05 julho, 2017

O BOM NEGÓCIO RUBEN.


Estamos de volta com a mesma Paixão e o mesmo Amor.
Estou de volta com a mesma Honestidade e Pensamento Próprio.
Como nunca fugi a polémicas e sempre disse o que penso independentemente da opinião dominante, regresso a falar de um tema que tem agitado os últimos dias das hostes portistas... a saída de Rúben Neves.

Primeira Nota: a confirmarem-se os 18 milhões, grande venda! Sim, grande venda!
Segunda Nota: para mim, os jogadores da formação são como um qualquer coreano ou australiano! São todos iguais!
Terceira Nota de Opinião: Rúben Neves é um bom jogador! Ser um bom jogador não chega!

Começar por recordar que Rúben Neves, ao contrário do que muitos por aí dizem, fez toda a sua formação como médio defensivo, um 6, e nunca jogou como médio mais adiantado no terreno. Tentam-se encontrar as mais diferentes visões para justificar os predicados do miúdo de Mozelos, mas convém só falar daquilo que é verdade.

Perante isto, é importante sublinhar as características que se pedem em primeira instância a um 6 do FC Porto, na senda de Costinha, Paulo Assunção ou Fernando. Antes de mais, que seja um recuperador de bolas. Que seja forte na marcação, na leitura sem bola e compensação defensiva. Se for caso disso, que encoste aos centrais e possa aliar a isso o jogo aéreo. Com bola, que jogue curto e procure os médios interiores.
Ora, partindo desta base, analisando friamente o jogador e sem paixões que toldam os sentidos, eu pergunto: Rúben Neves tem estas características? Não, não tem as características principais que se pedem a um jogador no FC Porto para esta posição. Tem outras características, outros pontos fortes! Tem uma excelente visão de jogo suportada no passe médio e longo, tem facilidade em soltar a bola rapidamente e encontrar a em cada momento a melhor linha de passe, e alia a isso um bom tiro exterior.
Mais, ao se analisar este perfil, percebemos claramente que Mikel encaixa perfeitamente no mesmo. Ele que também é fruto na nossa formação e que há 3 anos apenas uma lesão no primeiro treino da época lhe retirou a hipótese de se projetar na nossa equipa principal.

Mediante esta análise fria e factual, surgem depois outras duas correntes: uma a dizer que Rúben é compatível com Danilo e outra a dizer que pode jogar como número 8.
Relativamente à primeira corrente, é óbvio que pode acontecer, como sucedeu por exemplo em casa com a Juventus. Para tal acontecer, teríamos que jogar com um duplo pivot. Recordam-se quem foi o último treinador a jogar com este esquema? Paulo Fonseca... e foi trucidado por isso! Não é essa a nossa escola, não é essa a nossa tradição.
Já em relação à segunda corrente, pior ainda. Rúben nunca será um 8. Não tem essa capacidade de progressão com bola e essa verticalidade, nunca mostrou a disponibilidade física e mental para ser um box-to-box, falta-lhe a capacidade de choque e agressividade para tal.

Rúben Neves tem um conjunto de boas características, de boas qualidades, mas que não se encaixam no perfil que se pede a cada uma das posições do nosso clube. E isso é o que me interessa, porque estou pouco interessado se aquilo que se pede a um 6 ou a um 8 de outro clube, é ou não o mesmo que se pede no Dragão. Aliás, a muito fraca utilização nestas 3 épocas assim o demonstram. Na época passada, a pior das 3 no Dragão, participou em 18 jogos e apenas em 7 jogou os 90 minutos, tendo tido uma média de 19 minutos de utilização num acumulado de 919 minutos totais de utilização... muito pouco! Mas na época anterior, aquela em que foi mais utilizado e onde nos primeiros meses tivemos Danilo Pereira em fase de adaptação, Rúben só jogou 90 minutos em 15 jogos e teve um média de utilização de 44 minutos.

A verdade, é que ao longo dos últimos tempos, sempre vimos e lemos o nome do jogador associado aos mais diferentes clubes, todos eles de top Mundial, mas no final das contas, os mesmos não avançaram para a sua contratação, e não foi seguramente por não poderem superar o valor do negócio. Alguma coisa perceberam que está longe de estar confirmado.
Já para nós, vender um suplente por 18 milhões, representa um encaixe relevante, um valor por exemplo superior às pedras preciosas que brotam do nosso principal rival (ex: Bernardo Silva, João Cancelo, André Gomes, etc) e não põe em causa a manutenção da espinha dorsal da nossa equipa, a qual poderia estar em causa quando tanto se fala do fair-play financeiro. Sobre este tema, que em momento oportuno voltarei a abordar, deixo apenas esta notícia como recordatório. É que da mesma forma que estão orçamentados 115 milhões em vendas, também estão orçamentados 47 milhões em gastos com compras... portanto, o histerismo à volta deste tema, é mais uma intoxicação que muitos comem sem se queixar.
Quero lá saber se Rúben um dia ainda vai ser vendido por muitas dezenas de milhares de euros. O que eu sei, é que 18M nesta altura, é acima do seu atual valor de mercado, ponto! Até porque, não vi críticas ao 5lb quando Bernardo Silva e André Gomes foram vendidos por valores muito acima dos valores pelos quais haviam sido vendidos.

Em resumo, é pelas seguintes razões que entendo que estamos perante um bom negócio:
  1. Não tem as principais qualidades para um 6;
  2. Temos alternativas melhores para a posição, tanto a titular como suplente (Danilo e Mikel);
  3. Jogador pouco utilizado que nunca se afirmou;
  4. Bom encaixe financeiro;
Ao Rúben Neves, desejo as maiores felicidades do Mundo. Que tenha muita sorte e se consiga afirmar em todos os clubes onde jogar e que possa vir a confirmar o que de melhor se diz sobre ele.

Um abraço.

8 comentários:

  1. Caro Norte,

    Desta vez não mudo uma linha ao texto. Racional e conciso. Excelente.

    Apenas acrescento que, mantendo-se Danilo - o que tudo leva a crer que acontecerá - seria (será?) mais 1 ano de Rúben no banco, com os malefícios óbvios que isso tem na progressão do jogador, bem como o montante a pedir numa futura transação. Se este ano são 18/20 milhões, para o ano seriam 12/15 e mais um par de épocas teríamos Rúben a rodar por países exóticos.

    Paixão no futebol é excelente. Nos negócios é um cancro.

    Paixão não paga o buraco financeiro que temos. É preciso ser racional e usar a cabeça. Recorrendo a esse atributo, não é difícil chegar à conclusão de que as melhores vendas serão sempre de jogadores de formação, pois são aqueles capazes de proporcionar melhores mais-valias nos negócios dado possuirmos a (quase) totalidade dos passes, consoantemente aqueles capazes de fazer entrar mais dinheiro no Dragão. Para quem se der o trabalho de reflectir, estes 18 ou 20 milhões equivaleriam a uns 40 milhões por Brahimi. Um suplente pelo nosso principal desiquilibrador.

    A concretizar-se a venda de Rúben, em 2 jogadores aliviaremos o nosso buraco em mais de metade, sem provocar o tão propalado êxodo na nossa equipa principal. Eventualmente, com a venda de mais 1 jogador da equipa base e a resolução da situação dos excedentários, conseguiremos cumprir os acordos estipulados com a UEFA, sem comprometer de forma acentuada a nossa capacidade competitiva.

    Se bem nos lembrarmos, a venda de 2 ou 3 jogadores titulares sempre foi o nosso modelo de negócio, com bons resultados no passado.

    ResponderEliminar
  2. O problema está em começar as vendas por quem pode crescer e não por quem está a mais como herrera ou o layun, acabar com os contratos milionários do casillas e maxi e limpar excedentários com mercado mas os quais o fc porto ano após ano falha em obter uma solução definitiva como o adrián, reyes, aboubakar, etc...
    Nem vou falar em jogadores como Brahimi em risco de se tornarem um problema se ficarem contrariados, porque o seu ciclo para renderem uma boa transferência e obterem um bom contrato está no limite... Outros eram os tempos em que o FCP não cortava as pernas aos seus profissionais e que limpava a casa anualmente dos titulares e suplentes que não rendiam e que não tinha mentalidade vencedora.
    É pena é que estou a ver o "capitão" a permanecer pelo 5º anos consecutivo sem qualidade para tal e outros a sairem porque é preciso fazer vendas a qualquer custo

    ResponderEliminar
  3. em tempo de vacas magras, a confirmar-se os 18M, APROVO a 101% a venda de um qualquer ativo, seja ele lá quem for, obviamente, neste patamar que, acho, estar a ser muito bem vendido.

    é pena ser um "menino (já homem) da formação", mas, o que tem de ser, tem muita força... não é tempo para vacas sagradas.

    boa sorte Rúben... menos contra nós, se for caso disso, num futuro próximo ou mais longínquo.

    o caminho faz-se caminhando... e nós estamos caminhando, BEM!

    ResponderEliminar
  4. Ridiculo...
    Nao tem as principais qualidades para ser um 6? Nao, nao tem e as qualidades QUE O NORTE PENSA q um 6 deve ter... Grande diferenca! A sua definicao do que e um 6 pertence aos anos 90... o futebol evoluiu desde entao, um 6 ja nao e um patego alto e com muita forca, por isso se ve o que o Fernando joga no City... O 6 moderno tem caracteristicas de Pirlo, de Jorginho, de Busquets. Nao precisa ser de uma agressividade atroz ou ter musculos ate aos cabelos, precisa sim ter posicionamento, visao de jogo e capacidade de passe tudo coisas que o Ruben tem aos rodos...

    E essa desculpa de que e suplente... Quem e que decide se e suplente ou nao? nao e o treinador? Entao e se os brilhantes treinadores que o puseram a suplente eram tao geniais, porque e que foram despedidos?

    E atencao, eu estou-me a cagar que o Ruben venha da formacao ou nao. Ele podia ser chines e adepto do SLB que eu diria o mesmo. Devia ser titularissimo no nosso clube e daqui a uns anos vendia-se por 50. E por falar em vender, o Danilo que e tao brilhante porque e que ninguem olha para ele? onde e que estao os tubaroes a mandar ofertas por esse jogador prodigioso?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo da análise feita.
      Um bom jogador não se mede pelos minutos que joga, pois isso não depende da sua qualidade, mas sim da do treinador e muitas vezes das circunstâncias, naturalmente. Podia estar aqui toda a noite a citar exemplos, como Deco, Maniche, etc, que foram proscritos antes de triunfarem. Não estou a compará-lo com estes pq Deco é um génio e Maniche foi um dos melhores box-to-box que já vi jogar, mas Ruben é Ruben e não teve ainda a oportunidade que os dois anteriores tiveram. Como seria se a tivesse? Não sei. Nem ninguém, até lha ser dada. Todos os treinadores, após o tricampeão Vítor Pereira, tiveram a sua oportunidade, esses sim, e nenhum deles triunfou. Por isso, as suas opções não atestam a qualidade, ou falta dela, de nenhum jogador, como o Ruben.
      Discordo, igualmente, da alegada falta de agressividade e poder de choque, mas isso é uma discussão estéril, pois mais não são do que opiniões e cada um tem a sua. Há por aí quem veja qualidade de 110M no Pogba, eu vejo de 50M em dias bons, há quem tenha visto qualidade de 30M no Danilo da Silva, eu vejo 3M... E por aí fora. Portanto, a procura de colossos e os valores envolvidos têm mais que ver com interesse comercial e lavagem de dinheiro do que, propriamente, com qualidade dos jogadores. Não sempre, mas muitas vezes.
      No que a esta análise diz respeito, preferia vender o Danilo por 30M ou 40M, se os derem, e ficar com o Ruben que faria uma ótima dupla com o Herrera (outro mal amado). Há um ditado que se aplica, infelizmente, demasiadas vezes no futebol, "mais vale cair em graça do que ser engraçado". Para uns, ser tricampeão e Campeão sem derrotas, não chega, para outros, ficar em 4o lugar com o Paços de Ferreira é que é... O engraçado tricampeão Vítor Pereira sai, o Fonzelha, caído em graça, entra. Ruben, tem visão de jogo, qualidade de passe, faz fluir o jogo, etc mas isso para ele não chega, pq é apenas engraçado... E o mundo é assim.
      Boa sorte Ruben, boa sorte Conceição!

      [Peço desculpa mas foi só para corrigir o meu corretor :)]

      Eliminar
  6. Caro pancas...se o que diz não fosse dito com essa arrogância, estupidez e agressividade...até podia ser uma opinião discutível (ponha os olhinhos no comentário do Azv, abaixo do seu!)
    Agora assim...acho que jamais caberá aqui!
    Discordar sim...mas com respeito!
    Acho eu!!!

    ResponderEliminar
  7. Não estão orçados 47 milhões em compras,mas sim em custos com as vendas.

    ResponderEliminar