11 abril, 2007

Anjos e vândalos

'Nortada' do Miguel Sousa Tavares...

Olhem só que futuro radioso: como não se quer ou não se tenta pôr as claques na ordem, propõe-se que no futuro se joguem os Benfica – FC Porto só com benfiquistas no estádio, os FC Porto – Sporting só com portistas e os Sporting – Benfica só com sportinguistas!

1 – A Policia Judiciária e os SIS confirmaram, esta semana, saber que por detrás das ameaças anónimas, via Internet, aos elementos do Gato Fedorento, está a extrema-direita extraparlamentar, ligada às claques de futebol. Esses militantes fascistas e xénofobos estão sediados em Lisboa. A direcção do Partido Nacionalista, contra cujo cartaz afixado no Marquês, em Lisboa, reagiram os Gato Fedorento, está sediada em Lisboa. Não é preciso ser bruxo para concluir de que claques de futebol ou clubes será essa gente – e não são seguramente dos Super Dragões.

Esta semana também, as claques inglesas do Manchester United e do Tottenham deixaram em Roma e em Sevilha marcas da sua passagem e habitual vandalismo. O mesmo se passa um pouco por todo o lado, incluindo a Argentina, de que Jorge Valdano nos deixou aqui há dias um testemunho impressionante do poder que as claques adquiriram em Buenos Aires, ao ponto de já serem detentoras de passes de jogadores.

Hoje, as claques são o alforge dos movimentos racistas de extrema-direita, cliques criminosos que começam por vender bilhetes para os jogos e acabam a vender droga e a prestar serviços de segurança privada e vendettas pessoais, a contrato. Começaram por desempenhar a função útil de apoiar as equipas e manter a animação nos estádios. Hoje, na melhor hipótese, são um factor de perturbação nos estádios e um gerador de permanente instabilidade e insegurança, mobilizando forças pessoais que teriam tarefas bem mais utéis a desempenhar; e, na pior das hipóteses, são escolas de crime organizado.

Toda a gente sabe disso. Toda a gente de bom-senso já percebeu que livrar o futebol das claques é, a prazo, uma questão de sobrevivência do próprio espectáculo. E toda a gente sabe que isso só se consegue se todos os clubes se unirem para definir uma politica e regras comuns nesta matéria. Mas, se casa um entrar no campo do a minha claque é civilizada, a tua é de selvagens, não se chegará a lado nenhum – o que, aliás, serve à perfeição os interesses de alguns dirigentes que usam as claques como guarda pretoriana.

Isto vem a propósito de mais uma infeliz dissertação do presidente do Benfica, que parece ter descoberto agora que a claque Super Dragões é formada por «vândalos» - como se as suas fossem formadas por anjinhos. Talvez convenha, então, recordar-lhe que as claques reconhecidas e apoiadas no Benfica:

- foram as únicas, até hoje, a tornarem-se responsáveis pela morte de um adepto adversário no Jamor, numa final da Taça, contra o Sporting;

- foram as únicas que se envolveram em confrontos violentos entre si;

- foram responsáveis por um dos mais negros espisódios da história do desporto português quando num banal jogo de hóquei na Luz, invadiram o autocarro onde estava a equipa do FC Porto, à porta do estádio, e armados de tacos de basebol e de outros utensílios desataram a agredir toda a gente, deixando um dos atletas em coma com fractura de crânio e às portas da morte – episódio este que passou sem castigo, interno ou externo, tendo mesmo o então presidente do Benfica, o exemplar Vale e Azevedo, declarado arrogantemente que o seu clube não pedia desculpas.

- que no tempo desse moderno Vale e Azevedo, o tão democrático Benfica fazia assembleias gerais onde quem estava contra era intimidade e ameaçado fisicamente por membros das claques ao serviço da direcção. Isto só para recordar porque parece que, neste país, a memória nasce sempre de véspera.

2 – Discute-se de quem foi a responsabilidade dos incidentes durante o recente Benfica – FC Porto. Pois é evidente que, primeiro que todos, a responsabilidade cabe a quem os causou – os elementos dos Super Dragões. Escamotear isto é estar de má fé à partida.

Mas também é evidente que as falhas de segurança, que tornaram prováveis e possíveis acidentes, devem-se ao Benfica e à PSP. Por mais que Luís Filipe Vieira, na sua habitual pose de quero, posso e mando, sou presidente do Benfica!, venha chamar de mentirosa à comissária da PSP, toda a gente percebeu que a responsabilidade da policia foi unicamente a de se ter curvado aos ditames do Benfica, em lugar de ter imposto o esquema de segurança que achava mais adequado.

Salta à vista que os elementos da claque portista nunca deveriam ter ficado no alto do estádio, por cima dos benfiquistas. Nem por cima, nem por baixo. Luís Filipe Vieira deveria meditar na razão pela qual desde que o foi inaugurado o Estádio do Dragão, nunca houve lá um incidente com adeptos adversários – e já por lá passaram alguns dos mais problemáticos da Europa. A razão é simples: porque em todos os jogos lhes está sempre reservado o mesmo sector, que representa um corte de alto a baixo na bancada, fácil de controlar pela segurança. Ao contrário do que sucede com os portistas na Luz, no Dragão as claques adversárias não são tratadas como gado, não têm de passar 4 mil por 3 torniquetes, não são forçados a entrar com 30/40 minutos de atraso (depois de terem pago 70 euros por um bilhete!) e são colocados onde não possam incomodar nem ser incomodados.

Tentar definir em conjunto regras de segurança adequadas, reciprocidade de tratamento, medidas de controle ou de banimento das claques – que interessam ou deveriam interessar a todos – é tarefa que deveria ocupar o presidente do maior clube portiguês. É lastimável que, em vez disso, ele prefira insultar a policia e os elementos da claque adversária, como se os seus fossem uns anjinhos; que proclame que quem manda é ele e que ameace não deixar entrar mais adeptos adversários na Luz, com o argumento notável de que se só houver benfiquistas no estádio, não haverá problemas. E o que diria ele se os benfiquistas fossem também banidos de todos os outros estádios do país?

Olhem só que futuro radioso: como não se quer ou não se tenta pôr as claques na ordem, propõe-se que no futuro se joguem os Benfica – FC Porto só com benfiquistas no estádio, os FC Porto – Sporting só com portistas e os Sporting – Benfica só com sportinguistas!

Por este caminho, chegará o dia em que as pessoas normais, os que gostam de ir ao estádio ver o futebol e não para insultar, atirar cadeiras, despejar a raiva e as frustrações de falhanços de que o futebol não tem culpa alguma, vão ter de virar-se para os dirigente e perguntar-lhes: “importam-se que nós deixemos de ir ao futebol ou tanto lhes faz?”

3 – Sexta-feira, Jorge Nuno Pinto da Costa vai anunciar que se recandidata para mais 3 anos à frente do FC Porto, disposto a cumprir assim 28 anos consecutivos de presidência. Por razões de ordem interna e não externa, por razões que nada têm que ver com o apito dourado mas, sim, com Renterias e Mareques, e por razões que oportunamente exporei, voto contra. E acho que, por maior que seja o reconhecimento e a gratidão, 25 anos chegam. No futebol e em tudo o resto.

# in Jornal “A BOLA”, 2007.04.10

PS – filha da putice do pasquim lampiónico; reparem bem que 93% (1124 palavras) desta crónica aborda os incidentes do último Benfica – FC Porto, as suas consequências e as eventuais medidas preventivas a tomar no futuro, tendo os restantes 7% (85 palavras) incidido sobre a potencial recandidatura do nosso Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, a mais 3 anos de presidência do FC Porto. Agora, reparem bem na 1ª página, lá bem no cantinho superior direito com a chamada de atenção para o tema da crónica: “Voto contra Pinto da Costa”… que dizem? Cambada de carneiros, digo eu!

26 comentários:

  1. uiiiiiiiiiii pexoal;

    ola presidente e amigos blues;

    como ja é de praxe, mais um jogo dos vandalos(mouros)polemico e com da mais puras das razoes pros lados a beira mar...mas enfim...nem assim eles ganham...simplesmente a sociadade suína dos vandalos(mouros) tem o que merece.....

    ps: vandalos eram as pessoas que ha 600 anos ocupavam o sul do actual portugal, isto é, mouros, portanto concluo que os orelhas se estava a referir a sua sociadade suína, sendo assim e se eu estiver certo no meu pensamento....ó blue boy nao te espumes pq essas "calunias" nao eram para nós, mas sim pros proprios benfiquistas(vandalos da merda)...e tb por isso que lisboa(capital dos mouros)cheira mal(merda), por causa dos seus habitantes(suínos)....quem nao é da mesma ideia e simples de resolver, enfia uma cenoura no cú e que me chame TRAZAN....

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar
  2. O MST, tem feito um trabalho fantastico de DEFESA do FCP, mas no que toca a alguns assuntos,como as eleições do FCP è "MAIS UM TEORICO".......

    Infelizmente, quando PC,. sair da Presidencia,provavelmente daqui a 3anos, o MAIS CERTO è termos de aturar MUITOS INCAPAZES PALAVROSOS ou quem sabe, Grandes Oportunistas, que nos podem "OBRIGAR" a UMA LONGA TRAVESSIA DO DESERTO,como clube!

    ResponderEliminar
  3. A alguns portistas, fazia-lhes bem LER , o artigo,do ANIBAL LETRA,no blog FECEPE ,"Porque Será?" !

    Será possivel "publica-lo" neste BLOG?!

    ResponderEliminar
  4. Eu voto Pinto da Costa.
    Não há condições neste momento para enfrentar uma campanha eleitoral, faltam candidatos credíveis, Rui Moreira poderia ser mas tem de ganhar tarimba.
    Acho estar na hora para se começar a construir uma transição pacífica, o Presidente preparar um candidato futuro para não existirem quebras de unidade embora, isso tem de ser dito, haja que correr para o proximo mandato com parasitas que estão na $ad e acabar com o regabofe das contratações duvidosas e sanear as finanças e modernizar o Clube.
    Se isto se fizer assim, poderemos continuar a evoluir e não andar a apanhar bonés por muitos anos.
    Daí ver como soluição interessante Rui Moreira na Sad para começar a aprender como se gere um Clube, além de outros nomes consensuais como Baía, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Coloquei no meu blog um comentário de um leitor q esteve presente no torneio da pontinha em Infantis... Leiam e escandalizem-se. é PREciso divulgar esta falta de educação dos adeptos slb's... OS miúdos do FCP ouviram das boas...Uma tristeza...

    ResponderEliminar
  6. até qu'enfim!!!! 'tava a ver que ia ter que comprar o pasquim do clube de ciclistas do bairro de benfica... fosgodasse!!!!!

    ess MST às vezes, só às vezes, até diz umas coisinhas acertadas. só faltou lembrar que o Benfica é o único clube português cuja sede de uma claque, em pleno estádio da luz, foi revistada pela polícia e onde se encontraram drogas e armas de fogo e armas brancas, ilegais, que se destinavam ao tráfico... pois... claques traficantes, presidentes traficantes... tá tudo dito...

    ResponderEliminar
  7. Que se vote a favor ou contra o Sr. Pinto da Costa e se torne a nossa posição pública, por mais mediática que ela seja, não posso discordar.

    Agora no que toca a criticar jogadores que nem tempo tiveram de aquecer, penso ser um pouco precipitado e não totalmente justo.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma excelente crónica de MST, cheia de 'verdades' e sem falsos moralismos... apesar de mais uma vez, termos (ter) sido tratado na pia dos porcos da 2ª circular, como se fossemos para um matadouro.
    Quanto ao que o Dumbo Orelhudo tem dito nos últimos dias... respondo-lhe do modo que posso e 'à boa maneira' do Porto clube e cidade.
    No que toca ao assunto 'PdC', eu não voto... JÁ VOTEI!! Mas é bom que a algum do 'lixo e cularia da $AD' lhe coloquem uns patins bem oleados e os ponham a mexer, caso contrário, será mais do mesmo!
    Rui Moreira? Sim, acredito ser uma boa solução a curto/médio prazo, mas concordo com o Jorge quando diz que lhe faria muito bem um estágio nas instalações do Dragão para quando chegasse a hora, fosse apenas 'seguir a rota' e não ser necessário perder tempo com 'o agarrar dos dossiers'.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Toda a gente sabe que os comentários do MST geram sempre alguma controvérsia, de qualquer maneira sendo ele uma figura pública , penso que não devia pronunciar-se em público, para não gerar mal estar entre os adeptos, porque toda a gente sabe existe muita gente mesmo dentro do FCP (adeptos, sócios...) com opinião igual á dele.
    saudações.

    ResponderEliminar
  10. Já me esquecia
    eu sou a favor do PC por muitos e muitos anos.

    ResponderEliminar
  11. Contra Pinto da Costa não voto em ninguém, já assinei a lista de apoio à recandidatura. Mas uma coisa é certa, acho que está mais do que na hora de Pinto da Costa preparar a sucessão, e quando isso acontecer, com ou sem estágio, Rui Moreira é o meu candidato, a não ser que seja dado um coração novo ao Pôncio Monteiro, esse sim é que era.

    Não aguento mais 3 anos com a cambada de incompetentes que estão na Sad, já chega de mamar. O Pinto da Costa que vá preparando o terreno pois quero mudanças já no final da época, e a única coisa que me deixa satisfeito é que não sou só eu que quero. Que chame o Rui Moreira para um cargo executivo que é para não dar tanto nas vistas. E a coisa ser mais pacífica.

    ResponderEliminar
  12. miau, entrada em grande carago... já estava com saudades tuas eheheh, mas agora que passado foi, até estou como o Caxana, que prazer foi andar a mostrar as nossas cores em pleno Colombo... saimos ilesos, mas acredita, não é coisa que gostasse de voltar a repetir eheheh

    anónimo ou anónimos, antes de mais, era porreirinho se começassem a identificar-se, não? de outra forma, é complicado tratar-vos directamente, porque nunsa se sabe quem é, nem tão pouco, se são o mesmo ou não... quanto à proposta para publicação do artigo de opinião do fêcêpê sobre PdC (porque será?), já o li e achei extraordinário... aliás, estava mesmo a pensar publicá-lo aqui, fazendo menção da fonte. Esta semana, talvez isso vá acontecer. Aguardem.

    jorge, não podia estar mais de acordo... PdC é para continuar enquanto tiver saúde e vontade; lixo da $AD a colocarem-lhe uns patins bem oleados; e Rui Moreira a estagiar para uma transição tranquila.

    lucho, ainda não lá fui, mas vou lá passar para dar uma vista de olhos... mais uma história de «vândalos», quer-me parecer.

    Gil, c'um carago pá, os teus pedidos são ordens carago eheheheh, então achas que eu te ia meter em despesas e obrigar-te a comprar o pasquim? tens cada uma... eu leio semanalmente, mas por empréstimo do pasquim apenas ao final da tarde, só por isso, a crónica é publicada ao fim da noite das 3ªs feiras. Quanto ao teus acréscimo da crónica do MST, nem mais a apontar; esses sim, devem ser os tais «vândalos» a que o Dumbo Orelhudo se refere.

    estilhaço, bem vindo carago pelo teu primeiro comentário, já que basta de andares por aqui apenas e só a 'frinchar' eheheh e espero que seja para continuar os teus comments. quanto ao que abordas, percebo o conteúdo, mas eu falo por mim, bem ou mal, já o assumi: VOTO EM PDC!! já no que toca a criticar jogadores, bem, isso só se deve porque estamos 'mal habituados' e só queremos o bem para o nosso clube e por vezes, umas vezes acertadas, outras nem tanto, escolhemos alguns 'patinhos feios' para malhar... mas como te digo, tal só se deve a uma coisa: queremos o melhor para o nosso clube, o nosso FC Porto e por vezes, caimos no exagero ou na injustiça.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. frechas, tb tens razão, tb tens razão, mas essa controvérsia só poderá ocorrer pq ele assume 'NÃO', se fosse ao contrário, nada se passaria.

    sr_antónio, nem mais caro Amigo, NÓS já assinamos e bem, digo eu! Só é preciso é uma vassourada nalgum daquele 'lixo na $AD', mas a isso, tenho dúvidas que aconteça, porque há muito que existem lá dentro lobbys instalados e poderes económicos de peso na $AD... a ver vamos.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Tem razão Miguel Sousa Tavares no que diz. Adeptos do Benfica já provocaram, infelizmente e trágicamente, a morte de um Ser Humano, Pai de Familia e adepto do Sporting. Que DEUS o Guarde.

    A maioria dos Benfiquistas desprezam e combatem tais actos, sejam de que claques forem.

    A Direcção do SL Benfica tem que ser mais séria.

    P.S.: Este Blog colocou uma Crónica de MST, abordando o racismo e as Sedes da Extrema Direita em Lisboa (Pelos vistos estes "lisboetas" não são "mouros"); - mas este mesmo Blog tem que ter a coerência de se lembrar que aqui mesmo, como já vi, tem apelado à Violência contra outros adeptos - recorrido a expressões como nós é que Somos "PORTOgal" (Reflexo Condicionado de sentimento de inferioridade e ânsia de Afirmação face à Cabeça de Portugal, Lisboa) de "Afro-Marroquinos" e "Mouros" com que brindam os Lusitanos a sul do Mondego, e outro tipo de expressões racistas que atingem os próprios adeptos do Porto das Casas do FCP do Algarve, de Lisboa e de outras partes do País, que apoiam e são portistas - mas são são constantemente injuriados por portistas do norte.

    São tão Portugueses como os do norte - e tão ou ainda mais Lusitanos de certeza.

    Quem fala de racismo, de moralismo e de condenação da violência, que haja em coerência.

    Outra coisa: "Vãndalos" na origem eram Povos Germânicos(Alemanha - Teutónia) que vireram para o Sul da Península e Norte de África.
    Agora também são "Mouros"?

    As claques são a imagem da ignorância. Este País precisa de Luz e de cura Espiritual.
    DEUS nos Proteja.

    ResponderEliminar
  15. Pedro, deves estar a confundir algo:
    1) onde é que eu insultei os PORTISTAS do sul? onde? então, eu ia insultar os MEUS? tens cada uma!
    2) MOUROS é um termo curriqueiro futebolisticamente falando, dar-lhe mais valor que isso, é ver fantasmas onde eles não existem... nós não somos os tripeiros? ele não são os lagartos?
    3) PORTOgal sim... sou PORTOguês, futebolisticamente falando! qual o mal nisso? Serei então PORTUguês quando nos respeitarem e nos tratarem em igualdade, de outra forma, sou PORTOguês com muito orgulho e quero lá saber o que os outros pensam... eu sou PORTO, depois PORTO, a seguir PORTO e por aí fora...
    4)e para finalizar, este país precisa é de igualdade de direitos... quando os houver, logo verás que toda a sociedade saberá viver em respeito, mas como isso é falar do 'nada', continuemos para bingo.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. PC sempre.......

    vandalo é a puta que pariu o orelhas esse gajo mete-me um nojo do caralho ai se o apanho nem que vá para custoias.........

    MST- exelente crónica e é semprw bom lembrar que é em marrocos que está toda a corja deste país

    ResponderEliminar
  17. Penso que esta crónica é bastante melhor do que aquela em que se onxovalhou o renteria. Fracos ou bons são jogadores do PORTO e acho q dão o seu melhor, haja esperança para que um dia consiga calar muita gente e nos encha de algria.
    Esta crónica apenas peca no fim, não me interesso cá muito de Ruis Moreriras e outros como ele, no futuro talvez, mas hoje em dia o Pinto da Costa está muito bem a presidente e concordo que na SAD anda muita escumalaha que quer tornar o nosso clube uma empresa.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Boas amigos !
    Escelente crónica do MIGUEL SOUSA TAVARES ,para mim pouco me importa se o orelhas me chamou de vandalo,mais vale vandalo do que assasino.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  19. Excelente cronica de MST tirando é claro o ponto 3. EU VOTO EM PINTO DA COSTA. Só espero que os mamões da sad vão embora e o mais depressa possivel, é correr com eles.


    Saudações Azuis


    P.S.1- Acho curioso virem para aqui dizer que este blog incentiva a violencia, vejam as fotos colocadas neste blog...

    http://benficaatemorrer.blogspot.com/

    ...e depois comparem.

    P.S.2- Bem sei que não tenho que defender este blog,para além de não conheçer as pessoas que escrevem os posts, penso que são capazes de se defender, mas no meio de isto tudo a um ideal, defender contra tudo e contra todos o GRANDIOSO, MAGICO,... F. C. PORTO e isto é o que nos une.

    ResponderEliminar
  20. ó presidente;

    tu ainda das paleio e esses gajos que nos chamam racistas e etc....pois pra eles(pedro) lhes digo isto;caguei pra ti , caguei pro que tu dizes....e sabes pq??'pq racista es tu...sabes pq...pq ainda nao sabes o significado de racismo ou ser racista, pois quando souberes vais-te identificar bastante...e ja agora vai ler a historia de portugal e ai veras quem sao os vandalos e os racistas!!!!!so mais uma coisa...deves ser brasileiro...pois so sabes dizer deus pra li e deus pra acula...ka pra mim ainda es primo do ÁLA....EHEHEHEHEHEH ES DO PIOR QUE HA....MATA-TE VANDALO....

    PS:GOSTEI DAS PALAVRAS DO DRAGAO AZUL...PURA SANGUE AZUL (MAS NAO LUSITANO,ISSO E PROS CAVALOS)...

    ResponderEliminar
  21. vão lá a este site do SLB, cliquem no emblema (no canto superior esquerdo) e esperem um pouquinho.
    http://www.netdisaster.com/go.php?mode=cow&control=on&url=http://www.slbenfica.pt/

    ResponderEliminar
  22. Gosto bastante do MST, no entanto tenho que discordar de algumas das suas opçoes. Em 1o lugar a opçao de aceitar escrever uma crónica a esse antro de balelas que é "a bola" um autentico corão dos jornais desportivos. em 2o numa entrevista na qual falava dum benfica-porto que ja tanta tinta fez correr pelas ezquisofrenises dum analfabeto que provavelmente nao tem noçao daquilo que grunhe( grunhe pq o o vieira nao fala, grunhe ), vir mandar bitaites sobre as eleições do FCP, o Miguel devia saber que não se misturam alhos com bugalhos, se queria falar das eleições da nossa instituição fazia-o de uma forma mais elegante e não como 3º ponto de uma qualquer cronica no guia islâmico do desporto.
    Quanto ao resto, completamente de acordo.

    ResponderEliminar
  23. Blue :

    FACTO RELEVANTE :
    -o voto contra Pinto da Costa

    FACTOS IRRELEVANTES:
    -o resto


    Assim se vê o SENSACIONALISMO do PASQUIM e a FORÇA do F.C.P. !

    ResponderEliminar
  24. temo pela integridade fisica do Miguel se continua a assinalar a podridão lampeónica!

    ResponderEliminar
  25. No fundo parece-me que todos os aproveitamentos que a maralha Benfiquista faça das livres opiniões expressas pelos Portistas mais distintos, vai inevitávelmente conduzir ao seguinte resultado:o reforço da posição do Pinto da Costa no interior da massa adepta Azul e Branca! E isso não me parece morar nas suas -deles Benfiquistas- sibilinas vontades e conjecturas, o que contradiz e não abona a qualidade, inteligência e eficácia das suas estratégias, porque são muitas e variadas! Estúpidos!!!

    ResponderEliminar
  26. Meirelesportuense :

    EM CHEIO !

    Tal e qual como venho , de há muito, dizendo...

    ResponderEliminar