12 abril, 2013

Uma história para contar

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Aqui há uns dias, recebi um email do meu clube com o seguinte assunto: “120 Anos FC Porto”. Já várias vezes me tinha ocorrido que este é o ano do nosso 120º aniversário, e ver este email na caixa de correio aguçou a minha curiosidade. O que estaria o clube a preparar para tão importante celebração? A resposta não poderia ser mais simples: uma linha de merchandising.

Meus amigos: a sério?! Completam-se 120 anos desde o dia em que um grupo de visionários lançou a semente daquilo que hoje é um pilar da cidade, da região, do país e das nossas vidas, e os responsáveis do clube acham que o primeiro contacto com o sócio e adepto a respeito da efeméride deve ser um email de publicidade a peças de vestuário? Nada sobre Nicolau d’Almeida, nada sobre quem o acompanhou na aventura, nada sobre a história do clube propriamente dita. Nada sobre nada, além de uma linha de merchandising com design inovador e um lettering moderno (assim mesmo, com os itálicos e tudo), de entre a qual "destaca-se o casaco".

É um casaco bonito, não digo que não. E também não digo que não faça sentido aproveitar comercialmente comemorações como esta. Até aí, tudo bem. Mas cada coisa no seu lugar. Um aniversário como este é uma oportunidade de celebrar a vida do clube, recordar os bons e os maus momentos que nos trouxeram até aqui, homenagear quem tornou possível esta caminhada. E eventualmente lançar um ou outro produto alusivo, não vejo porque não, mas sempre como um extra, como algo que é adicional e nunca, mas nunca, o ponto de destaque. É quase tratar os adeptos por burros: o clube faz anos, comprem coisas! Um dia esta gente vai ter de aprender que o futebol não é um mercado como os outros e que o acto de consumo comercial não é central à experiência do adepto, mas complementar. Atribuir-lhe uma centralidade indevida não só é um insulto aos adeptos e ao clube enquanto instituição, como pode também ter efeitos nocivos mesmo no plano comercial. Pode parecer interessante a curto prazo, mas a longo prazo acabará por transformar a relação entre o adepto e o clube em algo muito menos substancial, muito mais semelhante à relação de um cliente com uma marca convencional. É deitar fora o grande trunfo de um clube de futebol enquanto marca comercial. Mas eles é que são os especialistas.

No entanto, e infelizmente, esta situação só surpreende os desatentos, e culpo a minha ingenuidade pela centelha de excitação que senti ao ver o tal email na minha inbox. Sejamos honestos: o nosso clube, actualmente, não é propriamente um exemplo de valorização da sua história, sobretudo da menos recente. Apesar de andarmos "a vencer desde 1893" e de termos "uma história para contar" (que aparentemente é feita exclusivamente de títulos internacionais), somos um clube cujo estádio tem quase 10 anos, vários espaços comerciais, um bingo que abriu e fechou, e ainda não tem um museu! Não vou bater mais no proverbial ceguinho, que por esta hora já nem se levanta do chão, mas há coisas que são incontornáveis. Segundo consta, já esteve mais longe, mas vamos ver. E quem diz o museu diz o site, por exemplo, onde, enterrada num submenu, a nossa história se resume praticamente a um mísero texto e a uma lista de 24 “lendas do clube” que não inclui, por exemplo, o Pinga, o Pedroto ou o Dale Dover. Posso, por outro lado, elogiar, como já elogiei, a timeline histórica no Facebook (a quem ainda não o fez, aconselho a navegar pelas décadas e anos no menu da direita - é uma delícia), mas é preciso mais. Valorizar a história do clube não deve ser uma obrigação, uma estratégia ou uma checkbox que se tem de marcar, mas uma atitude permanente, assimilada, que se manifeste em tudo, mesmo quando não se está a pensar nisso.

A nossa história explica-nos, define-nos e constrói-nos; para sabermos quem somos, temos de saber quem fomos. Cada pedaço destes 120 anos de história enformou o nosso clube, e a cada pessoa que deu o seu contributo devemos um bocadinho da nossa gratidão. E isto é ridiculamente maior do que qualquer linha de merchadising, por mais inovadores que sejam o design e o lettering.

E por falar em história, completaram-se ontem, 10 de Abril, 10 anos sobre aquela maravilhosa noite de chuva em que qualquer coisa mudou em nós. Abrimos a mente e o coração ao que até ali parecia impossível. Outro título europeu... Poderíamos sonhar? Sim, sonhemos! E sonhámos. E mês e meio depois, esse sonho era realidade. Aponto sempre este jogo como o ponto de viragem, o momento em que a ideia tomou finalmente forma e nos permitimos atrever-nos a ser felizes. Custa a crer que tenham passado 10 anos. Se fechar os olhos, até a chuva ainda sinto no rosto...

12 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo, há que valorizar a nossa história e os Homens que a construíram.

    ResponderEliminar
  2. Sem tirar nem pôr, EXCELENTE!
    “A vencer desde 1893” mas sem explicarem como…
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. "Mas casa coisa no seu lugar"
    fez um pequeno erro ;-)

    a cronica esta excelente!
    completamente de acordo!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  5. Até entre eles usam e abusam da violência. É com os repórteres da sua televisão, o treinador da mascote, bombas de gasolina, etc

    http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/04/a-violencia-no-dna-da-agremiacao.html

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos pelos comentários :)

    @Nuno Noronha, li e reli, e o gajo escapou-me. Obrigada pela correcção.

    @Johnny.Rato, ainda não vi em fontes oficiais (o que é estranho, dado que supostamente está à venda desde dia 3), mas no Facebook fala-se em 90 euros.

    ResponderEliminar
  7. @ enid,

    não achas que tás a pedir demais?

    para que é que interessa:

    quem somos e de onde vimos?
    a história do nosso clube?
    as origens do nosso clube?
    as lendas do nosso clube?
    o museu e os troféus do nosso clube?
    etc etc etc

    porreiro porreiro, é a linha de merchandising pá ricos e pa milionários, em artigos que de tão baratos que são, com toda a certeza, só podem, têm linhas de costuras banhadas a ouro, pois de outra forma, que justificação pa um preço económico de 90Eur por um casaco todo catita?

    felizmente, ou melhor, infelizmente, é bom que todos percebamos que os homens de hoje já não são os homens de ontem, hoje por hoje, não passamos TODOS de meras figuras decorativas, e muita vezes até de incómodos pa esses iluminados dos novos tempos que acham que "a paixão e o amor a um clube" se resume a euros, camiões de euros.

    pobres daqueles que renegam a sua história, as suas origens, ao mercantilismo puro e duro do negócio que é hoje o negócio do futebol e das paixões de uns tantos quantos.

    FCPorto clube é uma paixão eterna...
    eles, os iluminados ou os vendidos dos novos e tempos modernos, hão-passar e ser esquecidos.

    ps - 90eur? impressionante... pa não ser ainda mais desagradável. Podem metê-los todos num sitio que eu cá sei!

    ResponderEliminar
  8. o casaquito tem o seguinte preçário:
    « 90 euros para adulto e 80 para criança, com descontos para sócios e detentores de Dragon Seat»

    fonte: aqui
    (publicada a 05 de Abril)

    ps:
    @ enid

    associo-me (tardiamente) aos merecidos "Parabéns!".

    @ bLuE bOy

    quem escreve assim não é gago :D


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. Em 20 anos o Fc Porto foi por 14 vezes melhor ataque da Liga e por 10 vezes conseguiu ter o bola de prata. Porto é sinónimo de golos e nomes como Jardel, Mccarthy, Lisandro, Falcao e agora Jackson Martínez não deixam mentir. Os melhores artilheiros em Portugal, moram e moraram sempre no Dragão. http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/04/12/o-faro-azul-e-branco/

    ResponderEliminar
  10. Pqp!!!!! 90 Euros por um casaco????Mas o PdC pensa que ganhamos como ele que se dá ao luxo de ir a Londres fazer compras prá Nandinha????

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Ainda se encontra a 90 euros o casaco 120 anos do porto?

    ResponderEliminar