03 fevereiro, 2019

INJUSTO E CASTIGADOR.


GUIMARÃES-FC PORTO, 0-0

A deslocação do FC Porto a Guimarães não trouxe bons resultados. O outro jogo da jornada entre candidatos também não correu da melhor forma para as pretensões dos campeões nacionais. Além disso, o terceiro classificado da tabela também venceu e, por tudo isto, o FC Porto viu a sua vantagem reduzida para três e quatro pontos em relação aos seus perseguidores.

Com o derby da segunda circular terminado, os azuis-e-brancos sabiam que só a vitória interessaria no seu jogo em Guimarães. Sérgio Conceição apostou no mesmo onze da jornada anterior. A equipa entrou no jogo muito bem, com dinâmica, com pujança e impondo um ritmo alto e alucinante.


O V. Guimarães defendeu como pôde e procurou atacar dentro das suas limitações, mas em todo o jogo, os vitorianos não foram capazes de criar uma oportunidade digna de registo. Pelo contrário, o FC Porto teve quase duas mãos para inaugurar o marcador, mas os seus jogadores não foram eficazes. Na hora de rematar à baliza, não o fizeram a preceito e deste modo se perdem dois pontos importantes, rumo ao bicampeonato. Foi injusto, mas castigador para a ineficácia dos campeões nacionais.

Só na primeira parte, registei um remate de Brahimi a rasar o poste, três oportunidades de Marega, sendo que duas delas foram flagrantes, e um remate de Soares à barra com estrondo. A bola teimava em não entrar e os minutos iam passando. O intervalo deixou uma sensação mista de frustração e revolta.

Na segunda parte, o V. Guimarães manteve-se fiel à estratégia defensiva, de bloco baixo e o FC Porto continuou a carregar, mas já sem a mesma frescura da primeira parte. Aliás, os Dragões revelaram-se pouco esclarecidos e com escassa lucidez para definir melhor no último passe.


Apesar de tudo, os campeões nacionais dispuseram de duas grandes oportunidades de golo. Uma por Marega que foi salva por Venâncio em cima da linha e outra por Corona a rematar na pequena área, com Douglas a fazer a mancha e a salvar, por instinto, um golo mais do que certo. O FC Porto ainda viu o árbitro anular um golo a Pepe, por pretenso fora-de-jogo.

Sérgio Conceição operou três substituições ao longo do segundo tempo. Brahimi foi rendido por Otávio, Fernando Andrade ocupou o lugar de Marega e Hernâni entrou para a vaga de Pepe. Apesar dos Dragões terem dado tudo por tudo, o resultado não sofreu alterações.

Em Guimarães ficaram dois pontos que vão definir se serão essenciais ou não para a revalidação do título. Notas de destaque para Marega que saiu lesionado e que deverá parar algum tempo e para a falta de eficácia do FC Porto que, em outras ocasiões, resolveu os jogos.

Os Dragões regressam à competição na próxima Sexta-feira, em Moreira de Cónegos, onde vão defrontar o Moreirense em jogo da 21ª Jornada da Liga NOS.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter saído daqui vencedores"

Faltou o golo
“O que falhou foi o momento de meter a bola na baliza. Creio que fizemos um jogo bem conseguido, consistente. Criámos muitas oportunidades e merecíamos a vitória. Infelizmente não fomos eficazes, ou por mérito do adversário ou por algum demérito nosso na hora de concluir. Há jogos assim. A entrega, a determinação e a ambição foram enormes. Foi um jogo competitivo, num bom ambiente, num ambiente apaixonado por futebol.”

Resultado injusto
“Tentámos tudo. Metemos homens na frente, refrescámos os corredores, tentámos por dentro, etc. Tentámos tudo, criámos muitas ocasiões. Não vi os rivais a criarem tanto como o FC Porto criou aqui. O momento menos bom da equipa foram os primeiros 15 minutos da segunda parte, mas podíamos e devíamos ter saído daqui vencedores. Seria o resultado mais justo, na minha opinião.”


Uma fraca terceira equipa
“Houve uma terceira equipa que não esteve ao nível das outras duas. Existem demasiadas faltas e outras que são efetivamente não se apitam. Olho para a competitividade deste jogo e vejo uma terceira equipa que foi mais fraca do que as outras duas. Hoje não vi Rui Costa em grande forma. A equipa mais fraca foi a de arbitragem.”

Sempre focados na vitória
“Não vamos para os jogos confortáveis em nada. Vamos para os jogos para disputá-los e para ganhá-los. Vamos à frente e só dependemos de nós. Há que dar mérito à organização defensiva do adversário, mas houve uma grande ineficácia da nossa parte. Preocupava-me se as características da equipa não estivessem lá. Hoje não fomos capazes de meter a bola na baliza.”



RESUMO DO JOGO

3 comentários:

  1. A falta de um verdadeiro ponta de lança pode-nos ser fatal. Esta Sad neste caso como noutros continua a mostrar a sua incompetência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amigo SC nem os que manda comprar e veem mete a jogar, com SC se viesse o progba e nao fosse ele a pedi lo nao jogava.

      Eliminar
  2. Porque razao rasga marega e outros, porque razao recorre a certos jogadores ate a exaustao como herrera e bhaimi e marega, porque? com um plantel rico e bom, com uma defesa de nivel mundial, porque razao SC nao roda os jogadores, porque razao marega tem de jogar sem,pre com as correrias inerentes? Esta epoca e a rpetiçao da epoca anterios salva com o golo de herrera aos 90, SC nao aprende? afinal quem pensa ele que e? muito emotivo transmite essa emotividade e intranquilidade aos jogadores. Adora ganhar com golos de bola parada exceto penaltis, adora meter hernani aos 90 para dizerem que teve muita visao. Fatos sao as vitorias quando acontecem serem sempre sofridas, em esforço, ah ele vai aprocura do terceiro e do quarto mas a custa do que? Caramba porque nao refresca a equipa? quando tiver 2 ou 3 com amarelos e ja nao falta muito, quando tiver lesoes musculares e ja estao acontecer? UMA REPETICAO DA ULTIMA EPOCA, NA MESMA ALTURA MAIS OU MENOS.
    SC ou deixa de ser teimoso e comnvencido que e o rei da tatica segunda versao ou nao ganha nada esta epoca como alias esteve para aconrtecer na ultima.
    Marega nao passou de tosco a CR7, soares e otimo de cabeça, brahimi a ter de defender so se aguenta 30 min, herrera parece um automato, porque jogam sempre os mesmos? porque naom se remata a baliza de longe? Esta visto que os adversarios jogam para empatar o porto incluindo o sporting, mas caramba ...... estes tempos tem o dedo de SC, otimo a chamar publico, na emotividade, mas pessimo na gestao dos jogadores, a ver vamos mas ou ele muda algo ou nao estou otimista

    ResponderEliminar