«Deram tudo por nós esses atletas,
seu trajo tem a cor das próprias veias
e a brancura das asas dos Poetas,
ó fé de que andam nossas almas cheias
não há derrotas quando é firme o passo,
ninguém fala em perder, ninguém recua
e a mocidade invicta em cada abraço,
a si mais nos estreita: a Pátria é sua!»
Este pequeno excerto do poema «Aleluia» de Pedro Homem de Mello foi a forma que escolhi para homenagear a nossa equipa de andebol, não só pela brilhante vitória diante do Benfica, não só por ser agora líder isolado do campeonato, não só por ser actualmente a única equipa invicta da prova, mas acima de tudo pela atitude fantástica, pelo querer, pelo acreditar, pela garra que todos demonstraram.
O jogo já havia terminado há largos minutos e a plateia (numerosa, desta vez) não abandonava o pavilhão, estávamos todos ali rendidos àqueles homens que tornaram o nosso domingo mais feliz. Um longo aplauso que os jogadores souberam merecer. Continuem com essa atitude para que possamos todos juntos ter mais alegrias como a de domingo.
Além desta vitória no andebol que nos tornou líderes isolados e invictos da prova, também no hóquei em patins passamos a ser líderes isolados (e invictos também) deixando para trás a Juventude de Viana.
A foto anexa (enviada pelo dragão Penafiel) é tão só uma homenagem à claque presente no pavilhão da Póvoa que não se calou um segundo. Um apoio merecido e que no final levou a que os jogadores azuis e brancos se deslocassem até ao sector da claque para em uníssono festejarem esta saborosa vitória. «Allez Porto Allez»!!!
Uma palavra ainda para todos os «VIP» que o Lucho encontrou no jogo de andebol na Póvoa de Varzim, o Dragão Vila Pouca, o Tiago Tripeiro, o Dragão Penafiel, o SDvaladares e o nosso «Presidente» bLuE bOy (que já arranjou um outro inimigo d'estimação, um tal de Carlos... Carneiro). Também vi por lá o Benitez (futebol), o Emanuel Garcia (hóquei) e Alberto Babo (ex-treinador de basquetebol).
FC Porto demonstra estofo de Campeão(1º FC PORTO- 24 pts/9 jgs; 2º Benfica- 23 pts/9 jgs; 3º Belenenses- 18 pts/9 jgs)
- FC Porto, 29 - SL Benfica, 25
À chegada ao pavilhão, estranhei tanto movimento, mais de 2 mil pessoas, quase todas afectas ao FC Porto. Bom era, pensei eu, que nos outros jogos também houvesse este apoio. O jogo começou bem para o FC Porto com Eduardo Filipe em grande e a conseguir 4 e 5 golos de avanço mas essa diferença foi anulada pela marcação individual ao nosso experiente lateral originando que o adversário fosse para os balneários a ganhar por 1 golo ao intervalo (15-16) tendo Manuel Arezes convertido o 15º mesmo no segundo final. No final da 1ª parte fiquei com a sensação que Filipe Mota e Inácio Carmo sairam lesionados e por isso não mais entraram.
Na 2ª parte, os Dragões de Carlos Resende estiveram imparáveis com Ricardo Candeias a fechar a nossa baliza (13 defesas), Carlos Martingo excelente a organizar o jogo e Álvaro Rodrigues destemido no ataque fuzilando por completo a baliza encarnada. O FC Porto chegou aos 25-22 com justiça empolgando o pavilhão da Póvoa de Varzim (grande eficácia de Ricardo Moreira e Tiago Rocha) e já nessa altura se adivinhava o resultado final. No último golo do FC Porto, o 29º, o pavilhão quase «explodiu» exultando com a magistral jogada aérea entre Wilson Davyes e Eduardo Filipe. E terminou o jogo com os jogadores do FC Porto fortemente ovacionados pela massa adepta azul e branca.
É daquelas vitórias que dão confiança, moral. Há um ano e meio que não derrotávamos o Benfica (actual campeão) no andebol. Desta feita, conseguimo-lo. Somos de momento a única equipa invicta na prova (retiramos essa condição ao Benfica) e, mais importante que tudo, somos líderes isolados da competição destronando desse posto o rival de domingo. Na próxima ronda, iremos a Braga defrontar o ABC (dia 7 às 16h, sporttv2) e só peço que capitalizem toda essa moral para o restante do campeonato.
FC Porto segue em frente na Taça mas atrasa-se no campeonato
(1º Ovarense - 17 pts/9 jgs; 2º Benfica - 16 pts/8 jgs; 8º FC PORTO - 13 pts/8 jgs)
- FC Porto, 86 - Académica, 77
Em Matosinhos, decidia-se a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal numa partida onde o FC Porto procurava «vingar-se» da derrota em Coimbra para o campeonato. Chego ao pavilhão e confiro a escassa assistência presente; os mesmos de sempre, disse um amigo.
No 1º período, a exibição de Nuno Marçal (7 triplos em 37 pontos) aliada à de Kevin Martin (impressionante nos ressaltos ofensivos, tendo anotado ainda 21 pontos) destroçam uma Académica impotente para tanto fogo do Dragão (31-14). Só que a história não estava toda contada e por isso os 2 períodos seguintes fizeram retornar a incerteza ao marcador com a Académica a aproximar-se perigosamente (5 pontos aos 62-57). E foi nessa altura que o Dragão voltou a deitar fogo com Marçal, Martin e Burns (15 pontos) a sentenciarem um jogo onde Júlio Matos não pode rodar muito a equipa.
Nos últimos minutos, João Figueiredo já deixou um suave aroma do que pode vir a fazer (novamente) nesta temporada enquanto Paulo Cunha nem sequer jogou (ainda recupera de lesão). Quanto a Chuck Bailey, jogou pouco tempo, sinal de que a sua exibição anterior apenas aconteceu pela falta de qualidade do adversário, não tendo, portanto, convencido o técnico Júlio Matos que o dispensou do plantel no dia seguinte a este jogo. Espera-se agora, ansiosamente, por um substituto com outras credenciais (demorou-se tanto tempo a contratar este e até se disse que os critérios de recrutamento iam ser mais ponderados, mas isso não parece estar a verificar-se, pois Bailey já era um substituto de Oates).
Enfim, vitória justa da melhor equipa, a do FC Porto, mas realço que há ainda muitos automatismos por consolidar. O FC Porto segue para os oitavos-de-final que se realizarão a 7 de Janeiro e só depois se conhecerão os 8 participantes da «final-eight».
Uma palavra final para dizer que tive o prazer de conhecer pessoalmente o nosso leitor Dragão66, que muito me surpreendeu pelos seus vários conhecimentos relativos «às outras modalidades». E fiquei também a saber que é irmão de uma pessoa que muito admiro. Presentes neste jogo também estiveram Antero Henriques, Rui Cerqueira, Álvaro Rodrigues (andebolista do FC Porto) e Fernando Sá (ex-jogador de basquetebol do FC Porto e actual treinador do Vitória).
- Barreirense, 88 - FC Porto, 85
No Barreiro, o FC Porto não contou, desta feita, com um super Marçal e quando assim é, a equipa tem mais dificuldades até porque Daniel e Cunha não jogaram e o Figueiredo ainda não está em forma. Ainda assim, Burns e Martin (25 pts cada) quase conseguiam levar o FC Porto à vitória. Sobrinho com 16 pts também esteve em bom nível, enquanto Marçal (14 pts) acabou o jogo falhando um triplo que empataria o jogo. O 3º período foi muito mau (27-13) e depois foi difícil recuperar da desvantagem. Venha de lá esse 3º americano e que desta vez seja mesmo uma mais valia. À terceira, será que acertam?
No próximo fim de semana, dois jogos; um no sábado (15h) com a Física em Torres Vedras e outro na segunda feira (16h) em casa com o Ginásio.
Heptacampeão FC Porto volta à liderança
(1º FC PORTO - 24 pts/10 jgs; 2º J.Viana - 22 pts/10 jgs; 3º Oliveirense - 21 pts/10 jgs )
Em Oeiras, o FC Porto regressou às vitórias depois de 2 empates consecutivos (Portosantense e Noia), mas entrou mal no jogo vendo-se obrigado a recuperar de uma desvantagem de 2 golos. Ao intervalo, os azuis e brancos já ganhavam por 3-2, mas sofreram o empate logo do início da 2ª metade. Valeu neste jogo a excelente pontaria e eficácia reveladas por André Azevedo (grande exibição e 2 golos) e Reinaldo Ventura (com 3 golos), enquanto os outros foram de Filipe Santos e de Jorge Silva. Os Dragões fizeram 2 golos consecutivos e aos 5-3 tudo parecia decidido. Um golo feliz dos Lisboetas trouxe mais emoção ao jogo mas nessa altura os pupilos de Franklim Pais não permitiram mais deslizes defensivos (que estranhamente têm acontecido nos últimos jogos) e até aumentaram a vantagem para 3 golos de diferença. Uma vitória importante frente a um adversário que tinha ido ganhar à Luz por «incríveis» 1-5.
A vitória Portista foi clara e indiscutível numa partida onde esteve o nosso Amigo e colaborador, Estilhaço (ver por aqui as fotos, mas também o vídeo1, vídeo2 e o vídeo3), e onde o FC Porto aproveitou o empate da Oliveirense na Maia e a derrota do Viana em Braga para assumir o topo da classificação de forma isolada e invicta. Neste jogo diante de um aguerrido vizinho, o FC Porto contou com Emanuel Garcia em grande forma apontando 4 golos, sobrando os outros 2 para André Azevedo e Pedro Moreira. No próximo sábado, o FC Porto recebe o Gulpilhares (18h) em jogo onde tenciono estar presente.
Emanuel Garcia
O hoquista argentino do FC Porto, foi o grande destaque da vitória de sábado diante do Valongo apontando 4 golos. Um jogador importante pelo seu posicionamento no interior da área recebendo as assistências dos colegas, bem ao estilo de Tó Neves. Tem apenas que ter cuidado com os cartões, pois já foi expulso noutro jogo e sábado levou mais um azul. Foi agradável tê-lo encontrado na Póvoa ao lado do futebolista Benitez, ambos no apoio à equipa de andebol do FC Porto. Em bom plano esta semana, também estiveram Reinaldo Ventura e André Azevedo. Os basquetebolistas Marçal (na 4ª feira), Burns e Martin (sábado) também registaram boas perfomances, enquanto no andebol se destacaram o guarda-redes Candeias (13 defesas), Eduardo Filipe e Ricardo Moreira (6 golos cada), Tiago Rocha (5) e Álvaro Rodrigues (4).
FC Porto 5-1 Penafiel (futebol/juniores)... próximo jogo: dia 29/11, pelas 15h (Merelinense-FCP)
Naval 0-1 FC Porto (futebol/juvenis)... próximo jogo: dia 30/11, pelas 11h (FCP-Feirense, no Olival)
FCP 4-0 Pasteleira (futebol/iniciados)... próximo jogo: dia 30/11, pelas 11h (Leixões-FCP)
***
Águas Santas 28-30 FC Porto (andebol/juniores)... sem jogo no próximo fim de semana
Águas Santas 26-27 FC Porto (andebol/juvenis)... sem jogo no próximo fim de semana
--- (andebol/iniciados)... próximo jogo: dia 29/11, pelas 14h (FCP-M.Beira, na Escola N.Nasoni)
Santana 18-17 FC Porto (andebol/infantis)... próximo jogo: dia 30/11, pelas 17.30h (FCP-S.Mamede, na Escola N.Nasoni)
***
--- (basquetebol/juniores sub-20) ... próximo jogo: dia 26/11, pelas 21h (FCP-Vasco, em Matosinhos) e dia 1/12, pelas 21h (FCP-Maia em Matosinhos)
Gaia 67-75 FC Porto (basquetebol/juniores sub-18)... próximo jogo: dia 29/11, pelas 18h (Guifões-FCP) e dia 1/12, pelas 11h (FCP-Vasco, em Matosinhos)
Póvoa 52-68 FC Porto e FC Porto 84-62 Vasco (basquetebol/cadetes sub-16)... próximo jogo: dia 29/11, pelas 14h (Académico-FCP)
Guifões 40-101 FC Porto (basquetebol/iniciados sub-14)... próximo jogo: dia 29/11, pelas 16.30h (FCP-Académico, na Escola S.Romão Coronado)
[ todas as informações do basquetebol, com a preciosa colaboração do Eurico Brandão ]
***
O JOGO DA JORNADA (SUB 19, CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL/JUNIORES A)
FC Porto 5-1 Penafiel
[ crónica do Pedro Porto ]
Vitória fácil dos Dragões num jogo em que não foi necessário imprimir um ritmo muito elevado para obter uma vitoria incontestável. Um FC Porto que entrou à “Adriaanse” com um esquema de apenas 3 defesas com Ramon a desdobrar-se entre o meio-campo e a defesa, e com Diogo Viana de regresso após castigo.
Primeira parte completamente dominada pelo Dragões, que desde inicio se instalaram no meio-campo adversário com o Penafiel a preocupar-se apenas em evitar as situações de perigo para a sua baliza. No entanto, os Dragões, superiormente comandados pelo pé esquerdo de Josué (mais uma grande exibição), iam chegando com relativa facilidade à baliza defendida por Tiago. As situações de aflição para a baliza penafidelense iam surgindo com naturalidade, com realce para as oportunidades falhadas por Claro (6 e 7 min) e por Diogo Viana (15 min).
Foi com naturalidade que aos 26 min. Josué abriu o marcador. Livre directo, descaído para a esquerda, executado de um modo perfeito por parte do nrº 10 portista. Aos 39 min, já depois do 2-0 por Galeão, Claro depois de fintar o guarda-redes e quando se preparava para marcar, é derrubado. Cartão vermelho e o mesmo Claro a fazer os 3-0. Mesmo antes do apito final da 1ª parte, o Penafiel reduz num remate do meio da rua, surpreendendo Ruca que se encontrava um pouco adiantado.
Na 2ª parte acentuou-se o domínio do FC Porto, isto apesar de o ritmo da partida ter decrescido bastante. Os dragões limitavam-se a circular a bola entre os seus jogadores, com o Penafiel apenas preocupado em não sofrer mais golos. As oportunidades continuavam a surgir naturalmente sempre que o Porto acelerava mais um pouco, ou então em acções individuais (às vezes um pouco exageradas) dos seus jogadores. No entanto apenas conseguiram 2 golos neste período. Um por Júlio Alves (boa 2ª parte) e outro por Miguel Galeão, a culminar um rápido contra-ataque.
Quero realçar a exibição do nrº 10 (Josué). Excelente jogador. Um pé esquerdo fantástico. Defende, organiza, ataca, lidera. Salvo as devidas comparações, faz-me lembrar um pouco o Deco.
FC Porto: Ruca; Ivo Pinto (Bosingwa aos 64'), Roberto, Ramón e Massari; Júlio Alves (Sérgio Oliveira aos 62'), Miguel Galeão e Josué (Cap); Diogo Viana, Jorge Chula e Claro (Caetano aos 72').
Suplentes não utilizados: Rafael, Hugo, Alex e Cardoso.
Treinador: Patrick Gravegaars.
Marcadores: 1-0 por Josué aos 26'; 2-0 por Miguel Galeão aos 35'; 3-0 por Claro aos 39'; 3-1 por Coronas aos 45'; 4-1 por Júlio Alves aos 56'; 5-1 por Miguel Galeão aos 88'.
Neste fim de semana, a nossa nadadora juvenil, Ana Neto (1995) estreou-se como internacional (“prémio” pelos bons resultados alcançados na época passada) ao representar a Selecção Portuguesa no XXI Torneio Real Canoe “Villa de Madrid”. A Ana nadou os 400Livres (3ºlugar), os 800Livres (2ºlugar) e os 400Estilos (2ºlugar). Este foi um torneio Absoluto, ou seja, foi aberto a nadadores de todas as idades, que competiram entre si.
Os próximos internacionais serão o Paulo Santos (50 e 100Livres) e a Sara Loureiro (100, 200 e 400Livres), esta última estreia-se como internacional, que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Piscina Curta que vai decorrer na cidade croata de Rijeka entre os dias 11 e 14 de Dezembro.
[nota: informações enviadas por André Cereja]
Saudações Portistas,
Lucho.
# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal