22 abril, 2007

Em contagem decrescente: 4, 3…


Competição: BWIN Liga 2006/07 - 26ª jornada
Data: 22.04.2007
Local: Estádio do Dragão, Porto
FC Porto: Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, Jorge Fucile; Raul Meireles (João Paulo), Lucho Gonzalez, Jorginho (Anderson); Hélder Postiga (Lisandro Lopez), Quaresma e Adriano
Golos: Adriano (9'), Lucho Gonzalez (45'), Bruno Alves (85')

Isso mesmo, nas 4 jornadas que restam para cair o pano sobre este campeonato, faltam-nos apenas 3 simples vitórias, ou talvez nem tanto, para revalidarmos o título de campeão nacional e atingirmos o, mais uma vez (!) ambicionado, bi-campeonato. Jogando em casa, derrotamos a equipa da cruz de cristo (Belenenses) por 3-1 e mantivemos os nossos mais directos perseguidores com a mesma distância antes do arranque desta jornada, 4 e 5 pontos respectivamente.

O FC Porto alinhou de inicio apenas com uma única alteração aos onze da última jornada em Coimbra: Raul Meireles no lugar de Marek Cech.

Como já vem sendo hábito nos últimos jogos, o FC Porto entrou em campo muito pressionante sobre o adversário e a construir bonitas jogadas de ataque, onde os lances de perigo se iam avolumando. Sem ponta de espanto, logo aos 9 minutos, Adriano inaugurou o marcador para 1-0, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes adversário a um forte remate de Postiga.

Quem esperava um Belenenses mais atrevido, até pela posição que actualmente ocupa no campeonato e pela qualidade das suas últimas exibições, ficou logo ali com uma forte sensação de que estes estavam demasiado apáticos para fazer um jogo taco-a-taco.

O FC Porto continuou a mandar no jogo a seu belo prazer, até que já em cima dos 45 minutos para o fim da 1ª parte, Adriano mais uma vez na jogada, isola-se e quando se preparava para ultrapassar mais uma vez o guarda-redes adversário, é travado em falta, dando origem a uma grande penalidade que Lucho se encarregou de cobrar para aumentar a vantagem para 2-0. Entretanto, intervalo.

No regresso das cabines, percebeu-se um Belenenses mais rápido sobre a bola e um FC Porto não tão pressionante. No seguimento de um pontapé de canto cobrado por José Pedro, aos 49 minutos, Nivaldo reduz a diferença para 2-1. Entretanto, por volta dessa altura, o guarda-redes adversário necessitou de ser substituído devido a um choque com Postiga, dando o seu lugar a Costinha.

Já nessa altura, o FC Porto tentava aumentar a vantagem que era naquele momento escassa e cheia de perigos à solta, tendo Adriano por duas vezes consecutivas, e correspondendo a excelentes cavalgadas de Bosingwa pelo lado direito, atirado a bola aos ferros da baliza.

O resultado final mantinha-se incerto pela magra vantagem portista, quando Lucho num passe desastrado para a nossa defensiva, isola Fernando que frente a Hélton, errou a direcção do remate. Este momento soou quase como um gongo num ringue de boxe para os dragões, que voltaram à carga sobre a defensiva de Belém.

A 5 minutos do fim do jogo, aos 85 minutos, e no seguimento de um cruzamento superiormente marcado por Quaresma, Bruno Alves aumenta a vantagem para 3-1. Nesta altura, se dúvidas ainda houvessem, ficaram totalmente desfeitas, tendo entretanto chegado ao fim o jogo com mais uma vitória e 3 pontos na algibeira para o Dragão.

Com este resultado, a nossa caminhada rumo ao bi-campeonato, prossegue segura e ininterrupta… restam-nos 3 simples vitórias para o início dos festejos na ‘Casa do Dragão’!

Azul + : Bosingwa ‘supersónico’, ‘Imperador’ Adriano, Bruno Alves ‘com classe’ e seja justo reconhecer, para a tranquilidade (anormal) de Ricardo Costa, numa exibição pelo 2º jogo consecutivo, sem erros e precipitações infantis.

Azul - : Quaresma ‘dono da bola’, Jorginho ‘apagado’ após os 10 minutos iniciais e ‘entrada cinzenta’ de Anderson em jogo

Arbitragem: algumas dúvidas no amarelo mostrado ao guarda redes adversário no lance da grande penalidade (não era vermelho?) e para 2 lances não assinalados já na 2ª parte que me ficaram na retina ocular, quando Lucho consecutivamente, é derrubado nas costas quando já se esgueirava para entrar na área e o árbitro nada assinalou.

ÚLTIMA HORA: e porque o já há muito 'ansiado' aumento da família portista cá pelo cantinho está nas últimas passagens do ponteiro, poderemos (!?) por aqui entrar numa velocidade mais pausada nos próximos 3/4 dias. Por isso, e pelos motivos mais que óbvios, tenham lá a 'santa paciência', mas deixem-me saborear o ‘special moment’, carago! Tá bem? Prometo-vos que muito em breve, e directamente da “Casa do Dragão”, haverá novidades. Abraços malta e até breve, muito em breve.

17 comentários:

  1. excelente vitória(mais uma) dos sub 15 do F.C.PORTO sobre o v.guimarães......4-0.....foi lindo.

    ResponderEliminar
  2. Um jogo algo lento mas com pedaços de bom futebol, endiabrado Adriano que podia ter marcado mais três golos - duas ao poste em excelentes jogadas com o Zé e um cabeceamento por cima - Bruno Alves muito bem tal como Fucile. Bem vindo Lisandro.
    DE resto uma boa vitória, escusavamos de ter sofrido no 2-1 pois falhamos muitos golos.
    Agora faltam três vitórias, temos de invadir PACIFICAMENTE o Bessa e ganhar, fazer sentir a equipa que está a jogar em casa.
    Hoje 44 mil pesssoas, muito bom. Vamos esgotar o Bessa e es+perar que no Domingo o resultado da 2ª circular seja bom para nós. Só não sei como se decide quem joga a 6ª ao Sábado, Domingo ou 2ª. Será sorteio? alguem sabe??É que tinha dado jeito eles jogarem antes.

    ResponderEliminar
  3. mais uma vitoria para o bolso e mai nada!!!... vamos ganhar o campeonat com uma perna as costas..

    ResponderEliminar
  4. Gostei, principalmente, do entusiasmo do público depois do engano do Lucho.
    O Dragão ficou mesmo ao rubro.
    Até deu para o 'Pinto da Costa Allez', coisa que já não se ouvia nestas bandas há bastante tempo.

    Paulo, felicidades e que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns amigo é uma honra ser o 1º a te felicitar online.....heheheh



    parabens

    ResponderEliminar
  6. Parabéns blue boy..que seja uma criança muito saudavel e portista:D

    ResponderEliminar
  7. Falta pouco para o bi caros amigos... Fiz no meu blog 2 crónicas sobre o fcp-belenenses e sobre o fcp-slb em hóquei, apareçam e deixem a vossa opinião.
    Blue: q td corra bem, um abraço

    ResponderEliminar
  8. Blue Boy bem-vindo seja esse dragãozinho

    ResponderEliminar
  9. E porque é mais importante que qualquer resultado futebolístico, muita sorte para o/a dragãozinho/a...
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Porque mais importante que o futebol é o ser humano parabens bLuE bOy, que seja uma menina saudavel.
    Felicidades para o mais recente membro da familia portista.

    Saudações Azuis

    ResponderEliminar
  11. Blue, que tudo corra bem e FELICIDADES.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Blue Boy, já te disse ao telefone e volto-te a repetir... PARAAAAAAAAAAABÉNS CARALHO!! eheheeheh Grande abraço

    ResponderEliminar
  13. BLUE :
    GRANDE DIA PARA VÓS !

    UM FORTE ABRAÇO !

    ResponderEliminar
  14. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;

    E VERDADE , O MAIS ESPERADO DESTES ULTIMOS TEMPO DA FAMILIA PORTISTA KA DO BLOG JA CHEGOU, NASÇEU UMA NOVA PRINCESA NO REINADO AZUL E BRANCO....PARABENS BROTHER

    PS: NAO SEI COMO É POSSIVEL UM GAJO TAO FEIO COMO TU (BLUE BOY)FAZER UMA PRINCESA TAO LINDA....ATE EU ESTOU RADIANTE POR ESTE LINDO ACONTEÇIMENTO...ONTEM DA MATERNIDADE DO DRAGAO ESTEVE EM ALERTA MAXIMA...RSRSRSRSRSRRSRS

    ResponderEliminar
  15. Como previa vai ser no Bessa que tudo se vai decidir. Vai ser duro, mas se invadirmos -pacíficamente claro- a Boavista no próximo fim de semana, daremos um forte alento aos nossos jogadores, ganharemos o jogo e com isso tenho quase a certeza o Campeonato! O resultado do Sporting Benfica tanto me serve, pode até dar vitória dos vermelhos mas o melhor, melhor o perfeito, perfeito, mas mesmo perfeito seria o empate!...Já agora envio daqui um abraço ao "BlueBoy" porque acabei de saber, foi pai de uma menina...Para ele e esposa os meus parabéns e os votos sinceros de que a nova princesa seja tão linda como o céu: Azul!...

    ResponderEliminar
  16. parabéns Blue! tens sorte, com que então já nasceu a tua dragãozinha! heheh, eu ainda vou ter que aguentar mais 3 mesitos até saltar cá p'ra fora o meu dragãozito...

    um abraço e felicidades pá!

    www.flthedragon.blogspot.com

    ResponderEliminar