22 julho, 2017

UM ATENTADO AO FUTEBOL.


Desde sempre que a grande essência do Futebol são os Adeptos. Sem eles, nada faz sentido. No entanto, há muito que os Adeptos de Futebol em Portugal vêm sendo desrespeitados com a calendarização e definição de Horários das partidas.

Bem sei que esta minha introdução pode parecer demasiado romântica, que vivemos numa era onde as transmissões televisivas têm um peso enorme no que toca ao agendamento das partidas e que para aqueles que são Adeptos de Futebol na mesma, mas que por um ou outro motivo vêem jogos na Televisão, isto pouco ou nada interessa.

Mas a realidade é que não há nada mais deprimente no Futebol do que ver um Estádio sem público. Mesmo para os Atletas, quase todos eles preferem jogar em Estádios carregados de gente, mesmo que o ambiente seja adverso para a sua Equipa, porque voltando à ideia com que comecei: Isso é a Essência do Futebol.

É por isso de lamentar que a nova Época esteja prestes a começar mas a falta de respeito para quem gosta de ir aos Estádios continue. Pegando no exemplo dos jogos do nosso clube, embora esta questão seja absolutamente transversal a todos os clubes sem exceção, nas quatro primeiras jornadas o FC Porto joga numa Quarta às 19h, e em três Domingos, em casa às 18h e fora as duas vezes às 20h15.

Mas que sentido é que faz ter um jogo a um dia da semana, como tal um dia de trabalho para muito boa gente embora estejamos num mês onde tradicionalmente grande parte da população está de férias, a começar às 19h e dois jogos ao Domingo a começar depois das 20h? Como é que a um dia da semana alguém que habite nos mais diversos Concelhos do Distrito do Porto, onde existem imensos Portistas, pode vir ao Dragão com um jogo a começar às 19h? Como é que a um Domingo às 20h15, com o jogo a terminar já depois das 22h, alguém pode ir a Tondela sabendo de antemão que no dia a seguir é dia de trabalho e que depois do jogo terminar ainda há mais de cerca de 1h de viagem pela frente?

Isto são perguntas que, pelos vistos, quem define estes horários absolutamente pornográficos não faz. O que vai valendo, no caso do nosso clube, é termos uma massa adepta apaixonada e que não abandona o seu clube onde quer que ele jogue e em que horário jogue, daí ser cada vez maior o apoio ao FC Porto fora do Estádio do Dragão. Mas o mesmo não se passa com os ditos clubes mais pequenos, onde para além de muitas vezes o precário ser absolutamente desadequado (um outro problema que vai matando o Futebol), os Horários das Partidas também são um claro fator de afastamento das Pessoas dos Estádios.

Numa altura em que a nível Socio-Económico o nosso País vai recuperando aos poucos de anos de grande sacrifício e onde o Futebol poderia ser um dos grandes beneficiados dessa retoma, parece que quem dirige a Modalidade não está preocupado com isso e prefere manter como prato do dia jogos ao Domingo depois das 20h.

O que também não deixa de ser interessante é que num País onde programas sobre Futebol é coisa que abunda na nossa Televisão e especialistas na matéria então isso nem se fala, não há ninguém que seja capaz de trazer isto para o debate, com intuito de chamar à atenção os órgãos competentes mostrando que só estão a fazer mal à Modalidade e a quem a sustenta.

Não poderia terminar o artigo desta semana sem falar do nosso eterno Capitão de Andebol, Ricardo Moreira, que esta semana terminou a sua carreira de jogador para agora abraçar um novo desafio como Treinador com as cores do nosso clube. Ao Ricardo o meu profundo agradecimento por tudo o que fez pelo FC Porto e desejar-lhe as maiores felicidades nas suas novas funções.

Um abraço Azul e Branco,
Pedro Ferreira

3 comentários:

  1. Tem razão na argumentação quanto aos disparatados horários nos jogos do campeonato. Por exemplo, os jogos na Grã-Bretanha, pelo menos na Inglaterra, raramente fogem ao tradicional horário da tarde de sábado. Os estádios, como se sabe, rebentam pelas costuras e pese, embora, o interesse comercial que o futebol também representa em terras de sua majestade, há, por lá, maior respeito por todos os que gostam de futebol e o sustentam. Sobretudo por aqueles que o sustentam e são quem comparecem nos estádios (penso eu). Por cá não se quer pensar assim, trata-se o futebol como um "circo", ao sabor de - quem sabe - interesses obscuros de uma ou duas coletividades que me recuso a dizer o nome. Vá-se lá saber quais são os interesses obscuros que regem critérios destes?!?!... Eu acho que sei, mas não digo.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não acabarmos com os chulos que rodeiam o futebol, "isto" nunca mais lá vai!

    ResponderEliminar
  3. lamentavelmente, aqueles que são o "pão e circo" do futebol, os adeptos, quem enche as bancadas, quem vai assistir ao espetáculo, continua a ser o parente pobre deste mundo, hoje, dos milhões... duvido até que os adeptos sejam os tostões... poucos, ou quase ninguém, se importa com eles.

    talvez, um dia, quando eles se unirem, e despirem as bancadas de cadeiras vazias, talvez, talvez, talvez, alguém passe a olhar para eles como "um mais um" do espetáculo do futebol.

    ResponderEliminar