14 julho, 2017

A FRUTA ACABOU.


Ainda em pleno defeso e quase quase a irmos para banhos de sol e de mar, o BiBó PoRtO volta ao activo. Muita coisa sucedeu nos últimos tempos, mas a verdade escamoteável é só uma: contrariamente ao que o tetra prometia, o FC Porto não está morto e, pelo contrário, parece mais vivo que nunca. Tal foi bem visível na forma verdadeiramente apoteótica com que as gentes nortenhas receberam os novos equipamentos do Dragão, num local muito especial para os portuenses: a Ribeira com a Ponte Luiz I em pano de fundo.

Para esta crença, chama e euforia muito contribuiu a acção de Francisco J. Marques no Porto Canal, divulgando as cartilhas encarnadas, assim como os e-mails da nossa paixão. O tetra, que prometia uma festa sem igual pelo país fora, capaz de durar todo o Verão, afinal não durou mais do que André Moreira no Benfica.

E por falar em André Moreira do Atlético de Madrid para o Braga, com brevíssima escala – certamente para encher combustível – no Seixal, vem-me à memória um episódio que passou algo despercebido na comunicação social, mas que para mim foi bastante significativo e premonitório do que aí vem:

No dia em que a Assembleia Geral da Liga decidiu votar contra a proposta do FC Porto acerca de uma penalização efetiva aos clubes que apoiassem claques ilegais, o benfica respondeu com a proposta de alteração ao Regulamento Disciplinar da Liga, que viola claramente o carácter geral e universal que uma disposição jurídica deve conter: um normativo que visava não apenas punir todos aqueles que fumassem cigarros nas áreas técnicas e adjacentes (conforme disposição já existente), mas também aqueles que fumassem cigarros eletrónicos e que expelissem “fumo ou quaisquer outras substâncias, tais como saliva, na direção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos”.

Ora, saiba-se que esta bizarra alteração ao regulamento, com o único objectivo de apoucar o presidente do Sporting, foi incrivelmente aprovada com votos favoráveis do proponente (benfica), Arouca, Vitória de Setúbal e Famalicão, tendo todos os outros se abstido de votar, à exceção naturalmente do FC Porto e Sporting.

Mais do que a discussão jurídica em si, importa aqui verificar e perceber o total e absoluto controlo que o benfica detém não apenas nos órgãos federativos, árbitros, observadores, delegados ao jogo, entre outros, mas também e – quiçá – principalmente nos seus adversários que podem ter camisolas de muitas cores, mas que na hora da verdade equipam de vermelho e de águia ao peito.

Não tenhamos pois dúvidas de que as estratégias levadas a cabo pelo benfica junto do Presidente da FPF, Presidente da AG da Liga, entre muitos outros, são as mesmas que são usadas com os chamados clubes pequenos de Norte a Sul do País, que estão completamente na sua esfera de influência, conforme a inacreditável votação da AG da Liga veio a provar.

O FC Porto combate assim num terreno desnivelado e totalmente minado, daí que não seja surpresa que a esmagadora maioria das equipas nacionais se mate esfole quando defronta os azuis-e-brancos, mas que apareça estranhamento adormecida e apática nos jogos contra os lampiões. São os chamados “dias maus”, conforme os pobres treinadores tentam explicar as estranhas falhas de marcação, os estranhos passes errados, os estranhos auto-golos.

Se pudesse apostar, diria que os próximos e-mails com que Francisco J. Marques vai brincar o País serão relacionados com as cada vez mais estranhas relações financeiras entre o benfica e os clubes ditos pequenos. Porque no futebol como na política não há coincidências: o que parece, é. E se parece, é porque é!

E a transferência de André Moreira, a juntar a muitas outras no circuito Atlético, Rio Ave, Braga e benfica cheira mal, muito mal. E deveria levantar atenções da Liga de Clubes ou da FPF, se estes organismos ainda tivessem um grama que fosse de independência e, já agora, competência.

Mas como pelos vistos o Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, não se importa de ver os seus e-mails completamente devassados e entregues sabe-se lá com que frequência ao clube de carnide, é caso para deixarmos de dar atenção à FPF: já sabemos para o que serve e, obviamente, não serve para nada a não ser amparar e proteger os tentáculos do Polvo.

Isto tudo para dizer que Sérgio Conceição começa bem quando diz que um balneário com grande espírito é meio caminho andado para se ter vitórias. Porque não nos iludamos: o FC Porto vai lutar contra o Polvo em todas as jornadas neste campeonato, pois os seus tentáculos não estão apenas nas arbitragens, mas também na quase totalidade das equipas que compõem a Liga de Clubes.

Este Verão trouxe-nos também um presente: a fruta acabou. Não nos supermercados, mas sim nas conversas de café, nos almoços das empresas, nos coffee-points deste país fora. A partir deste Verão, mais nenhum benfiquista se atreverá a falar na palavra “fruta” ou “café com leite”, pois sabe que é metralhado imediatamente com “padres”, “missas”, com “carne no assador”, com “200 é a noite toda, a 3 é 400”, “eu só quero ser o vosso menino querido”, “que passou se?” e “sabes que sempre estive do teu lado”.

Essa foi, até agora, a maior e a mais preciosa conquista de Francisco J. Marques. A fruta acabou. Agora só há mesmo polvo para desbravar, seja com molho verde, à bordalesa, à lagareiro ou à Guiné-Bissau. Vamos a banhos e aguardemos por cenas dos próximos capítulos!

Boa Época a todos os Portistas!
VAMOS AO RESGATE!

Rodrigo de Almada Martins

1 comentário:

  1. "a fruta acabou. Não nos supermercados, mas sim nas conversas de café, nos almoços das empresas, nos coffee-points deste país fora. A partir deste Verão, mais nenhum benfiquista se atreverá a falar na palavra “fruta” ou “café com leite”, pois sabe que é metralhado imediatamente com “padres”, “missas”, com “carne no assador”, com “200 é a noite toda, a 3 é 400”, “eu só quero ser o vosso menino querido”, “que passou se?” e “sabes que sempre estive do teu lado”. Essa foi, até agora, a maior e a mais preciosa conquista de Francisco J. Marques. A fruta acabou. Agora só há mesmo polvo para desbravar, seja com molho verde, à bordalesa, à lagareiro ou à Guiné-Bissau."

    pós isto já mesmo no final do texto, nada deixaste para ser acrescentado... é isso mesmo, e em dobro... TODOS, JUNTOS, UNIDOS, PARA E PELO FC PORTO!!!

    ResponderEliminar