jogadores à Porto..

    ResponderEliminar
  23. Pena é que somos poucos os que pensamos assim. Acho que a maior parte dos adeptos gosta mais do Presidente do que do próprio clube e este facto impede-os de ver este assunto com suficiente lucidez. Este era um problema que se advinhava dado que o Presidente gere o clube como se de uma coutada sua se tratasse e nao preparou a sua sucessao com antecedência. Está mais que visto que o Presidente já nao manda nada, o desgoverno é total e os resultados estao à vista de todos.........De todos menos dos cegos do regime. Agora se começa a perceber porque é que os administradores Dr.Fernando Gomes e Angelino Ferreira deixaram a sad de um dia para o outro. Lembro-me que se comentou nao estarem de acordo com agestao do Presidente e da sad mas claro os bons resultados da sad tudo abafavam. Um clube de topo europeu como é o F.C.Porto nao pode nem deve ser gerido de esta fora. Twempos dificeis se avizinham.Oxalá esteja enganado.

    ResponderEliminar
  24. Pela parte que me toca, a minha ausência no Dragão vai para 11 anos diz tudo, mas se não chega, talvez os meus amigos mais próximos confirmem o porquê sou um severo crítico da política no nosso Porto encetada por Pinto da Costa após a criação da SAD.

    ResponderEliminar
  25. (...)em função de quem o trás.(...).
    Neste caso escreve-se traz, de trazer.

    ResponderEliminar
  26. Bom texto, mais nada para acrescentar, vou fazer 25 anos como sócia desta grande instituição, 27 anos que vivo em Portugal e posso dizer que sou sócia desde pequenina. No passado Domingo sai do estádio triste,neste ultimo jogo....palavras para quê. Posso dizer que num jogo Porto-Estoril sai de lá a chorar, mas continuo a apoiar...agora com menos entusiasmos pois o meu amor por este clube é muito grande, acho que como sócia anual desde que esta aplicação existe (desculpem sem ofensa para os restantes sócios)mereço mais respeito de quem pago o ordenado.No entanto sempre apoiarei o clube nos bons e maus momentos. Sr Pinto da Costa ABRA OS OLHOS....

    ResponderEliminar
  27. O que nos mata e este silencio enquanto nos gozam a descarada e ninguem abre a boca! Basta, nos so queremos o nosso Porto guereiro de volta! E os adeptos no estadio?! Alguma vez um qualquer boi preto nos gozava dentro da nossa casa?! Em vez de os pressionarmos assobiamos os nossos! Acorda Porto!!!

    ResponderEliminar
  28. Custa muito a aceitar mas esta é a actualidade do nosso clube, esta gente apoderou-se do nosso clube. Espero estar enganado mas o futuro não será risonho. Fora com os ladrões!!!

    ResponderEliminar
  29. Completamente de acordo! Faltou mais um ou outro ponto como as negociatas e comissões que vão levar o clube para o buraco!

    ResponderEliminar
  30. Caros Portsistas.
    Os tempos da mudança estão a chegar.
    É hora de passarem o testemunho, voltar a por os valores do Clube com vida.
    É hora de terminar este FC Porto empresarial.
    Sobretudo é hora de voltar a martelar e moldar o nosso ferro.
    Pinto da Costa é único e sempre será.
    Mas através dos tempos é preciso que haja renovação.

    É PRECISO VOLTAR A DAR VIDA AO FC PORTO!

    ResponderEliminar
  31. É isso... Tiro o meu chapéu a tanta clarividência...

    ResponderEliminar
  32. Excelente texto.Analisar, reflectir,Actuar, Avaliar e Controlar são funções de um Presidente.Coordenar a Administração e não delegar só Autoridade, mas principalmente a Responsabilidade inerente ao cargo, reforça a confiança no sucesso. Não se delegam Competências e Conhecimentos a quem não ss tem. Que seja Feliz, caro Presidente, olhando para o hoje e amanhãs, deixando o passado, no Museu a revisitar ou nas recomendações que são chamadas, quando é necessário não repetir erros. Parabéns e força, porque cada vez mais -Contra tudo e Contra todos-, está na ordem do dia.

    ResponderEliminar
  33. PARABÉNS. ALÉM DE RELATAR TODA A VERDADE, REPRESENTA O PENSAMENTO DA GRANDE MAIORIA DOS PORTISTAS.
    SÓ QUERIA LEMBRAR A ALGUNS QUE A SAD É DO FCPORTO E O CLUBE NOMEIA QUEM QUER PARA A DITA SAD.
    SE O NOSSO GRANDE PRESIDENTE, NÃO TIVER CAPACIDADE OU QUERER, PARA ACABAR COM A PROMISCUIDADE QUE GRASSA NA SAD, POR FAVOR NÃO SE RECANDIDATE, POR QUE , COMO DISSE ALGUÉM, DO PASSADO VIVE O MUSEU E A NÓS INTERESSA-NOS O FUTURO, SEMPRE COM MUITAS VITÓRIAS.
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  34. Excelente texto com o qual me revejo inteiramente. É fundamental que nós, sócios do FCP, tenhamos espírito crítico e mostremos preocupação pelo clube que amamos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. «Portanto, tem que dar um murro na mesa e dizer basta à pouca vergonha que reina no FC Porto protagonizada por esses dois senhores.»

    Primeiro, a pouca vergonha não me parece limitar-se a esses dois "senhores". E depois, esse seu apelo presume que o Presidente nada tem a ver com a pouca vergonha. Acredita mesmo nisso?

    ResponderEliminar
  36. Não acredito que o presidente leia este texto e, se ler, não acredito que mude um milímetro no rumo que está a percorrer. Infelizmente. Mas concordo com quem disse que, se quer mesmo que o presidente leia isto, é melhor enviar por carta. De resto concordo com o conteúdo desta carta aberta. SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  37. Parabéns grande Presidente Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Fez um clube grande demais e apetecível para tanto traidor e falsos Messias.

    ResponderEliminar
  38. NOTA DO AUTOR

    Em função de diversas opiniões aqui expressas, queria deixar ficar aqui algumas notas relativamente á minha opinião.

    1) Quando se fala em não ir ao futebol, já não o fazer há muito tempo....eu sou completamente contra isso. Jamais desistirei ou virarei costas ao FC Porto. Nada nem ninguém é superior á instituição, pelo que discordo completamente dessa atitude.

    2) Por princípio, mantenho sempre que a melhor forma de protesto é fazê-lo nos locais adequados...as Assembleias Gerais. Mas a verdade é que nesse espaço continuam sempre a estar meia dúzia de pessoas. SAIAM DE CASA....MARQUEM PRESENÇA...NÃO SE REMETAM AO TECLADO!!!!

    3) Enquanto achar que Pinto da Costa tem condições, desde que queira mudar o indicado, para ser o nosso presidente, vou apoiá-lo! Pedir Vítor Baía ou outra qualquer pessoa para presidente é irreal neste momento. Portanto devemos, em minha opinião, apoiar PC exigindo ao mesmo tempo uma mudança de postura da sua parte.

    ResponderEliminar
  39. Assino por baixo com todas as letras,parabéns.

    ResponderEliminar
  40. Mais nada optimo, só a verdade é revolucionaria....

    ResponderEliminar
  41. Completamente de acordo!

    Enviem para :
    fcporto@fcporto.pt
    geral@fcporto.pt
    servicoaocliente@fcporto.pt

    Mas uma assembleia geral do FC Porto para discutir a falta de defesa do FCP pelos seus dirigentes, pode ser a solução.

    ResponderEliminar
  42. Pois é amigo eu me revejo nist a 100% acho q ja não sao os outros q nao sentem o clube mas sim o sr. PC q nao vê q está gasto e q a sua msgm ja nem no balneario passa ele nem devia recandidatar-se pq este presidente q ele é hoje no Porto ninguem como portista quer ele q ganha o juizo e abra alas para outro era no porto e de preferencia com uma nova abordagem diretiva

    ResponderEliminar
  43. JORGE MOREIRA29 janeiro, 2016

    GOSTARIA DE CONHEÇER PESSOALMENTE O AUTOR DESTE TEXTO BRILHANTE PARA LHE DAR OS PARABÊNS E QUIÇÁ DESAFIÁ-LO A FORMARMOS UM GRUPO FORTE DE CONTESTAÇÃO COM ESCLARECIMENTOS AOS SÓCIOS QUE NÃO PODEM LER ESTE BRILHANTE TEXTO ....FANTÁSTICO AINDA SINTO QUE ESTAMOS A TEMPO DE EVITAR QUE MERGULHÊMOS NUM COMA PROFUNDODE 18 ANOS SEM GANHAR NADA E DAR UMA LUTA SEM TRÉGUAS E SEM QUARTEL AO ESTADO LAMPIÂNICO.....PELA MINHA PARTE COMO ASSOCIADO HÁ 43 ANOS ESTOU DISPONIVEL PARA FAZER PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO OU DE UMA COMISSÃO DE SÓCIOS PARA TENTAR SALVAR O CLUBE DESTES COMISSIONISTAS REFÉNS DO APITO DOURADO QUE NADA DIZEM E NADA FALAM DA POUCA VERGONHA EM QUE SE TORNOU A ARBITRAGEM CONTROLADA PELO CORRUPTO DO VITOR PEREIRA.....JÁ CHEGA VAMO-NOS ORGANIZAR E CONSTITUIR UMA OPOSIÇÃO FEROZ A ESTA GENTE
    E QUIÇÁ SELECIONAR GENTE DE SANGUE AZUL E BRANCO MAS COM IMENSA INTELIGENCIA E DETERMINAÇÃO NO COMBATE CONTRA O ESTADO LAMPIÂNICO....PRECISAMOS DE PORTISTAS COMO O AUTOR DESTE BRILHANTE TEXTO....SEM MEDOS SEM RECEIOS DE IR Á LUTA POIS AGORA JÁ NINGUEM BATE EM NINGUEM E A DEMOCRACIA ESTÁ DE VOLTA AO CLUBE ....CONTAMOS COM TODOS INCLUSIVÉ AS CLAQUES ..AQUELES QUE EU CONSIDERO OS NOSSOS SOLDADOS DE INFANTARIA...JOVENS GUERREIROS E PORTA ESTANDARTES DO CLUBE.....ORGANIZÊMO-NOS

    ResponderEliminar
  44. J. Costa
    Nao sou Portista, mas nao estou impedido em dar os meus parabens ao Sr. que escreveu esta verdade; E pergunto: vendo que o Corno do presidente do sporting marra em tudo e em todos incluindo o Sr. porque diz que nao e nada consigo sacudindo a agua do capote e sabendo que com tal personagem tambem lhe vai cair em cima e depois nao diga que nao foi avisado.

    ResponderEliminar
  45. Estou com todo o comentário não podia estar melhor

    ResponderEliminar