06 abril, 2007

45 minutos de classe… outros tantos de anarquia


Competição: Bwin 06/07 (24ª jornada)
Data: 06.04.2007
Local: Estádio do Dragão, Porto
FC Porto: Helton; Jorge Fucile, Pepe, Bruno Alves, Marek Cech; Bosingwa, Lucho Gonzalez (Lucas), Jorginho (Anderson); Quaresma, Hélder Postiga e Adriano (Vieirinha)
Golos: Jorginho, Adriano (2), Hélder Postiga e Anderson

Uma noite tranquila, muito tranquila, até ao intervalo, onde atingimos um score de 4-0… depois, só deu anarquia (quase total), mais uma vez, consequência das já erradas e sistemáticas substituições do nosso 'destreinador', Prof. Jesualdo Ferreira, que digo eu, destruíram o que estava bem, e pioraram o que não estava mal. De negativo mesmo nesta noite, a lesão do central Pepe, que ao que tudo indica, será grave e o poderá impedir de jogar até ao final do campeonato. Vamos aguardar pelos exames e fazer fé que não passe de um susto leve.

Devido a inúmeras lesões no plantel, aliás, já bem evidentes na convocatória para este jogo, alinha defensiva foi a única zona do campo que ficou intocável. No meio campo, Marek Cech fez companhia a Lucho e Jorginho, que foi titular pelo segundo jogo consecutivo. Na linha avançada, Postiga foi a surpresa, onde fez companhia a Quaresma e Adriano. Dentro do quadro possível, na minha opinião, este era o melhor onze.

Começado o jogo, o FC Porto entrou a todo o gás e rapidamente inaugurou o marcador (1-0), estavam decorridos apenas 4 minutos de jogo, quando Quaresma de trivela cruza para a entrada de Jorginho que de cabeça coloca a bola no fundo da baliza adversária. Imprimindo uma grande pressão em todo o campo e passados que foram mais alguns minutos, aos 16 minutos, Adriano no seguimento de uma fantástica desmarcação de Jorginho, amplia a vantagem para 2-0.

O adversário era praticamente inexistente em campo e não foi com surpresa que ainda se estava nos 21 minutos de jogo (!), Postiga que regressou neste jogo aos golos, depois de uma jogada individual, remata cruzado para aumentar a vantagem para 3-0. A pouco tempo do intervalo, aos 36 minutos, Adriano bisa no jogo depois de corresponder a mais um excelente cruzamento de Ricardo Quaresma, onde foi preciso apenas encostar a cabeça na bola. Estava feito o 4-0, resultado com que se chegou ao intervalo.

Durante o período de descanso, pensei para comigo e com os amigos com quem habitualmente ocupamos os nossos lugares no estádio… “com este resultado, não tem nada que saber: é fazer descansar Lucho e Quaresma, colocando Anderson em campo para aumentar níveis de confiança e adquirir automatismo de jogo”. Meia surpresa tive quando vejo Anderson a entrar para a 2ª parte, mas ver que Jorginho, estava até então a fazer um muito bom jogo, a ficar nos balneários. Sinceramente, ou sou muito burro, ou o nosso 'destreinador' anda meio desnorteado, aliás, meio não, completamente. O tempo encarregou-se de me dar razão.

O futebol passou a ser meio trapalhão, com um nítido relaxamento dos jogadores em campo, tendo com isso se aproveitado o adversário para começar a criar algum perigo na nossa defensiva. No seguimento deste desnorte dos portistas, o Vitória de Setúbal reduz para 4-1 aos 61 minutos. Nesta altura, o ‘destreinador’ já tinha mais uma vez inventado com a entrada de Lucas para o lugar de Lucho, onde a linha defensiva passou nas laterais a uma total transformação: Fucile passou para defesa direito, Bosingwa para o meio campo defensivo e Lucas acabado de entrar para o lado esquerdo. Tantas mexidas, para uma única substituição! Adiante…

Quando se sentia que lentamente, os portistas voltavam a recuperar o controlo do jogo, Anderson regressa também ele aos golos, onde foi superiormente desmarcado por Vieirinha e colocou a bola com classe no funda da baliza adversária, elevando a contagem para 5-1 aos 77 minutos.

Até ao final do jogo, poucos mais momentos de interesse de relevo, senão, a péssima noticia da lesão grave (?) do central Pepe que vem ainda mais dificultar as escolhas para o nosso onze, dado que actualmente, estão 10 (!) jogadores no estaleiro… alguém conhece alguma bruxa que saiba fazer umas rezas? Que mais nos irá acontecer?

Azul + : 45 minutos de classe e pressão, Jorginho superior, Quaresma a encantar e Anderson em crescendo.

Azul - : suposta lesão grave (?) de Pepe e as invenções do ‘destreinador’ que pioraram abismalmente a qualidade de jogo dos portistas para os segundos 45 minutos.

6 comentários:

  1. realmente pq é que se inventa quando as coisas estão a fluir normalmente?

    1ª substituição foi bem vista,e depois pq não trocar o Lucho pelo miudo Castro e o (toqueiro) do R.Costa pelo Pepe?
    Fazia descansar os mais utilizados e não inventava.

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual tínhamos comentado no Dragão. Subscrevo e apoio incondicionalmente esta crónica e principalmente as críticas ao Jesualdo.

    ResponderEliminar
  3. O Jesualdo é mesmo muito fraquinho.
    Valha-nos que dos três grandes é o menos mau.

    ResponderEliminar
  4. «Vou ter que cumprir a promessa feita e amanhã lá irei rumo ao Monte da Virgem...Só espero que não chova para poder efectuar a caminhada em sossego...Mas sinceramente, este Prof. desiludiu-me mais uma vez com as substituições feitas, assim como na Luz o Porto caiu como do Dia para a Noite na 2.ª Parte por força das alterações que ele decidiu fazer...Sair Lucho - mui bien, mui bien - mas entrar quem: Anderson? Mui bien, mui bien!... Agora fazer sair Jorginho, Lucho e Adriano e meter Lucas, alterando toda a defesa só podia resultar no que resultou: uma confusão total e mais uma lesão! Desculpe Prof. mas que grande estupidez! Já começo a pensar que não quer ganhar o campeonato e se o Porto o ganhar será apesar de si e das suas decisões esquisitas e fantasmagóricas!!!Então não seria preferível manter o Jorginho, fazer entrar o Anderson a substituir o Lucho e sustentar toda a restante estrutura defensiva como estava? Agora defesa esquerdo para defesa direito, defesa direito para médio defensivo, médio defensivo para defesa esquerdo, defesa esquerdo para médio defensivo, Ponta de lança sai e entra ponta direita e o ponta direita vai para ponta de lança,...Daaaasssse!!! O que vale é que o Setúbal não marcou mais porque não teve capacidade para tal, senão lá estavamos outra vez a lamentar a sua tremenda ignorância futebolistica! Sinceramente já contra o Benfica foi de bradar aos céus, saiu Meireles e ficou Assunção lesionado - eu nem sabia, até pensei que ele tinha pura e simplesmente estoirado - não era altura de mandar entrar João Paulo? Não entrou e agora nem João Paulo, nem Assunção, nem Pepe! Com amigos como este, quem precisa de inimigos!!! Uns óculos e bem graduados para o Professor, urgentemente... Deve ser a falta da Nicotina,por favor snr.PDC deixe o homem fumar à vontade a ver se os Neurónios se ajustam definitivamente!...Se não tem estofo para ser Campeão deixe então que outro tente ser!!!»

    «menphis...O Professor não sabe mexer na equipa, já o demonstrou várias vezes,contra o Benfica aquela segunda parte deles só foi possível porque ele é um totó, mas hoje foi demais...Parecia que estava a brincar com a sorte e lixou-se, melhor dizendo lixou-nos a todos e a pior parte parece ter tocado ao Pepe! A defesa estava bem, deixava-a estar carago e alterava só a linha média, mas não, quiz inventar, parecia que estava num treino semanal e o resultado foi aquela anarquia toda durante um espaço longo de tempo, com os resultados finais que se viram!...Queria meter um ponta, metia o Anderson a fazer as laterais com o Quaresma e bastava-lhe esperar pelo Setúbal...Não aguento bem quem gosta de dar tiros nos pés...Não sou masoquista!...Tínhamos o jogo ganho e a oportunidade de ganhar mais uns quilómetros de moral se o resultado se dilatasse ainda mais, tudo foi deperdiçado por patetice e andamos num sufoco incompreensível durante uns bons minutos por falta de inteligência e nada mais...É preciso perceber tanto assim de futebol para saber tirar um jogador e meter outro que o substitua à altura? Fucile joga melhor à esquerda que à direita está provado e comprovado nos jogos a que tivemos oportunidade de assistir...Bosingwa bem na direita ausente no miolo, nem o vi...Mareque foi um corredor aberto na esquerda, sem ritmo e muito estático, desilibrou a defesa por completo e os centrais tiveram de andar a fazer horas extras desnecessáriamente...Marec joga razoávelmente na linha média e dava para as encomendas como médio defensivo para toda a segunda parte...O Jorginho esteve bem saiu, o Lucho estava bem saiu, o Adriano estava bem saiu também...O Prof. mais parecia estar aborrecido com eles! Não é por ganhar que eu falo é pelas asneiras feitas ainda que tivéssemos ganho! O jogo de hoje era muito importante precisamente pelo enorme rol de lesões que se tinham sentido durante a semana e que punham em dúvida a possibilidade de ganharmos! Começamos bem, ganhamos um bom ascendente no maracdor e o Mister Jesualdo deslumbrado, resolveu pôr-se a fazer tácticas arrojadas que confesso não me parece ter estofo para tentar! Falta-lhe o nervo e genica para mexer com a equipa e pô-la a correr como é necessário, sem medo - olha, como fez o miúdo, o Anderson, que me deu uma lição enorme de coragem e ousadia, pela entrega total que deu ao jogo depois de uma lesão grave e acabou por compensar com o seu esforço e talento a parvoíce do cretino "estudioso"...»

    «Era o que faltava voltar a ter que fazer uma nova promessa agora por causa da lesão do Pepe...Eu ainda a tentei encaixar no pacote mas seria desleal fazê-lo, não fora assim o trato inicial...Mas, se tal fôr necessário e resultar lá vou eu, tudo OK, o amor ao Porto é assim mesmo...Mas ignorar que o Pepe se lesiona porque quem andava a fazer o meio campo defensivo era o Anderson que atrasou a bola à queima e obrigou o Pepe àquela entrada de risco é querer "tapar o sol com a peneira"...Torna-se um pouquinho difícil!...De qualquer modo eu respondia ao "menphis" que provavelmente foi ao cabeleireiro enquanto eu desgastei os meus pézinhos a cumprir o prometido!...Mas saiu-me o Zirtaev -pessoa que aliás admiro por me parecer responsável e fixe- e como no essencial se complementam, a resposta é portanto para os dois! Porque sinceramente penso assim: o Professor Jesualdo Ferreira não é uma pessoa de fibra, com nervo, de comer a relva se preciso fôr -se o é engana muito bem- de dar um forte berro aos seus craques e eles bem que precisam disso de vez em quando! Nós somos diferentes dos «educadinhos» feitos para enganar...Nós dizemos o que pensamos -pelo menos eu digo- tratamos os bois pelos nomes e não gostamos muito de paninhos quentes para amaciar situações...Pão, pão! Queijo, queijo! Por eles serem como são -os educadinhos- é que nos aldrabam forte e feio e ainda se insurgem como se de vitimas se tratassem...Não gosto de exageros mas prefiro frontalidade e menos cinismo! O Prof. chegou a dizer ontem à imprensa que o Pepe se magoou sózinho! Mas onde estava ele quando o lance se deu? A dormir naturalmente...»
    Esta é uma sequência de comentários feitos por mim acerca do Prof. Jesu no blogue do Zirtaev e que acho encaixam bem no teu Post Blue!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar