26 fevereiro, 2019

UMA REAÇÃO À PORTO.


Com praticamente meia equipa titular indisponível, nomeadamente, Danilo, Marega e Aboubakar lesionados, Soares castigado e Militão autoexcluído, o FC Porto teve uma demonstração de grande competência e seriedade competitiva na passada 6ª feira em Tondela.

Olhando para o histórico do FC Porto em Tondela, e mesmo tendo em conta os jogos dos beirões no estádio do Dragão (na 1ª volta, Soares marcou o golo da vitória perto do fim), as coisas não se afiguravam fáceis. O treinador e os jogadores portistas sabiam perfeitamente o que iriam encontrar em Tondela, ou seja, o mesmo de sempre, uma equipa agressiva, com bloco baixíssimo, tentando parar o ritmo de jogo sempre que possível e procurando o contra-ataque como forma de surpreender o FC Porto. Em resumo, um jogo difícil, apertado, com alta intensidade e grau de dificuldade. O FC Porto seguramente sabia que não iria encontrar um adversário com atitude competitiva miserável, sabia que nem iria estar a ganhar já aos 30 segundos de jogo, nem iria marcar 10 golos a um pobre adversário.

Dito isto, foi belíssima a atitude da equipa no jogo de Tondela. Uma enorme prova de vida, uma equipa coesa, segura e competente. Um saboroso regresso aos golos de Pepe ao serviço do seu clube do coração, um grande golo de Óliver - caso o espanhol vestisse outras cores, aquele golo seria seguramente capa num qualquer pasquim com parangonas do tipo "Golo para Prémio Puskas" e uma exibição geral muito positiva.

O principal objetivo foi conseguido, chegar ao jogo da próxima jornada na liderança do campeonato, infelizmente apenas com um mísero de ponto de vantagem, muito pouco para aquilo que o FC Porto tem demonstrado ao longo da época. Afirmo com total certeza que com um ponto de vantagem, mesmo estando a escrever estas linhas ainda antes do jogo do nosso rival, uma vez apenas resta saber quantos segundos irá aguentar o Chaves (o Nacional nem 35 segundos aguentou!) até sofrer o primeiro de muitos golos.

Agora é apontar baterias para o jogo da Taça, um importantíssimo jogo de uma competição que essa sim assume alguma relevância na globalidade da época do clube. Veria por exemplo com muitos melhores olhos poupar jogadores nos 2 jogos da final-four da taça da Liga do que no jogo de 3ª feira frente ao Braga, mesmo tendo em conta o clássico que se disputa no sábado. A questão é que havendo tantas ausências de jogadores fundamentais, se calhar agora vai pesar na consciência de Conceição uma possível recaída ou nova lesão de algum jogador fundamental. Ainda assim, entre quem entrar, é muito importante ganhar, de preferência com uma boa vantagem para encarar o jogo da 2ª mão com mais tranquilidade. É importante chegar à final da Taça!

Nota Off-topic: Achei muita piada à forma histérica e generalizada a nível nacional com que se reagiu às declarações de um comentador adepto do FC Porto na CMTV em relação a um suposto doping de um clube. Em primeiro lugar, pelo que ouvi das declarações de Aníbal Pinto, o mesmo referiu que aguardava com enorme curiosidade os resultados dos testes de antidoping de um determinado clube. Em momento algum, referiu que algum jogador desse clube estava dopado, apenas referiu a sua curiosidade em ver os resultados dos testes de antidoping. Há uma coisa que existe em Portugal desde 1974 que se chama liberdade de expressão. O que é assustador (e muito curioso!!!!) é ver a reação oficial de um clube a um comentário de um comentador. Acho mesmo muita piada e também eu por vezes tenho enorme curiosidade em ver os resultados dos testes de antidoping não do nosso rival direto mas sim de algumas das equipas com as quais o FC Porto joga, nomeadamente algumas que fazem pressão forte depois do meio-campo os 90 minutos, etc, etc. Não, isto não é uma acusação ou suspeita, apenas uma constatação de que por vezes apetecia-me ser a ADOP e selecionar alguns jogadores de algumas equipas em alguns jogos para fazer os testes ao "xixi". As diferenças de atitude às vezes são gritantes, é que uns mordem a língua literalmente, outros aos 34 segundos já estão a mamar golos...


1 comentário:

  1. foi uma reaçao a porto porque SC teve de mudar e por jogadores tecnicos em campo, se existisse o soares e brahimi seria a mesma desgraça e ja nem sei se Danilo tambem nao ajudara mais quando esta fora.
    Veremos contra o braga.
    quer queiramos quer nao os toupeiras com a equipa B reforçada so dao abadas, essa e que e a realidade. A mudança de liderança resultou,nos com as teimosias de SC ja perdemos 6 pontos de mao beijada

    ResponderEliminar