Não deixa de ser curioso que a maioria da imprensa desportiva Francesa nada ou pouco escreva, salvo raras excepções, a propósito dos novos recintos que estão em projecto ou a nascer, quer em França quer por essa Europa fora.
E por causa!
Tomemos, como exemplo, o futuro estádio da cidade do Mans que, em teoria, será inaugurado em 2010-2011. Este estádio será o primeiro, em França, a ter o nome duma empresa o que, em si, pode não ser chocante. Já mais questionante é saber que só tem 25.000 lugares entre os quais, 2.000 lugares são apelidados “lugar privilégio” e 250 são reservados aos camarotes privados. O recinto englobará, também, 3.500 m2 destinados a um restaurante com vista panorámica, a espaços de “atendimento”, a um hotel e a um centro de “talasso-terapia”.
Os clubes querem transformar os adeptos em actores do espectáculo. Estando conscientes que a televisão oferece melhores condições que as bancadas, os clubes procuram propor, cada vez mais, produtos para atrair o público. No MMArena do Mans os espectadores poderão enviar sms (com facturação elevada é claro) que aparecerão nos vários ecrãs gigantes, para eleger o homem do jogo, para difundir uma mensagem pessoal, para responder a quiz, etc.
O aumento duma possibilidade de lucro passa pelo conforto dos espectadores. Facilidade de estacionamento, boas ligações quanto aos transportes colectivos, escadas e tapetes rolantes, cadeiras confortáveis, proximidade do campo, etc.
Mas o aumento duma possibilidade de lucro passa, também e sobretudo, pela diminuição do tempo de pagamento. E, para reduzir o tempo de pagamento em relação aos cartões bancários, o futuro passa pelos “smart cards”. Estes últimos podem ser, simultaneamente, um “bilhete desmaterializado” ou um porta moedas electrónico. Acabaram-se as bichas ou os princípios de segunda parte falhados. Os vendedores passam o “smart card” no terminal e o consumo é dessicado em tempo real. Ao adepto que, por exemplo, bebeu duas bebidas ser-lhe-á proposta uma terceira, com desconto, por sms. O número de telemóvel é dado aquando da compra do “smart card”.
O “smart card” irá, progressivamente, desvendar quais são os hábitos do adepto. A que horas chega ao estádio. Se é um adepto assíduo ou ocasional? O que consome? Em quanta quantidade? E, sem dúvida, muitas mais informações cujo objectivo é de construir planos de mercado adaptados, como por magia, ao cliente.
Eu quero continuar a ser adepto e não cliente. Talvez seja diante da televisão que a minha intimidade é protegida?
Deixo o debate em aberto
E Viva o Porto !
ps - para mais e melhor informação, podes consultar o eurostaf.
Excelente o tema trazido aqui pelo nosso Colega «PORTOMARAVILHA». Pois na minha opinião nada podemos fazer para evitar toda esta transformação contínua neste processo adepto-cliente. É o desenvolvimento,a era moderna. Mas a nossa paixão irracional não sofrerá com isso. E o nosso clube vai continuar na senda do sucesso.
ResponderEliminarE já são quase 4 da manhã...Pois já comprei Portátil com Net...;)
Muito interessante para refletir.
ResponderEliminarPublicado no JN
ResponderEliminarMarca FC Porto vale 291 milhões
A Marca FC Porto está a ser gerida com eficácia, esta é uma das conclusões que revelou uma avaliação levada a cabo pela MyBrand, empresa de consultadoria de marcas, que após um estudo exaustivo atribuiu um valor de cerca de 291 milhões de euros à marca azul e branca. A MyBrand levou em consideração todas as unidades de negócio da SAD, bem como uma análise do papel e força da marca no mercado. Foram ainda estudados os activos da marca, força, potencial e valores financeiros. Aqui se inclui o valor do plantel, das transmissões e do estádio.
O estudo revela um grande potencial para que a marca FC Porto seja capaz de criar receitas, lançar e desenvolver produtos e conceitos existentes, introduzir e apostar em novos projectos, como o Dragons Force, o Vitalis Park, o Dragão Caixa, ou o Dragão Mobil, no cartão visa FC Porto e no Dragão Seguro.
O que espantou foi uma diferença tão reduzida em relação aos valores atribuídos ao Real Madrid (340 milhões de euros) e ao Manchester United (331 milhões). "Esses números são retirados de rankings internacionais, cujo método de avaliação nós desconhecemos, mas que estão certamente muito subvalorizados", justificou Pedro Tavares, CEO e accionista da MyBrand.
Temos de nos adaptar aos novos tempos.
ResponderEliminarGutersloh 1 - F.C.Porto 4
Sapunaru já está a caminho.Plantel QUASE completo.
Um abraço
13-07-2008 FUTEBOL
ResponderEliminarF.C. Gutersloh-F.C. Porto, 1-4
Motivação reforçada
Primeiro ensaio no estágio de Marienfeld, vitória segura para reforçar os níveis de motivação para o trabalho dos próximos dias. O F.C. Porto cumpriu a curta viagem até Gutersloh para realizar um treino mais intenso e atingiu os objectivos traçados. O amigável teve jogadas interessantes, bons golos e pormenores que deixam perceber que o Dragão está no bom caminho.
O guarda-redes da casa foi o principal responsável pelo facto de a equipa de Jesualdo Ferreira não ter festejado dois ou três golos ainda na primeira parte. Kuschman bloqueou os remates de Candeias, Tomás Costa e Farías e reforçou os níveis de confiança dos seus companheiros, que foram capazes de soltar as amarras defensivas num lance de bola parada e inaugurar o marcador. O empate, mais do que justo, surgiria como o F.C. Porto menos desejava, num auto-golo forçado pela excelente jogada de Mariano González.
A reentrada do Dragão foi arrebatadora. Farías abanou a rede logo aos 46 minutos, Lucho, num remate excelente, reforçou a vantagem e Lino, a cerca de meia hora do fim, terminou com todas as dúvidas. Se é que ainda restavam dúvidas acerca da superioridade do F.C. Porto sobre o Gutersloh, equipa dos escalões secundários da Alemanha.
Destaque para a presença de muitos emigrantes portistas nas bancadas, que aproveitaram a oportunidade para exibir a afeição ao F.C. Porto e reforçar o baú das suas memórias azuis e brancas.
FICHA DO JOGO
Estádio do F.C. Gutersloh
Árbitro: Thorben Siever
Assistentes: Bjorn Shulke e Marco Cremer
F.C. GUTERSLOH: Kuschman, Eckel, Bensmann, Brinkman, Stutter, Flock, Kose, Okumak, Comert, Heinrich e Schroder
Jogaram ainda: Eggert, Tumani, Birkenhake, Gok, Berenbrinker e Buker
Treinador: Alfons Beckstedde
F.C. PORTO: Ventura; Fucile, Rolando, Pedro Emanuel «cap.» e Benitez; Bolatti, Tomás Costa e Lucho González; Mariano, Farías e Candeias
Jogaram ainda: Helton, Fernando, Lino, Alan e Tengarrinha
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Eckel (30m), Heinrich (43, na p.b.), Farías (46m), Lucho (56m), Lino (64m)
Creio que o caminho será o de melhorar cada vez mais as condições em que o espectáculo será "servido"...O que sucede é que esse serviço será progressivamente mais caro e só permitirá o acesso a pessoas endinheiradas, como aliás já acontece hoje...Hoje no Dragão -por exemplo- as condições para ver o espectáculo são excelentes, não têm nada a ver com as do velhinho Estádio das Antas, por muito que o queiramos...Se acontecer como prevejo que só gente fina irá ao Futebol em directo, como se fosse à Ópera ou ao Teatro, estão então criadas as condições para os anfiteatros serem mais curtos na dimensão, mas mais luxuosos! Se ao invés disso a capacidade do cidadão médio melhorar -capacidade financeira- veremos se este ritmo -um jogo por semana- se compadecerá com a procura...Creio que não e haverá mais jogos, para satisfazer a busca do prazer no usufruto do futebol...Depois os cartões, já tivemos sem grande êxito -por defeito cultural- um cartão do género do que o Porto Maravilha fala: o cartão Porta Moedas Multibanco...Esse cartão destinava-se -sendo carregado através de uma operação simples nas máquinas Multibanco- a servir as pessoas nos afazeres mais comezinhos, como comprar o Jornal, tomar o pequeno almoço, ou ir ao cinema...Só que as empresas que poderiam servir-se dele, não quiseram pagar a factura dos equipamentos a possuir e foi por água abaixo esse projecto...No entanto ainda hoje quem tiver um desses cartões -creio que- poderá utilizá-lo nos Terminais Electrónicos em qualquer Estabelecimento Comercial...Funcionam como um cartão de Débito imediato...Só precisam de ter Saldo positivo previamente Transferido de um conta Bancária. Garante alguma segurança para quem for descuidado ou distraído, mas requer a preocupação de não alargar muito o seu saldo...
ResponderEliminarMais importante q o jogo particular ganho pela nossa equipa sénior de futebol com golos de Farias, Lucho, Lino e 1 auto-golo (4-1)é a notícia q vos anunciarei de seguida:
ResponderEliminarO FC PORTO É CAMPEÃO NACIONAL DE INFANTIS EM HÓQUEI EM PATINS, TÍTULO GARANTIDO ESTA TARDE DEPOIS DO 2-2 DIANTE DO BENFICA E DAS VITÓRIAS DOS DIAS ANTERIORES ANTE CARVALHOS (6-0) E SPORTING (2-1). PARABÉNS AOS NOSSOS MIÚDOS!!!
Boas,
ResponderEliminarSem dúvida, este debate que provocas é revelador do actual estado do desporto-rei. O futebol deixou de ser um desporto, há muito tempo. Tornou-se num misto de espectáculo/negócio, onde os milhões atraem cada vez mais investidores k nada têm a ver com o mundo do pontapé na bola.
Os estádios e consequente melhorias neles é apenas o reflexo da lógica empresarial a funcionar: tornar tudo muito apelativo, num embrulho bonito, mas cada vez mais ao alcance de bolsas endinheiradas.
É o novo mundo, e temos k nos adaptar a ele.
Abraço,
ps: Vila Pouca, esse QUASE no plantel significa o k? A surpresa está para breve?
Olá bons amigos e excelentes Dragões!
ResponderEliminarSuspeito que a tal contratação surpresa anunciada pelo Jorge Nuno,seja o italiano Micolli.
Afinal o FC Porto mantém muito boas relações com o Palermo e não só.
A confirmar-se,seria uma boa contratação e mais um duro golpe nos lampeões.
Abraço
Viva !
ResponderEliminarOba, oba : Viva o hóquei em patins !
Mais uma vitória, Mais uma alegria !
Caro Meirelesportuense, se me permite, após leitura de "postagens" lidas aqui e acolá : Não é que Portugal é questionante ? O filho mandou a mãe para a cadeia. Libertou-se do complexo de Odipe ? Lol !|
Agora é esta espera que dá em maluco !
E Viva o Porto !
PortoMaravilha:
ResponderEliminarUm bom tema que aqui nos trouxeste para discussão... e que tão próxima das realidades ele está.
Mesmo na sociedade no geral, cada vez mais se nota um agrupar de informações pessoais de um individuo para que com o minimo de documentos, se consiga ter o «big brother» a vigiar-nos quase 24 horas non-stop.
Porque achei o tema interessante e já passei por um caso com esses cartões "smart card", quando estive em Gelsenkirchen para ver a final da LC 2004, o bilhete de entrada, era um desses cartões e tudo o que se pretendesse adquirir dentro do estádio, só o podia ser feito com esse cartão que tinha previamente que ser carregado com dinheiro.
Por isso penso que cada vez mais estamos a caminhar para esse destino.
Igual a tantos outros... coisas das evoluções!
Não há nada como ver um jogo dentro do Estádio. Nem tem hipoteses de comparação com o que se vive sentado no sofá ou numa mesa de café. Digo isto porque vivo fora de Portugal e consigo ver um ou dois jogos por ano no Dragão. E não há nada que se lhe compare!
ResponderEliminarAbraço de Cabo Verde