http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
26º título de campeão nacional do FUTEBOL CLUBE DO PORTO! Não o título de A, B ou C mas sim o título do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, repito e sublinho!
19º título de campeão nacional do FUTEBOL CLUBE DO PORTO durante a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Já muito foi dito de Pinto da Costa em termos desportivos, a sua genialidade e inteligência que transformaram o FCP num clube de topo europeu e mundial. Acrescento sem qualquer tipo de exagero: Pinto da Costa é um dos mais geniais HOMENS que este país à beira-mar plantado viu nascer. Por mais esforço que faça, não encontro muitos com a competência e genialidade de Pinto da Costa. Em qualquer, país Pinto da Costa seria respeitado e considerado genial por quase todos. Mas em Portugal, país de enormes invejas e ódios mesquinhos, Pinto da Costa é vítima daquilo que todos nós sabemos.
69 pontos conquistados pelo FC Porto até à 28ª jornada do presente campeonato nacional (82% dos possíveis).
62 golos marcados, melhor ataque ex-áqueo com o clube cujos adeptos hoje esgotam o stock de kompensan…
17 golos sofridos, equipa com menos golos sofridos…
21 vitórias, equipa com mais vitórias…
1 derrota, equipa com menos derrotas. É só pesquisar um pequeno resumo em qualquer jornal, mesmo um de lisboa, para perceber que 2 dos golos marcados pelo Gil Vicente foram ilegais e que ficaram por assinalar 2 penalties a favor do FCP (num deles Defour ficou “só” a sangrar). Este é um facto que não pode ser esquecido e que fica para a historia, e que também serve de resposta àqueles que tanto choram contra as arbitragens.
14 golos marcados pelo MELHOR jogador do campeonato: HULK! Sem hipocrisias, há que dizer que muito do sucesso do FCP neste campeonato se deve ao brasileiro. Corre, luta, esforça-se, marca, assiste. IMPRESSIONANTE!
Terminada a minha análise linear a este campeonato, urge que se aliem estes números a uma análise mais profunda e esmiuçada daquilo que foi a época do FC Porto. Agora sim, é tempo de preparar a próxima temporada, pensar no TRI e definir tudo aquilo que é necessário fazer para que os próximos anos sejam de sucesso!
Há muito a analisar, muito a reflectir. Apenas num clube que ganha tanto como o FC Porto é que é possível manter esta calma e racionalidade num momento de festa como este. Noutros clubes, este seria um momento de total histeria em que não se pensava em mais nada senão em festejar. No FCP não é assim. Ganhar campeonatos é já um sentimento normal para os adeptos do FC Porto. Ganhar campeonatos para o FC Porto é como respirar para um ser humano. Algo muito normal, a que muitas vezes não se dá valor (uma espécie de dado adquirido), mas que quando nos falha, é muito agoniante. Em 30 anos de tanto sucesso, há que perceber que o FC Porto tem mantido um ritmo impressionante de títulos e vitórias, e urge perceber que a manutenção desse ritmo nos próximos anos pode não ser um dado tão adquirido como pensamos. Humildade, capacidade de trabalho e perseverança são os principais ingredientes que o FC Porto tem de manter para continuar no rumo do sucesso!
A análise da presente época tem vários prismas de análise, várias interpretações e várias conclusões. Há muito a dizer, seguramente tanto que não terei nem tempo nem espaço para o fazer neste post. Nem tão pouco acho que seja a altura para o fazer. Haverá tempo para isso. Agora é tempo de festejar, de nos sentirmos aliviados por mais um título, e de observar alegremente a azia dos nossos adversários. E sinceramente, eu gosto de festejar, de sentir mais um título no bolso, mas perdoem-me, adoro ver a azia dos nossos adversários...
19º título de campeão nacional do FUTEBOL CLUBE DO PORTO durante a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Já muito foi dito de Pinto da Costa em termos desportivos, a sua genialidade e inteligência que transformaram o FCP num clube de topo europeu e mundial. Acrescento sem qualquer tipo de exagero: Pinto da Costa é um dos mais geniais HOMENS que este país à beira-mar plantado viu nascer. Por mais esforço que faça, não encontro muitos com a competência e genialidade de Pinto da Costa. Em qualquer, país Pinto da Costa seria respeitado e considerado genial por quase todos. Mas em Portugal, país de enormes invejas e ódios mesquinhos, Pinto da Costa é vítima daquilo que todos nós sabemos.
69 pontos conquistados pelo FC Porto até à 28ª jornada do presente campeonato nacional (82% dos possíveis).
62 golos marcados, melhor ataque ex-áqueo com o clube cujos adeptos hoje esgotam o stock de kompensan…
17 golos sofridos, equipa com menos golos sofridos…
21 vitórias, equipa com mais vitórias…
1 derrota, equipa com menos derrotas. É só pesquisar um pequeno resumo em qualquer jornal, mesmo um de lisboa, para perceber que 2 dos golos marcados pelo Gil Vicente foram ilegais e que ficaram por assinalar 2 penalties a favor do FCP (num deles Defour ficou “só” a sangrar). Este é um facto que não pode ser esquecido e que fica para a historia, e que também serve de resposta àqueles que tanto choram contra as arbitragens.
14 golos marcados pelo MELHOR jogador do campeonato: HULK! Sem hipocrisias, há que dizer que muito do sucesso do FCP neste campeonato se deve ao brasileiro. Corre, luta, esforça-se, marca, assiste. IMPRESSIONANTE!
Terminada a minha análise linear a este campeonato, urge que se aliem estes números a uma análise mais profunda e esmiuçada daquilo que foi a época do FC Porto. Agora sim, é tempo de preparar a próxima temporada, pensar no TRI e definir tudo aquilo que é necessário fazer para que os próximos anos sejam de sucesso!
Há muito a analisar, muito a reflectir. Apenas num clube que ganha tanto como o FC Porto é que é possível manter esta calma e racionalidade num momento de festa como este. Noutros clubes, este seria um momento de total histeria em que não se pensava em mais nada senão em festejar. No FCP não é assim. Ganhar campeonatos é já um sentimento normal para os adeptos do FC Porto. Ganhar campeonatos para o FC Porto é como respirar para um ser humano. Algo muito normal, a que muitas vezes não se dá valor (uma espécie de dado adquirido), mas que quando nos falha, é muito agoniante. Em 30 anos de tanto sucesso, há que perceber que o FC Porto tem mantido um ritmo impressionante de títulos e vitórias, e urge perceber que a manutenção desse ritmo nos próximos anos pode não ser um dado tão adquirido como pensamos. Humildade, capacidade de trabalho e perseverança são os principais ingredientes que o FC Porto tem de manter para continuar no rumo do sucesso!
A análise da presente época tem vários prismas de análise, várias interpretações e várias conclusões. Há muito a dizer, seguramente tanto que não terei nem tempo nem espaço para o fazer neste post. Nem tão pouco acho que seja a altura para o fazer. Haverá tempo para isso. Agora é tempo de festejar, de nos sentirmos aliviados por mais um título, e de observar alegremente a azia dos nossos adversários. E sinceramente, eu gosto de festejar, de sentir mais um título no bolso, mas perdoem-me, adoro ver a azia dos nossos adversários...
Hey, malta portista alegre e campeâ !
ResponderEliminarAinda nâo piou nenhuma noticia que o "Chuchú" vai entregar a abraçadeira e as chaves do cacifo , e vai de vela ?
Cantem lá,q agora os q n/ ganham nada só tem 1 saida: só dá p'rá puta rua!
Um título com 3 grandes nomes, Pinto da Costa, Maicon e Hulk.
ResponderEliminarLucho foi importante qd chegou e soube colocar liderança naquele grupo e o treinador tb merece os parabéns pois numa época mt complicada (e em que se cometeram mt erros, ele incluido) acabou por ser campeão e isso é sp o + importante.
o pessoal está a nanar...
ResponderEliminarà hora (11:55) e data (2012-04-30) destas brevíssimas linhas, "apenas e só" dois singelos comentários...
somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II
No final haverá muito a analisar contudo eu tenho uma certeza o Sr nomeador dos árbitros é um manobreiro (apetecia-me chamar outra coisa como m..) mais uma vez para 2 jogos cruciais nomeia um Paulo Batista que permite tudo aos adversários (compare-se a entrada no 1 min) sobre Hulk com a falta que deu o 1º ca ao jogador do FCP, não viu (deve precisar de mudar oftalmologista) o lance do 1º penalti (felizmente o arb auxiliar estava atento) e outras situações de faltas que felizmente não tiveram consequências. E por outro lado nomeou para o jogo de Vila do Conde um árbitro fundador da cas dos vermelhos de Leiria (que por sinal saíu o tiro pela culatra).
ResponderEliminarDurante a época as nomeações foram sempre muito bem manobradas.
Saudações
Mais um titulo e desta vez coincidindo com os 30 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, nada como ter conforto e comodismo, daí a festejarmos nos sofá!!!!
ResponderEliminarRealmente somos o unico clube que festeja titulos de maneiras originais, desde salão de festas ás escuras e a chover da terra para o céu, a ter que esperar 15 minutos sentados no relvado para comemorar até que Calabote decidisse terminar o outro jogo, a festejar no hotel com Mourinho...
SOMOS PORTO, carago!
Ozzy Bluesky
Concordo com as menções feitas pelo Lucho… Em termos de jogadores, Hulk, Maicon e Lucho foram dos jogadores mais importantes para a conquista do título… Acrescentaria o Fernando, pela consistência e subida de forma ao longo de toda a época apesar das arreliadoras lesões… O Moutinho pela regularidade, apesar de baixas de forma, foi um jogador importante nos momentos decisivos… O James pela capacidade de desequilíbrio e pelos golos marcados… E o Helton pela demonstração cabal de portismo ao longo de toda a época…
ResponderEliminarDepois há uma série de jogadores que se podem dividir em várias classificações… Os que fizeram épocas irregulares, ou seja, alturas boas e outras muito más… Os que não fizeram mais porque não têm capacidade para tal… E aqueles que pura e simplesmente se andaram a borrifar para isto tudo, fazendo birras, arrastando-se em campo, provavelmente esperando um telefonema de alguém com propostas tentadoras de muitos milhões de €…
Nunca esquecer o mérito do treinador mal amado.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaro Joao Pedro,
ResponderEliminarNão falei muito de VP no meu comentário, nem no meu texto propositadamente…
Seguramente o “assunto VP” foi um dos mais discutidos ao longo da época… Provavelmente passaram-se centenas de horas a discutir esmiuçadamente tudo sobre VP, os seus defeitos, as suas virtudes, as suas conferências de imprensa, etc, etc… Em blogs, em conversas de café, etc, etc…
Do meu ponto de vista, o assunto VP abrangeu demasiado o universo portista (e também os não-portistas que parece se preocuparem tanto com VP ao ponto de estarem sempre a falarem nele e na sua continuidade ou não)…
Aquilo que penso sobre VP está bem exposto naquilo que vou escrevendo neste blog, nos meus textos e nos comentários aos textos dos outros autores deste blog… Repetir aquilo que venho dizendo, não passaria disso mesmo: uma repetição!
Mas sim, já que toca nesse assunto, posso resumidamente dizer-lhe algumas coisas que me ocorrem neste momento:
- Por muito que se queira tornear a questão, VP tem mérito na vitória do campeonato…. Cumpriu internamente o principal objectivo que era o de ser campeão… Valorizar taças de Portugal e taças da liga apenas porque sim é uma estratégia pouco séria e demagógica… Troco todos os anos 1 campeonato por 2 eliminações nas taças de Portugal e da liga…
- Sim, VP errou e não foram poucas vezes…. Na política comunicacional e em opções táticas… Não, VP não é o pior treinador do mundo, é um treinador com qualidades e defeitos, não tem apenas defeitos… A prestação na Liga dos Campeões foi claramente o grande fracasso da época portista… O não apuramento para os oitavos da champions é algo de grave, isso sim… Termos perdido a taça da liga, e não termos ganho a taça pela 4ª vez consecutiva tem uma relevância relativa…
- Concordo totalmente que VP é um mal-amado e que sobre ele se criou uma verdade/mito de que não era treinador para o FC Porto, algo de que ele não se livrou mesmo ganhando o campeonato… Teve também mérito em ganhar o campeonato por muito que se queira dizer o contrario…
PS: Há um fenómeno curioso no universo de adeptos portistas a que eu já me insurgi em tempos… É um facto que o FC Porto tem uma grande estrutura, vencedora e obviamente um grande suporte nas vitórias de qualquer treinador ao leme do clube… Acho é verdadeiramente fantástico dizer-se (como já ouvi) que VP não tem quota nenhuma de responsabilidade neste título, sendo a responsabilidade apenas da estrutura e de Pinto da Costa… Coloco a questão ao contrário… Quando o FCP não ganha, sim porque apesar de ganharmos muito também houve anos em que não ganhamos, a culpa aí é da estrutura ou dos treinadores/jogadores?!?! É que dá sempre a ideia que a estrutura só é responsável quando ganhamos… Também é quando perdemos… A partilha de responsabilidades entre jogadores/treinador/estruturaé algo sempre muito relativo no seio de grande parte dos adeptos portistas…
O PROFISSIONALISMO
ResponderEliminarNunca compreendi os adeptos que idolatram e simultaneamente ostracizam os jogadores/treinadores. O que eu não aceito é jogadores e treinadores que não sejam profissionais, dar o máximo e cumprir o contrato que assinaram livremente.
Quando vejo jogadores que chegam assinam um contrato por um clube e passam logo a proferir frases como fossem adeptos desse clube desde pequenino, prenso logo este à mais pequena oportunidade salta.
Isto vem a propósito de alguns jogadores/treinadores que assinaram pelo FCP e ninguém os conhecia e após o sucesso do FCP e concomitantemente seus (ex Rui Maisreles). Ainda me irrita mais como alguns têm a hipocrisia a lata de defender colegas como o dos jogadores da UL e qd eram principescamente pagos nem sequer cumpriam os seus deveres legais e ainda continuam a beneficiarem dos amigos para colocações (tachos) em certos lugares (ex: na Federação/Liga/TV.
Isto vem a propósito de ontem ver todos a cantarem luas ao título do FCP (Guarini, Falcão, Iturbe, …) mas que se esquecem à primeira oportunidade da entidade pagadora. Ainda me custa mais quando tiveram exemplos pessoais ou de colegas que estiveram/ou estão a receber quando se lesionam ao serviço das suas seleções ou não estão disponíveis porque tiveram atos irrefletidos durante um jogo que os levam a serem castigados.
Também não compreendo certos comentários de adeptos(que oportunista mente os média facciosos de Lisboa exploram) que após vitória fazem comentários dignos de autênticos adeptos dos adversários o ex: qualquer treinador serve para o FCP, c/ o JNPC todos ganham, não se lembram do Octávio Malvado e do Quinito . O mérito está na sapiência na sagacidade do Presidente em saber escolher.
Desculpem o desabafo mas após os sucessivos dissertar dessas figuras pardas dos média da capital, como as escandalosas afirmações desse ordinário comentador do Tempo Extra da SIC, que espero que no mínimo o FCP denuncie às autoridades reguladoras, mesmo sabendo que daí não vem nada como temos o caso da educadora de infância da Ericeira.
Eu só espero que esses jogadores se lembrem das palavras como o Deco que diz que o único clube onde foi feliz foi no FCP, e que com o Presidente que têm (jogadores) todos ganham qd cumprem.
Saudações
Segundo a minha modesta opinião, há um momento marcante na época do FCP e que permitiu o título: o mercado de Janeiro. Possibilitou, por um lado, tapar alguns buracos que, desde o princípio da época, se tinham tornado bem evidentes (ponta de lança, mesmo que Janko não seja a solução óptima, e um patrão, na verdadeira acepção do termo, para o meio campo e para a equipa, Lucho), ao mesmo tempo que se fazia uma limpeza de balneário que permitiu a Vitor Pereira gerir com muito mais facilidade o plantel. E Vitor Pereira, com a força que lhe adveio dessa limpeza, foi capaz de dar dois murros na mesa, que foram bem audíveis por todos, com as faltas de educação (para ser soft) de Rolando e Álvaro Pereira.
ResponderEliminarEspero que estejamos a caminho de mais um recorede: o hexa.
Para nós, o bicampeonato. Para os outros, o bicarbonato.
Um abraço a todos
A ideia de que todos ganham no FC Porto é efectivamente algo de peregrino... É uma generalizaçao demagogica e forçada da ideia correta de que temos uma grande estrutura...Sim, temos uma grande estrutura, mas o treinador (seja ele qual for) tambem faz parte dessa mesma estrutura... É demagogico dizer-se que qualquer um ganha no FC POrto... E acaba por ser uma ideia tão básica, como certas conversas que o meu primo de 5 anos tem...No fundo é uma daquelas coisas que os anti-portistas gostam de dizer, e que pelos vistos alguns portistas vao no engodo... Algo tão básico, como a maioria dos argumentos dos anti-portistas, tipo, "que o FCP ganha por causa dos arbitros", e outras coisas já mais gastas que sei lá o quê e que ja ninguem leva muito a sério...
ResponderEliminarQuanto ao cabrão do gajo da sic notícias, basicamente o nivel intelectual dessa criatura assemelha-se ao de um animal irracional....
Realmente acho muita piada a uma cambada de hipócritas, que andaram toda a época a "bater" no Vítor Pereira e a desejar a derrota para que ele se fosse embora, e que agora dizem " Ainda bem que engoli um sapo!". Para esses digo:
ResponderEliminar"TENHAM VERGONHA NA CARA! E ABSTENHAM-SE SEQUER DE OPINAR!"
Quanto ao post em si, e como já disse à umas semanas, o número de pontos conquistados dava para vencer muitos dos campeonatos dos útlimos anos, a saber a partir do ano 2000:
Os campeões (in maisfutebol):
2010/11 F.C. Porto (93, 3%)
2009/10 Benfica (84, 4%)
2002/03 F.C. Porto (84,3%)
2011/12 F.C. Porto (82,1%) - campeonato a decorrer
2003/04 F.C. Porto (80,4%)
2008/09 F.C. Porto (77,7%)
2005/06 F.C. Porto (77,4%)
2007/08 F.C. Porto (76,6%)*
2006/07 F.C. Porto (76,6%)
2000/01 Boavista (75,5%)
2001/02 Sporting (73,5%)
2004/05 Benfica (63,7%)
Neste ano acho ingrato estar a realçar alguém nesta equipa, pois todos falharam e todos tiveram momentos decisivos positivos. No entanto acho que Janeiro foi fulcral, dentro e fora das quatro linhas.
Sinceramente, incomoda-me que digam que o campeonato teve mais demérito do 5LB do que mérito do FCP, a esses digo: " Vão p'ro c*****!". O campeonato não tem 30 jornadas??? Vocês podem ter estado 5 pontos à frente, mas nós também estivemos à frente antes de vocês lá chegarem! Estivemos na frente do campeonato durante 20 jornadas!! Temos o melhor ataque (que será falseado no dados na próxima jornada!); a melhor defesa, o melhor plantel, o melhor treinador, os melhores adeptos!
Vi aquilo que não pensei ver (apesar da derrota) limitar o futebol espectáculo do Barcelona no seu auge, e não em decadência. Vi o Porto a conseguir sacar foras-de-jogo a provar um dos aspectos que VP muito terá trabalhado. Vi o Porto a ser roubado à descarada em vários jogos deste campeonato. Vi o Porto a bater-se com outros 2 vencedores da Liga Europa dos últimos 3/4 anos. Vi o Porto a bater-se contra uma equipa que chegou aos quartos. Estas duas últimas afirmações só não estão mais realçadas porque nos faltou um golo, numa exibição soberba do Malafeev, que me fez lembrar o Neuer de à uns anos.Estivemos mal na Taça de Portugal. O futebol apresentado durante a época não foi vistoso, mas na globaliadade foi EFICAZ.
Posto isto, este título é de todos!
Um campeonato que me deu enorme gozo, depois do triunfalismo benfa e das cantilenas do costume, que redundaram num mar de azia e irracionalidade nunca visto, e por isso mais delicioso para nós.
ResponderEliminarTenho pena que ontem, muitos dos entrevistados na rua pusessem VP em causa e não mandassem os jornalistas fazer perguntas inteligentes... alinhando com eles!!!
Agora é hora de festa rija, de saborearmos mais um título, pois o último é sempre o melhor...
Engraçada a última frase do MFA, sobre o bicarbonato, e uma boa altura para voltar a comentar nesta casa de excelência portista.
Abraço ao pessoal.
"Tenho pena que ontem, muitos dos entrevistados na rua pusessem VP em causa e não mandassem os jornalistas fazer perguntas inteligentes... alinhando com eles!!!"
ResponderEliminarUns falavam no nome de jasus, outros até em Guardiola...Outros simplesmente apenas diziam que "VP não era treinador para o FC Porto"...Enfim, um delírio tremendo, empolado pela alegria da conquista do título...
Provavelmente, essa é uma das teorias cientificas mais exactas... Esta curiosa teoria de "VP não é treinador para o FC Porto", mesmo depois de ter sido campeão com um numero de pontos que lhe permitia ser campeão na maioria dos campeonatos dos últimos anos...
Provavelmente, 90% dos mesmos que agora dizem que "VP não é treinador para o FC Porto", também diziam que o "Jesualdo não era treinador para o FC Porto", que "o Co Adriaanse não era treinador para o FC Porto", etc, etc, etc...
Aliás, nos anos que me lembro de ver futebol (e já são alguns) quase todos os treinadores do FC Porto foram colocados em causa, com a excepção de 2: Mourinho e AVB! Todos os outros foram sempre alvo de muitas críticas...
A tal estrutura, de que todos (eu incluído) tanto elogiam saberá avaliar a real competência e capacidade em VP prosseguir ou não no FC Porto para a próxima época... A menos que a história de elogiar a estrutura seja apenas quando dá jeito, o que não é seguramente o caso de quem está com seriedade neste tipo de discussões...
Pinto da Costa incontornável nesta conquista! Bateu o pé à descrença e manteve-se firme na sua convicção! Grande Presidente!
ResponderEliminarDe resto somos Bicampeões! Sabado la estarei a festejar "in the right spot"!
Saudaçoes!
Pinto da Costa incontornável nesta conquista! Bateu o pé à descrença e manteve-se firme na sua convicção! Grande Presidente!
ResponderEliminarDe resto somos Bicampeões! Sabado la estarei a festejar "in the right spot"!
Saudaçoes!