04 abril, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 25ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: 5L Benfica 1-2 FC Porto
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa) / Assistentes: Tiago Trigo e Pedro Garcia.


Decisões discutíveis

Já se sabia que a partida não seria fácil para Duarte Gomes - e de facto não o foi. Teve de se confrontar com dois lances de grande penalidade e três de expulsão, não merecendo unanimidade em nenhuma das decisões, o que prova que todas elas seriam, à partida, discutíveis. Na que mais celeuma poderia provocar, decidiu-se por assinalar penálti contra o FC Porto, que veio a vencer o jogo - pelo que se pode dizer que o juiz não influenciou o resultado.



Momento mais complicado

16' É bem assinalado o penálti de Otamendi sobre Jara?

Jorge Coroado
-
Jara soube cavar bem a falta que conquistou, agarrando Otamendi, rodopiando e deixando-se cair, metendo-se por baixo do braço esquerdo do portista.

Pedro Henriques
+
Otamendi tem o braço sobre o ombro de Jara, quando este faz a rotação para jogar a bola, sendo impedido de se movimentar. Grande penalidade correctamente assinalada, com indicação dada pelo assistente.

Paulo Paraty
+
Objectivamente, Otamendi agarra Jara e impede-o de progredir. A decisão é bem tomada. Também poderia ter sido considerada inicialmente falta (obstrução) de Jara a Otamendi.



Outros casos

25' Roberto fez penálti sobre Falcao, conforme assinalado?
67' Javi García devia ter visto vermelho em vez de amarelo?
70' É justo o segundo amarelo (e consequente vermelho) a Otamendi?
86' Cardozo foi bem expulso com vermelho directo?

Jorge Coroado
-
Falcao, com o pé esquerdo, procurou a axila do espanhol, simulando grande penalidade, que, compreenda-se, no terreno é difícil de ajuizar.
-
Javi pontapeou objectivamente o pé esquerdo de Varela. Tratou-se de agressão e não de imprudência ou temeridade.
-
Falta normalíssima de Otamendi, que, ao rodopiar, chocou com Cardozo. Teve azar, porque logo aos 2' se percebeu que estava marcado.
-
Cardozo simplesmente rasteirou Belluschi de forma veemente, nunca o agredindo; justificava-se cartão amarelo e não o exibido.

Pedro Henriques
+
Roberto toca em Falcao e derruba-o. Penálti e advertência correcta: a infracção acontece fora do enquadramento da baliza.
+
A atitude de Javi García enquadra-se no comportamento antidesportivo, pois ele estava a tentar jogar à bola e não houve uma agressão.
-
Otamendi impede Cardozo de passar. Infracção junto à linha, sem qualquer perigo, que deveria ser só penalizada tecnicamente.
+
Agredir ou tentar agredir é punido com cartão vermelho. Um lance claro e evidente, correctamente analisado pelo árbitro.

Paulo Paraty
+
Inquestionável. Roberto rasteira claramente Falcao, e o cartão amarelo adequa-se, pois a bola não seguia para a baliza.
-
Nesta situação, Javi não rasteira, pontapeia. A TV ajuda-nos, Duarte Gomes não beneficiou disso. Na sua dúvida, considerou imprudência, mas o vermelho seria adequado.
+
Otamendi impede um ataque prometedor agarrando o seu adversário. Já tinha cartão amarelo, o segundo adequa-se.
-
Compreendendo a avaliação do árbitro, parece-me haver algum exagero. Cardozo apenas rasteira, mas o modo como age terá ludibriado o árbitro.



Apreciação global

Jorge Coroado
Logo aos 2', quando repreendeu injustamente Otamendi, demonstrou o quanto receava o jogo. Depois não teve critério, sobretudo disciplinar, e interveio tecnicamente com pouca segurança.

Pedro Henriques
Só um árbitro com a categoria de Duarte Gomes poderia dirigir um jogo difícil como este. Decidiu bem tecnicamente, mas disciplinarmente é discutível o critério que utilizou.

Paulo Paraty
Um jogo difícil, com falhas da equipa de arbitragem e não só, mas sem interferência no resultado final. Apesar de tudo, Duarte Gomes demonstrou ter sido bem nomeado.



fonte: ojogo.pt

3 comentários:

  1. Nenhuma das questões colocadas teve a aprovação dos comentadores.
    Como não estou condicionado por interesses de carreira, subserviência ao "vitopereira", ou defesa do lugar, eu diria que a actuação desta caricatura de árbitro foi nojenta, proteccionista, facciosa, bajuladora, acto de pirataria, de banditismo, cobardia, zero abaixo-de-zero, zero à esquerda de uma vírgula.
    Nestes já longos anos que levo a ver futebol, não tenho memória de ter visto um tipo como este travestido de árbitro de futebol, quando o que deveria ter vestida era a camisola encarnada da equipa por quem alinhou.

    ResponderEliminar
  2. Este artista, desde que começou nestas lides, em 1998, já apitou 21 jogos do FC PORTO, onde mostrou aos nossos jogadores, 56 cartões amarelos e 5 vermelhos.

    Também foi este artista que num célebre jogo na Amadora, apitou um penalti a favor do slm, quando a bola bateu na cara do defesa amadorense, em jogo a contar para a Taça do Gordo.

    ResponderEliminar
  3. olha-me estes 3 panões armados em defensores da moral e bons costumes, defendendo a classe com paninhos quentes... como se fossemos todos otários!?

    ide apreciar jogos com esta direcção tb pá ganda PQvosP... cambada de vendidos da merda.

    nem a roubar à descarada e às claras conseguiram... pq contra o bom futebol, e esta sede de vencer, não há olegário que nos vença ou derrube sequer, pq são logo trucidados!

    ResponderEliminar