21 abril, 2007

A decisão porque TODOS esperávamos...


Candidatura formalizada
Pinto da Costa formalizou ao início desta tarde a sua recandidatura à presidência do FC Porto, cargo no qual completou recentemente 25 anos. As eleições deverão agora ser agendadas para 25 de Maio.
Na lista apresentada por Pinto da Costa realce para a presença de Adolfo Roque, fundador da Revigres, que vai liderar o Conselho Fiscal, substituindo Domingos Matos, enquanto Sardoeira Pinto continuará como presidente da Assembleia Geral.
De referir que Pinto da Costa voltará, assim, a concorrer sozinho nestas eleições – só por uma vez teve oposição e venceu por larga maioria -, mas também haverá escrutínio para o Conselho Superior, órgão consultivo do clube. Aqui, haverá duas listas, uma promovida por Fernando Cerqueira, outra por Faria de Almeida.

Agora sim, é oficial. Propositadamente, ou talvez não, retive a publicação deste post para um momento mais oportuno, aquele momento exacto em que o nosso Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa (PdC) acabaria a passar a mensagem para toda a imensa nação portista daquilo porque que TODOS nós (sim, não adianta enganarem-se) há muito esperávamos, mesmo que recordássemos algumas coisas menos boas dos tempos mais recentes.

Ainda por estes dias, mais precisamente no passado dia 23 de Abril, completou um quarto de século à frente dos destinos do nosso FC Porto. É o presidente do clube, de longe, com mais tempo de permanência no cargo. Tem mesmo mais de o dobro do tempo no cargo do que qualquer outro dos 29 presidentes que o clube teve nos seus 113 anos de vida documentada. O segundo com mais tempo no cargo foi o seu antecessor, o falecido advogado Américo Gomes de Sá, que ocupou o cadeirão durante dez anos, entre 1972 e 1982. E, nos clubes da I Divisão, nenhum presidente teve um reinado tão longo – Pimenta Machado foi presidente do Vitória só durante 24 anos e dois meses.

Quando foi eleito pela primeira vez, ainda não tinha completado 45 anos e nem ele próprio imaginava que ainda lá estaria hoje. Em 1987, depois da primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus, considerou seriamente a possibilidade de sair. Contudo, não saiu e, em Agosto de 1997, tornava-se mesmo o primeiro presidente da Sociedade Anónima Desportiva e também o primeiro dirigente eleito a ser remunerado no clube, algo que pouco antes ele próprio declarava ser impossível. Mas adaptou-se aos tempos e hoje a unanimidade que criou à sua volta no FC Porto permite que uma decisão sua seja uma ordem.

Neste percurso, zangou-se com alguns dos grandes amigos: com Alexandre Magalhães, seu colega de escola, com quem não fala há década e meia; com Pôncio Monteiro, durante um breve período, com Teles Roxo, a quem prestou grande homenagem na sua morte.

Ao longo destes 25 anos à frente dos destinos do nosso FC Porto, somou êxitos atrás de êxitos, num percurso inédito a nível mundial. Um currículo invejável e praticamente impossível de repetir por um outro alguém, senão, vejamos: 14 campeonatos nacionais, 9 Taças de Portugal, 15 Supertaças, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia. Impressionante!!

Para além das grandes conquistas desportivas, o Estádio do Dragão fica como a grande obra das suas direcções e, sobretudo, enquanto o seu grande orgulho pessoal. Como disse Pôncio Monteiro um dia: “Só um tipo como ele é que se metia nestas coisas todas sem medo”.

E é assim a história do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa… ontem, hoje, amanhã, para os próximos 3 anos, ou os que ainda quiser continuar, enquanto continuar a sentir força, vontade e apoio, o meu voto só tem um sentido: PdC. Apesar de por vezes me incomodar algumas coisas dos tempos mais recentes, eu estou de corpo e alma com ele. Jorge Nuno é o meu Presidente… e de todos os Portistas.

Bibó Pinto da Costa, carago!!

7 comentários:

  1. E acho que não tarda nada está a aumentar esse pecúlio de campeonatos nacionais :)) é e será sempre o meu Presidente, de conquistas inigualáveis e discurso inimitável, um verdadeiro líder, aliás... O LÍDER!!

    O seu nome perdurará por muitos e muitos anos aconteça o que acontecer. Amigo Blue Boy, essa parte de ser o Presidente de todos os portistas é que quer-me parecer que actualmente não é bem assim... mas pronto, cada cabeça sua sentença!! ;)
    Saudações e venha a vitória contra o Belenenses para lhe ser dedicada, e espero que seja desta que se cante "Pinto da Costa olééé´"

    ResponderEliminar
  2. Longos dias vão ter mais três anos que se deseja, repletos de títulos e do aumento da dimensão do Clube / Sad com o pavilhão, sala museu e boa gestão desportiva e financeira.
    Eu acredito.
    Força Presidente.

    ResponderEliminar
  3. Ganda Pinto da Costa.
    Os 'outros' já tem desculpas para não ganharem os próximos 3 campeonatos, pensamos nós de que...

    ResponderEliminar
  4. Nesta matéria SÓ PODEMOS ESTAR TODOS DE ACORDO !


    http://ngolakimbo.blogspot.com/2006/12/parabns-presidente.html

    ResponderEliminar
  5. Eu compreendo esta 2.ª lista apresentada à última hora para o Conselho Superior...É uma espécie de puxão de orelhas e recado ao Doutor Rui Moreira! Independemente da justeza desta atitude vinda de parte de alguns associados e figuras importantes, eu sinto que cheira a vendeta e portanto não é um gesto bonito! Não honra quem a tomou e só a posso aceitar porque eventualmente aquele gesto tido por RM na passada terça feira e que salientei, foi considerado desaforo por muitos e tida como merecedora de castigo! A lista "A" inclui uma série de nomes que são – pareceu-me - a quase totalidade dos que compõem a actual manta directiva com a excepção relevante salientada por Pinto da Costa de Domingos de Matos...A lista "B" faz uma recomposição dos nomes e exclui uma mão cheia dos anteriormente propostos por PC...Também me pareceu que a ser verdade que RM já estava na lista que ia ser apresentada por PC era de todo dispensável aquele arrufo de última hora que RM teve na terça feira perante as câmaras! Teria a oportunidade de o fazer no local certo, como eu sempre disse: dentro do Clube e sem receios!Mas marginalizar pessoas não!...

    ResponderEliminar
  6. Estou totalmente de acordo, Pinto da Costa é o Homem certo no lugar certo. Penso eu, quer dizer pensamos nós de que vam ser mais 3 anos de muitas vitórias, para mal de muitos, contra tudo e contra todos.


    P. S. - Haverá no mundo algum presidente de clube com mais titulos que Pinto da Costa.

    ResponderEliminar