31 agosto, 2016

BASTA... ESTAMOS FARTOS!


Estamos absolutamente fartos de histórias da carochinha, discursos inflamados que não têm seguimento, responsáveis que não o são e nunca dão a cara, administradores que se comportam como empresários e empresários que mais parecem ter assumido a gestão interina da SAD, pois as sobras que os outros não querem parece terem aqui uma porta aberta.

Estamos fartos que culpem sempre os jogadores, os treinadores, os árbitros ou as senhoras da limpeza. Já não temos paciência para desculpas esfarrapadas ou promessas de pré-épocas antecipadas. Ou será que depois de termos Ferraris na garagem (Imbula) agora queremos ter um avião pousado na pista (Brahimi) para depois dizermos que a culpa é do treinador?

Estamos fartos que nos vendam ilusões e promessas... montanhas que acabam por parir ratos! Basta que nos criem a expectativa de ter Mangala e acabar com Boly, ter Rafa e acabar com Jota ou ter um ponta-de-lança de créditos firmados e acabar com Depoitre. Não está em causa a qualidade dos jogadores, está em causa a gestão de expectativas. Não queremos loucuras financeiras, mas também não queremos novelas mexicanas com finais à la carte na capa do JN.

Estamos fartos das guerras e guerrinhas que se vão alimentando na sempre afiada comunicação social, com notícias fabricadas por magnatas dos lobbies existentes em Portugal e que mais não servem do que criar fatores estéreis de pressão. Matem-se ou esfolem-se, mas, entendam-se ou ponham-se a andar. Queremos estabilidade e gente com vontade e garra para trabalhar e não para apenas estarem preocupados com a promoção das suas carreiras.

Estamos fartos de ter Administradores que vivem como Lordes, com um nível de vida acima do alto e ao mesmo tempo ter um clube com as contas no vermelho, que não cumpre fair-play financeiro, que não pode comprar pois tem de pedir emprestado para contornar os maus resultados técnicos. Ganhem o que quiserem, vivam como quiserem, mas façam o vosso trabalho! E façam-no bem feito, pois são principescamente remunerados para isso.

Estamos fartos de ver um clube gerido como uma herdade cheia de quintais, onde os senhores feudais só se preocupam em defender o seu quintal, enquanto o bem comum (o do FC Porto) é colocado para segundo ou terceiro plano. Uma herdade sem estratégia, sem rumo, sem linha orientadora. Uma herdade dividida e subdividida nos mais distintos departamentos e gabinetes. Onde cada um faz o que quer e como quer.

Estamos fartos das guerras entre comunicação e informação, enquanto o diretor da Porto Media se passeia pelos corredores do Dragão Caixa e do Estádio do Dragão como se nada fosse com ele. Temos um diretor de informação que só serve para assinar o folhetim diário, enquanto se escreve uma crónica ao jogo lagartos-Porto de fazer inveja ao Record. E o diretor de comunicação, só serve para acompanhar o treinador à flash-interview e definir se vamos ter uma cadeira de sonho ou um jogo de andebol?

Estamos fartos de ser mansos, comer e calar, levar um estalo e dar a outra face. Ter gente que devia servir para estar atenta a tudo o que se diz sobre nós e disparar sempre que tal se justifique, mas que ao invés disso, estão preocupados em criar hashtags no twitter ou saber se temos muitos seguidores no facebook. Quem ataca o Porto tem que levar resposta, não pode levar silêncio só porque sim.


Estamos fartos do cliché "Somos Porto" repetido vezes sem conta e até à exaustão por muitos daqueles que nem o hino sabem cantar. Nós não queremos ser Porto no papel, no twitter ou no facebook. Queremos ser Porto na garra como defendemos o nosso clube, na atitude como atacamos quem nos ataca, na determinação como nunca viramos a cara à luta e na loucura como colocamos o Porto à frente de tudo o resto.

Estamos fartos de ter um canal televisivo inócuo e sem expressão. Sem linha editorial e onde quem trata de política ou agricultura, também trata de desporto. Um canal para dar emprego aos filhos e amigos e onde se esquece aquele que deveria ser o maior de todos os objetivos: a acérrima defesa dos superiores interesses do clube. Um canal onde fugazmente lá aparece a nossa voz pelo Bernardino Barros, mas que depois não tem sequência, não tem fio condutor, não tem a agressividade que vemos, e bem, na concorrência direta.

Estamos fartos de ser envergonhados pelos nossos comentadores televisivos. Todos sabemos que são programas e pessoas autónomas dos clubes. Mas enquanto que os outros tentam colocar nesses programas pessoas capazes de lançar informação e contra informação pertinente em defesa do seu clube, o FC Porto continua a negligenciar esta via comunicacional que chega a milhões de pessoas. São por isso lançadas e reforçadas mentiras contra o nosso clube, ideias falaciosas sobre o nosso passado e presente, perante a ruidosa mas incapaz reação do Serrão, o silêncio comprometedor do Aguiar ou a maior genica mas igualmente inócua reação do Guedes.

Estamos fartos de ser comidos de cebolada, colocados fora do centro das decisões, comidos por trás e pela frente. Deixamos que fossem criados os internacionais de aviário para agora fazermos um ruído digno de uma buzina de uma trotinete? Fomos comidos no novo Conselho de Arbitragem, mas achávamos que não, só porque damos uns “beijos na boca” com o Proença? Achávamos que tudo ia ser diferente só porque Vítor Pereira saiu? Pois é... ficamos à espera da virgem e enquanto isso ninguém se inquietou!

Estamos fartos de dia para dia perdermos identidade e marca distintiva. Agora até nos damos ao luxo de jogar clássicos com equipamentos alternativos. Será que ao fim de décadas de lagartos-porto, alguém se lembrou agora que o azul se confunde com o verde? Há quem ache que ser bairrista e regionalista é ser parolo e uma barreira ao crescimento da marca FC Porto. Esses arautos da gestão desportiva esquecem-se que, ao contrário de nós, o Barcelona continua a ter uma identidade marcadamente regionalista e isso está longe de colocar em causa o sucesso desportivo.

Estamos fartos de não ter um discurso único mas repetido vezes sem conta por diferentes vozes e diferentes canais. A forma de chegar aos adeptos e mercado em geral não pode estar restringida à voz do presidente, que tanto fala quando passa para 1º ou é apurado para a Champions, como passa ao exílio durante meses. As redes sociais, o site, o dragões diário, o porto canal, a revista dragões, e depois todos os que falarem (treinadores, jogadores e dirigentes), têm que ter a mesma linha orientadora, lerem todos os mesmos manuais, terem todos a mesma linha de orientação.

Senhor Presidente do Futebol Clube do Porto, basta de tudo isto!
Isto não é uma ameaça ou aviso. É um grito de pedido de ajuda... ajude-nos a limpar o clube, ajude-nos a ajudá-lo!
Perceba que tudo e todos que o rodeiam só ainda se mantêm de pé pelo enorme respeito que lhe guardamos. No dia que o senhor sair, a ETAR vai ter muito trabalho para tratar tudo o que vai receber. O senhor é, a par de José Maria Pedroto, a figura maior de um clube com mais de 120 anos de história. O senhor merece tudo de todos nós. Mas, não persista em testar mais a sua popularidade junto das pessoas. Nós aqui fora, nós aqui na rua, estamos cansados das tropelias que são efetuadas a essa história centenária.
O senhor vive num Mundo onde lhe dizem que tudo está bem, que tudo está sereno, que nós comemos tudo o que nos dizem. Esqueça... isso já acabou!
Nós queremos o nosso Porto de volta. Nós queremos o nosso clube de volta. Queremos e acreditamos que isso é consigo ao leme, mas perceba que já não há mais paciência para erros e falhas que ficamos sem perceber se são negligência, incompetência ou má fé.

BASTA, PORQUE O PORTO É NOSSO!!!

67 comentários:

  1. Com esta equipa que constitui a actual SAD, será sempre mais do mesmo até ao desastre final! Já deu para ver que se estão a marimbar para os sócios, adeptos e simpatizantes. A única coisa que lhes desperta o interesse é a galinha que de ouro já nada tem. Simplesmente vergonhoso e indecoroso!

    ResponderEliminar
  2. Eu não diria melhor. O ser humano tende para a autodestruição. Neste momento ninguém no clube quer saber o que pensamos. Só querem uma coisa. Dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Com a tua licença, meu caro, está partilhado um link para este post no Porto Universal.

    Tu escreves sempre tudo o que pensamos. E DIZES, a quem de direito, que ainda é mais admirável!

    O meu aplauso de pé - como já em outras vezes.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro aplauso e mais aplausos mereces... muitos Portistas que sentem o clube com a mistica do Passado nao se reveêm nesta politica desastrosa dos Chupistas que rodeiam o nosso Presidente e k estão a sugar o nosso grande Amor, a nossa Familia. Todos os k Amam o Porto, o FC PORTO reveêm-se neste pesido de ajuda e nos factos aqui apresentados por ti. Contigo vamos até ao Fim, camos lutar pelo nosso grande Amor.

      Eliminar
  4. Totalmente de acordo, sem tirar uma vírgula...mas...já não acredito em PC e o mais grave é QUEM virá a seguir???
    Será alguém capaz de intrepertar todas estas ideias e conceitos que expõe e nos quais me revejo?
    ...Não estou a ver ninguém! E isso deixa-me angustiado. O nosso FCP está a implodir...lentamente!
    Só nos adeptos, numa minoria, vejo capacidade para mudar este estado de coisas. Não seria fácil mas existirá outra opção?!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a revolta mas discordo com a crença no Presidente. Parece que o Presidente não está lúcido e que não sabe o que se passa. Ele sabe o que está mal e é ele quem manda em tudo, apenas ele já vê o clube como uma empresa que lhe tem de garantir a reforma e o futura da familia dele. Eu até posso acreditar que ele pode mudar as coisas, porque ele tem capacidades para isso, mas é preciso sentir dos adeptos que o lugar dele não é até à morte e mostrarmos abertura para outros candidatos aparecerem. Basta de pressão sobre jogadores e treinadores porque eles fazem o que podem. Não temos tido planteis equilibrados, nem treinadores com ideias ou mão para ferraris, por isso vamos colocar o foco de pressão nos administradores que andam a destruir o clube em favor dos seus interesses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser verdade o k pensas, dizes e escreves. No entanto,só o Presidente e a sua consciência o podem validar. Nao descarto a tua opiniao mas quero acreditar que o Presidente continua a ser o lider que nos guiou a tantas vitorias. Se nao o faz com a mesma forçá, genica é uma coisa, se nao o faz com a mesma lucidez a coisa é outra, mais grave...

      Eliminar
    2. o FCP bateu no fundo!!! e tao cedo de lá nao sairá !!! foi tudo tao previsivel e anunciado!! Pedir socorro ao Presidente!!! ahahah "cego nao é aquele que nao vê, cego é aquele que nao quer ver" cortem as amarras!!! virem
      a mesa !!! renasçam (com as cores originais)!!!

      Eliminar
  6. verdades, duras como punhos... cada vez mais, há que não ter medo das palavras... se a verdade dói e custa?! dói e custa, mas, há que acordar definitivamente para esta "realidade" que nos entra pelos olhos adentro... basta de palavras mansas.

    das duas, uma... ou não percebem o que se está a passar, ou percebem muito bem mas continuam a fazer-se de desentendidos... então, será bom que percebam TODOS, que não vai continuar a ser domingo todos os dias.

    quem não sabe porque ganha, não sabe porque perde... por aqui me fico, para bom entendedor.

    uma última nota de reparo, que não de discordância ao conteúdo do post, bem pelo contrário, pois comungo do mesmo em toda a sua linha, mas apenas para dizer que não excluo ninguém de responsabilidades na situação actual... repito, ninguém (!)... no "meu" clube, o pai das vitórias, será sempre o pai das derrotas, isto é, TODOS!

    ps - se bem se recordam, a atual época desportiva começou a ser preparada em 07/04/2016, vide entrevista do Presidente nessa altura na Porto Canal... hoje, dia 31/08/2016, passados praticamente quase 5 meses, último dia do fecho do mercado de inscrições, continuam dossiers de entradas e saídas de jogadores por concluir, salta à vista armada um plantel desequilibrado, com excesso de médios e falta de defesas e atacantes, etc etc... mas, está tudo bem, isto é, para aqueles a quem a "passagem" de Roma veio embriagar de todo e fazer esconder o que já existia antes de Roma e continua a haver pós-Roma... mas, que fazer?! é deixar arder em lume brando, e depois, quando tudo já estiver fodido, colocar as mãos na cabeça e fazer cara de surpreendido como se tivessem andado em marte até ao dia de ontem... siga, deixa andar.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem!... Apoiado. Subscrevo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente. O parasita mendes anda a engonhar as transferências do nosso clube há pelo menos 2 anos, só entra no Porto quem ele quer ou quem os outros clubes ( leia se braga e benfica) não querem ter. O Porto precisa de cortar laços com tudo o que for mendes e fazer uma limpeza de balneário e direcção.
    O nosso presidente, num ultimo acto de amor ao clube deveria limpar a escumalha toda que gravita a SAD e manter-se em cena o tempo suficiente para evitar a transição da mesma para as mãos dos que nos querem mal e apenas utilizar o clube como entreposto e veículo de enriquecimento pessoal.
    Tanto se tentou ridicularizar a postura do Sporting mas afinal eles é que compram por 300 mil e vendem por 30 milhões com a maioria da percentagem dos passes nas mãos do clube e não dos abutres.
    Nestes últimos dois anos assitiu-se a uma mudança no mercado em que a maioria dos clubes deixou de pagar a pronto e passou a gerir empréstimos com pagamentos (ainda mais) diferidos e o Porto está completamente perdido, sem poder de resposta nem adaptação às novas condicionantes do mercado. Como o nosso "Omo" não lava tão limpo como o da segunda circular, o fair play financeiro está-nos a morder os calcanhares e perdemos fulgor e presença no mercado. Avizinha-se um ciclo de dominio a sul, possivelmente repartido pelos vizinhos da segunda circular e isto para mim é um claro retrocesso no que se tinha conseguido nos ultimos 30 anos após reverter um ciclo ignóbil de domínio centralista (falo apenas de futebol).
    Mudanças, precisam-se.

    Antonio T.

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto, que é pena o Presidente não ler. Transmitiu o sentimento generalizado dos sócios/associados.
    A entrada do Boly, será p exemplo perfeito do que escreve, e o culminar do nosso achincalhamento.
    Grande post.
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar


  10. infelizmente, verdades cruéis como punhais, que diariamente nos trespassam a Alma...
    quem diria que, um dia (será já hoje?), voltaríamos a ser "andrades"...

    e mais não digo, que tu e o 'bLuE' já disseram tudo...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  11. Excelente artigo, excelente! Cada vez mais sócios e adeptos estão fartos do caminho que esta SAD segue!

    Ou as coisas mudam radicalmente ou os sócios vão-se fazer ouvir!

    ResponderEliminar
  12. Henrique Barbosa31 agosto, 2016

    Excelente! Muito bem escrito, claro, conciso e directo! Como o nosso Presidente não frequenta a blogosfera Portista, sugiro enviar-lhe este texto por correio, registado e com aviso de recepção.
    Penso que o que aqui se diz é o sentimento de milhares de Portistas.

    ResponderEliminar
  13. Bravo.Concordo com quase tudo.
    O nosso presidente está "autista".Portanto ter esperanças nele é ter esperança no Pai Natal.
    Não foi ele que disse que enquanto tivesse forças para defender o nosso Clube, continuaria à frente do Clube? Ora eu pergunto : desde quando é que PC...já NÃO defende o nosso Clube?
    Assim...demita-se!
    E não, não me chamen ingrato!
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Parabéns. Este post expressa de forma inequivoca o verdadeiro sentimento portista. Assino, subscrevo e aplaudo em aclamação.

    Raoc

    ResponderEliminar
  15. É a primeira vez que aqui comento e o seu artigo exige que o faça. Já muitos aqui o disseram mas eu reforço-o: excelente!
    Está aí tudo, sem tirar uma vírgula.

    De facto a paciência já se esgotou, e o Porto é de todos nós e não de meia dúzia que insistem em permanecer calados e a permitir este rumo.

    Grande abraço,
    Muralha Azul

    www.umamuralhaazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente isto precisa de uma limpeza geral. Estamos hoje a pagar com juros os erros cometidos nos últimos anos (especialmente desde a saída de Villas Boas) que estão a transformar o clube numa "coisa" indescritível. É verdade que forma eles que nos levaram às maiores conquistas, algumas delas, que só pensávamos possíveis na Playstation. No entanto tudo tem um tempo e esse tempo está ultrapassado (presidente incluído, infelizmente). Além disso comportam-se como "donos disto tudo" e isso é intolerável.

    Mais uma vez lamento que não tenha havido uma alternativa nas eleições mesmo que perdesse (o mais provável) pois a pressão seria maior para esta direcção. Assim, em termos de alternativa, estamos na estaca zero. Precisamos urgentemente de uma alternativa credível que conheça o clube e não esteja comprometido com os negócios actuais. Deixo um nome: DECO

    ResponderEliminar
  17. Além disso, EXCELENTE ARTIGO! PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  18. Grandíssima crónica.
    Nada ficou por dizer. Tudo ficou escarrapachado.
    Chega de carneiros.

    ResponderEliminar
  19. Estou de acordo com a quase totalidade do texto, excepto a última parte. A grande maioria dos portistas ainda comete o erro de achar que o mal está em quem rodeia o presidente. Nada mais errado! O presidente só se rodeia de quem quer e sabe muito bem quem são essas pessoas. Vamos apontar as responsabilidades ao verdadeiro responsável lá dentro porque cá fora os grandes responsáveis são os sócios que votaram nele.

    Quanto ao comportamento do presidente e da SAD, é o mesmo dos últimos anos. Só se deixou enganar quem quis nas últimas entrevistas de abril e maio. Ele já cá anda há muitos anos, mas eu e vocês também. Só foi enganado quem quis!

    ResponderEliminar
  20. Calma minha gente!! O Sr Jorge Mendes depois de ter posto aqui 3 jogadores que não jogavam nos seus clubes ( J. Teixeira, Oliver e Jota) resolvendo os problemas que tinha e os unicos alvos que seriam verdadeiros reforços ( Rafa e Mangala) o Sr Mendes desviou um para o Benfica (feito com Araujo) e o outro para o Valencia ( que é do J Mendes)... Por isso vamos ter calma que hoje até ao fim do dia ainda vai aparecer mais um "reforço " de ultima hora trazido pelo J. Mendes. Cheira-me que possa ser ou Santos ( encostado no seu Valencia) , ou um extremo do Ajax que é outro mono que ele tem e vai ter que descarregar aqui o lixo. Publique por favor esta mensagem e a hora... Só vai ser anunciado o "despejo do lixo do Sr Mendes"... Mesmo perto do
    Fecho do mercado!

    ResponderEliminar
  21. O conselho de Dondinho ao filho cada vez mais está ganhando força na voz dos portistas, nas ruas, nos blogs, nos sites, em todo o lado... com exceção daqueles "portistas" ajudam os rivais a falar mal ao invés de nos defender com voz grossa nos programas de tv...

    A maioria esmagadora de nós já nada farta da mansidão da cúpula e a maioria esmagadora de nós já anda a pedir ( alguns a exigir ) que: se já não consegue FALAR GROSSO E DAR TROCO NA MESMA MOEDA NO TIMING CERTO, que saia pela porta grande e deixe outro FALAR GROSSO. Este silencio e esta mansidão é que não podem continuar, não me revejo nisto. Nem eu nem nenhum portista.

    Fosse em Inglaterra, ok, vamos ser politicamente corretos, mas aqui neste país onde filhos de membros da arbitragem são contratados por um clube de futebol pra jogar no sub-15? Imagina se fosse o FCP a contratar esses filhos?

    Já escrevi várias vezes que um homem com 80 anos e duas operações ao coração em curto espaço de tempo, jamais voltaria a ser o homem que era, é humanamente impossível. Se para nós na casa dos 40, 50 anos uma gripezinha nos deixa abatidos e sem vontade pra nada, imagina quem tem o dobro da idade...

    Também já escrevi que, coincidencia ou não, desde que o filho voltou e começou a frequentar assiduamente as dependencias do clube, que a coisa começou a correr mal e nunca mais se endireitou.

    Nunca falei sobre o Porto Canal, mas vou resumir o que acho: pertence ao clube e devia ser a voz GROSSA do clube, mas é exatamente igual ao futebol do Evandro, completamente sem sal e sem tempero, comida de hospital.

    Já agora, Lopetegui fez 100 milhões em vendas, e dois anos depois, já acabou o dinheiro?

    Pra quem não conhece o conselho de João Ramos do Nascimento, o Dondinho, ao filho, é esse aqui:
    "Dondinho, meu pai, sempre me disse que não se deve parar quando as pessoas dizem que voce deve parar. Deve parar quando estiver no auge, assim será lembrado. Não é prazeroso assistir ao seu próprio declínio"
    O filho de Dondinho chama-se Edson Arantes do Nascimento.

    Falar em Dondinho, aqui tem uma história engraçada contada pelo jornalista brasileiro Alexandre Garcia, que a intitulou: A fúria da torcida gerou um rei:-)

    "Vou contar uma história que aconteceu com o pai de Pelé, Seu Dondinho.
    Entregador de leite, alto e forte, ele era a estrela do time de Campos Gerais.
    Driblava todo time adversário e, depois, fazia gol de cabeça.
    Os torcedores da época garantem que Dondinho era melhor que Pelé.
    Até que um dia, em um jogo contra o time de Alfenas, Dondinho e a bola estavam incompatíveis. Dondinho deveria estar doente.
    O time local perdeu e a torcida ficou furiosa com o jogador.
    O presidente do clube, o padeiro Alcides, demitiu Dondinho e ele teve que deixar Campos Gerais, por causa da fúria da torcida.
    Foi para Três Corações, onde entrou para o time do Exército e abriu seu coração.
    Casou e, em outubro de 1940, nasceu Édson, o Pelé.
    Este é o único caso na história em que a fúria da torcida gerou um rei!":-)

    ResponderEliminar
  22. O sentimento de todos os que levam o Brasão Abençoado no coração está descrito neste texto bem explicito.
    É favor de enviar por correio, a ver se estas verdades batem com tanta força na cara de quem de direito tem para defender o FC Porto.
    O que se fez durante 30 anos foi uma coisa, o que se fez a seguir é outra completamente diferente, aliás o contrário.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  23. Pinto da Costa deve pensar: se no domingo tínhamos ganho ao sporting não tinha nada disto para ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias31 agosto, 2016

      O problema nem foi perder. É a nao reaccao aos roubos praticados. Desde ha 5 anos para ca.

      Eliminar
  24. È preciso é apertar os colarinhos a certos directores de comunicação, em vez de enviar cartas a implorar que mudem de atitude!
    A bem isto já não vai lá, no presidente acredito profundamente em quem o rodeia so falsos e caras podres que precisão de um apertão pra saber onde estao!
    SDM

    ResponderEliminar
  25. Para gente como vós à um bom remédio, mudar de clube já que estão tão fartos de ganhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei... Se calhar sou eu que estou mal habituado. Não falo no ganhar sempre... Falo da defesa intransigente do nosso clube, dos valores que o nosso clube sempre defendeu, na ideologia etc...etc...as vitorias vieram quase por acréscimo.
      Deves estar alheado do que rodeia o nosso clube. Se calhar só sabes o que lês nos pasquins que se dobram à capital.
      Ass:Rui

      Eliminar
  26. Muito bem dito, mas eu em jeito de nota final só diria:

    Mas Sr. Presidente, se ao contrário daquilo que todos nós queremos, achar em consciência que já não é capaz de comandar como sempre fez o nosso FUTEBOL CLUBE DO PORTO, a solução é simples e também o apoiaremos: DEMITA-SE! Dessa forma os sócios do nosso clube (que são “o sangue” que corre nas veias do Dragão) continuarão a ter do Sr. Presidente a imagem do maior e melhor dirigente desportivo de sempre, um homem de conquistas e soluções, pronto para o confronto na defesa do clube fosse onde fosse (nas vitórias e nas derrotas...), e poderão em sua consciência decidir o futuro, escolhendo quem tiver a coragem de se assumir.

    PS apenas para o Sr. Presidente: que saudades de o ver a sair da garagem da Torre das Antas, com Marco Ferreira a seu lado e mostrando a capa do Jornal A Bola que mencionava “Marco Ferreira é do Benfica” (esse mesmo jornal de Vitor Serpa, convidado de honra nos últimos Dragões de Ouro....)

    ResponderEliminar
  27. A minha vénia, tiro o meu chapéu a este artigo,parabéns, disse tudo aquilo que eu gostava de ter dito.Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  28. Se o Porto tivesse as arbitragens que tem o Benfica e o Sporting era sempre campeão!Não falhava um! Pensem nos penaltis que iria beneficiar! Pensem nos amarelos, expulsões e condicionamentos do adversário que a arbitragem nos ia proporcionar! ..Sempre campeões meus amigos! .. Ou esquecem-se que quando o Porto ganha um campeonato supera os adversários e os árbitros ?!

    Isto só vai mudar e os árbitros passam a ter respeito pelo Porto quando aparecer um deles degolado na valeta.
    Enquanto não aparecer um deles morto num canto como um cão eles vão continuar a roubar para os clubes da capital e a gozar com a nossa cara, não tenham dúvidas.
    O que eu desejo é que isso aconteça ! Alguém que limpe o sebo a um fdp desses para os outros ganharem o medo !

    NÃO QUEREMOS QUE NOS BENEFICIEM MAS O QUE NÃO QUEREMOS É QUE NOS PREJUDIQUEM

    ResponderEliminar
  29. Jorge Mendes colocou cá Diogo Jota com uma clausula de opção de vinte milhões [!] quando no curriculum do jogador apenas fez obra no Paços de Ferreira mas acabou dispensado por Simeone no Atlético. Vamos leva-lo à Champions e se a coisa correr bem e quisermos ficar com ele teremos de pagar vinte milhões o que será obviamente impossível e então o jogador voltará para Atlético e para o Jorge Mendes. Se correr mal, levamos com ele arranja-se um meio por meio e teremos outro Adrian Lopez. Jota: Um jogador que ainda não provou nada por vinte milhões!... Faz lembrar a treta das vendas do Benfica ao Valência. Um grande clube como o Porto a fazer de barriga de aluguer com contratos leoninos em favor do Mendes. Vamos de mal a pior.

    ResponderEliminar
  30. Estou de acordo na sua maioria com tudo aquilo que li.
    Mas nao esquecam que a SAD e uma coisa e outra o nosso clube. Podemos sempre destituir o presidente do Clube mas nao da SAD e quem manda hoje e a SAD.
    Funciona como um casino onde todas as maquinas estao viciadas e nos nao podemos fazer nada. Eles estao ali para nos sacar a massa toda e nos ou deixamos de jogar ou entao acabamos por perder tudo.


    ResponderEliminar
  31. Bibó Porto Carago!!!

    Subscrevo tudo o que aqui foi dito.

    se aquilo que escrevemos nos blogues não chegam ás vozes mais lá em cima do FcPorto, então temos uma grande oportunidade de o fazer que é utilizando os contactos que aparecem lá no site do FcPorto e fazer chegar os nossos emails de desagrado, Felicitação ou até ideias no scouting.

    Não sei como vamos sair desta teia bem montada por outros, mas aquilo que está em jogo esta época é muito grande e para os dois rivais de Lisboa então é que é, pois um não pode morrer na praia sem conquistar o Tetra e o outro com JJ não pode falhar outra vez ou o caos volta a instalar-se nos Viscondes.

    E nós como vamos ultrapassar esses dois rivais? Certamente que não é com Boly, Jota, Depoitre, Oliver...

    Quando precisamos de reforços de qualidade, alguem aparece e nos estraga os planos. Desconfio que é sempre o mesmo que o faz e isso do Mangala ir para Valencia tal como o Gonçalo Guedes é obra desse e acreditem que não está a fazer favores ao FcPorto mas sim a outro clube mais a sul. eu quando vi RGSilva a rir da possibilidade de Mangala vir para o FcPorto percebi logo que podia haver ali algo...

    Eu até poderia dizer que tudo isso foi feito para nos meter no FcPorto Aderlan Santos e Abdennour, mas mesmo assim não sei se existe esse interesse ou se é apenas para nos deixar desfalcados.

    Perder Mangala, Rafa Silva e não contratarem um Ponta de Lança que faça sombra a André Silva é um erro que não é fácil de perdoar. Andamos a dormir é o que é...

    Sobre APAF e CA, só digo que em breve e pode ser no próximo jogo nos vão dar um rebuçado no Dragão como forma de nos tentar calar e dizer falem agora, critiquem, que afinal também ganham jogos com erros arbitrais. Veremos quem será o nomeado para a encomenda. Posso estar enganado mas este nosso futebol comandado por quem comanda é muito previsível.

    Temos um handicap muito grande que é não sermos patrocinados pelo o patrocinador da Liga e acreditem que isso nos prejudica.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  32. Não me levem a mal, mas é fácil de ver a época na qual o Pinto da Costa deixou de participar na gestão do clube. Se procurarmos nos jornais as novelas de compras de jogadores acima das nossas possibilidades que a maioria acabou noutros portos. Com Pinto da costa nunca houve esse problema ou sim ou sopas. Acompanhei um pouco do estado de saúde do nosso Presidente e a ideia que tenho é que alguém ficou a comandar as tropas. Ele só teve azar... . ficou a dar a cara. Infelizmente ninguém é imortal.

    ResponderEliminar
  33. Só uma pequena discordancia, se me for permitido: o seu excelente post deve ser considerado como um aviso, por todos percebemos que dali não virá qualquer ajuda. Depois, o Presidente, que apoio desde 1982, só merece tudo se entretanto não tiver delapidado o Clube/Sad, seja por negligência, seja por omissão, ou então por acção directa.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  34. Completamente de acordo..... Aquela SAD é a ruína do clube

    ResponderEliminar
  35. Vergonhoso sao os anos terriveis de nao vencer titulos e os administradores da SAD no fim de cada ano receberem premios de desempennho. Cmo é isso possivel? vivem a custa do clube

    ResponderEliminar
  36. Faltou apenas falar do completo desrespeito pelos sócios e simpatizantes que se mantém a anos...
    Não somos nem valemos nada... E dos negócios obscuros e outras situações que a claque domina, como a crítica aos jogadores e direção facilmente silenciadas com alguns tostões e convites

    ResponderEliminar
  37. Com a vinda de Nuno ES, este resuscitou o "craque " Adrian Lopes, "matou" Helton , Brahimi e Aboubakar , contratou Teixeira, Oliver e Jota.
    O que tem tudo isto em comum?!
    Os que contratou são jogadores do "amigalhaço" Jorge Mendes.
    Os que "arrumou" não são do Jorge Mendes.
    O pior cego é o que não quer ver...
    Jorge Mendes está ao serviço do Benfica e manda para o Porto jogadores que estão sem jogar ( todos que vieram foram despachados pelos respectivos clubes) e o Rafa e Mangala esses sim o Porto ficava bem servido, o Jorge Mendes enviou um para o Benfica e o outro para o Valencia.
    Ainda é preciso ver mais que isto?
    Um empresário que mete no Porto Adriam Lopes por 20M€ devia ser corrido á pedrada.... Mas de prémio ainda mete aqui o treinador que lhe aprova os fretes todos.
    Vamos esperar que os nossos adversários joguem todos os jogos com 9 como em Roma e fazemos a festa no fim.... Mas sinceramente não acredito que haja muitos jogos contra 9!!!! E ai contra 11.... Na hora H o Adriam Lopes e outros "Muchachos" do Jorge Mendes vão mostrar o que valem...!!! Mesmo tendo sido roubados indecentemente como fomos no jogo em Alvalade, o certo é que contra 11 não fomos superiores e no último minuto o grande Adrian Mendes Lopes mostrou o que vale desses 20M€: ZERO, NADAAAA

    ResponderEliminar
  38. Fizemos o que fizemos contra a Roma, o jogo com o Sporting correu do modo que todos nós já sabemos. Tenham calma a época só agora começou, dêem algum crédito à equipa e ao treinador.

    ResponderEliminar
  39. Obrigado, pelo expressar no seu texto, um sentimento cada vez mais generalizado e que é o meu.
    Não vou acrescentar muito mais, ao que já foi dito, apenas dizer que não basta comentar e dizer o quanto estamos desiludidos, temos de agir, mostrar concretamente o quanto estamos desagradados. A pouco tempo tivemos uma boa oportunidade de mostrar aos senhores da SAD \ direção, o nosso descontentamento, houve eleições( e muito se poderia contar do processo "democrático", fica para outra vez)....Poucos fomos, os que lá nos deslocamos e com um voto nulo, dissemos que não estamos contentes.

    Vamos PORTO !!!!

    ResponderEliminar
  40. Infelizmente uma descrição corretíssima do atual (na verdade desde há uns anos) estado do FCP.

    ResponderEliminar
  41. Norte,

    A diferença entre ti e nós todos, multidão, é que pegas em ideias e factos bastante discutidos e repetidos, os alinhas, os organizas e colocas tudo neste texto corrido de forma clara, de forma forte e sentida, como mais ninguém consegue fazer.

    Ninguém consegue, por mais uma razão: tu manténs intacto um respeito ao clube, um cuidado, um brio em dizer tudo de frente, sem desrespeitar o Clube.

    Comecei a ler o texto, na rua, numa rua qualquer de Lisboa. Ao segundo parágrafo já estava com os pelos em pé. A meio parei, já estava com lágrimas nos olhos.

    (...)

    E explico: o teu texto, embora em tom de desabafo ou grito de revolta, ressoa em mim como um último clamor de desespero, de um dos últimos moicanos, que sendo leal e fiel aos seus líderes até ao limite, chegou a um ponto de ruptura.

    E isso, podias ser tu ou outro qualquer de nós sócios, mostra onde chegamos, mostra ao ponto a que chegámos.

    Ponto final. Em breve, talvez um parágrafo.

    ResponderEliminar
  42. (Continuando)

    E foi essa sensação, essa quase certeza, que eu intuí no teu texto, e me deixou de Frangalhos. Ao que chegámos...

    Depois lá continuei, e fui eu pensando de onde viemos e para onde queremos ir, na falta de liderança, na falta de grinta, de coragem, de cultura nortenha e tripeira que bate o pé, sempre bateu, à capital, de onde realmente se fez O Portogal.

    Não há um grupo que tenha a coragem de ir a votos, ou sequer publicar uma estratégia, um projecto diferente de futuro para o clube. Por isso, eu que reclamo falta de coragem do director de futebol, meto a viola no saco. se não há um gajo com coragem para se candidatar ao Porto, que mais coragem vai ele ter, para reagir ao que o Porto é sujeitado jogo sim, jogo sim?!

    Por isso tu tens toda a razão! Quem tem que fazer algo para arrepiar caminho, são estes que lá estão. São o que temos, são quem temos. Há que mudar. Há que ir em frente de maneira diferente. E tem que ser o Presidente a mexer-se.

    tenho muita pena que um texto destes tenha que sair para publico. Mas já estou por tudo. Nunca cheguei a agosto, com a sensação que por factores nossos e externos, que não íamos lutar pelo título. E não podemos aceitar que isto seja assim! Algo tem que mudar, algo tem que ser dito em público, isto não pode continuar assim, sem rumo e sem roque.

    E tem que ser já, nesta terceira jornada (como foi!!!), não é no fim do ano, depois de mais um ano a seco!! É já!!

    E se depois de um apelo destes que tu aqui fazes, nada mudar, concordo que chegada estará a hora de pensar num Porto diferente.

    Siga a rusga, com aumento! Porto sempre!

    ResponderEliminar
  43. É a primeira vez que vejo este blog e já à muito tempo partilho da mesma ideia, deixo aqui um dos meus comentários após a derrota com o sporting: É para isto que fomos buscar o Oliver?! Qualquer merda é bom jogador para o Porto...nao serviu para o Atletico Madrid e serve para o Porto?! Fds chega aqui na semana de jogo e é 1a opção???? entao e o Evandro, Sergio Oliveira, Ruben Neves já não servem (eu tb acho que nao, mas para fazer o que fez o Oliver muito melhor fazia qualquer um dos que treina diariamente supostamente movimentações da equipa, ou afinal isso nao se treina e qualquer um pode jogar??) Fds mais um ano a sermos enganados quando na verdade continuamos com uma equipa limitadíssima sem un unico extremo, sem defesas suplentes, sem uma estrutura a meio campo com peso e altura (o futebol é um desporto físico...um meio campo com 70kg e de 1m70 nao é fácil recuperar bolas...) com 2 deficientes na equipa (Adrián López claramente uma defeciencia motora e o Herrera que tem sempre a velocidade cruzeiro activa...) 5medios e um meio campo muito fraco, um meio campo sem poder choque, sem capacidade de antecipação, sem agressividade sobre o homem da bola e muito pouca disposição física nas marcações...e infelizmente temos uma direcção que prefere iludir os adeptos e buscar nomes em vez de jogadores...Oliver não é claramente a solução, precisávamos sim ou de um bom número 10 e aí sim poderia ter 1m50 (talvez o Octavio venha a ser) ou então um medio com boa estampa física, com agressividade sobre a bola e capacidade de choque ( só temos o Danilo...)
    ...temos 3 días se queremos tentar ser campeões...no mínimo 1 defesa central, 1 medio com mais de 1,50m e pelo menos 1 extremo...
    infelizmente até agora ainda nada foi feito...:S

    ResponderEliminar
  44. Meus amigos portistas é claro;
    Estou em consonância em 99% do que aqui se escreveu, desde o texto inicial ao ultimo comentário que li, e só não digo 100% porque tal como li por aqui também da parte de um companheiro, «no "meu" clube, o pai das vitórias, será sempre o pai das derrotas, isto é, TODOS!» com o nosso presidente Pinto da Costa à cabeça; Estou à vontade para dizer o que digo, pois aqueles que me conhecem sabem que sou um perspicaz crítico da gestão de Pinto da Costa, não há 3/4 anos para cá, mas sim há uns 7/8 anos, daí o que está a acontecer a mim por via de tal não me surpreende, o que me surpreende é ver alguns milhares de sócios e adeptos viveram sob os louros do passado e nada fazerem para mudar e salvaguardar o futuro do nosso Porto, e para quem duvida vejam os resultados das ultimas eleições; Eu fui lá, não fiquei em casa, mas perante o cenário e sem alternativa, simplesmente anulei meu voto; Meus caros para terminar, hoje assisti a algo que me deixou incrédulo, mas que lá no fundo não deixa de ser a imagem do nosso FCP do presente. E fico por aqui pois o meu FCP está acima de tudo.

    ResponderEliminar
  45. Por muito moderado que seja, não posso deixar de tirar o chapéu a esta crónica do norte. Excelente!

    ResponderEliminar
  46. Sinceramente quem vai matar o clube são os adeptos com esta atitude. Eu juro que não percebo porquê tanto pessimismo nos blogs todos, mas juro mesmo, não sei o que se passou de tão grave para estar tudo a dar tiros nos pés.

    -PdC não falou a seguir ao roubo de Alvalade, eu preferia que falasse.
    -Preferia que o Brahimi fosse utilizado no lugar do Corona durante o assalto, mas certamente há uma razão logica pra isso.
    -Preferia ter ficado com o reyes ou indi do que gastar 5M no bolly, e verdade, mas não conheco o jogador, mais tarde falamos.
    -Não veio o mangala? Ainda bem, parece que tinhamos que pagar os 8M que recebe.

    No meio disto tudo a unica coisa que tem alguma relevância foi o PdC não dizer nada no fim do assalto de alvalade, o resto são coisas insignificantes que nem eram notícia noutros clubes.

    Por favor alguém me explique o que se passou de tão grave para estarem os blogs todos neste estado.

    Queriam comentadores no estrume de lisboa? Mas vocês sao masoquistas? Vêm essas porcarias para que? O pessoal dos blogs eu percebo, pra nos mostrar algumas perolas, agora os simples adeptos? Queriam respostas a bola e ao record? Mas leem essa porcaria porque? Eu até o jogo ja me faz comichão ler, essas bostas nem olho, so merece o meu desprezo.

    Queriam jogadores de 20M e grandes planteis? Como nos ultimos 2 anos, cheios de craques que se achavam craques demais para vestir as nossas cores?

    Há aqui gente que se esqueceu em que se basearam as nossas vitórias, esforço, dedicação, entrega, raça, ambição. O talento era o menos importante.

    Comecem a tratar do vosso Portismo porque há muita gente que o está a perder, e 3 anos sem ganhar não é desculpa pra isso, nem 300 eram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roubo de Alvalade? Nós jogamos uma merda. O Patrício na 2a parte tivesse andar a fazer exercícios de aquecimento....tanto trabalho que teve. Cada vez que a bola passa o meio campo é ver a equipa a rezar para o casillas não deixar entrar.é ver o Gonçalo partir...O que tem o seu Alexandre de bom para ser parte integrante da administração...Nada dura para sempre....recordo p baía que podia ter jogado + jogos e preferiu arrumar as botas...O Paulinho Santos....assim se vê os homens do Norte

      Eliminar
  47. Não há muito mais a dizer, excelente artigo e revejo-me nesta palavras!
    Saudades de outros tempos.
    PORTO!!!

    ResponderEliminar
  48. Subscrevo tudo o k foi dito no blogue.Apenas deixo uma reflexão a todos aqueles k nos comentários referem o empresário Jorge Mendes sem pelo menos saberem k ele Jorge Mendes nao tem nem quer qualquer tipo de negocios com certos indivíduos k estao na SAD e aos quais nao interessa dizer nomes pq toda gente sabe quem sao,digo isto com convicção de k ele Jorge Mendes só não coloca mais jogadores de classe no nosso PORTO pq não está para dar a dita comissão a certos indivíduos da SAD, em quem o nosso presidente confia cegamente e k o k teem feito é encher os bolsos à custa do clube. Apenas deixo aqui o meu humilde apelo como portista. PRESIDENTE FAÇA-SE RODEAR DE PESSOAS K VIVEM E SENTEM O CLUBE COMO VOCÊ E ESCOLHA PESSOAS PARA A SAD K PERCEBEM DE FUTEBOl E K VIVEM E VIVERÃO O NOSSO CLUBE SEM LIGAR A INTERESSES ECONÓMICOS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.
    Saudações a todos os Portistas k ainda acreditam .

    ResponderEliminar
  49. Norte, em grande como sempre.

    Parabéns pelo artigo.

    ESTAMOS FARTOS.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  50. Rest_In_Peace01 setembro, 2016

    Querem mudar algo???? mudem a MENTALIDADE dos blogs e grupos de facebook afectos ao FCP...Falam em UNIAO e mentalidade de DRAGAO e sao os primeiros a cagar na MENTALIDADE DRACUNIANA quando convem. PC fala quando achar necessario e ao falar apos o roubo de Alvalade so iria prejudicar mais o FCP ( acham que o apito dourado nao feriu a sua credibilidade????). Falam do movimento no mercado mas aquilo que eu sei e que os unicos jogadores que a SAD / PC / Clube afirmaram ter interesse, VIERAM (Felipe,Oliver e Boly)...os blogs e grupos das redes sociais, na ansia dos likes, partilhas e cliks, prostituem o FCP,ignorando todas as basicas regras da UEFA, como o Fair Play financeiro...estes Bloggers e os das redes sociais puseram tudo e todos como estando no radar do Clube...Noticiaram FALCAO, JACKSON, MÜLLER, RAFA, MOUTINHO, RICARDO CARVALHO, Gustavo Gomes, Pedro Franco, JIMENEZ, ANDRE e de certeza que falhei muitos outros...so que estes mesmos esquecem-se que ao lancar estes boatos e rumores,na ansia de obterem mais visualicoes so estao a atirar as pedras que lhe vao cair em cima dos telhados. Eu acredito neste FCP, acredito neste TREINADOR...a SAD nao joga nem convoca, portanto se acham que estao mal comprem accoes e corram-nos de la para fora, pq senao nunca de la sairao ( lamento a falta de acentuacao, mas tenho um teclado qwertz sem acentuacao latina)

    ResponderEliminar
  51. César Ribeiro01 setembro, 2016

    REVEJO-ME EM TODO O CONTEÚDO MAS, REVOLTA-ME SENTIR-ME IMPOTENTE PARA REVERTER A SITUAÇÃO!!!!
    MESMO SABENDO QUE ISTO NÃO É NOVO.... OS ÚLTIMOS 6 A 8 ANOS FORAM SEMPRE A PIQUE...

    ResponderEliminar
  52. Infelizmente concordo com este excelente e bem estruturado texto.
    Infelizmente... porque gostava que o Norte não tivesse motivos para o escrever;
    Infelizmente... porque há quase 4 anos sofro a bom sofrer pelo meu Porto e lembro-me dos... 19 anos de jejum que vivi e sofri;
    Infelizmente... porque para além das vitórias queria sentir, de novo, o que mais eu desejo: TER ORGULHO DE SER PORTISTA a extravasar todas as medidas.
    Nota - Pelos visto este post já fez efeitos/"estragos": Antero demitiu-se!!!

    ResponderEliminar
  53. Geraldo Geraldes02 setembro, 2016

    Muito bem!

    PS Quando até já os homens do Tomo III e do Porto Universal aplaudem um artigo destes, é sinal de que as coisas estão mesmo ruins. Só cá falta o Vila Pouca, outro arrependido.

    ResponderEliminar


  54. @ "geraldo"

    estive para não responder à tua boquinha, e passar ao lado da provocação barata, mas não consigo deixar passar desaforo. não é defeito, é feitio mesmo: não suporto ordinarices, pronto!

    assim sendo, pergunto:
    conheces-me de algum lado para me adjectivares de «arrependido»? o que sabes de mim ou sobre mim? como diz o outro: n-a-d-a! b-o-l-a!
    e sobre o meu portismo e sobre a forma como o vivencio? z-e-r-o!
    de mim, só sabes aquilo que eu quero que os "geraldes" desta vida saibam, estamos entendidos?.
    e vai lá chamar de «arrependido» a quem te fez as orelhas, que eu não te dou esse tipo de confianças, pá!

    ps:
    o mesmo se aplica ao meus Amigos Vila Pouca e Vassalo, ao pé dos quais tu és muito, mas mesmo muito pequenino. uma insignificante insignificância.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  55. Geraldo Geraldes02 setembro, 2016

    Se alguém foi ordinário, foste tu, Miguel Tomo III, o que, aliás, é costume em ti. Embrulha.

    Também não me conheces de sítio nenhum para dizeres que eu sou pequeno ou grande ao pé seja de quem for.

    Consome-te lá no teu fel. Eu sei onde te dói.

    PS Está-se sempre a aprender: não conhecia o verbo "vivenciar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "
      vi·ven·ci·ar:
      verbo transitivo

      Sentir ou experimentar (algum acontecimento ou situação) com intensidade.
      "

      e "conheço- te muito bem", e ao "portismo" que defendes, pelos comentários que seguem directamente para a lipor e que não são aprovados nos sítios que apelidas de "arrependidos". acho que há um padrão para que eles não o sejam, e nós sabemos bem qual é. ou então, não passa tudo de uma terrível coincidência...

      enfim... é a última vez que respondo a um néscio como tu. e agora, com licença, que vou consumir-me num fel que tresanda a "Geraldes".

      Eliminar
  56. André Vilas Boas à Presidência.

    ResponderEliminar
  57. Geraldo Geraldes03 setembro, 2016

    Há sítios onde é uma honra ser-se boicotado, Miguel Lima.

    Mas a questão é apenas esta: durante muito tempo, tu e outros como tu, que se acham mais portistas que os outros, excomungavam todo aquele que, no seu normal exercício de opinião, criticasse a gestão desportiva e financeira do clube. Eram acusados de não serem "verdadeiros portistas", de terem "uma agenda", de serem "ingratos", por vezes até de serem benfiquiatas. E agora depara-se-nos o espectáculo confrangedor de ver esses mesmos a criticarem a SAD a torto e a direito, cheios de indignação, como se, ainda há pouco, não tolerassem e até aplaudissem, todo o despautério que nela singrava (basta ver o entusiasmo com que acolheram a patética entrevista do presidente ao Porto Canal, em Abril).

    Tenho muita pena do que se passa no FCP - mas desses escribas não tenho pena nenhuma - até me dá gozo ver o contorcionismo a que têm agora de de sujeitar.

    E peço desculpa aos autores deste blogue de ter abusado deste vosso espaço para debitar estas ideias.

    Viva o FCP!

    ResponderEliminar
  58. Não dá para fazer isto chegar à instituição Futebol Clube do Porto ? Para que abram os olhos ? Não sei que rumo isto vai tomar mas eu só quero o meu Porto campeão :/

    ResponderEliminar
  59. Clap, clap, clap!!!! É isso mesmo.

    ResponderEliminar