07 agosto, 2017

A TRISTE REALIDADE: UM CAMPEONATO COM 17 EQUIPAS E 1 BATOTEIRO.


Sinceramente, ao olhar para os últimos desenvolvimentos do futebol português não sei muito bem se devo rir ou chorar. Por mais piada que achemos a determinadas coisas, depois constatamos o tempo que perdemos, as angustias que sofremos e a expetativas que criamos em relação a uma coisa que se chama futebol e damos por nós a pensar: “estarei a fazer figura de tolo ao me chatear e perder tanto tempo com isto?!?!”.

O facto deles até agora apenas negarem a acusação de corrupção, mas nunca o conteúdo do que foi divulgado ao nível de mails e sms, bem como o facto de alguns intervenientes nos mails divulgados, nomeadamente o sr. Figueiredo (aquele que enquanto presidente da Liga, disse que iria estar sempre ao lado de um clube!), já terem admitido a veracidade e existência dos mesmos, já indiciava que tudo o até aqui divulgado seria real e verdadeiro.

O anúncio de que eles irão fazer uma queixa contra o FC Porto por acesso a correspondência eletrónica comprova factualmente que tudo aquilo é verdade, existe, não foi manipulado, nem inventado. A partir daqui poderemos então refletir sobre tudo isso, com a certeza de que estamos perante coisas reais, verdadeiras, que existiram mesmo. Acrescente-se que também caberá a eles provarem que o FC Porto, e os outros órgãos de comunicação social como o Expresso (ou só fizeram queixa do FC Porto?!?!?!?!), acederam ilegalmente a estes mails. Caso não o conseguirem fazer, mesmo com uma vasta equipa de advogados e consultores, será que a indemnização de 50 milhões seguirá sem sentido contrário, ou seja, a favor do FC Porto?

Conclui-se e constata-se, portanto, que aquilo que estamos a viver é uma “guerra” em que clube se julga completamente acima das leis, aliás, esse clube julga-se superior ao próprio estado de Direito, uma espécie de realidade paralela à margem das leis pelas quais se regem todas as outras instituições e pessoas, algo mais comum num qualquer país africano subdesenvolvido do que num país da UE.

É evidente que a posição do FC Porto não pode ser outra em relação a tudo isto. Uma postura não agressiva, mas sim bélica e violentíssima, de denúncia constante, alto e bom som na maior parte dos órgãos de comunicação social possível, da pouca-vergonha que semana após semana se vai sabendo em relação a tanta nojice encornada. Outra dimensão diferente, mas igualmente importante, é sermos competentes dentro de campo, treinador, jogadores e SAD. A culpa de termos chegado aqui também é obviamente nossa e já é tempo de estancar os erros das ultimas quatro épocas.

Não há outra forma de reagir, senão sermos violentos e incómodos em relação àquilo que é um clube que se julga no direito de brincar com tudo e todos, instituições governamentais incluídas…

É preciso ter uma lata descomunal quando vemos agora um senhor com orelhas grandes estar muito preocupado com a imagem do futebol português. Quando há uns anos foi à UEFA pedir a exclusão do campeão nacional (título ganho com 20 pontos de vantagem) da Champions League aí não estava preocupado com a imagem do futebol português.

Infelizmente tudo isto é uma grande tristeza mas é o que há…

É triste saber que um campeonato vai começar e uma das equipas tem um 1º ministro que prefere "lugares na liga a bons jogadores" e que, a julgar por algumas prosas de Adão para Guerra, tem "os padres que escolhe e ordena, nas missas que celebra"…

É triste saber que um clube tem o poder de aceder indevidamente a relatórios de observadores para “dar cabo” a notas de árbitros…

É triste saber que o assessor jurídico da SAD de um clube recebe listas com candidatos a árbitros e assistentes da Liga com mensagens do tipo “por esta ordem, estes são os melhores e nada pode falhar”…

É triste saber que há delegados da Liga que querem ser os “meninos queridos” de um certo e determinado clube e que inclusivamente trocam mensagens de afeto com assessores jurídicos desse clube…

É triste saber que um clube recebe, através do presidente da assembleia geral da Liga, documentos oficiais da Liga, antes ainda de todos os outros clubes terem conhecimento…

É triste saber que há um clube que recebe e monitoriza os sms de Fernando Gomes, atual presidente da FPF…

É triste saber que um clube recebe mails sobre aspetos da vida privada e íntima de árbitros de futebol, incluindo fotografias de amantes…

É triste saber que um clube apoia ilegalmente claques, negando depois a existência das mesmas, quando o seu próprio treinador dá os parabéns quando uma das claques celebra o aniversário ou quando um funcionário do próprio clube ajuda a claque em dia de jogo…

É triste tudo isto e muito mais, mas é contra isto que também temos de combater!

3 comentários:

  1. concordo agora uma empresa como o poprto numa industria como o futebol e em +portugal nao pode estar de forma sistematica sem presidente, ora e o coraçao, ora cai das escadas , amanha caira da banheira, sao coisas da vica , ou azares para alguns mas tambem sao coisas da idade e pinto da costa todos s agradecemos o que fez pelo club e mas ja chega, na luta em que o clube esta envolvido um presidente fisicamente ativo tem de estar prresente sempre, alias o declinio do clube começou exatamente com o deixa andar de pinto da costa que fisicamente perdeu capacidades devido aos 80 anos, ELE TERA DE RECONHECER ISSO O QUANTO ANTES OU ALGUEM TEM DE LHE DIZER MESMO QUE SEJA A BRUTA. Estamos numa guerra clara, as noticias de eventuais lesoes nao sao boas , vejo que rui pedro e soares nao treinaram, espero que nao sejam ja reflexos dos jogos de manha e a trade esquemas do treinador, o estoril e perigoso e treinado por p emanuel ainda mais.

    ResponderEliminar
  2. Caro RCBC, e não é só esse clube, é mais uns 3 ou 4 clubes "satélite" que também participam com eles nesta palhaçada. E que 1 deles é o seu "adversário" já nesta primeira jornada.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Muito da culpa deste estado de coisas é nossa pq o FCP no tempo dos donos da bola negociou com a SIC um patrocínio para as amadoras em jeito de desculpa em vez de ter resolvido o assunto em tribunal(já agora alguém viu o hipócrita do David orges passar um raspanete ao Pedro Proença na TV), posteriormente levamos com o apito dourado que só ficou resolvido a dias depois de mais de 10 anos e agora estamos a deixar passar o benficagate em claro, permitindo que todos os crimes sejam branqueados por uma comunicação social corrupta, assim em vez de ver o slb penalizado ate o vemos a exibir maior poder, a semana passada por exemplo todos vimos o slb a substituir o governo e a legislar, bastou mudar um regulamento interno do estádio para apagar 13 anos de crimes da suas claques, assassinatos incluídos uma decisão do slb sobrepõe se as leis do Pais. o resto são operações de cosmética da fpf por exemplo os árbitros que teoricamente desceram o ano passado, na verdade não descem pq serão necessários para o sistema VAR, entre outros erros devíamos ter impugnado o campeonato pq teríamos forçado a UEFA a agir e tem que ser em foro supranacionais que o slb é julgado pq por cá tem tudo controlado e o crime deles é mais crime organizado do que corrupção eles beneficiam de favores mesmo das autoridades judiciais e do poder politico, temos que ser ainda mais pro-activos na denuncia temos cá a funcionar o UNE(unidade de ligação a Europol) infelizmente funciona nas instalações da pj e todos sabemos que nas listas de apoio ao vieira o que mais há são inspectores da pj mas tb temos cá o OSCOT (observatório para combate ao crime organizado) e é junto destes que temos que denunciar tanto o slb como nossa autoridades e governantes para levar o assunto lá para fora, entretanto proponho mais uma vez passem em continuo nos monitores do estádio os roubos de que fomos alvo da arbitragem o ano passado e as provas contra o slb, exijam árbitros estrangeiros nos nossos jogos e se insistirem em ignorar nos apelem ao boicote nas eleições seguintes e ao pagamento de impostos se o estado é o slb pq pagar impostos? entretanto cantemos no dragão em homenagem ao slb uma versão de uma ranchera mexicana o CU CU RU CU CU (grita um topo) CORRUPTOS (grita o outro) j´sugeri ao colectivo espero q pegue e se transforme em nosso grito de revolta, sou o António Moreira, adepto, sócio, accionista e revoltado de O. do Bairro

    ResponderEliminar