14 abril, 2007

Coimbra... vestida de azul-e-branco

Competição: Bwin 06/07 (25ª jornada)
Data: 14.04.2007
Local: Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra
FC Porto: Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, Jorge Fucile; Lucho Gonzalez, Jorginho (Raul Meireles), Marek Cech; Adriano (Renteria), Quaresma e Hélder Postiga (Anderson).
Golos: Bruno Alves (42') e Adriano (69')

E quando restam apenas mais 5 jornadas para fechar a presente edição da liga nacional, ficam a faltar-nos apenas mais 4 vitórias para revalidarmos o título de campeão nacional e atingirmos mais uma vez, o que vai já sendo useiro e vezeiro nas últimas 2/3 décadas, o chamado «bi-campeonato». Mais uma vez, «Coimbra, teve mais encanto, vestida de azul-e-branco», onde conquistamos mais uma vitória por 1-2.

O FC Porto entrou para este jogo com a mesma base do último jogo, com excepção do ausente Pepe por lesão, lugar que foi ocupado, e justo seja dizê-lo que neste caso, esteve muito bem e com uma tranquilidade anormal pelo central Ricardo Costa, jogador que de tão mal-amado para as bandas do Dragão, só de ouvir o seu nome, já deixa a muitos de cabelos em pé. Neste jogo, há que ser justo e dizer ‘muito bem, Ricardo Costa’.

Como dizia, o FC Porto entrou com muita força no jogo e muito pressionante a meio campo, não deixando sequer que os academistas pudessem respirar. Se nos lembrarmos que aos 10 minutos de jogo, já tínhamos conseguido enviar 2 bolas nos postes da baliza adversária, dá para ver a qualidade e a força do nosso jogo.

Passado este sufoco inicial por parte dos azuis-e-brancos, o jogo digamos que deu um ar de maior equilíbrio, o que não era de todo verdade, até porque continuava a existir apenas uma equipe em campo em busca do golo: o FC Porto.

Estávamos já perto do final da 1ª parte, quando o resultado se alterou a favor dos azuis-e-brancos. No seguimento de um livre de Quaresma para o interior da defensiva academista, e depois de uma confusão entre vários jogadores com a bola lá no meio, esta acabou por sobrar para Bruno Alves que se limitou a rematar para o fundo da redes da baliza adversária. Estava feito o 0-1 para o FC Porto.

Para a 2ª parte, o ritmo de jogo manteve-se na mesma toada, com um assumido crescimento da equipe adversária na qualidade de jogo, mas que apesar de tudo, não conseguia importunar a baliza defendida por Hélton.

Quando já restavam apenas cerca de 20 minutos para o fim do jogo, Quaresma, qual Harry Potter, voltou a abrir o livro e a fazer um cruzamento pelo lado esquerdo do nosso ataque só ao alcance dos predestinados, indo apanhar Raul Meireles descaído para a direita da grande área adversária que com um passe-remate, coloca a bola em Adriano no centro da pequena área, onde este apenas se limitou a encostar para a baliza adversária e a fazer o 0-2 para o FC Porto e o seu 8º golo da época (de dispensado a titular indiscutível?!).

Entretanto, e quando Anderson se preparava já para entrar em campo, a Académica reduziu a vantagem através da marcação de uma grande penalidade marcada superiormente por Lino, penalidade esta que a mim, sinceramente, me deixou muitas dúvidas (apenas porque me fez recuar 1 semana e estar algures por Aveiro, lembram?). Admito que possa ter sido, mas como disse, pareceu-me muito esforçado.

Até ao final do jogo, poucos mais motivos de interessado, senão assistirmos a um controle da posse de bola por parte dos azuis-e-brancos e já com Renteria em campo, um remate que levava selo de golo, não fosse a defesa com os pés de Pedro Roma.

Lá chegamos ao fim do jogo com o objectivo cumprido: vitória e mais 3 pontos conquistados. Restam-nos apenas mais 4 vitórias para a consagração final. Que venha agora o próximo adversário (Belenenses) no próximo domingo.

Azul + : entrada muito forte em jogo com qualidade de jogo, consistência defensiva com o patrão Bruno Alves a comandar as tropas e tridente atacante muito em jogo.

Azul - : decréscimo da qualidade de jogo nos segundos 45 minutos.

Arbitragem: grande penalidade marcada contra, na minha opinião, ao bom estilo “Simulão”. Agora, 7 cartões amarelos para os nossos jogadores? quem não visse, diria que foi uma batalha campal, o que não foi, nem de perto, nem de longe. Digamos que uma arbitragem à boa maneira portuguesa.

21 comentários:

  1. 3 pontos... mesmo depois de um penaltie à 'Simulão'.
    Mais uma vez, Coimbra, tem mais encanto, vestida, de azul-e-branco.
    Mais logo, colocarei aqui a crónica do jogo.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Jogo muito sofrido e mais uma vez -desculpem os que julgam o contrário- por culpa do treinador! Novamente a mesma substituição, isto é tira o Jorginho, mete o Raul Meireles e o Porto perde o meio-campo...Arre que o homem é mesmo burro! Logo a seguir faz entrar o miúdo e a situação melhora a olhos vistos!...Sinceramente, mais uma vitória apesar de...O renteria já não discuto pois foi troca de avançado por avançado e ele mostrou alguma frescura e quase quase, marcou um golo que seria bonito pelo movimento efectuado...Mas manter três elementos meio campistas quase todos com tendências defensivas e um deles com a língua de fora, ai Jesus!...Nem quero falar do RCosta...Bom mas lá conseguimos, apesar de não sei quantos amarelos, mostrados mesmo para poder dar o jeito num futuro próximo, a quem quiser mostrar o 5.º amarelo e ir arrumando jogadores...Penso que ficaram para aí quatro -só hoje- com quatro amarelos...Até o Helton teve direito a cartão!...

    15/4/07 00:35

    ResponderEliminar
  3. Fui ao jogo, já há muito tempo que não via jogos fora, foi bom ter sido em Coimbra uma Cidade excelente e um estádio simpático. Tudo na maior correcção, como deve ser.
    Quanto ao jogo:
    Sofrido sem necessidade, perdemos muitas oportunidades e depois a 2ª parte foi bem abaixo como tem sido costume e o Prof a mexer tarde na equipa. Mas triunfo indiscutível, a Académica não fez no 2º tempo um remate digno desse nome.
    O penalty, fico com a sensação que o é, foi do meu lado, fala-se muito do possível penalty do R. Costa, mas na 1ª parte há um lance igual na área da Académica, disso não se fala e, a ser marcado poderia ter dado logo 1-0... ou melhor, a TSF falou a seguir ao jogo, louvo o excelente comentário que fizeram, bom momento de jornalismo isento.
    O árbitro, na dúvida foi sempre contra nós, amarelou o Lucho logo à primeira e teve excesso de rigor em alguns amarelos como o do Jorginho.
    Jogadores mais: Bruno Alves, Fucile, Adriano ( como é possível, insisto, terem chegado a dar-lhe guia de marcha ), Lucho a melhorar, Quaresma e .. uma palavra muito positiva para Ricardo Costa, defendeu e atacou, rematou, temos de lhe dar confiança.
    Raul Meireles entrou bem e Renteria fez uns excelentes 5 minutos, é verdade, velocidade e força, a rever.
    Também vi os jogadores com mais atitude e entusiasmados e o apoio dos sócios foi muito importante.
    Agora com o campeonato só no distrito do Porto para nós, é importante encher sempre o Dragão, invadir o Bessa e Paços, pacíficamente e o título fica ali ao lado.
    Mas vai ser um caminho perigoso e com armadilhas, mas vamos apoiar... muito.
    Já no Domingo com o Belenenses que vai ser difícil.

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=Y0LSydMNGzc

    Mais um penalty à Simulão...

    ResponderEliminar
  5. O vídeo do Pentadragão vale mesmo a pena para recordarmos a tortura que nos faz a Tvi com aqueles 2 cabrões a comentar. Parabens!!

    Quanto ao jogo, gostei da equipa, e aquilo só complicou porque o árbitro quis complicar, passou a vida a amarelar os nossos jogadores, e a não deixar jogar num jogo que estava a ser limpinho como a água... e depois marca aquele penalty... enfim!! O Rucardo Costa esteve bem sim senhor, aliás como toda a equipa, o Jesualdo não há nada a fazer, o gajo ficou logo todo cagado quando ia a fazer a substituição e a Académica marcou golo, haja santa paciência.

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Existe alguma imagem, video, do lance em que o jogador da Academica joga com a mão dentro da área?

    É que parece-me tão penalti como o do Ricardo Costa e ninguem fala nisso, mas gostava de ter imagens para poder dissipar todas as dúvidas.

    Só faltam 5 jogos.

    ResponderEliminar
  7. DEIXEM JOGAR O MANTORRAS

    ResponderEliminar
  8. Fernando, qual foi mais ou menos o minuto dessa mão? Com jeitinho sou capaz de arranjar... mas não me apetecia visionar o jogo todo de novo :p

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  9. grande vitória e importante como no ano passado.


    amigo sr. António já te disse para veres o jogos na rtp áfrica quando estes são transmitidos na merda da tvi.........


    abraço

    ResponderEliminar
  10. É isso que vou passar a fazer amigo Caxana... cambada de palhaços

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. O Manha da TVI realmente deve ter um ódio primário ao FCP. Enfim. Já estamos vacinados contra essa doença.

    ResponderEliminar
  12. so tenho a dizer que os comentadores da TVI sao de uma qualidade inquestionavelmente FRACA.. tendenciosos, e objectivamente MOUROS..
    Fds, foram os mesmos que disseram a semana passada em AVEIRO que akilo é grande penalidade a do Simao..sao os mesmos comentadores que vieram agr dizer q o Chech faz penalti.. e sao os mesmos que nao falaram da mao do jogador da Academica dentro da Area, mas q n se eskeceram de forma alguma de frizar a mão do R.Costa.

    Eu nao percebo o nome que dao ao canal quando dizem : "TVI, televisao independente" .

    ResponderEliminar
  13. Uma grande vitoria e mais 3 pontos, mas calma, muita calma porque ainda falta 12 pontos, a guerra ainda não acabou, agora é que vai começar uma grande batalha.
    Primeiro mostra-se o qurto amarelo a varios jogadores e a seguir com o belenenses mostra-se o quinto amarelo a todos os jogadores que é para mostrar a diferença entre o simonete e os nossos jogadores....
    Em relação a tvi é só comentadores marroquinos fdp, a sad do Porto devia era de pensar fazer um canal de televisão com o nome do clube para os jogos da tvi e sport tv acabarem.

    ResponderEliminar
  14. Viva o FC Porto, o maior clube da GALIZA SUL - e viva o SUPER-DEPOR, o maior clube da GALIZA NORTE.

    Com os maiores clubes da Lusitânia Central: Benfica e Sporting.

    GALIZA ceive.
    Portugal Sempre

    Por unha grande liga que una a GALIZA à grande LUSITÂNIA:
    Unha grande Galiza unida à Lusitânia - com o Deportivo, Celta, Porto, Braga, Sporting, Benfica etc.

    Viva Portugal e a Portugaliza.

    ResponderEliminar
  15. Viva PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  16. O penalty gamado que ninguém fala...

    http://www.youtube.com/watch?v=CzPg6YB0aoI

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  17. Os "gajos"-desculpem os senhores- que moram por cima de mim são uns Benfiquistas atestados...Hoje estou sem sinal de TvCabo e portanto a determinada altura tal a gritaria que fizeram, fiquei convencido que eles tinham marcado, agora através da Internet soube que eles empataram 0-0...Pergunto: festejavam o quê?...Faz-me lembrar a célebre história das hienas...Ris de quê???...Eu estava a estranhar o silêncio que se seguiu àquilo que eu admiti como sendo o golo deles, esse silêncio posterior trazia algumas nuvens esperançosas e afinal a realidade é que não tinha acontecido rigorosamente nada!?!?!?...Desconfio que eles se vão mudar de casa não tarda muito!!!...Um abraço fortíssimo!...

    16/4/07 23:05

    ResponderEliminar
  18. PentaDragão... bigado pelas dicas para o post ;-)
    Meireles... deixas-os ir carago eheheh
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. De nada... há que denunciar esses bandalhos...!

    ResponderEliminar