20 abril, 2007

A táctica do Estebes?

“A Trincheira do Estilhaço”

Que me perdoem o meu tom nostálgico. É bem verdade que foi, amado por uns e odiado por outros. Aplaudiram-no, assobiaram-no, mostraram-lhe lenços brancos, ameaçaram-no e aplaudiram-no outra vez mas, desta vez no final, quando, na hora da vitória, deram o braço, os braços e até as pernas a torcer. Um pouco de história apenas para situar, cronológicamente, a chegada de um treinador que trouxe ao futebol Nacional algo nunca visto neste jardim à beira mar plantado.

Após uma passagem relâmpago de um italiano , um espanhol romântico da bola e um treinador Nacional, a aposta do FCP num técnico holandês foi uma das principais novidades, sendo o Co Adriaanse o primeiro holandês a integrar os quadros profissionais da equipa do Norte.

Personagem de convicções inabaláveis (terá frequentado a mesma escola que o nosso Comandante?), adepto do futebol espectáculo criou uma imagem de marca que uns apelidaram de '3 defesas', outros de 'táctica do Estebes' e outros ainda de 'tudo ao molho e fé em Deus'.

Poderá ser encarada como uma táctica aparentemente suicida que, contrariamente aos modernos losângulos invertidos (mas que raio é isto de um losângulo invertido?) ou mesmo aos hexágonos do Prof. Bitaites, nada tem de complicado e se baseia no princípio em que o ataque é a melhor defesa, que se nós temos a bola os outros não podem marcar golos, etc. É um futebol claro, limpo, sem merdas e onde se joga sempre ao ataque e para ganhar.

Pessoalmente, fiquei maravilhado com a coragem do seu futebol de risco, a grandiosidade e beleza que este proporcionava e a envolvente criada com o público do Dragão nos jogos.

Contestará esta visão o meu pai (Dragão de Prata) com a retórica de como é possível que, na Liga dos Campeões, o Porto fosse a equipa que mais ataques fez, mais remates fez, mais posse de bola teve e fosse a pior defesa. Como foi possível a uma equipa cheia de aspirações europeias se ter dado ao luxo de marcar quatro golos em dois jogos e perder ambos. Ou de sofrer oito remates à baliza e encaixar seis golos. Foi mau de mais...

Sim, riposto eu, a vitória é mais importante, mas de que adianta se não está ninguém na bancada prá ver ?

Sem querer entrar em discussões sobre temas que, nem de perto nem de longe domino (para mim o único saber em futebol é que a bola é redonda), poderei talvez apresentar a simples e única explicação de que se deveria ter dado, naquela altura, um pouco mais de tempo, um pouco mais de espaço, pois não seria possível transformar uma mentalidade de jogo de um momento para o outro.

E penso até poder provar a minha teoria com o resultado obtido no final da época: aquele sabor gastronómico tão saboroso em terras do Norte.

Estou a falar da dobradinha, carago.

Pena que, por uma ou outra razão, abandonou o barco, passou à disponibilidade, à peluda. Mas, raios me partam se aquele 3-3-4, 3-4-3, 3-5-2 ou 3-7 (???) não era uma máquina de ataque! Raios me partam se não adoraria ter escutado o relato de um, apenas um, destes desafios da boca do Grande Jorge Perestrelo! Raios me partam se não sinto saudades daquele rebuliço, daquele caudal ofensivo, daquela pressão constante, daquele espectáculo garantido!

Estou certo que não conseguiu um lugar no coração de todos os Portistas, mas conseguiu, de certeza absoluta, um lugar na nossa história.

Até breve Co Adriaanse.

Saudações,
Estilhaço

15 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo.Sou um fã do holandês.
    Lembro-me do jogo AZ Alkmaar-Sporting e o esmaganço que os verdes levaram.
    Não lhe foi dado tempo.Acredito que nsotornariamos num caso sério,mesmo a nível europeu.Mesmo Mourinho elogiou a coragem do holandês.
    Por muita pena minha,tenho quase a certeza absoluta que virá para o Benfas,na próxima época!Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço, este é um tema que quanto a mim, dá pano para (muitas) mangas, ou seja, sempre tive, e continuo a ter, uma relação de amor-ódio com Co Adriaanse.

    Se é verdade que sempre lhe reconheci méritos pelo muito pouco de bom que nos trouxe ((total disciplina em campo e discurso muito pela positiva no que é e deve ser o futebol) e também pelos 2 troféus que nos ajudou a conquistar, também é verdade, que no resto, foi tudo muito pobre, muito pobre mesmo… é a minha opinião apenas.

    Se atentares nas minhas crónicas dos dias 09.08.2006 (http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2006/08/foi-se-o-pequeno-general.html) e dia 22.08.2006 (http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2006/08/o-capataz-o-interino-e-o-professor.html), irás perceber o alcance do que acima me refiro… mas admito, sempre nutri bastante simpatia pelo homem, pela personalidade, pelo discurso optmista, é verdade… até ao dia em que senti que nunca ouviria da parte dele, uma única palavra a «assumir responsabilidades» enquanto treinador daquele plantel; a culpa era sempre dos outros (jogadores), nunca dele! Isso não aceito! Se ganham, ganham todos; se perdem, perdem todos! E ponto final parágrafo.

    Como digo, sempre tive uma relação de amor-ódio com o holandês… e que ainda hoje se mantém.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. De facto, Co Adrianse tinha, como toda a gente, aspectos bons e aspectos maus…
    Todavia, independentemente de todos os argumentos e situações que muitos portistas utilizaram para denegrir o técnico holandês, nós temos de ser honestos e chegar à conclusão que o FC Porto o ano passado ganhou tudo o que havia para ganhar em termos nacionais (perdeu apenas por 3 vezes…este ano já temos 5 derrotas contando campeonato e taça…) e na liga dos campeões enfim…muitas pessoas se calhar já não se lembram de como o FC Porto perdeu com o Rangers (um golo roubado dos escoceses) e do azar que teve noutros jogos!! Eu também estou inteiramente de acordo que Adrianse tivesse oportunidade de iniciar esta época e mesmo com alguns aspectos que também não me agradavam muito no holandês, agora chego à conclusão que se tivesse de escolher entre Adrianse e Jesualdo, aí, meus amigos, escolheria sem qualquer dúvida o Mister Adrianse!!!!!!
    Por exemplo, era curioso ver esta época como o FC Porto de Adrianse se portava na liga dos campeões e se no campeonato nacional tinha perdido jogos com Leiria, Amadora e na taça com o Atlético…a quebra física da equipa em Janeiro…os constantes “medos” e angústias de Jesualdo nos jogos de maior importância…enfim todo um conjunto de questões/reflexões que é bom que aqueles que tanto barafustaram contra Adrianse tivessem em consideração neste momento!!
    Para terminar não posso deixar de dizer o seguinte: se Fernando Santos esteve no clube durante 3 épocas inteiras, se até a José Couceiro lhe foi dada uma oportunidade, então Adrianse deveria ter tido oportunidade para completar a 2ª época no clube e aí, meus amigos, acho que muita gente iria ter que engolir muitas coisas que teria dito sobre Adrianse ou então continuar com as suas convicções e teimosias não admitindo o óbvio…

    ResponderEliminar
  4. Co foi o melhor da era pós Mourinho mas tb acho q tinha várias debilidades...Apareçam no meu blog e digam de vossa justiça se no domingo deverá jogar jorginho ou CeCH???

    ResponderEliminar
  5. ehhhhh la.. o adrianse foi embora porque quis, abandonou o barco numa altura crucial..
    não desenterres mortos..

    ResponderEliminar
  6. Do "Co" apenas tenho saudades da disciplina que impunha, de resto era um treinador banal que só foi campeão porque esteve no nosso Clube. Não acho que a táctica utilizada fosse de futebol espectáculo, era sim de futebol suicídio, e se no AZ ele podia dar-se a esse luxo, no nosso Clube não. Se o Mourinho tivesse jogado com essa táctica nunca tínhamos sido Campeões Europeus e da Uefa.

    Admito que o "Co" seja um romântico do futebol, adepto do bom futebol, mas a verdade é que bom futebol vi muito pouco pelas bandas do Dragão no seu tempo. O Jesualdo, bem, nem vale a pena falar.
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Co Adriaanse foi mais um treinador que passou pelo Dargão e conquistou titulos, parabens, obrigado e boa viagem Co Adriaanse.
    Então não foi ele que se foi embora?
    Não era ele, que quando as coisas corriam mal a culpa era sempre dos jogadores?
    E quantas vezes ele disse que preferia jogar um futebol espectáculo do que ganhar?
    Futebol espectáculo eu não vi, vi foi uma táctica suicída.
    Quanto a Jesualdo, é um treinador com medo, mas nunca esquecendo que foi ele que pegou na equipe a faltar meia duzia de dias para o campeonato começar e perece que ninguem se lembra da epoca em que o italiano foi embora tambem a meia duzia de dias...

    ResponderEliminar
  8. Dei o meu benefício da dúvida ao Adriaanse no início do campeonato, mas à medida que o mesmo foi passando, foi demasiado óbvio que o ganhámos sobretudo por uma única razão: fomos os menos maus, à imagem do benfica do ano anterior.

    A sua postura, como "comandante" da equipa de futebol, era no mínimo, reprovável e criticável. Não assumia culpas, sacudia a água do capote, e tinha tiques de ditador. Nunca lhe perdoarei o que fez ao Diego, pois agora vê-se o que ele faz no campeonato alemão.

    Relativamente ao futebol jogado, esse corropio de movimentos atacantes, aconteceu sobretudo no início da época. Perdeu-se com o passar dos tempos e a equipa perdeu capacidade de concretização. O Porto marcou somente 54 golos em 34 jogos no ano passado! Este ano já marcou 54 em 25! Isto é que é futebol de ataque? Uma média de 1.58 golos por jogo? Este ano a nossa média é de 2.16!

    Este ano, não fomos humilhados em casa na Champions League como no ano passado.

    Não sinto falta dele, nenhuma.

    ResponderEliminar
  9. sINCERAMENTE NÃO ME DEIXOU SAUDADES NENHUMAS.A VERDADE É QUE TAMBEM O JESUALDO TAMBEM NÃO ME AGRADA , MAS DE MOMENTO É O QUE TEMOS.COM O ADRIANSE FOI MUITA INJURIADELA AO MESMO TEMPO.

    ResponderEliminar
  10. O argumento de que ganhámos o campeonato do ano passado porque fomos os menos maus parece-me errado...
    É que por essa lógica também o vamos ganhar este ano poruqe o Benfica perdeu pontos com o Beira-Mar ou a Naval ou porque o Sporting perdeu pontos em casa com esses colossos Aves e Paços de Ferreira!
    É verdade o Adrianse tinha muitos defeitos mas não acho correcto retirar mérito à dobradinha conseguida pelo FC Porto o ano passado...

    PS:ESte ano não vamos ganhar a taça de Portugal porque perdemos com o Atlético...mesmo não utilizando a tal táctica suicida...

    ResponderEliminar
  11. Desculpem mas gostava de saber a razão de se falar no Homem nesta altura tão importante em que nos devemos unir e no final da época fazermos as nossas catarses...
    De resto, só digo que o tal futebol espectáculo e de ataque rendeu menos golos que este ano e ainda não acabou o campeonato.
    Jesualdo tem defeitos, já aqui os disse, mas pegou na equipa que não +e a dele e cá vamos na frente.
    Deixemo-nos de coisas, agora é encher o Dragão no Domingo, aplaudir e apoiar e não falar do passado recente. Não interessa.
    Força Porto, Força Jesualdo, Força Jogadores, Força Adeptos...

    ResponderEliminar
  12. Longe de mim criticar o Mr. Jesualdo ou tentar desenterrar mortos.
    Tão pouco desejo iniciar uma discussão sobre uma possível noite de facas longas.
    Dai a primeira frase no post 'pedindo perdão' pela nostalgia,

    Apoio, incondicionalmente, qualquer treinador que esteja no nosso clube e não pretendo, de maneira alguma, criar qualquer tipo de divisão.
    Não mostro lenços brancos nem assobio quando a equipa está a jogar menos bem.
    Atenção, não estou a criticar nem a aplaudir quem o faça e penso que cada um deve agir conforme o que lhe vai na alma.
    E este post é, nada mais nem nada menos do que isso.
    Aquilo que me vai na alma em relação ao Mr. Adriaanse.

    Muito provavelmente o timing deste post não é o mais correcto mas, como devem compreender, não é fácil escrever sobre temas que escapam ao dia a dia e
    tento sempre fugir um bocado à actualidade pois, para isso basta ler os diários e assistir aos telejornais.

    Fica no entanto a ideia geral e expressa pelo nosso presidente, uma 'relação de amor-ódio'.
    E não será isto que diferencia 'uns' dos 'outros' ?

    Mas, por favor, que não esteja em causa a força que nos move.
    No Domingo estaremos lá para gritar Força Porto allez até que a voz nos doia.

    ResponderEliminar
  13. Estilhaço, longe de mim insinuar o que quer que seja ou entrar em polémicas, este é um espaço livre, só achei mal precisamente o timing, só isso. De resto, "no har feelings"

    ResponderEliminar
  14. Apesar de , aqui ou ali, discordar do estilhaço ...
    Há dois aspectos que quero salientar :

    -Texto EXCELENTE!

    -O Jorge (meu amigo de sempre)não sendo do F.C.PORTO sabia reconhecer o mérito e respeitava os adversários.

    ResponderEliminar
  15. Caro Estilhaço, o post esta excelente o problema é que não era bem esta a melhor altura para o lançar, como já disse anteriormente a mim pouco me interessa quem é o treinador ou os jogadores, o treinador esta lá para fazer o seu trabalho e os jogadores para jogar, o que me interessa é que o F. C. Porto ganhe sempre com qualquer treinador ou qualquer jogador a marcar os golos.
    No nosso clube não é um artigo de jornal, uma criticas dos nossos inimigos, ou um post que nos vai dividir, isso divide mas é os adeptos dos clubes de marrocos, lembraste do nosso Grandioso Presidente Pinto da costa quando disse "...sport lisbon and benfica...", caiu como uma bomba naqueles adeptos do clube de ciclistas como costuma dizer o Blue Boy, no nosso clube isso não acontecia.
    Nós portistas mesmo não nos conhermos uns aos outros lutamos todos, mas mesmo todos por um ideal...
    LUTAREMOS CONTRA TUDO E TODOS ATÉ A VITORIA FINAL.
    Domingo mais uma final para ganhar...

    ResponderEliminar