http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/
Aqui há uns dias, recebi um email do meu clube com o seguinte assunto: “120 Anos FC Porto”. Já várias vezes me tinha ocorrido que este é o ano do nosso 120º aniversário, e ver este email na caixa de correio aguçou a minha curiosidade. O que estaria o clube a preparar para tão importante celebração? A resposta não poderia ser mais simples: uma linha de merchandising.
Meus amigos: a sério?! Completam-se 120 anos desde o dia em que um grupo de visionários lançou a semente daquilo que hoje é um pilar da cidade, da região, do país e das nossas vidas, e os responsáveis do clube acham que o primeiro contacto com o sócio e adepto a respeito da efeméride deve ser um email de publicidade a peças de vestuário? Nada sobre Nicolau d’Almeida, nada sobre quem o acompanhou na aventura, nada sobre a história do clube propriamente dita. Nada sobre nada, além de uma linha de merchandising com design inovador e um lettering moderno (assim mesmo, com os itálicos e tudo), de entre a qual "destaca-se o casaco".
É um casaco bonito, não digo que não. E também não digo que não faça sentido aproveitar comercialmente comemorações como esta. Até aí, tudo bem. Mas cada coisa no seu lugar. Um aniversário como este é uma oportunidade de celebrar a vida do clube, recordar os bons e os maus momentos que nos trouxeram até aqui, homenagear quem tornou possível esta caminhada. E eventualmente lançar um ou outro produto alusivo, não vejo porque não, mas sempre como um extra, como algo que é adicional e nunca, mas nunca, o ponto de destaque. É quase tratar os adeptos por burros: o clube faz anos, comprem coisas! Um dia esta gente vai ter de aprender que o futebol não é um mercado como os outros e que o acto de consumo comercial não é central à experiência do adepto, mas complementar. Atribuir-lhe uma centralidade indevida não só é um insulto aos adeptos e ao clube enquanto instituição, como pode também ter efeitos nocivos mesmo no plano comercial. Pode parecer interessante a curto prazo, mas a longo prazo acabará por transformar a relação entre o adepto e o clube em algo muito menos substancial, muito mais semelhante à relação de um cliente com uma marca convencional. É deitar fora o grande trunfo de um clube de futebol enquanto marca comercial. Mas eles é que são os especialistas.
A nossa história explica-nos, define-nos e constrói-nos; para sabermos quem somos, temos de saber quem fomos. Cada pedaço destes 120 anos de história enformou o nosso clube, e a cada pessoa que deu o seu contributo devemos um bocadinho da nossa gratidão. E isto é ridiculamente maior do que qualquer linha de merchadising, por mais inovadores que sejam o design e o lettering.
E por falar em história, completaram-se ontem, 10 de Abril, 10 anos sobre aquela maravilhosa noite de chuva em que qualquer coisa mudou em nós. Abrimos a mente e o coração ao que até ali parecia impossível. Outro título europeu... Poderíamos sonhar? Sim, sonhemos! E sonhámos. E mês e meio depois, esse sonho era realidade. Aponto sempre este jogo como o ponto de viragem, o momento em que a ideia tomou finalmente forma e nos permitimos atrever-nos a ser felizes. Custa a crer que tenham passado 10 anos. Se fechar os olhos, até a chuva ainda sinto no rosto...
Não podia estar mais de acordo, há que valorizar a nossa história e os Homens que a construíram.
ResponderEliminarSem tirar nem pôr, EXCELENTE!
ResponderEliminar“A vencer desde 1893” mas sem explicarem como…
Abraço.
"Mas casa coisa no seu lugar"
ResponderEliminarfez um pequeno erro ;-)
a cronica esta excelente!
completamente de acordo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAté entre eles usam e abusam da violência. É com os repórteres da sua televisão, o treinador da mascote, bombas de gasolina, etc
http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/04/a-violencia-no-dna-da-agremiacao.html
Obrigada a todos pelos comentários :)
ResponderEliminar@Nuno Noronha, li e reli, e o gajo escapou-me. Obrigada pela correcção.
@Johnny.Rato, ainda não vi em fontes oficiais (o que é estranho, dado que supostamente está à venda desde dia 3), mas no Facebook fala-se em 90 euros.
@ enid,
ResponderEliminarnão achas que tás a pedir demais?
para que é que interessa:
quem somos e de onde vimos?
a história do nosso clube?
as origens do nosso clube?
as lendas do nosso clube?
o museu e os troféus do nosso clube?
etc etc etc
porreiro porreiro, é a linha de merchandising pá ricos e pa milionários, em artigos que de tão baratos que são, com toda a certeza, só podem, têm linhas de costuras banhadas a ouro, pois de outra forma, que justificação pa um preço económico de 90Eur por um casaco todo catita?
felizmente, ou melhor, infelizmente, é bom que todos percebamos que os homens de hoje já não são os homens de ontem, hoje por hoje, não passamos TODOS de meras figuras decorativas, e muita vezes até de incómodos pa esses iluminados dos novos tempos que acham que "a paixão e o amor a um clube" se resume a euros, camiões de euros.
pobres daqueles que renegam a sua história, as suas origens, ao mercantilismo puro e duro do negócio que é hoje o negócio do futebol e das paixões de uns tantos quantos.
FCPorto clube é uma paixão eterna...
eles, os iluminados ou os vendidos dos novos e tempos modernos, hão-passar e ser esquecidos.
ps - 90eur? impressionante... pa não ser ainda mais desagradável. Podem metê-los todos num sitio que eu cá sei!
o casaquito tem o seguinte preçário:
ResponderEliminar« 90 euros para adulto e 80 para criança, com descontos para sócios e detentores de Dragon Seat»
fonte: aqui
(publicada a 05 de Abril)
ps:
@ enid
associo-me (tardiamente) aos merecidos "Parabéns!".
@ bLuE bOy
quem escreve assim não é gago :D
somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II
Em 20 anos o Fc Porto foi por 14 vezes melhor ataque da Liga e por 10 vezes conseguiu ter o bola de prata. Porto é sinónimo de golos e nomes como Jardel, Mccarthy, Lisandro, Falcao e agora Jackson Martínez não deixam mentir. Os melhores artilheiros em Portugal, moram e moraram sempre no Dragão. http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/04/12/o-faro-azul-e-branco/
ResponderEliminarPqp!!!!! 90 Euros por um casaco????Mas o PdC pensa que ganhamos como ele que se dá ao luxo de ir a Londres fazer compras prá Nandinha????
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAinda se encontra a 90 euros o casaco 120 anos do porto?
ResponderEliminar