30 abril, 2012

CAMPEÕES NACIONAIS

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

26º título de campeão nacional do FUTEBOL CLUBE DO PORTO! Não o título de A, B ou C mas sim o título do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, repito e sublinho!

19º título de campeão nacional do FUTEBOL CLUBE DO PORTO durante a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Já muito foi dito de Pinto da Costa em termos desportivos, a sua genialidade e inteligência que transformaram o FCP num clube de topo europeu e mundial. Acrescento sem qualquer tipo de exagero: Pinto da Costa é um dos mais geniais HOMENS que este país à beira-mar plantado viu nascer. Por mais esforço que faça, não encontro muitos com a competência e genialidade de Pinto da Costa. Em qualquer, país Pinto da Costa seria respeitado e considerado genial por quase todos. Mas em Portugal, país de enormes invejas e ódios mesquinhos, Pinto da Costa é vítima daquilo que todos nós sabemos.

69 pontos conquistados pelo FC Porto até à 28ª jornada do presente campeonato nacional (82% dos possíveis).

62 golos marcados, melhor ataque ex-áqueo com o clube cujos adeptos hoje esgotam o stock de kompensan…

17 golos sofridos, equipa com menos golos sofridos…

21 vitórias, equipa com mais vitórias…

1 derrota, equipa com menos derrotas. É só pesquisar um pequeno resumo em qualquer jornal, mesmo um de lisboa, para perceber que 2 dos golos marcados pelo Gil Vicente foram ilegais e que ficaram por assinalar 2 penalties a favor do FCP (num deles Defour ficou “só” a sangrar). Este é um facto que não pode ser esquecido e que fica para a historia, e que também serve de resposta àqueles que tanto choram contra as arbitragens.

14 golos marcados pelo MELHOR jogador do campeonato: HULK! Sem hipocrisias, há que dizer que muito do sucesso do FCP neste campeonato se deve ao brasileiro. Corre, luta, esforça-se, marca, assiste. IMPRESSIONANTE!

Terminada a minha análise linear a este campeonato, urge que se aliem estes números a uma análise mais profunda e esmiuçada daquilo que foi a época do FC Porto. Agora sim, é tempo de preparar a próxima temporada, pensar no TRI e definir tudo aquilo que é necessário fazer para que os próximos anos sejam de sucesso!

Há muito a analisar, muito a reflectir. Apenas num clube que ganha tanto como o FC Porto é que é possível manter esta calma e racionalidade num momento de festa como este. Noutros clubes, este seria um momento de total histeria em que não se pensava em mais nada senão em festejar. No FCP não é assim. Ganhar campeonatos é já um sentimento normal para os adeptos do FC Porto. Ganhar campeonatos para o FC Porto é como respirar para um ser humano. Algo muito normal, a que muitas vezes não se dá valor (uma espécie de dado adquirido), mas que quando nos falha, é muito agoniante. Em 30 anos de tanto sucesso, há que perceber que o FC Porto tem mantido um ritmo impressionante de títulos e vitórias, e urge perceber que a manutenção desse ritmo nos próximos anos pode não ser um dado tão adquirido como pensamos. Humildade, capacidade de trabalho e perseverança são os principais ingredientes que o FC Porto tem de manter para continuar no rumo do sucesso!

A análise da presente época tem vários prismas de análise, várias interpretações e várias conclusões. Há muito a dizer, seguramente tanto que não terei nem tempo nem espaço para o fazer neste post. Nem tão pouco acho que seja a altura para o fazer. Haverá tempo para isso. Agora é tempo de festejar, de nos sentirmos aliviados por mais um título, e de observar alegremente a azia dos nossos adversários. E sinceramente, eu gosto de festejar, de sentir mais um título no bolso, mas perdoem-me, adoro ver a azia dos nossos adversários...

BICAMPEÕES, carago!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Hoje as palavras são poucas. Melhor, hoje não são precisas palavras. Hoje, mais uma vez, vamos manifestar o nosso regozijo, exteriorizar a nossa alegria. E dizer só:

AMO-TE PORTO! ADORO-TE, FC PORTO! OBRIGADO, MEU PORTO!

AGENDA DE JOGOS - 01/05/2012

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FUTEBOL
9:00
DRAGON FORCE - PERAFITA
C.T.F.D. OLIVAL  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV APUR.CAMPEÃO

BASQUETEBOL
9:00
GUIFÕES SC C - FC PORTO C
PAV. ANTÓNIO MAIA  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV 2ª FASE - GRUPO 6

FUTEBOL
11:00
DRAGON FORCE - PADROENSE
C.T.F.D. OLIVAL  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 1ª DIV APUR.CAMPEÃO

BASQUETEBOL
11:00
FC PORTO - OVARENSE
EB 2,3 S. ROMÃO  
INICIADOS SUB-14
TORNEIO NACIONAL 2ª FASE 

HÓQUEI PATINS
11:00
FC PORTO - ACAD. COIMBRA
PAVILHÃO FANZERES  
JUNIORES  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª FASE NORTE B

FUTEBOL 7
14:30
FC PORTO - FC FOZ
VITALIS PARK  
INFANTIS SUB-12
CAMPEONATO DISTRITAL AP. 13º ao 18º

BASQUETEBOL
15:00
FC PORTO - GDB LEÇA
CDC MATOSINHOS  
JUNIORES SUB-20
CAMPEONATO NACIONAL 2ª FASE

BASQUETEBOL
15:00
FC PORTO B - CD JOSÉ REGIO
EB 2,3 S. ROMÃO  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV 2ª FASE - GRUPO 3

FUTEBOL
16:00
VILANOVENSE - FC PORTO
PARQUE JOGOS SOARES REIS  
INFANTIS SUB-13
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV APUR.CAMPEÃO

BASQUETEBOL
16:00
GINÁSIO FIGUIRENSE - FC PORTO
PAV. GALAMBA MARQUES  
CADETES SUB-16
CAMPEONATO NACIONAL ZONA NORTE

capas da imprensa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/





29 abril, 2012

Está quase

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

SC Marítimo 0-2 FC Porto

Liga 2011/12, 28.ª jornada
28 de Abril de 2012
Estádio dos Barreiros, no Funchal
Assistência: Cerca de 4000 espectadores


Árbitro Principal: Paulo Baptista
Árbitros auxiliares: José Braga e Paulo Ramos
4º árbitro: André Gralha

MARÍTIMO: Salin; Briguel, Roberge, Robson e Ruben Ferreira; Rafael Miranda, Olberdam e João Luíz; Danilo Dias, Sami e Fidelis.
Substituições: João Luís por Heldon (46m), Danilo Dias por Benachour (62m) e Roberge por Pouga (81m).
Não utilizados: Peçanha, João Diogo, João Guilherme e Luís Olim.
Treinador: Pedro Martins

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; James, Hulk (cap.) e Varela
Substituições: Varela por Djalma (63m), James por Defour (75m), Lucho por Rolando (88m)
Não utilizados: Bracali, Danilo, Kléber, Rolando e Janko.
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Hulk (16m, pen e 89m, pen)

Cartão amarelo: Rafael Miranda (20 e 89m), Ruben Ferreira (31m), Robson (48m), Alex Sandro (55m), Benachour (67m), Olberdam (69m), Hulk (74m); Heldon (84m)

Cartão vermelho: Rafael Miranda (89m)

Carlos Pereira prometeu que FC Porto não teria paz, outros apostaram as fichas todas num tropeção na deslocação à Madeira, mas os Dragões mostraram mais uma vez quem é o patrão do campeonato e ganharam de forma autoritária, com dois golos de Hulk, na conversão de duas penalidades sem discussão. Faltam dois pontos para o bicampeonato. Ou menos.

Boa entrada no jogo do FC Porto, à procura do golo que deixasse o título mais perto. Com Varela no “onze” e Janko no banco, coube a Hulk ocupar a posição central no ataque dos Dragões, que desde o primeiro minuto ameaçaram a baliza de Salin.

Utilizando preferencialmente o flanco esquerdo, aproveitando sucessivas combinações entre Alex Sandro, Varela e Moutinho, o FC Porto encurralou o Marítimo na área e foi procurando criar situações de remate. Hulk e Lucho ameaçaram e aos 13 minutos o golo esteve mesmo iminente, com Hulk a concluir uma excelente jogada pela esquerda, mas que Ruben Ferreira salvou em cima da linha.

O FC Porto pressionava e aos 16 minutos chegou à vantagem, através de um penalti convertido por Hulk, depois de Fidelis cortar um pontapé de canto com a mão – falta clara e sem discussão. Hulk marcou com competência, fazendo a bola entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Salin.

Sempre com mais posse de bola, o FC Porto controlou a partida, esteve perto do segundo golo aos 38 minutos, quando uma bela iniciativa de Sapunaru terminou com um cruzamento atrasado para o remate de James, que Salin defendeu em desespero com as pernas.

A perder por um golo, o Marítimo foi acreditando que podia inverter o resultado e a verdade é que na segunda parte criou muitos mais problemas à defesa dos Dragões. Aos 68 minutos Helton impediu a igualdade, com uma grande defesa a remate de Fidelis. No minuto anterior foi Hulk quem esteve perto do segundo golo, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Mesmo em cima do final do jogo Hulk ofereceu o segundo golo a Lucho, mas o remate do argentino saiu por cima, mas logo a seguir Djalma foi derrubado na área, penalti claro que Hulk converteu no 2-0 final. Está quase.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

“Foi um passo importante para o título. Ainda não o revalidamos mas estamos perto. Hoje, num campo difícil, provámos a nossa qualidade e carácter como equipa. Os jogadores estão de parabéns.”

“Ao longo da prova tivemos algumas vitorias mais sofridas, outras menos. Este é um campeonato muito competitivo e vir ganhar aqui por dois golos não é para qualquer equipa.”

“O título ainda não está conquistado. Temos agora um jogo em casa, que queremos ganhar. Abordamos sempre os jogos com o sentido na vitória e não vamos tirar o pé do acelerador nem nos vamos desconcentrar. Estamos focados no nosso objectivo e queremos ganhar os encontros que faltam”

João Moutinho

“Sabíamos que este era um campo difícil e que vínhamos defrontar uma equipa que está a fazer um excelente campeonato. Fizemos um bom jogo e saímos daqui com três pontos importantes na luta pelo título.”

“O FC Porto encara todos os jogos da mesma forma, com seriedade e humildade. Hoje estivemos bem e no próximo encontro, com o Sporting, queremos tentar de novo a vitória, para, aí sim, conquistar o título.”

“Este foi um campeonato em que tivemos dificuldades, até porque houve equipas que melhoraram muito face à época passada. Mantivemos o mesmo nível na maior parte dos jogos, apesar de também termos tido altos e baixos. Fomos capazes de dar a volta por cima e agora podemos conquistar o título no próximo jogo.”



RESUMO DO JOGO

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 28ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tribunal O JOGO: SC Maritimo 0-2 FC Porto
Árbitro Principal: Paulo Baptista / Árbitros auxiliares: José Braga e Paulo Ramos / 4º árbitro: André Gralha


Penáltis consensuais

O FC Porto venceu o jogo no Estádio dos Barreiros com dois golos de penálti que não suscitaram qualquer dúvida aos especialistas em arbitragem de O JOGO, embora todos estejam de acordo que o árbitro Paulo Baptista errou ao ignorar o cartão amarelo que penalizaria Fidélis pelo corte da bola com a mão - lance, refira-se identificado pelo assistente José Braga. Pedro Henriques, porém, deu razão a Heldon para cair na área e exigir falta máxima.



Momento mais complicado

88' Existe falta de Rafael Miranda sobre Djalma, justificando grande penalidade e o segundo amarelo?

Jorge Coroado
+
Djalma adianta a bola ligeiramente e Rafael Miranda, com a perna direita, estorva-lhe o movimento, contribuindo para sua queda. Grande penalidade e segundo cartão amarelo bem exibido.

Pedro Henriques
+
Rafael Miranda, com a perna, derruba e impede a progressão de Djalma dentro da área, num lance para grande penalidade e para o segundo cartão amarelo.

José Leirós
+
Grande penalidade bem assinalada. A bola seguia a sua trajetória, Rafael Miranda desinteressou-se do lance deliberadamente e colocou a perna direita de forma a evitar que Djalma passasse, atingindo-o e derrubando-o, sendo bem exibido o segundo cartão amarelo.



Outros casos

14' Ao assinalar penálti, por corte com a mão, o árbitro não deveria ter mostrado amarelo?

43' Fez bem o árbitro ao ignorar a carga de Maicon sobre Olberdam?

45'+1' Há razões para o Marítimo reclamar penálti num lance entre Fidélis e Sapunaru?

84' Heldon, que pedia penálti de Hulk, mereceu cartão amarelo por simulação?

Jorge Coroado
-
Óbvio que sim, o jogador foi objetivo no movimento efetuado, socando a bola com a mão e fazendo grande penalidade merecedora de cartão amarelo, o que não sucedeu.
-
Maicon saltou sobre o adversário e, com um braço, empurrou Olberdam. Não considero uma agressão, mas seria punível com livre direto, não assinalado, e, pelo comportamento antidesportivo, merecia o amarelo.
+
Não houve qualquer infração merecedora de castigo máximo. O contacto foi natural e próprio do futebol, sem razão para reclamação.
+
Heldon não tinha como continuar a jogada e, de forma deliberada, tentou conquistar o que não existiu, pelo que o cartão amarelo é exigido nessa circunstância.

Pedro Henriques
-
Grande penalidade corretamente assinalada por indicação do assistente, pois Fidélis toca na bola de forma deliberada, contudo ficou um cartão amarelo por mostrar.
-
Maicon, quando salta, acaba por tocar com um braço, de forma negligente, em Olberdam. Lance passível de livre direto sem motivo para ação disciplinar.
+
Quem jogou a bola com a mão na área do FC Porto foi Fidélis. Não houve motivo para grande penalidade.
-
Hulk tem o braço sobre o ombro de Heldon acabando desta forma por derrubá-lo. Lance passível de grande penalidade.

José Leirós
-
A penalidade foi bem assinalada pelo árbitro assistente José Braga. No entanto, ao Fidélis deveria ter sido exibido o respetivo cartão amarelo.
+
Maicon atinge com um braço a cabeça de Olberdam, mas sem qualquer intencionalidade, pois apenas saltou para disputar a bola.
+
Não houve mão de Sapunaru, pelo contrário: a bola foi à mão de Fidélis. O árbitro decidiu bem ao deixar seguir o jogo.
+
Cartão amarelo bem exibido, pois Heldon, ao sentir Hulk por perto, atirou-se para o chão dentro da área.



Apreciação global

Jorge Coroado
Um jogo sonolento que o árbitro e seus colegas acompanharam. Paulo Baptista esteve apático, tardio nas decisões, não se compreende, no primeiro penálti, porque teve de ser o assistente a dar-lhe indicação.

Pedro Henriques
Arbitragem com inúmeras incidências ao nível das áreas, tendo acertado na maioria dos lances. Fez uma gestão disciplinar discutível pelo elevado número de cartões. Foi bem auxiliado.

José Leirós
Arbitragem experiente, com alguns erros no capítulo disciplinar. Paulo Baptista decidiu bem os casos mais difíceis e teve boa colaboração dos árbitros assistentes.



fonte: ojogo.pt

AGENDA DE JOGOS - 29/04/2012

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FUTEBOL
9:00
ALIANÇA GANDRA - DRAGON FORCE
CAMPO ALIANÇA GANDRA  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV APUR.CAMPEÃO

BASQUETEBOL
9:00
MAIA BC B - FC PORTO C
PAV. MUN. FORMIGUEIRO  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV 2ª FASE - GRUPO 6

FUTEBOL
11:00
FC PEDROSO - FC PORTO
COMPLEXO DESP. PEDROSO  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV AP. 31º ao 40º

FUTEBOL
11:00
V. GUIMARÃES - FC PORTO
COMPLEXO DESPORTIVO VITÓRIA  
JUVENIS SUB-17
CAMPEONATO NACIONAL FASE-FINAL

FUTEBOL
11:00
FC PORTO - SL BENFICA
C.T.F.D. OLIVAL
INICIADOS SUB-15
CAMPEONATO NACIONAL FASE-FINAL

BASQUETEBOL
11:00
FC PORTO B - GDB LEÇA
EB 2,3 S. ROMÃO  
INICIADOS SUB-14
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV 2ª FASE - GRUPO 3

HÓQUEI PATINS
15:00
FC PORTO - CI SAGRES
DRAGÃO CAIXA  
SENIORES  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª DIV  

BASQUETEBOL
15:00
FC PORTO - OVARENSE
PAV. MUN. PADRÃO LÉGUA  
CADETES SUB-16
CAMPEONATO NACIONAL ZONA NORTE

HÓQUEI PATINS
15:00
FC PORTO - CI SAGRES
PAVILHÃO FANZERES  
INICIADOS  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª FASE NORTE B

BASQUETEBOL
15:30
BC V. REAL - FC PORTO
PAV. DESP. VILA REAL  
INICIADOS SUB-14 TORNEIO NACIONAL 2ª FASE 

capas da imprensa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

28 abril, 2012

Tetracampeão Nacional de Andebol

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/




O FC Porto é tetracampeão nacional de andebol, depois de ter vencido no terreno do Águas Santas por 30-25, em encontro da sétima jornada do grupo A da fase final do campeonato.

E o título aí tão perto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Enquanto alguns vão festejando euforicamente eliminações em meias-feias, o FC Porto prepara-se para dar, na Madeira, o passo decisivo na busca de renovar o ceptro de campeão de Portugal.

Num assomo de coragem, Vítor Pereira deixou de fora da convocatória um dos jogadores que tem apresentado uma das maiores quedas de rendimento em relação à época passada: Álvaro Pereira. Depois do jogo com o Braga, Nacional e Beira-Mar, as minhas dúvidas dissiparam-se por absoluto. Para mim, é claro que, neste momento, a lateral esquerda tem que ser de Alex Sandro. Não sei se é por estar mais motivado ou simplesmente porque é melhor jogador, o que é certo é as exibições que Alex Sandro tem feito não só explicam em boa parte os milhões investidos na sua contratação, como também deviam fazer Álvaro Pereira corar de vergonha.

Diria mais: seria tão incompreensível a opção por Palito na lateral-esquerda, como em tempos foi a utilização de Maicon no lado direito da defesa. Talvez, se a secção de pugilismo estiver a precisar de um reforço, Álvaro Pereira ainda possa voltar a vestir a camisola do FC Porto. Pensado bem, no pugilismo eles também não precisam de maricas que esperneiam quando são substituídos a meio de um combate!

Neste momento, a questão que paira sobre a cabeça de todos os portistas é: será este o domingo do título? Bem vistas as coisas, esta pergunta tem a legitimidade de ser feita. Basta que nós cumpramos a nossa obrigação de vencer na Madeira e os lampiões percam pontos. Digamos que as probabilidades são ligeiramente maiores do que as de ganhar o euromilhões.

Dado que não é assim tão improvável, se puderem arrumar já a questão, o meu médico e o meu coração agradecem, porque esta época tem sido de um sofrimento cardíaco para o qual os portistas não têm a preparação - ao contrários dos falhados da Segunda Circular.

Se não for possível festejar já nos Aliados (até porque não depende só de Nós), a malta também aguenta um bocadinho os cavalos e esperamos pelo tempo mais quente para fazer a festa! Tem é que haver festa, custe o que custar!

"Temos competência para trazer os três pontos"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O FC Porto desloca-se à Madeira, este fim-de-semana, para jogar a 28.ª jornada do campeonato nacional. Os Dragões defrontam o Marítimo (sábado, 20h15) numa partida que pode ser decisiva para as contas do título. Em conferência de imprensa, Vítor Pereira ressalva que a vitória é fundamental mas reconhece valor na equipa adversária.

Como perspectiva esta deslocação à Madeira?
O Marítimo, pela época que está a fazer, tem provado que é uma equipa consistente e muito forte. Em casa, torna-se um adversário ainda mais difícil mas temos competência mais do que suficiente para trazer os três pontos.

O Marítimo vem de duas derrotas. Isso vai ter algum peso na prestação da equipa?
Julgo que não. As jornadas passadas não têm qualquer tipo de peso, nem para uma nem para outra equipa. O Marítimo, ao longo do campeonato, tem provado ser uma equipa regular com princípios bem definidos. Numa fase decisiva da época, sabemos bem o que queremos. Vamos encontrar dificuldades mas sei que as vamos ultrapassar.

Por ser uma fase tão decisiva, é importante gerir a ansiedade?
Estes jogadores estão habituados a viver grandes momentos. Basta remeter à época transacta para relembrar que lidam bem com a pressão.

Vencer na Madeira significa garantir o campeonato?
Vencer na Madeira significa ganhar mais três pontos, fundamentais para nós que queremos vencer o título. Não estou à espera de decisões de campeonato. Ele vai ser discutido até ao fim e é nisso que acredito.

Apesar de estar perto de conquistar o título, esta época, não tem sido um treinador unânime.
Não me cabe a mim falar sobre isso. Faço o meu trabalho, quero sempre um jogo de qualidade e um futebol de ataque. Procuro que a equipa apresente esse futebol mas, neste momento, não estou preocupado com o meu projecto individual. Estou focado no meu clube e quero que a minha equipa ganhe o campeonato. É essa a minha preocupação.

Conta continuar na próxima época?
Estou e estarei sempre com um gosto enorme neste grande clube.

O problema com o Álvaro Pereira já está ultrapassado?
Quando me colocam questões do ponto de vista individual, eu fujo delas. O futebol é um desporto colectivo e eu falo pela equipa. Neste momento, estamos focados em ganhar o campeonato e é no grupo que está a minha preocupação.

Acredita que é possível festejar o título já no próximo domingo?
Espero que sejamos competentes para ganhar os três pontos. Neste momento, só dependemos de nós para assegurar o primeiro lugar.

Espera um ambiente hostil no jogo deste sábado?
A equipa está habituada a ambientes hostis e a jogar em estádios cheios com muitos adeptos adversários. Mas o efeito é o contrário do pretendido: os jogadores ainda se sentem mais motivados nesses cenários.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Danilo, Maicon, Rolando, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Defour, João Moutinho e Lucho;
Avançados: Kléber, Hulk, Janko, Varela, James e Djalma.

AGENDA DE JOGOS - 28/04/2012

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FUTEBOL 7
9:00
FC PORTO - LEÇA FC
C.T.F.D. OLIVAL
BENJAMINS SUB-10
CAMPEONATO DISTRITAL SÉRIE 5

FUTEBOL 7
10:00
SALGUEIROS 08 - FC PORTO
COM.DESP CAMPANHA 
BENJAMINS SUB-10
CAMPEONATO DISTRITAL SÉRIE 6

FUTEBOL 7
10:00
FC GAIA - FC PORTO
CAMPO SC CANIDELO
BENJAMINS SUB-11
CAMPEONATO DISTRITAL SÉRIE 9

FUTEBOL 7
11:00
PEDRAS RUBRAS - FC PORTO
EST.MUN. PEDRAS RUBRAS 
BENJAMINS SUB-11
CAMPEONATO DISTRITAL SÉRIE 6

FUTEBOL 7
12:00
CD AVES B - FC PORTO
CAMPO SETE - CD AVES
BENJAMINS SUB-11
CAMPEONATO DISTRITAL SÉRIE 10

FUTEBOL
14:30
FC PORTO - ALIADOS LORDELO
CAMPO TREINOS PADROENSE FC
INFANTIS SUB-13
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV APUR. 8º-14º 

BASQUETEBOL
15:00
FC PORTO - GINÁSIO FIGUEIRENSE
PAV. MUN. PADRÃO LÉGUA
JUNIORES SUB-18
CAMPEONATO NACIONAL ZONA NORTE

HÓQUEI PATINS
15:00
FC PORTO - AD PENAFIEL
PAVILHÃO FANZERES
INFANTIS  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª FASE NORTE A

FUTEBOL
16:00
FC PORTO - FC LIXA
CAMPO TREINOS PADROENSE FC
INFANTIS SUB-13
CAMPEONATO DISTRITAL - 2ª DIV APUR.CAMPEÃO

FUTEBOL
16:00
FC INFESTA - FC PORTO
PARQUE JOGOS MANUEL RAMOS ARROTEIA
INICIADOS SUB-14
TAÇA "JOSÉ BACELAR" ZONA C

FUTEBOL
16:00
FC PORTO - SPORTING CP
C.T.F.D. OLIVAL
JUNIORES SUB-19
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª DIV FASE-FINAL

HÓQUEI PATINS
16:15
FC PORTO - JUV. PACENCE
PAVILHÃO FANZERES
JUVENIS  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª FASE NORTE A

FUTEBOL 7
16:30
FC PORTO - AGUAS SANTAS 
COLÉGIO ERMESINDE
INFANTIS SUB-12
CAMPEONATO DISTRITAL AP. 19º ao 24º

ANDEBOL
17:00
AGUAS SANTAS - FC PORTO
PAV. ÁGUAS SANTAS
SENIORES  
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª DIV FASE-FINAL

FUTEBOL 7
19:30
FC PORTO - COLÉGIO ERMESINDE
C.T.F.D. OLIVAL
INFANTIS SUB-12
CAMPEONATO DISTRITAL APUR.CAMPEÃO

FUTEBOL
20:15
CS MARITIMO - FC PORTO
ESTÁDIO BARREIROS
SENIORES  
LIGA PORTUGUESA   

capas da imprensa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

27 abril, 2012

Preparar o “tri”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tive uma educação católica, apesar de não ser crente, mas parece que é este ano que começo a crer que há milagres que podem acontecer. Não me peçam, porém, para acreditar que coisas destas extraordinárias podem voltar a suceder. Eles ainda “acraditam”, apesar das vaias pouco católicas ao Jesus e da choradeira contra o Vieira, mas nós é que estamos a um passo de ser campeões. Não é brincadeira, mesmo tendo no banco um treinador chamado Vítor Pereira. É por isso que, com o “bi” quase no bolso, é o “tri” que já está a começar a ser preparado.

Anuncia-se uma verdadeira razia no plantel na próxima época. Uma revolução que deverá, ou melhor, terá mesmo que começar pelo banco, com a saída de um treinador que só ainda o é hoje, porque ganhou aquele jogo em Donetsk e porque está no clube em que está, com o presidente que tem. Diziam-me, no final do ano passado, que o próximo que aí vem chama-se Jardim, mas não é Alberto João, apesar de ambos serem da esplêndida ilha da Madeira. Hoje, porém, os tempos são outros, o cenário mudou e diz-se por aí que se acendeu outra luz para Jardim, lá para os lados de Carnide, onde parece terem-se fartado de dizer “ámen” a Jesus. O que pode muito bem significar que lá para entre Maio e Junho se perspectiva o primeiro duelo da época com os lampiões, nos bastidores do mercado de treinadores. Se a tradição se cumprir, é aqui que começamos a ganhar o “tri”.

Não é, porém, esta a questão que mais me assusta, até porque começo a acreditar cada vez mais na lógica daquilo que começou por ser uma piada – se nós até com este somos campeões, no próximo ano vamos experimentar com um macaco. O que me preocupa verdadeiramente é a debandada geral que vai haver no plantel. São oito os jogadores que estão na porta de saída. Na defesa, Sapu é quase certo, tal como Rolando e Álvaro Pereira. Otamendi, também dificilmente conseguiremos segurar. No meio campo, Fernando tem muitos tubarões com ele debaixo de olho e prepara-se para dar nome a um dos mais extraordinários negócios da história do clube, depois de ter custado meia dúzia de tostões. E ainda há Moutinho, que muito dificilmente aceitará ver mais uns outros a sair por valores abaixo das cláusulas, como se andou a queixar no início desta época.

No ataque, Hulk é carta fora do baralho e verá cumprida a saída que lhe foi prometida com muitos milhões como contrapartida. E Varela tem muitas probabilidades de regressar ao estrangeiro para fazer o contrato da carreira. É um ciclo que se fecha. Um ciclo que tivesse sido continuado pelo nosso antigo treinador que hoje está desempregado poderia perfeitamente ter terminado numa meia-final ou mesmo na final da Champions, a fazer lembrar 2004. É a vida, eles vêm, ganham e vão, nós ficamos e continuamos sempre a ganhar.

Nas alas resta James que ficará, pelo menos, mais um ano e Iturbe, que tem que explodir quando tiver um treinador a sério. Outros mais virão. O sucessor de Fernando já foi encontrado na Holanda. Lucas Piazón, do São Paulo, uma das estrelas mais promissoras do futebol brasileiro é um sonho que parece que se tentou tornar realidade, mas tem meia Europa atrás dele. Ganso, do Santos, também está na lista. E da América do Sul deverá chegar ainda o goleador que andamos a chorar durante esta época. Rumo ao "tri".

Curva Pinto da Costa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O nosso grande Presidente foi homenageado, no último jogo no estádio do Dragão, pelos Super Dragões e também pelo Colectivo! Dois grandes “tifos” no nosso estádio, com total dedicatória ao Homem que, há 30 anos, assumiu os destinos do nosso clube e desde então o tornou naquilo que todos conhecemos. Este é o grande destaque da actualidade em relação às nossas claques. Depois da deslocação a Braga e da pausa no campeonato para a final da prestigiante taça da Liga, regressámos ao campeonato com uma vitória clara por 3-0 sobre o Beira-Mar de Ulisses Morais. Estamos agora a cinco pontos do XXVI e cheira-me sinceramente que a luz vai-se apagar Domingo às 21h…

No estádio do Dragão estiveram 33 412 espectadores, bem abaixo do que eu esperava. Com a equipa em primeiro e a um passo de revalidar o campeonato, merecíamos bem mais do que isto. E não me venham com tangas de que “não merecem”, “não jogamos nada o ano inteiro”, “não se pode ir sempre”, “está chuva”, “está frio”, “é tarde” e “o bilhete é caro”. Porque os bilhetes para o clássico com o Campo Grande ainda nem sequer estão à venda, e já não posso ouvir pedidos. Aí já não vai interessar se os jogadores merecem ou não! Chegado o final da época, olhem para trás e revejam o que fizeram pelo clube! Sejam coerentes!!

É triste constatar a nossa média de presenças, mas se até numa temporada como a de 10/11, não tivemos um único jogo em casa com lotação esgotada, já não digo nada…

Jogo num Sábado à noite, às 21h15. Os lampiões jogaram às 17h sabem porquê? Perguntem a “nuestros hermanos”. A podridão do futebol negócio não tem fim.

Lá juntámos a malta ao final da tarde e rumámos ao mais belo estádio do mundo. Tempo para jantar e pôr a conversa em dia antes de entrar para a Curva Sul. Uns minutos antes do jogo, os líderes das nossas claques estiveram com Pinto da Costa e presentearam-no com algumas lembranças. Duas delas bem visíveis, o nosso grande Presidente assistiu ao jogo do camarote presidencial com os cachecóis dos SD e do C95 ao pescoço.

As curvas portistas não encheram, ainda assim registaram boa afluência.

Na Sul há cada vez mais bandeiras de núcleos, acho que já está na altura de abrandar um bocadinho o ritmo com que se formam núcleos, para não se cair no ridículo de termos núcleos com menos de dez elementos. Já para não falar na moda de que cada núcleo tem “obrigatoriamente” de ter uma bandeira, um estandarte não chega. Usem a voz para apoiar, que é no fundo o essencial. Intervenham, façam a diferença e não sejam apenas mais um!

Na Norte mais uma boa postura de Colectivo, com cânticos de apoio praticamente ao longo dos 90 minutos. Colectivo Ultras 95 que deram mais um ar da sua graça, por volta do minuto 15, com uma grande coreografia, de levantar o estádio. Um pano gigantesco com o rosto do nosso grande Presidente, preencheu não só o sector da claque como também uma parte da banca poente e da norte, atrás da baliza. Acompanhado de uma grande tarja que dizia: “30 anos de uma lenda viva! C95”

Ao minuto 30 em ponto, respondem os Super Dragões, também em excelente plano! Um tifo que “tapou” a bancada, de alto a baixo, atrás da baliza ocupada por Hélton. Mais um pano gigante com o rosto do nosso grande Presidente, desta vez igual à bandeira que está sempre presente na Curva Sul, por cima da entrada 8. Em cima a faixa “Super Dragões 1986” e em baixo “Curva Pinto da Costa”. Está assim baptizado o local onde vejo os jogos do mágico Porto, em casa. E é um grande orgulho! Ao lado do pano gigante surgiram umas tiras azuis escuras e claras. Isto juntamente com o cântico “Pinto da Costa, allez!” Emocionante, e mais uma vez o estádio aplaudiu de pé.

Durante o resto do jogo considero o apoio positivo como habitualmente, embora, talvez pelo resultado, melhor na segunda do que na primeira parte. Alguns momentos mais parados foram combatidos pelos grupos do costume, sempre a tentar puxar pela curva.

Num fim-de-semana em que o futebol joga na Madeira (boa viagem aos meus amigos que lá vão passar o fim-de-semana!!), temos amanhã o jogo do título para o andebol, em Águas Santas!! Todos a comparecer para ajudar na conquista do Tetracampeonato. Hoje e Domingo basquetebol, sendo que no Domingo há também o hóquei. Não faltes!

NÓS SÓ QUEREMOS O PORTO CAMPEÃO!!

Um abraço ultra.

AGENDA DE JOGOS - 27/04/2012

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/



BASQUETEBOL
21:00
FC PORTO - CAB MADEIRA
DRAGÃO CAIXA
SENIORES
LIGA PORTUGUESA BASQUETEBOL PLAY-OFF

BASQUETEBOL
21:45
CD PÓVOA - FC PORTO
PAV. CD PÓVOA
JUNIORES SUB-20
CAMPEONATO NACIONAL 2ª FASE

HÓQUEI PATINS
16:15
FC PORTO - GULPILHARES
PAVILHÃO FANZERES
JUNIORES
CAMPEONATO NACIONAL - 1ª FASE NORTE B

capas da imprensa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

26 abril, 2012

Tangas, Liderança e Confiança

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1. Ao contrário do que de repente os jornais de lisboa querem fazer acreditar, o campeonato ainda não está fechado, o título ainda não está conquistado, ainda há muito suor para escorrer. O que eles querem é adormecer o dragão, embalá-lo na conversa das vitórias antecipadas, tentando desta forma contribuir para um desleixo que nos leve a facilitar.
Se dúvidas existissem sobre as dificuldades que ainda temos de enfrentar, bem como sobre se o nosso rival ainda acredita ou não no título, o último fim de semana não deixou dúvidas sobre é isso: é óbvio que ainda vamos ter que correr muito pois o nosso rival ainda acredita que nos pode ultrapassar, pois só dessa forma se percebe a escabrosa nomeação de Bruno Paixão para o slb-marítimo, numa autentica jogada desesperada de utilização de um mentecapto deste género, com 20 minutos iniciais ao melhor nível deste fulano, bem como a inequívoca falta de vontade competitiva que os marítimistas demonstraram.
Ora, quem não acredita piamente que ainda pode ser campeão, não joga de forma tão descarada estas cartadas, em autenticas manobras desesperadas que nem se preocupam em ser um pouco menos escancaradas.
É portanto essencial que não nos deixemos “comer de cebolada”, pois ou muito me engano, ou o jogo do próximo sábado nos Barreiros, vais-nos trazer um brinde com apito na boca, que tudo fará para impedir a conquista dos 3 pontos.

2. Por estes dias, muito se tem falado sobre os 30 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Sucedem-se os parabéns e agradecimentos. Para mim, este homem é o mais importante da história do nosso clube, aquele que dedicou toda uma vida a uma causa, e se é verdade que os católicos acreditam que Deus deu a vida por nós na cruz, então Pinto da Costa deu a vida por nós e pelo Futebol Clube do Porto, dedicando ao clube os melhores anos da sua vida, abdicando da família e dos amigos, procurando meramente a conquista de títulos que a todos nos encheram e enchem de alegria. Perante isto, quando dizem que exagero ao dizer que Pinto da Costa é um Deus, não, para mim e para todos os portistas, Pinto da Costa é um Deus pois deu a vida por nós.

O que é facto é que diversas qualidades lhe têm sido identificadas e méritos reconhecidos. PC, qual mágico capaz de antever o futuro, parece ter tido vontade de comemorar os seus 30 anos de presidência, com mais uma demonstração cabal da sua capacidade de distinção perante todos os outros. Na verdade, a época em curso, é a prova provada de que temos um presidente diferente de todos os outros. Perante as mais diversas incidências que foram ocorrendo ao longo da época, quantos teriam mantido o treinador? Quantos teriam tido a capacidade e coragem de o manter intocável até final, mesmo nos momentos de maior contestação? Quantos não teriam cortado no elo mais fraco?
Mas não... Jorge Nuno, mostrou mais uma vez que é um estratega diferente, um homem que domina o futebol e todas as suas nuances como ninguém, alguém que consegue manter aos 74 anos uma clareza de ideias e raciocínio capazes de fazer inveja a qualquer um.

3. Sem me alongar muito, há um tema que não consigo deixar de abordar ou passar ao lado. Julgo que todos ficamos em choque com a derrota do hóquei no passado sábado em Espinho. Não só pela derrota propriamente dita, como também pelos números em causa, foi um momento mau, mas que nos deve levar a reflectir, não pensando que há coisas que são obra do acaso.
Pessoalmente não gosto de ver escancarado nos jornais as movimentações dentro do plantel com vista à época seguinte, quando ainda estamos com esta em curso, e ainda com tanto para resolver. Não considero que isso seja positivo para a estabilidade do grupo e de quem o lidera. Longe de mim pôr em causa o profissionalismo de alguém, mas há coisas que têm os seus timings, e este não é o timing. Ainda para mais num grupo fragilizado pelas constantes demoras no pagamento de salários, um grupo que foi completamente isolado da realidade da esfera do clube e que se de facto quer alcançar o 11º título, terá que contar apenas consigo e com os fiéis adeptos que os acompanham.
É que deixo apenas aqui uma pequena nota de reflexão: alguém percebe a presença assídua no Dragão Caixa, e até fora dele, de algumas pessoas da nossa estrutura nos jogos de andebol e basket, por contraponto com uma presença exporádica nos jogos do hóquei? Porque será?
À hora a que escrevo, ainda não se realizou o jogo com a Oliveirense, mas tenho total confiança na vitória, bem como na força de todo o grupo de trabalho liderado superiormente por esse grande dragão Tó Neves, em ultrapassar todas as dificuldades e voltarem a ser campeões, derrubando tudo e todos que lhe apareçam pela frente

ATÉ À PRÓXIMA, se possível, JÁ COM O TÍTULO GARANTIDO!