28 abril, 2007

Indigno de Campeões

Competição: BWIN Liga 2006/07 - 27ª jornada
Data: 28.04.2007
Local: Estádio do Bessa, Porto
FC Porto: Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Cech (Renteria); Lucho González; Raul Meireles e Jorginho (Lisandro Lopez); Hélder Postiga (Anderson), Adriano e Quaresma.
Golos: Ricardo Silva (15’); Zé Manuel (51’) e Lucho González (73’)

Mau, mau, mau, mau demais para ser verdade. Um jogo não digno de um ‘campeão’ que tem (e continua a ter…) tudo para ser novamente campeão, mas que a continuar a dar ‘tiros no pé’ de uma forma tão estúpida e com total inexistência de atitude profissional, arrisca-se a sofrer, sofrer muito nos 3 últimos jogos que restam para o término deste campeonato.

Inexplicavelmente, ou talvez não, o FC Porto entrou em campo com uma passividade e uma subserviência aos caceteiros da Avenida, que mais pareciam uma equipa qualquer do fundo da tabela, apenas com uma única alteração ao onze da última jornada, saindo Fucile por lesão, entrando para o seu lugar Marek Cech.

Bem, do lado contrário, o tal dos caceteiros da Avenida, há muito que um portista que se digne, que sabe muito bem que o campeonato dos ‘mouros do norte’, é ganhar ao campeão nacional… se o Prof. Jesualdo Ferreira não o sabia, e porque anda distraído, coisa que parece estar a acontecer com alguma frequência nos últimos tempos, tamanhos sãos os disparates ‘verbais’ que lança para fora via imprensa, como se todos nós, Portistas que amamos e sentimos o nosso clube apenas e só com uma motivação de fé e paixão, andássemos a dormir ou fossemos burrinhos.

Por isso, não me surpreendeu nada que os do outro lado, apesar de um actual campeonato miserável e sofrido, entrassem com toda a raiva para nos surpreender… surpresa, surpresa mesmo para mim, foi a atitude de ‘fracos’ dos nossos jogadores até aos 72 minutos, que só tem uma palavra para a qualificar: deplorável!!

O corredor esquerdo dos outros, mais parecia uma passadeira estendida, vendo-se insistentemente Bosingwa a ter de lutar ‘sozinho’ com 2 e 3 adversários, porque Postiga é bom demais para defender, só pode!!, e o ‘cego’ do nosso treinador, nunca percebeu que eventualmente uma simples alteração táctica em campo com a troca de Postiga com Quaresma, talvez resolvesse em todo ou em parte, esse problema… com Quaresma deste lado, talvez, talvez digo eu, este lado esquerdo não se tivesse tornado uma passadeira… assim, foi o que sabemos.

Fruto deste sufoco, aos 15 minutos, no seguimento de um canto, Ricardo Silva eleva-se sobre Bruno Alves e inaugura o marcador para os caceteiros da Avenida (1-0). Como há muito não acontecia, voltávamos a entrar a perder no jogo (julgo, salvo erro, que a última vez aconteceu na 1ª volta, no jogo da Madeira com o Nacional, onde ganhámos por 1-2).

Logo a seguir, só um ‘super’ Hélton poderia magistralmente com uma defesa do outro mundo, manter o resultado em 1-0, depois de um cabeceamento de Cissé no centro da área que estava completamente isolado.

Nos últimos 15 minutos da 1ª parte, constatamos que afinal, existiam 11 jogadores azuis-e-brancos em campo, quando Bruno Alves e depois, Adriano, tiveram o golo nos pés, mas os remates esbarraram já por esta altura, na muralha defensiva dos caceteiros da Avenida. Entretanto, intervalo.

Para os segundos 45 minutos, Anderson entrou para o lugar do nulo e desinspirado Postiga e esperávamos uma reacção ‘à campeão’ do FC Porto… puro engano. Ainda estavam decorridos apenas 5 minutos da 2ª parte, aos 51 minutos, e Zé Manel percorre isolado todo o meio campo e bate Hélton que mais uma vez nada podia fazer, ficando o resultado em 2-0.

Continuando no mesmo desde o 1º minuto em que o FC Porto era uma completa nulidade em campo, volvidos mais alguns minutos, Zé Manel tem nos pés a possibilidade, num 3 para 1, de aumentar o resultado, tendo Hélton conseguido resolver o lance, com alguma sorte à mistura.

Aos 73 minutos, surgiu o lance que poderia (e deveria!!!) ter mudado o rumo do jogo… mais uma vez, puro engano nosso. Anderson isola Adriano, que finta o guarda-redes adversário e cai (derrubado ou provocou o contacto?). O árbitro foi peremptório e assinalou grande penalidade, tendo como consequência adicional, a expulsão do guarda-redes adversário. Lucho, na conversão, reduz e coloca o jogo em 2-1.

É então que o jogo se torna de sentido único com o FC Porto a encostar o adversário às costas, com oportunidades a sucederem-se em grande ritmo. Apesar disso, era desesperante a falta de calma e a muita pouca cabeça para o ataque final. Não percebo como é que a faltarem 20 minutos para o final do jogo, a jogar contra 10 adversários, se começa a insistir até ao final do jogo no futebol pontapeado para a área adversária, não entendo mesmo.

Eu acho que, penso que, acho até mesmo que vem nos livros que nestes casos, a atitude a tomar, chama-se esticar jogo com jogadores bem abertos nas laterais e então sim, cruzar bolas para o interior da área adversária… o que vimos, e com muitas culpas do treinador, foi afunilar jogo pelo centro, e era ver o até então já irritante Quaresma a jogar sozinho, para querer fazer tudo sozinho. Desesperei mesmo, e enquanto estava neste estado de espírito, chegou o final do jogo.

Com este resultado e principalmente, com este tipo de atitude ao longo dos 90 minutos, chamo ‘brincar com a sorte’ e às vezes, acreditem, dá mau resultado, muito mau resultado mesmo.

Esta época desportiva, quando tudo apontava para que fosse um passeio tranquilo e triunfal até à glória final, os jogadores? o treinador? não sei! acharam por bem complicar as coisas para, quiçá, colocar umas pitadas de emoção para o final do campeonato. Eu continuo a acreditar, como sempre acredito e sempre acreditarei, mas espero bem que com estas brincadeiras, não se venham a ‘foder’, senão, vai ser o carago, ai vai, vai!

Azul + : Super ‘Hélton’ (que nos livrou de uma humilhação até ao 72 min), o já habitué ‘Bosingwa’ (o único que corria, corria, corria…) e para ‘Anderson’ que trouxe alguma excitação e magia ao jogo.

Azul - : uma bolinha só pró ‘Quaresma’ (porque será que me tenho recordado de Adriaanse nos últimos jogos?), ‘Ricardo Costa’ sem classe (que até contagiou o colega do lado, Bruno Alves), enfim… foi digamos que uma ‘branca no geral’ para (quase) todos os jogadores.

Arbitragem: pouco a referir, a não ser que, na grande penalidade marcada, na minha opinião, foi muito esforçada, mas que nem isso serviu de mote para o assalto final com ‘cabecinha’ à muralha defensiva dos caceteiros da Avenida.

PS – os meus parabéns aos campeões do FC Porto que no sábado passado, em Fânzeres, conquistaram o hexacampeonato em hóquei em patins defronte dos “mouros pidescos anti-25 de Abril” que equipam de ‘côr de vinho’ com uma vitória por um concludente 5-0 e fechando o play-off em 3-0. Brilhantes heróis!

22 comentários:

  1. Estou à espera da cronica!Foda-se que decepcção!

    ResponderEliminar
  2. ola presidente e amigos blues;

    antes de mais quero frizar o mais obio, estou mais que refodido pelo jogo de hoje do nosso f.c.p.,NEM O HELTON SE APROVEITOU, nao vou escrever mais nada pra nao partir o PC do BLUE BOY......

    PS:obg ao arbito do jogo, valeu a intençao do penalty.

    aquele abraço cheio de "dor"

    ResponderEliminar
  3. Ganda cachola.

    O Boavista foi mais forte.
    Principalmente no meio campo.
    Isso já nós sabiamos e o Mr. poderia ter-se acautelado.
    Penso tb. que, no pénalti, o árbitro errou a nosso favor.
    + Para o Helton e - para o Quaresma (que fez lembrar o Quaresma antes do Co quando nem sequer ajudava na defesa). Gostei do Renteria.


    Agora ficamos sem qualquer espaço para errar e sem alguns jogadores chave devido aos amarelos.
    E temo que ainda vamos ter que levar com os Elmanos e Cª e porque não, sumarisímos prontamente adiantados ontem pela tvi.
    O que vale é que haverá um único jogo fora (e é perto) não devendo assim existir possibilidades de bloqueios.

    Sábado, às 19.00 todos ao Dragão.

    Apenas mais uma nota à Direcção do Boavista e aos preços dos bilhetes. Estava cheio o estádio, não ? Quem tudo quer tudo perde.

    ResponderEliminar
  4. Viva malta era só para dizer que já podem começar a rezar e a fazer promessas, chegou a nossa vez. Força ai, nunca vi uma 2 volta de campeonato tão fraca.

    ResponderEliminar
  5. Espero que tenham aprendido a lição pois o BOAVISTA deu um "cheirete" de bola ao PORTO que até deu pena.

    ResponderEliminar
  6. FICO A ESPERA DA CRONICA....
    TOU FODIDO...
    PUTA QUE OS PARIU...
    NEM DIDO MAIS NADA.

    ResponderEliminar
  7. Após uma tarde perfeita ( parabéns Hoquei), vitórias em basquet e andebol, tudo corria às mil maravilhas.
    Fui ao bessa e durante os primeiros 30 minutos não acreditava no que via. Quem era o primeiro classificado? Quem jogava para ganhar??? quem queria ser campeão???
    Depois também quase nada melhorou, o treinador não é motivador e mexe tarde na equipa, os jogadores deviam estar avisados para o jogo do boavista ( nem é preciso ) e nada fizeram, cabeça baixa e descontrolo emocional.Neste aspecto óscar para o Quaresma, um completo flop que passou a vida a jogar só e a estragar tudo. Anderson, muito bem.
    Agora arriscamos morrer na praia, esperemos um empate para hoje, ao que chegamos.
    Depois, foi um rtegresso triste a casa e uma insónia do caraças.
    O Boavista fez o seu jogo, goste-se ou não, o Helton apesar de ter complicado num lance esteve bem e evitou mais dois golos com defesas fantasticas.
    Mais não digo por hoje.

    ResponderEliminar
  8. Calma pessoal!
    Perdemos uma batalha mas vamos vencer a guerra.

    Continuamos a depender só de nós e temos argumentos para triunfar os próximos três jogos.

    Não desanimemos e vamos todos apoiar nos jogos que faltam.

    Seremos campeões!

    ResponderEliminar
  9. basta com o entrar em campo e deixar a outra equipa jogar,
    basta ficar parado o jogo todo a olhar,
    basta esperar que a bola venha ter com o jogador por milagre;
    basta de falta de ambição,
    basta achar que ja ganhamos alguma coisa.

    joguem em equipa,
    entrem em campo pra ganhar,
    façam o adversário comer a relva se for preciso,
    joguem e façam jogar,
    marquem golos,
    deixem de ser azelhas,
    defendam,
    sejam solidários,
    corram, desmarquem-se,
    joguem bonito,
    façam-nos sonhar, mas nao nos tirem o sonho, concretizem-no,
    ganhem, ganhem contra 11, ou contra 14 se for preciso.

    so a vitoria interessa, e nem se atrevam a nao jogar pra a vitoria e a nao consegui-la.

    ps. pros benfas e pros lagartos... lembrem-se continuamos ca em xima, independentemente de ganharem, perdererem ou empatarem... o tempo passa e nos em 1º. e assim sera ate ao fim.

    ps2. hexacampeonato ja ca canta! allez campeoes allez

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  10. as primas donas que ainda nada ganharam...ponham os olhos no querer do hoquei..na coragem e forca demonstrada...
    ao mister destreina ,estamos na frente ,no miolo esta a chave de tudo...chegava nao perder,{boav+sport}meio campo povoado e racudo, de fato macaco e nao de verniz...ali,no bessa ,sera sempre futebol de choque ,pontape pra frente amolhada o contrario e perder tempo

    unidos ate a vitoria final com suor e sangue assim o queiram...

    ResponderEliminar
  11. Complicaram-se as coisas. Não FCPoto nenhum. Pareciam que estavam a fazer um favor dando uns chutos na bola.Assim...não!

    ResponderEliminar
  12. Blue :

    Um jogo (e um resultado ) impróprios de quem quer ser CAMPEÃO!

    Haja FÉ !
    (Porque a tolerância já se foi)

    ResponderEliminar
  13. Mas que grande decepção... não percebo esta irregularidade ao longo de todo o campeonato... estou arrasado... tudo se complica quando não devia... estou com o Azul Dragão: Haja FÉ!!

    Psd - O Quaresma e o Bruno Alves vão-nos fazer falta... ai vão vão

    ResponderEliminar
  14. Foda-se nem a crónica me ajudou,também que é que se pode fazer quando se joga tão mal!O que vale é que as bostas lá de baixo empataram!Continuamos a depender só de nós!Um abraço sentido!

    ResponderEliminar
  15. A onde pára a ráça ?
    Parabêns ao nosso hoquei,e uma vénia a ráça de aqueles jogadores.

    ResponderEliminar
  16. Fiz post no meu blog sobre a nossa conquista de hóquei no sábado. Passem por lá, o nossos hexacampeões merecem os nossos parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Tou a ver a coisa preta, mas penso não haver problemas.

    ResponderEliminar
  18. Em toda a época passada o FC Porto somou 3 derrotas nas competições internas que participou (34 jogos para o campeonato e 5 jogos para a taça) …
    Esta época e com 27 jornadas decorridas no campeonato nacional, o FC Porto conta com 6 (o dobro do ano passado) derrotas nas competições internas (5 para o campeonato e 1 para a taça) … A jogar assim, o FC Porto pode mesmo perder o título à beira da praia… e mesmo que não perca, esta época verificaram-se demasiadas “asneiras” demasiados erros, demasiadas decisões estranhas para que a direcção do FC Porto não tome uma atitude quanto à continuidade desta equipa técnica e de alguns deste jogadores!!!!!!! Estarei enganado?!?!?! Espero que sim…

    ResponderEliminar
  19. Lucho não consigo entrar no teu blog , igual com sr. Aantónio.Já fiz várias tentativas e sem sucesso.Bem haja.

    ResponderEliminar
  20. De cagada em cagada até à derrota final? Não sei se quer ser despedido por justa causa Professor Jesualdo, mas que dá essa impressão, dá.Isto é desolador e demasiado mau para ser verdade. Qualquer Manuel, seja ele Cajuda ou José, dificilmente faria pior.

    ResponderEliminar
  21. O que nos vale é que os da 2ª circular são damasiado maus como pudemos verificar. Mas, o nosso maior adversário é mesmo o nosso treinador.

    ResponderEliminar
  22. nimguem fala do torneio???


    pelo nemos o (f.c.p.) ganha ai

    ResponderEliminar