26 abril, 2007

Grândola, Vila Morena

“A Trincheira do Estilhaço”

Um 25 de Abril, dia da Liberdade, de um ano qualquer, mas na era pós 74. Efectuava-se, na cidade Invicta, o segundo jogo da final do 'playoff' do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins entre o FCPorto e o Benfica. Caso a equipa visitante vencesse ficaria a uma vitória do hexa campeonato.

Uma centena de adeptos, onde aparentemente apenas uma vintena tinha bilhetes e esperava-se 'casa cheia', de uma das claques do glorigozo que viajava num autocarro, com o intuito de assistir ao jogo foram impedidos pela Polícia de Segurança Pública do Porto na saída da A1, nos Carvalhos.

Foram, tal qual cena de filme policial americano, encostados por um carro descaracterizado e prontamente rodeados por duas carrinhas. Quando indagado pelo responsável da claque a polícia disse que não nos podia deixar passar por ordem do comandante e do FCPorto. Não estavam reunidas as condições de segurança, afirmou.

Segundo consta os jogos de hóquei em patins do clube costumam ser presenciados apenas por uma claque da casa mas, desta vez as duas claques caseiras fizeram questão em estar presentes. A segunda claque ocupou assim o espaço habitualmente destinado à claque visitante.

(a foto esclarecedora da 'casa cheia')

Ora o caso, de tão escandaloso, fez correr a quantidade de tinta habitual.

- Foi abertura em todos os telejornais, incluindo uma breve reportagem no canal Panda.
- No site desportivo com mais visitantes esteve em destaque, pelo menos, durante dois dias (vão lá e vejam se conseguem descobrir aonde).
- Foi aberto um oficio e enviado à Comissão de Direitos e Liberdade, com cópia à Procuradoria Geral da República (vai-se lá saber o possível envolvimento do motorista da camioneta) para que se inBestigue tudo e todos até ao mais ínfimo pormenor.
- Foi enviado, a Bruxelas, uma queixa contra o Sr. Presidente do FCPorto pelo desrespeito à livre circulação de pessoas e bens dento da Comunidade Europeia.
- Ah, e na Bola, na sua primeira página nas habituais letras garrafais encarnadas, o título “Venceremos, contra tudo e contra todos”.
- Ventilou-se ainda a possibilidade de alguns dos Capitães de Abril que se insurgirem, em comunicado, sobre tal acção em Dia da Liberdade.

Aguardamos desenvolvimentos.

Saudações,
Estilhaço

PS - Aparentemente a equipa visitante ganhou o jogo por 2-3 ficando assim a uma vitória do hexa. Dirão, os adeptos da equipa visitante, que se escreveu direito em linhas tortas. Penso que não, o resulltado não era o mais importante e, penso eu de que, o árbitro estava até comprado. Haverá que inBestigar.

Este artigo de opinião é uma obra de ficção acontecida em um qualquer 25 de Abril. Acredita quem quer. Factos, pessoas e situações narradas não aconteceram nem existiram, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Pormenores eventualmente chocantes dizem respeito a outros campeonatos onde não aconteciam atropelos à Liberdade e onde os jogos se resolviam dentro do campo.

7 comentários:

  1. é um belo exercicio de imaginaçao que ate da para rir, depois desta situaçao no minimo revoltante, imagino aqueles "vandalos" que fizeram 3 ou 4 horas de viagem, desperdiçando assim o seu feriado, xegaram a lx e tiveram que voltar para tras, pq os zelosos agentes da autoridade monidos de bstoes e escudos assim os "aconselharam" ... ao que parece os rapazes vieram "vandalisticamente" embora, interrogando.se se naquele dia era mesmo feriado ou se tinham faltado ao emprego pois com estas mentalidades andamos a festejar oque no 25 de abril ?!

    ResponderEliminar
  2. Actualização 1:
    Afinal parece que a proibição da presença da claque da equipa visitante não resultou pois as duas claques caseiras envolveram-se em confrontos sendo necessária a intervenção da polícia.

    Actualização 2:
    Para o terceiro jogo do playoff final do Nacional da I divisão, agendado para o próximo sábado, às 15h30, no pavilhão da equipa de Lisboa foi já pedido, ao abrigo do princípio de reciprocidade o bloqueio dos adeptos da Equipa do Norte.
    Decorre, neste momento, uma reunião entre o presidente do clube do sul e a Polícia local para alinhavar o plano de bloqueio a efectuar, muito provavelmente, nas portagens de Alverca.
    Alegando os princípios do 25 de Abril poderão ser requisitados, para a juda no bloqueio, os veículos blindados da EPC de Santarém e muito provavelmente o código de arranque para a operação será a canção 'E depois do adeus' ( ao título ?)

    ResponderEliminar
  3. É daqueles artigos k provoca inveja. No bom sentido, claro. Mordaz, destilando ironia, consegue por a nu as fragilidades de uma pretensa democracia e da já propalada reverência dos media ao clube k nós sabemos. Artigo magistral! Qt ao resto, já se sabe: temos k continuar a ganhar, para os encher de azia...

    ResponderEliminar
  4. Liberdade,Liberdade,Liberdade,...
    Para continuar a historia se eu ou qualquer PORTISTA fosse atras da camioneta ( por acaso )do SD com a minha bandeira pendurada na parte de tras, como sempre, em direcção ao ALLgarve passar uns dias e a policia me obrigasse a ir para tras só porque eu tinha a bandeira do Porto. Esta situação ainda era mais ridicola.
    Bom post estilhaço, neste país de invejosos e aziados em que uns têm a fama e outro o proveito.
    Eu sou livre no meu país, em PORTOgal, mas não sou em portugal o que me parece estranho porque o meu BI e pasaporte diz republica portuguesa.
    Serei sempre cidadão de PORTOgal.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. OLA AMIGO ESTILHAÇO;

    ANTES DE MAIS QUERO O FELICITAR POR AINDA TER MOTIVAÇAO DE ESCREVER PRA ESTE MAGNIFICO ESPAÇO...EHEHEHEHE....SUPEROU AS MINHAS EXPECTATIVRAS...(NAO TEM TEMPO MAS LUTA POR O TER)...

    ADOREI ESTE POST, MAGNIFICO, BEM MESMO A CALHAR(TB FOI PENSADO PRA ISSO),PRINCIPALMENTE AS ULTIMAS PALAVRAS...MESMO COMO ELES MERECEM SER TRATADOS, COM IRONIA,DEFACTO CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO QUE NA MOUROLANDIA O 25 DE ABRIL AINDA PREDUMINA , SO NO NORTE E QUE RESULTOU...A DITADURA AINDA TA PRESENTE E KI SA A "PIDE"...MAS A UMA COISA QUE A DITADURA NAO DERRUBA, O NOSSO "AMOR" PELO F.C.P.,E POR ISTO E MUITO MAIS QUE CADA DIA QUE PASSA TENHO MAIS "AMOR" E "ORGULHO" PELO F.C.P.,POSSO SER "ROUBADO" MAS NAO SOU "OBSTRUIDO" ,"DITADO" NEM "CALADO" PELA ESCUMALHA DE MARROCOS....

    VIVA O NORTE...VIVA O F.C.P...MORTE AOS MOUROS....O PORTO UNIDO JA MAIS SERA VENÇIDO.

    AQUELE ABRAÇO E PARABENS PELAS LINDAS PALAVRAS

    ResponderEliminar
  7. Actualização 3 (e final?):
    Afinal não se passou nada.
    O Povo é sereno e das duas três: ou os adeptos visitantes não apareceram, ou foram impedidos ainda na sua terra de origem ou ainda a operação de bloqueio teve enorme sucesso e foi tão furtiva que ninguém notou.

    Fica para a história apenas mais um atropelo à liberdade e, talvez o não menos importante HEXA campeonato da tal equipa.

    Para terminar, e se me permitem, um pequeno conselho, quando se deslocarem rumo ao ponto cardeal inverso evitem a auto-estrada. Se forem pela Nacional talvez tenham mais possibilidade de escapar ao bloqueio.

    ResponderEliminar