06 março, 2011

Estrada (do título) sem retorno

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 36.419 espectadores.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto), Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo; Quarto árbitro: Cosme Machado.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e James.
Substituições: Belluschi por Guarín (54m), Varela por Rodríguez (64m) e James por Rúben Micael (81m).
Não utilizados: Beto, Mariano, Sapunaru e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

V GUIMARÃES: Nilson; Alex, N’Diaye, Cléber e Bruno Teles; Renan, João Alves «cap.» e Jorge Ribeiro; João Ribeiro, Toscano e Targino.
Substituições: Jorge Ribeiro por João Pedro (61m), Toscano por Rafa (61m) e João Ribeiro por Edgar (70m).
Não utilizados: Douglas, Faouzi, Flávio Meireles e Anderson.
Treinador: Manuel Machado.

Marcadores: Falcao (67m) e Rodríguez (90m).

Disciplina: cartão amarelo a Jorge Ribeiro (7m), Rolando (7m), João Ribeiro (45m), Rafa (64m), Alex (73m), João Alves (80m), N’Diaye (83m e 87m); cartão vermelho a N’Diaye (87m).

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 2-0, com golos de Falcao (67') e Cristian Rodríguez (91'), no Estádio do Dragão, em jogo da 22ª jornada, colocando-se provisoriamente a onze pontos do segundo classificado.

Uma primeira parte muito equilibrada entre duas equipas que lutavam por objectivos diferentes na presente temporada da I Liga. Os portistas, líderes isolados na tabela, procuravam aumentar vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica, enquanto o Vitória de Guimarães, quinto classificado, procurava não descer mais para manter-se nos lugares de acesso às competições europeias.

O FC Porto foi a equipa com mais oportunidades de golo de todo o primeiro tempo mas também mostrou-se muito desconcentrada nos passes.

A melhor jogada deu-se ao minuto 27, com Belluschi a combinar bem com Alvaro Pereira e o uruguaio a surpreender a defesa minhota com um cruzamento/remate do lado esquerdo. Falcao também esteve perto do golo, dez minutos depois, num cabeceamento que permitiu a Nilson uma grande defesa.

O Vitória de Guimarães mostrou-se muito competente no meio-campo nos primeiros 45 minutos mas no segundo tempo não fez um único remate que levasse perigo à baliza de Helton.

No segundo tempo, os portistas entraram mais determinados e encostaram a equipa minhota junto da baliza de Nilson. Depois de várias tentativas, os Dragões conseguiram desfazer o nulo no marcador graças à perspicácia e talento de Radamel Falcao e James Rodríguez, ambos colombianos.

O primeiro golo do encontro aconteceu ao minuto 67, depois de um excelente passe de James Rodríguez a isolar o seu conterrâneo Falcao que na cara de Nilson encontrou o melhor ângulo para fazer balançar as redes.

Até ao final do encontro, o FC Porto fez de tudo para dilatar a vantagem e já para lá do minuto 90 Cristian Rodríguez, que entrou para o lugar de Varela no segundo tempo, fez o segundo golo para os portistas, num lance muito semelhante ao primeiro tento.

A oito jornadas do fim, o FC Porto continua isolado na liderança com 62 pontos, mais onze que o segundo classificado.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «O FC Porto teve o controlo do jogo. Na primeira parte, o Vitória de Guimarães fez um remate e isso valoriza o FC Porto. O Vitória de Guimarães é uma equipa em crescendo. E não se pense que as equipas vêm aqui e ‘abrem as pernas’, não é bem assim. O meu discurso será o mesmo enquanto matematicamente não formos campeões. Vamos tentar manter esta vantagem, que é importante, e encarar os próximos jogos com positivismo.»

Guarín: «Ainda faltam oito jornadas, temos de continuar assim até final, mas o destino está nas nossas mãos. Jogo a jogo, estamos mais perto do nosso objectivo. Queremos continuar a demonstrar em todos os campos que este é o FC Porto.»

Fernando: «Faltam três vitórias para alcançarmos o nosso o objectivo, o título nacional. O jogo estava difícil mas conseguimos evoluir e chegámos à vitória. Em termos pessoais, penso que estou a melhorar. Estive dois meses parado, o que é sempre complicado, mas agora já estou melhor. Agora, temos alguns dias para recuperar e preparar o jogo em Moscovo.»

Cristian Rodríguez: «É mais uma vitória para chegar aos nossos objectivos que é ser campeões. Estamos contentes mais ainda falta muto trabalho. O Guimarães esteve muito defensivo e não cometeu erros, na segunda parte abriu mais espaço e com o golo de Falcao facilitou mais as coisas para o FC Porto. Qualquer jogador quer jogar e ter um futuro melhor mas para isso temos de continuar a trabalhar.»

18 comentários:

  1. Rui Morais05 março, 2011

    jogo com algum grau de dificuldade para o Fc do Porto .
    Certamente que o V. G. vai tentar dificultar ao máximo .
    Vamos ver até quando o V. G. aguenta a pressão do FCP .
    se o V. G pressionar bem no meio campo o F. CPorto pode muito bem deixar em casa 2 pontos ; assim como também se desnortear o V. G pode até golear .
    Resultado 1-1; ou 2-0 .
    Tenho esperança na arbritagem de J. Sousa : É um excelente árbrito , assim seja bem auxiliado .

    ResponderEliminar
  2. ja la esta mais 3 pontos... tem q ser sempre assim... CAMPEOES...

    ResponderEliminar
  3. Jornada triunfante no Dragão! Basquete, hóquei e futebol vitoriosos e um ramalhete de 3 conquistas brilhantes. Mais 3 vitórias, mais 3 alegrias!

    No relvado, não foi fácil conseguir o triunfo. Um Guimarães bem organizado obrigou os Dragões a puxar pelos galões. Na primeira parte sentiram-se saudades de Hulk. Na segunda os protagonistas do jogo fizeram o suficiente para que o esquecêssemos. Excelentes exibições de James e Álvaro Pereira. Moutinho e Falcão não sabem jogar mal. Aleluia Cristian Rodríguez! O “cebola” quase me fez chorar de alegria...

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  4. Que grande sábado foi este 3 enormes vitórias!!!

    No que ao futebol diz respeito a primeira parte foi um pouco lenta e monotona mesmo assim podiamos ter feito pelo menos um golo.

    Na segunda com a entrada do Guarin e do Cebola (uma agradável surpresa) a equipa comecou a jogar a um ritmo mais elevado até quebrar a muralha vimaranense!

    Já só faltam 8 ta quase!!!!

    Força Grande Porto!

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vitória indiscutível do Porto.

    A primeira parte foi um péssimo jogo de futebol. Demasiadas bolas perdidas, passes falhados, etc... por ambas as equipas.

    O Porto entrou melhor na segunda parte e, impondo velocidade, abafou o Guimarães.

    Não se perderam pontos em casa e o Porto está já quase certo, matematicamente, de segurar o segundo lugar que dá acesso às eliminatórias da Liga dos Campeões. Meio caminho está, pois, realizado.

    O que segue veio-me à ideia durante o jogo. No tempo da minha juventude ( ou seja na época em que
    o Neerdenthal ainda existia ) dizia-se que o Brasil não sabia formar guarda-redes e que era o seu pecado entre aspas. Ora o jogo de hoje mostrou dois bons guarda redes Brasileiros.

    O Porto tem um bom colectivo que carece dum destabilizador / Hulk pelo melhor e o pior não estava ; E tem sobretudo um grande avançado centro.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Começo pelo Basket e sobretudo pelo Hóquei...
    Vamos em frente campeões.
    Futebol:
    Jogo difícil e de paciência.
    Boa vitória...
    Hoje Belluschi esteve em défice no passe e como muitas vezes definem-se mal as jogadas de ataque com falta de qualidade no passe também. A rever...
    Mas foi um jogo com um sentido só, com um grande Fucile a aparecer muito bem, um James muito interessante e o regresso de Álvaro e Falcao para ser outra música.
    Os três que entraram estiveram muito bem,Micael parece estar a soltar-se, o cebola mais acutilante e o Guarim do costume, importante para dar força...
    E lá vamos nós bem lançados, mais um domingo de sofá...que o Sábado foi excelente.

    ResponderEliminar
  7. Resultado absolutamente justo perante uma equipa que fez apenas um remate na direcção da caliza aos 20 segundos.

    É uma pena que o Porto entre demasiado lento e que deixe o adversário à vontade no meio campo. Bem o treinador ao fazer sair Belluschi (muitos passes errados). James Rodriguez está a crescer a olhos vistos e só lhe falta um pouco mais de atenção ao jogo. Menos bem a quantidade de passes errados, especialmente na primeira parte, com Moutinho, Fernando e Belluschi a serem exasperantes. Melhoraram na segunda parte, aumentou-se a velocidade e os golos apareceram com naturalidade.

    Uma palavra para Jorge Fucile que continua a ser um jogador a alternar o bom com o péssimo e a quase comprometer a equipa logo no começo do jogo e mesmo no fim com vários falhanços comprometedores pelo meio. No meio das falhas graves faz grandes arrancadas pela direita e cortes fantásticos. No entanto, acho que neste momento é um jogador problemático e que vive dos rendimentos de duas boas épocas como... lateral esquerdo.

    De qualquer maneira, o que importa é a vitória e pensar agora no CSKA e Leiria em que duas vitórias nos colocam em grande posição.

    ResponderEliminar
  8. Dragon fire:

    sinceramente acho que quem comprometeu mais hoje,foi o maicon, eu não entendo, é erros atrás de erros, aquilo é para onde está virado e compromete muito,mas também precisa de tempo de jogo, do pepe também dizíamos o mesmo e foi o que foi. uma vitoria muito importante, e mudando de assunto parabéns á direcção pelo contrato com o porto canal,queremos um sitio onde possamos ouvir falar do nosso fcp sem a intoxicação anti pinto da costa e anti fcp. Estádio da luz: RESERVADO!!

    ResponderEliminar
  9. Com um Dragão muito bem composto, 36.419 espectadores, o F.C.Porto, líder destacado do campeonato, Liga Zon Sagres, venceu, com algum sofrimento é verdade - golos só na segunda-parte e o segundo já em cima do minuto 90 -, mas com um mérito e uma justiça, que só um cretino poderá colocar em causa.


    Também é verdade que não foi um Dragão exuberante, contundente, brilhante, mas foi um F.C.Porto em bom plano, que, com excepção dos primeiros minutos, em que o Vitória entrou melhor e até criou o primeiro lance de perigo, dominou, controlou e teve, não muitas, mas duas ou três belas oportunidades que desperdiçou. Sem Hulk e tudo o que ele representa no último terço do campo, o conjunto orientado por Villas-Boas não foi tão forte, tão pressionante, tão perigoso, teve mais dificuldades em se expressar na zona de decisão, mas não permitiu grandes veleidades a uma equipa boa, motivada - e de que maneira! -, que defendeu sempre com muitos atrás da linha da bola e até abdicou do seu avançado de referência e seu melhor goleador, Edgar.


    Isto na primeira-parte, porque na segunda e tal como aconteceu em Olhão, o técnico portista voltou a mexer e voltou a mexer bem. Fazendo entrar Guarín primeiro, para o lugar de Belluschi e Rodríguez depois, para o lugar de Varela, André Villas-Boas voltou a acertar e a ser feliz. O jogo do F.C.Porto melhorou, a pressão aumentou, o domínio também, o perigo foi rondando cada vez mais a baliza vitoriana e como corolário de tudo isso apareceu o golo que a equipa azul e branca já justificava, após uma brilhante assistência a rasgar de James que Falcao não desperdiçou. A perder M.Machado fez o que fazem normalmente os treinadores de equipa pequena, lá começou a meter avançados, mas conforme ia metendo ia piorando o jogo da sua equipa e só por mero acaso a vantagem do líder do campeonato não aumentou - só viria a acontecer no último minuto. Para mal dos adeptos e equipa portista que sofreram mais do que mereciam e para bem do treinador do Vitória, pois a sensação que o jogo mostrou e que ficou é que se o segundo golo tem entrado mais cedo, a filial minhota do clube do regime tinha saído do Dragão goleada.


    Mais um passo e segunda vitória no ciclo de cinco jogos cinco vitórias que o F.C.Porto, palavras de Villas-Boas, pretende conseguir. Estamos bem, confiantes e cada vez mais próximo do título. Os cães vão ladrando, mas a caravana azul e branca lá segue tranquilamente, com um saldo fantástico de 20 vitórias e 2 empates, em 22 jogos.

    Vi jogadores a jogarem muito bem e apenas três e um suplente a destoarem um pouco - Belluschi, talvez o nascimento da filha, com tudo o que isso representa, o tenha afectado e desconcentrado; Varela, ainda não foi desta que fez aquilo que está ao seu alcance, fazendo coisas bonitas e logo a seguir estragando tudo; Maicon, sempre batido pelo ar, ele que é dos jogadores mais altos do plantel; e R.Micael, o suplente que, ao contrário dos outros dois que entraram, Guarín e C. Rodríguez, desperdiçou a oportunidade, mais uma.


    Foi um sábado cheio, com vitórias em basquetebol, hóquei, frente ao clube do regime - num excelente jogo e com um ambiente a fazer recordar os bons velhos tempos do Américo de Sá - e em futebol, principal modalidade do clube. Um sábado que deixou o F.C.Porto na liderança das principais modalidades que pratica, contribuindo para mais um fim-de-semana de azias múltiplas, com os agentes da propaganda numa azáfama para verem a melhor forma de desviar as atenções de uma realidade fantástica e que entra pelos olhos dentro.

    O único óbice e regressando ao futebol, é estarmos a contribuir, com as nossas sucessivas vitórias, para que o Benfica fique mais rico - 350.000 + 500.000, deixa ver...é só fazer as contas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Primeiras palavras para um treinador que admiro, mas que ontem foi infeliz, ao culpar o árbitro pela derrota da sua equipa.
    Manuel Machado ontem traçou uma estratégia errada para vir jogar ao Dragão. Alterou o esquema habitual, deixou Edgar no banco, e se perdeu foi por culpa própria. Veio nitidamente à procura do empate, e só Nilson e a nossa ineficácia na finalização lhe valeram para não sair humilhado do Dragão.
    Jorge Sousa prejudicou o FC Porto logo na primeira parte ao não expulsar Jorge Ribeiro após entrada violenta com os pitões na cocha de Moutinho.
    Na segunda parte o Vitória não efectuou um único remate.
    O Vitória deu menos réplica ao FC Porto, que por exemplo o Pinhalnovense.
    Foi o adversário mais "cagão" que passou pelo Dragão esta época em todas as competições.

    Ontem o FC Porto entrou pouco agressivo no jogo. Depois do brilhante jogo que fez em Olhão, Belluschi apareceu muito desconcentrado, a errar muitos passes, e compreende-se, Belluschi teve uma semana de emoções fortes com o nascimento da sua filha Francesca na quarta-feira, e por conseguinte psicológicamnete não estaria a 100 %.

    No meio campo Moutinho e Fernando lutaram imenso, e Fernando esteve muito bem no capitulo das recuperações de bola, e cortes providenciais nas saídas para contra-ataque do Vitória.

    Mesmo sem rubricarmos uma grande primeira parte, tivemos as melhores ocasiões de golo, uma delas flagrante desperdiçada por Maicon.

    Na segunda parte entramos muito mais agressivos, e Villas-Boas sem demoras, colocou Guarin em campo e a partir desse momento ganhamos o meio campo e o jogo.
    O golo acabou por surgir com naturalidade, num excelente passe de James para Falcao, e o segundo depois por Cebola, que entrou muito bem no jogo, e que matou o desafio confirmando uma importante vitória rumo ao título.

    Destaques individuais para Falcao, na minha opinião o melhor em campo pelo que lutou. Helton, Fernando, Fucile e Rolando estiveram seguros na defesa.
    Penso que Maicon foi titular para marcar Edgar, que acabou por ficar no banco. Maicon é forte no jogo aéreo, e assim poderia travar o goleador Edgar cujo forte é precisamente o jogo aéreo.

    Alvaro deu muita velocidade ao jogo, apenas falhando na decisão final das jogadas.
    James é um excelente jogador, de grande qualidade técnica e de último passe, e foi mais uma vez decisivo.
    Varela esteve uns furos abaixo do habitual.

    Última nota para o público que esteve em bom número para apoiar a equipa, aproveitando a tarde de ontem que foi fantástica, com a vitória sobre os visitantes no hóquei e mais uma vitória no basquetebol, e assim nas 3 modalidades estamos em 1º. lugar.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    mais um jogo bem conseguido pelo FCP !!! grande atitude e entrega ... AVB esteve mais uma vez a altura dos nossos pregaminhos. Mais um passo rumo ao titulo !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Vitória normal da única equipa que jogou com esse objectivo.

    Primeira parte que só não teve golos pela ineficácia dos remates portistas, rectificada no segundo tempo, onde Álvaro Pereira, James Rodríguez, Falcao e Guarín sobressaíram pela importância das suas performances na construção de mais uma vitória, a 20ª em 22 jogos, que nos catapulta com mais vigor para a conquista do ambicionado título.

    Parabéns para esta equipa e para o seu treinador que esteve particularmente feliz nas substituições.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Grande vitoria sobre os espanhóis para terminar o grande dia que vivi ontem de apoio ao mágico Porto... e falta cada vez menos para a consumação do RESGATE.

    Com o Porto sempre, pelo Porto tudo!

    ResponderEliminar
  14. OLA
    Muito gosto de ganhar aos tipos do castelo.

    ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  15. Eu disse ontem que o Domingo seria bem passado... E não é que foi mesmo?
    Mas, pasme-se, o rascord afirma que estamos à frente 11 pontos com 24 ainda por jogar... É só para avisar...
    Certo, não podemos relaxar e há que contiuar a ganhar e ser competente.
    De resto vamos ouvir fanfarronada, culpas para aqui e ali e uma descomunicação social a empolgar as Taças que estão em disputa...
    O Campeonato é capaz de começar a ter menos interessse...
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  16. Grande fim de semana! Espectacular!

    Eu, nós, queremos lá saber o que os cabrões dizem...
    O que interessa é que 11 já cá cantam. 11 conquistados com o nosso labor, com qualidade, com a categoria insofismável de uma grande equipa (dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos). O resto... PQOP!
    Praticamente, digo eu, são 4 vitórias que nos faltam. No dia D, vou cantar, gritar (BIBÓ PORTO!) e pular até mais não. Contra tudo e contra todos, vamos ser CAMPEÕES!!!

    BIBÓ PORTO! ABRAÇO AZUL FORTE A TODOS.

    ResponderEliminar
  17. Oh Blue, o vídeo dedicado "ao mastigador de pastilha COM A BOCA ABERTA" - vai pró.... - merece um "Óscar"!
    Hoje, após a derrocada na "Pedreira", bem que todos aqueles fdp podem ver o vídeo...
    IDE PRÓ...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. "Addio, adieu, aufwiedersehen, Goodbye"

    Adeus xlb:) Força PORTO!

    ResponderEliminar