Juiz encontrou provas de que Carolina mentiu
Pinto da Costa, Araújo e árbitros não vão a julgamento no caso da "fruta". Ministério Público obrigado a recorrer.
Pinto da Costa livrou-se, para já, de ser julgado no caso da "fruta". O juiz do Tribunal de Instrução Criminal entende não existirem indícios suficientes de actos de corrupção. E apanhou a testemunha Carolina Salgado a mentir. O Ministério Público vai recorrer.
Artur Guimarães Ribeiro ficou com dúvidas quando ouviu a ex-namorada do líder do F. C. Porto garantir-lhe, a 27 de Fevereiro, que estava ao lado de "Jorge Nuno" quando este, pelas 13 horas de 24 de Janeiro de 2004, recebeu o telefonema de António Araújo em que foi falada a contratação de "fruta" para os árbitros do FC Porto-Amadora.
É que, dizia a testemunha o próprio Pinto da Costa, ter-lhe-á confidenciado, após o termo da chamada, que Jacinto Paixão e os fiscais-de-linha iriam ser presenteados com três prostitutas.
Por duvidar da credibilidade da versão de Carolina, o juiz decidiu pedir à PJ cópias das conversas escutadas naquele dia no telemóvel do dirigente. E concluiu que, afinal, à hora do telefonema, Carolina estava ou na casa da mãe ou no cabeleireiro.
Além disso, o magistrado fez notar que os sete meses de escutas sobre Pinto da Costa desmentem um "comportamento reiterado" de corrupção. Uma vez que a testemunha não especificou qualquer caso que não fosse já do conhecimento público.
Decidiu, então, enviar para o DIAP do MP do Porto uma certidão por falsidade de testemunho agravado. Um crime punível com até seis anos e oito meses de cadeia, por, alegadamente, ter sido cometido com intenção lucrativa e ter resultado perda de posição profissional para o visado.
Contactada pelo JN, a Procuradoria Geral da República não se pronunciou sobre a decisão, por ainda desconhecer o teor completo do despacho. Mas o MP irá recorrer da decisão de não ida a julgamento de Pinto da Costa, António Araújo, Reinaldo Teles, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado. Aliás, uma norma da autoria de Pinto Monteiro, de Setembro de 2007, obriga o MP a recorrer das decisões desfavoráveis às teses da equipa de Maria José Morgado.
Pinto da Costa, por seu lado, irá utilizar o trunfo noutros casos. Confrontada ontem pelo JN, em Cabeço de Vide, no Alentejo, Carolina não quis fazer qualquer comentário. Estava com os filhos na estalagem onde está hospedada e recusou ser fotografada, alegando "ter muito que fazer".
No despacho, o juiz arrasa vários pontos da acusação da equipa de Morgado, dizendo que "não têm qualquer suporte probatório".
Um exemplo é dado sobre um aviso, de Araújo a Paixão, numa conversa não escutada, quanto à necessidade de obter autorização de Pinto da Costa para contratar "meninas". "Tal asserção também só é possível por conjectura ou imaginação", sublinha, concluindo não haver "nexo de causalidade" entre o pagamento de Araújo e um pedido, de que não há prova, para desvirtuar a verdade desportiva.
Artur Guimarães insurge-se, ainda, contra a inclusão, na acusação, de alegados erros dos árbitros apreciados pela PJ, em desvalorização dos peritos de arbitragem. Por último, esclarece que, mesmo que o caso configurasse corrupção, seria na forma tentada. Mas sem que, face à moldura penal (menos de três anos de prisão), fosse possível utilizar escutas como prova.
Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto da Costa, reagiu com ironia, aludindo a "festas populares": "Os balões são feitos, insuflados e lançados para entreter o pessoal, mas já se sabe que são para acabarem queimados...".
# noticia originalmente publicada no Jornal de Noticias em 01Jul2008
Amigos Portistas.Bom dia!
ResponderEliminarReparem só na celeridade que a gaja lá de baixo( a retornada)recorreu da decisão do TIC do Porto.Se isto não á caça ao homem,vou ali e já venho.
É como eu tenho dito,o F.C.Porto tem de atacar em todas as frentes,sem dó nem pieadade.Deveria ser apresentada desde já uma queixa no Tribunal Europeu dos direitos do homem,isto é inadmissível!Esta cambada de ressábiados da Estremadura não aceita que o F.C.Porto lhes ganhe em toda a linha,em TODAS AS MODALIDADES.
Caro amigo blueboy,peço desculpa,mas devo fazer uma correcção ao seu texto.A carolina não está hospedada numa residencial,a carolina anda metida com o dono da residencial,que ao que sei,parece que o ótário alentejano,até deixou a mulher para viver com a tipa.Pelo que tenho escutado e lido,parece que a gaja tem sido apontada pelas novas "amizades" que fêz lá para sul, de desiquilibrada e mentirosa compulsiva,tendo inclusivé afirmado que fêz um aborto,e que se veio a provar ser mentira!
ResponderEliminarPor aqui,é só tirar as devidas ilações.
E é uma gaja destas testemunha de acusação contra um homem.
eh, eh, eh...
ResponderEliminarOntem vi Guilherme Aguiar com garra a dar na cabeça dos marretas da 2ª circular que estavam algo agastados com isto...
Bem feito.
Se a justiça for realmente cega, nada disto tem pernas para andar. Ainda por cima cavalgando nessa testemunha (?)
Olá!
ResponderEliminarNão sei como Guilherme Aguiar ainda tem paciência para aturar,suportar,aqueles dois (marretas)doentes faciosos pelos seus respectivos clubes! Haja (Santa) "pachora"!
Quanto à Morgado,antes de lhe ser entregue o ministério público no caso da suposta corrupção atribuida ao nosso presidente,já ela clamava pela sua(dela)noção de isenção,referia as suas convicções de que havia corrupção no futebol nacional,e,a respeito tinha prestado declarações (extemporâneas)a vários canais de televisão,afirmando estar convencida de existiam arranjos(corrupção) no futebol.Lembro-me que já nessa altura fiz um "post" no "dragaosenior" a denunciar a predisposição dessa senhora para o sensacionalismo.Porque já nessa altura chamava a atenção,era muito visível a sua (dela) ansia de protagonismo. Depois veio a confirmar-se que o que a motivava, era tentar por todos os meios encravar o Jorge Nuno,e, assim conseguir projectar-se,ganhar protagonismo,nos ambientes da Capital,afectos aos dois grandes.
Ela,a Morgado,na minha opinião,não está minimamente interessada em resolver o problema da eventual corrupção no nosso futebol,o que ela quer é ganhar fama e visibilidade à custa de crucificar o Pinto da Costa.Mas isso nós não dexamos,como é evidente.
Um abraço
Estilhaço,
ResponderEliminarO mais curioso disto tudo, é que já constava no processo, que a Gadomor "muito bem" elaborou, que era impossível a alternadeira ter escutado a conversa entre o PdC e o Araújo, Mas, como convém, a Gadomor ocultou esse pormenor "sem importância".
E pensávamos nós que este juiz tinha tirado algum coelho da cartola. Apenas, limitou-se a ler todo o processo com olhos de ver. E não é que o homem não é cego? Há coisas do catano!
Já dizia o Big President há muito tempo atrás: "Largos dias têm 100 anos"... e não é que tinha toda a razão?
ResponderEliminarOnde é que eles páram agora que ninguém os ouve? onde andam as capas garrafais? onde andam as aberturas de telejornal?
Pois, nós «sábado»... a «justiça divina» está para chegar... e a passos largos!!
Continuemos para bingo...
"queixa no Tribunal Europeu dos direitos do homem" Ok, menos por favor...XD
ResponderEliminarA alternadeira vai conhecer provavelmente um novo tipo de serviços num sitio diferente: Satisfação de desejos sexuais de mulheres encarceradas na choça!
Quem ri por ultimo ri melhor. E o resto é conversa. A pouco e pouco os podres descobrem.se todinhos!
Beijinhos azuis e brancos da Ta_8
Ainda não percebi se me dá vontade de rir ou de chorar...a minha vontade é emigrar, consciente que estamos entregues a estes atrasados mentais ! Quem nos vai ressarcir do dinheiro gasto em segurança ( e taxas de justiça ) E
ResponderEliminarcom os herminios, pintos montados, madaís, pavões, criolinas, e outros que tais ? PQP !
Sim amiga,queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.Esta pulhice que estão a fazer ao Sr.Pinto da Costa,é INADMISSÍVEL.Reparem na celeridade que a Mitzé Tung e o Ministério Público avisaram que iam recorrer!No mesmo dia,passadas que foram uma ou duas horas.Não acham uma vergonha para um estado de direito?um processo arquivado duas vezes,e não aceitam?que tipo de gente rasteira,mesquinha,e nojenta é esta?Sim,Tribunal Europeu dos Direitos do Homem,isto é terrorismo!A Europa não pode,nem deve tolerar com esta gente que vive agarrada a métodos maoístas,esse tempo já lá vai.Tribunal com eles!
ResponderEliminar