06 abril, 2007

Roubos de igreja ou apenas futebol?

“A Trincheira do Estilhaço”

Imaginemos, um clássico à 23ª jornada no Estádio do Dragão.
Intervenientes FC Porto – SL Benfica.
O Benfica estava em 1º lugar com a diferença de um ponto. Foi nomeado um árbitro internacional, da Associação de árbitros do Porto, e, pura coincidência, filiado no Futebol Clube do Porto. Vamos chamá-lo de Sr. José Fruta.

Aos 81 minutos, com a equipa da casa a perder por um a zero, um livre contra o visitante. A bola é centrada e um defesa central do FCP cabeceia. A mesma bate no poste, ressalta no peito de um homem do meio-campo do Benfica e entra na baliza. O árbitro valida o jogo mas o comentador de serviço da SPORTTV, o insuspeito Sr. Sobral, adianta de imediato que o central do Porto estava fora de jogo. Passam pelo menos, 4 repetições, de ângulos diferentes onde se nota o adiantamento do mesmo. O jogo termina empatado.

Nessa mesma noite o programa de desporto da TVI abre com as mesmas repetições do escândaloso roubo que o glorigozo sofreu. São mais de 5 minutos do prime-time onde o assunto é dissecado até ao mais infímo pormenor e apelidado de “Roubo do Século”.

Na manhã seguinte A BOLA tem, na sua primeira página e encabeçada por um título em letras garrafais e vermelhas de “Roubo de Igreja”, uma foto onde se vê o central do Porto em claro fora de jogo.

A escritora de serviço, inspirada por este trágico acontecimento, inicia um rascunho que mais tarde será conhecido por “Eu Creolina – parte 2 e um terço”.

O Sr. Filipe, aka Orelhas, pede, com caracter de urgência, uma audiência ao Exmo. Sr. Ministro do Desporto. Tem consigo um dvd, pirata e comprado na Feira local, com provas irrefutáveis. Pede a anulação do jogo e a imediata descida de divisão do adversário.

O Sr. Veiga, que ainda estava no activo, rasga o seu cartão de sócio do FCP e brada, a todos os ventos, que o árbitro tem que ser colocado na prateleira.

A Exma. Sra. Assistente Procuradora Geral, carrega no botão vermelho, despoletando a saída de 4 brigadas anti-corrupção com o intuito de deter e interrogar todo e qualquer prevaricador envolvido neste escândalo. As equipes de escuta analisam todas as conversas telefónicas relacionadas com os intervenientes e conseguem descobrir uma onde o Sr. João Fruta comentava algo tipo “a fruta estava boa” com o Sr. Joaquim que era o merceeiro do supermercado da esquina. Foi também interceptada uma encomenda online feita pelo Sr. João Fruta ao Continente onde pedia 2 kgs de bananas da Madeira, 3 kgs de maça golden, 1 kg de morangos importados de Espanha e 1 kg de mangas do Brasil. Foi considerada suspeita devido à grande quantidade de fruta encomendada assim como a sua proveniência.

Não sabendo ainda de como isto pode terminar cumpre ainda fazer alguns reparos. Existiram 8 cartões amarelos: 6 para os visitantes e 2 para a equipa da casa (onde eram todos bons rapazes). Dois dos jogadores dos visitantes lesionaram-se sózinhos ficando impedidos de jogar nas próximas duas jornadas.

E para terminar segue uma simples foto. Aquela que ficou guardada na memória de todos, mas mesmo todos, como a prova mais clara do acontecido. Aquela que fez capa em todos os diários, desportivos ou não, e até em algumas revistas cor de rosa.

ps - o facto de já estar 1-1 não é erro, deriva apenas de uma moderna tecnologia televisiva apelidada de repetição.

Este artigo de opinião é uma obra de ficção acontecida em um qualquer 1 de Abril. A foto é apenas e também uma foto de dia 1 de Abril. Acredita quem quer. Factos, pessoas e situações narradas não aconteceram nem existiram, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Pormenores eventualmente chocantes dizem respeito a outros campeonatos onde os árbitros erravam aleatóriamente e onde os jogos se resolviam dentro do campo.

O autor é pacato, tem cabelo branco e utiliza, na sua escrita, óculos na ponta do nariz. Não demonstra sinal visível de dotação para a arte da escrita, não percebe de futebol mais do que o simples comentador de café e deve a sua paixão pelo futebol desde o tempo (não há muito tempo, é verdade) do futebol espectáculo do Co Adriaanse.

Saudações,
Estilhaço

14 comentários:

  1. O branqueamento da corrupcao Lisboeta, sempre foi eficaz, porque os branqueadores da comunicacao social estao la todos acomodados. Desde Jose Maria Pedroto que se denuncia esse aspecto, relativamente ao futebol, foi ha mais de 30 anos mas tudo continua na mesma. O FCP precisa de ser muito melhor do que os rivais de Lisboa, porque os arbitro sempre apitaram, contra o FCP.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post Estilhaço. É caso para dizer... estilhaçaste isto tudo!! Eheheh. Bem-vindo e esperemos que esta qualidade continue. Saudações

    ResponderEliminar
  3. Excelente :) Vou "roubá-lo" descaradamente com a devida menção ao vosso blog. :)

    ResponderEliminar
  4. Meus caros amigos BLUES.Só agora me foi possivel ter oportunidade de vir comentar.
    Só tenho a dizer isto:
    -clube de merda voçês são clube de merda slb vocês são clube de merda.

    ResponderEliminar
  5. Esta ficção é uma visão perfeita do pântano em que a descarada C. Social se movimenta no sentido de guindar por meios obscuros o clube do regime da "outra senhora" que perdeu, desde o derrube do mesmo, a capacidade de se manter na elite do futebol Nacional e Internacional.

    O nosso Clube, desde sempre escandalosamente prejudicado e perseguido, pode finalmente impor a sua qualidade, capacidade e competência de forma inequívoca ganhando com isso a inveja e a frustração dos saudosos dos "velhos tempos" que já demonstraram serem capazes de tudo para desvalorizar a nossa superioridade.
    Parabéns ao Estilhaço por este exercício literário.

    ResponderEliminar
  6. não comento ...........

    ResponderEliminar
  7. Os jornalistas são isentos, a justiça é isenta e o diploma de engenheiro do Sócrates é verdadeiro.


    Haja paciência!

    Se um dia houver uma marcha sobre a Capital, não se admirem, as pessoas estão cansadas de tanta mentira.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns!! O texto está simplesmente excelente e retrata na perfeição o vergonhoso branqueamento que toda a comunicação social fez em relação ao golo fora de jogo do Benfica!
    Até vi num jornal chamado Record uma sondagem em que imagine-se cerca de 65% das pessoas consideravam que não tinha sido fora de jogo e o Record publicou esta notícia com pompa e circunstância como se aquilo correspodesse à verdade!!!!
    Meus amigos, até ao fim do campeonato muita coisa irá acontecer!!!!

    ResponderEliminar
  9. Estilhaço imaginemos ainda que a imagem que colocas-te foi retirada da única repetição que deram dessa camara do lance em questão. Deram mais repetições da lance que dá o livre que origina o nosso golo que deste lance, ao ponto que o descaramento chegou.

    ResponderEliminar
  10. Excelente exercício de imaginação. Parabéns.

    Mas infelizmente é algo que nem nos meus melhores sonhos consigo imaginar. A vergonha que é esta comunicação social e fazedores de opinião embebedados pelo vermelho e pelo preconceito contra tudo o que não é da capital é algo que acho que nunca na minha vida irei ver irradiado.

    Faltou apenas falar de mais uma dúzia de lances completamente descarados e julgados com total dualidade de critérios. Um deles o lance que dá a falta para esse livre. Um golo ferido de total falsidade desde o seu início até ao fim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço, como vês, não tens como fugir, senão aceitar o meu repto... todos juntos, somos poucos, por isso, todos são bem vindos ;-)
    E quanto a este teu artigo, parabéns... utilizando uma sátira do dia da mentiras, sem o querer, acabaste por descrever uma verdade suprema neste país de invejosos!
    Mas nós, somos diferentes... e únicos!
    É no relvado, que lhes respondemos!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. DEsculpa acrescentar algo ao post...
    Entrada por trás em tackle de Petit e o resultado foi: Paulo Assunção lesionado e Petit cartão amarelo...
    E em 4 jogos com o esse clube em 2anos 3 jogadores lesionados

    ResponderEliminar
  13. Se até alguns "portistas" que escreveram que o árbitro não teve influência no resultado te deram os parabéns, que mais haverá a dizer.
    Que a voz nunca te doia e que nunca te cortem as mãos por escreveres o que te vai na alma.
    Parabéns.

    ResponderEliminar