30 janeiro, 2007

Hoje, tal como ‘sempre’…

… estávamos no dia 22 de Março de 1959, na 26ª e última jornada do campeonato de 1958/59. FC Porto e Benfica estavam empatados no cimo da tabela com 39 pontos cada. Nos jogos entre ambos, dava outro empate: 0-0 nas Antas e 1-1 na Luz. Em golos, os azuis-e-brancos tinham 78 marcados e 21 sofridos, o ‘clube do regime’ 71 marcados e 19 sofridos, o que dava uma vantagem de 5 golos para o FC Porto.

Nesta última jornada, o FC Porto deslocava-se a Torres Novas para defrontar o Torreense, enquanto que o ‘clube do regime’ recebia na Luz a CUF. Vencemos o nosso jogo em Torres Novas com um resultado final de 1-3, enquanto que o ‘clube do regime’ conquistava idêntica vitória, mas por números diferentes (7-1).

Em termos aritméticos e classificativos, o FC Porto acabou por ganhar o campeonato por 1 golo de diferença, tendo terminado ambos com 41 pontos cada, o FC Porto com 81-22 em golos marcados e sofridos, o ‘clube do regime’ com 78-20. Mas no futebol, e então no tempo do ‘antigo regime’, tamanhas são as histórias que não se apagam dos livros, há sempre mais alguma coisa a discutir para além da frieza numérica das estatísticas.

Há, pelo menos, «os árbitros». E o árbitro que interessa aqui falar é o que estava na Luz a apitar o ‘clube do regime’ - CUF, o famoso Inocêncio Calabote, que começou o jogo da Luz 5 minutos (!) depois do de Torres Novas e prolongou-o por mais 7 minutos (!!). Marcou ainda três penáltis para o ‘clube do regime’, que José Águas transformou em outros tantos golos, ultrapassando o anterior líder, Teixeira, do FC Porto, e sagrando-se o melhor marcador da prova.

Mas o ‘clube do regime’ acabou por não conseguir ser campeão com todo esse «roubo descarado», e tudo porque faltou um único golo, ou então um penálti à Calabote (!!!).

Esta é mais uma daquelas histórias que não se apagam… mais uma história de espantar!

PS – E não é que já só faltam 2 dias para... e apenas 3 para... ;-)

20 comentários:

  1. A história fala por si...
    O mais nojento é ver o porco (desculpem a linguagem mas é a única classificação que encontro para este senhor!) do Luís filipe Orelhas todos os dias a falar do processo apito dourado como se fosse de um clube imaculado!!!Quando foram divulgadas as escutas de que Filipe Orelhas teria combinado com Valentim Loureiro o árbitro para o jogo da meia final da taça de Portugal 03 04 (ganha pelo Benfica na final como a gente sabe...), então aí já era normal combinarem-se os árbitros para os jogos!!É vergonhoso, muito vergonhoso...

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma das Histórias mais engraçadas, já tinha conhecimento dela.
    Continua amigo com as tuas investigações.
    De um Portista a viver entre Mouros(Lisboa).

    ResponderEliminar
  3. Isto é o passado que muita gente tenta branquiar, mas este ja nimguem investiga alias so se investiga apartir da decada de 80 porque foi a partir de ai que um CLUBE de bairro comos eles gostão de chamar passou a ser um clube UNIVERSSAL e o melhor clube de Portugal e isso doeu a muita gente que estava abituado a fazer tudo o que queria, comprar, roubar e até não sei se chegou aver mortes so para que os clubes de lisboa ganhacem sempre. Longe vão os tempos em que comiamos e calavamos AGORA ATÉ PODEMOS COMER MAS NãO NÓS CALAMOS...
    Porque o que esta escrito ninguem pode apagar...
    Pelo que tenho lido na blogosfera AZUL ja vejo alguns PORTISTAS ACORDADOS mas ainda são POUCOS, é preciso apoiar o nosso clube no proximo jogo criar um ambiente de PRESSÃO em todo estadio não só para o arbritro mas também para a comunicação social....

    Saudações AZUIS
    DRAGÃO AZUL

    ResponderEliminar
  4. amigo blue esta histoia vai acontecer este ano para esses mouros de merda cada vez ficarem mais enterrados.....


    Qanto ao coment de ontem tens razao ai se apanho um "estrangeiro" nem sei o que faço ou mato ou morro......pena não aparecer nenhum ao sábado para jogar com a malta(um tipo orelhas)......estou quase como o bicho, a espumar-me.

    miau- pegas na tua machine do gasoleo de aquecimento e vamos ao estrangeiro meter aquela terra em chamas....


    abraço

    ResponderEliminar
  5. rcbc - não podias estar mais certo... na verdade, quem mais tem contribuido para a 'suspeoição' é exactamente esse 'cabeça de porco' do Orelhas que lhe meteram aquela na boca (tal como a todos os seus antecessores) e ele agora não quer mais nada... por mim, bem que pode continuar com ela na boca que eu passo e ando.

    frechas - antes de mais bem vindo e espero que seja para continuar. quanto ao tema, pois é tal como eu ando a dizer há ene tempo... há coisas que felizmente para nós, a história não apaga... estão bem vivas na nossa nossa memória!!

    dragão azul - podes ter a certeza que o 'monstro' está a acordar... eles que se preparem que vão ter uma resposta à nossa dimensão... além de levarem com o nosso desprezo, vão ter que continuar a engolir sapos vivos com as nossas vitórias... mas daqueles bem grandes.

    caxana - tu e as tuas taras 'mouriscas'... eheheh... se os apanhas, aquele aço das tuas botilhas, até dão faísca... eheheh

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Falta acrescentar que o GRedes da CUF foi substituido quando o resultado estava já 5-1 (penso que ainda na 1ª parte) depois de ter sofrido vários golos muito estranhos.
    E os jornais da altura diziam isto:
    O jornal Mundo Desportivo, de 23/03/59, publica este excerto curioso: "Gama, o guardião da turma que a determinada altura foi substituído aparentemente cansado do trabalho aturado que teve de suportar, respondeu-nos quando o interpelámos: "Faz pena, depois de tamanho esforço e tenacidade desenvolvidas verificar que o Benfica não conseguiu o número de
    golos suficiente para chegar a campeão! E a verdade é que ocasiões não lhe faltaram."" Mas que grande lata, era tudo à descarada.

    Além de que Calabote foi até suspenso depois de tamanha e descarada roubalheira.

    A acrescentar tb que o treinador principal do Torreense (adversário do FCPorto nessa tarde) foi precisamente o treinador adjunto do...Benfica.

    LOL normalidades da altura.

    Esta é só uma história, quantas devem existir que nunca chegaram a ser ouvidas?

    Hoje como sempre, para eles, os meios justificam os fins.

    E nós é que... como diz hoje o MST, "uns têm o proveito e outros a fama."

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro Blue,
    Nunca é demais recordar o "sistema do regime".

    Que, agora, muitos gostariam de ver de volta.

    Só que há um problema - é que, entretanto, o FC Porto tornou-se PLANETÁRIO !!! Chatice...

    Mas o "sistema do regime" não está extinto. Longe disso. Basta ver, e convém estar sempre a recordar para impedirmos que se continue a branquear, talvez o "escândalo mais escandaloso" dos últimos 30 anos - ESTORILGATE !!

    P.s. - Blue, a imagem que escolheu é PORTENTOSA !!!!

    ResponderEliminar
  8. Amigo Blue Boy, boas?
    Vai ver o teu emai, o meu trabalho está feito.
    Por coincidência ainda ontem se falou deste tema no teu post.
    Bem hajam BLUES.

    ResponderEliminar
  9. Bicho... mail recebido... o teu texto está portentoso (pena as fotos tarem assim um nada escuritas).
    Posso apenas dizer como que a levantar levemente a ponta do véu que esta é uma semana de GRANDES e BOAS novidades neste blog:
    - hoje à noite: em primeira mão e para todo o mundo, tudo obra e graça do 'Espirito Santo', Mr Mitra 'Bicho', as fotos e o video da festa do 7º aniversário da Casa do FC Porto de Espinho... e 'as palavras' do Santissimo Presidente PdC;
    - amanhã à noite: Ficas tão lindo, carago! (mas porquê?)
    - 5ª à noite: Ladys and Gentlemans, to all the world... (quem?)
    Não posso dizer mais nada... sejam pacientes... lol
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev - Tks pelo completo de informação... por acaso, nas 'buscas ao domicilio' que fiz, falava lá nessas mais situações anómalas, mas passou-me por esquecimento do decalque para a escrita. Mas é isso mesmo; na mouche! Bigadão.

    Situacionista - A grande e única chatice desses 'ranhosos' é mesmo terem sido ultrapassados nesta aldeola por um clube que de tanto crescer, se tornou, como muito bem dizes: PLANETÁRIO. Isso, eles não nos perdoam, e duvido que alguma vez o perdoem. Como bem dizes numa das tuas últimas crónicas e é uma verdade de 'la palisse': BICAMPEÕES DO MUNDO LÁ FORA... suspeitos cá dentro!

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Anda muito "Calabote" por aí encapuçado, o ideal era tirar-lhes o capuço e dar-lhes uns calduços.

    Em Maio do ano passado fiz uma viagem (de âmbito profissinonal) do Porto para Ponta Delgada, e qual não é o meu espanto quando me deparo com o "merda seca" do então "Calabote" Cunha Leal sentado na primeira fila do avião, subiram-me uns calores pelo corpo acima, só de pensar nos incontáveis sumaríssimos da época anterior aos nosso atletas, virei-me para um colega meu e disse em alto e bom som (coisa pouco habitual em mim): "pensava que os animais viajavam no porão", o gajo fica a olhar para nós com aquela cara de "cachorro mal morto" e voltou a pousar os olhos no jornal que estava a ler. Soube-me tão bem vê-lo a ouvir e calar, como que a fazer de conta que não tinha entendido que a boca era para ele. :)) olá se soube!!

    ResponderEliminar
  12. ahhhh ganda sr_antonio... tás-me a sair um 'mitra' que te vou contar... lolololololol
    isso mesmo; nunca perder a oportunidade de lhas mandar, secas e curtas, mas com aquele sorriso no lábio, que é como quem diz: 'mas alguém estava a falar para ti, ó carneiro manso?'
    eheheheheh
    bem... na próxima viagem a Ponta Delgada, vê lá se avisas os je's cá do sitio, pode ser que se volte a apanhar o Cunha DESLeal pela 1ª fila, e leva logo com uns belos d'uns sopapos em nome da amizade... lololol
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. LOL... Ando para aqui a rebolar a rir com o teu comentário Grande Blue Boy... LOL... eu nem quero imaginar se a malta estivesse lá toda junta, aiai.

    ResponderEliminar
  14. SR. António por essa boca já subiu 100 pontos na minha consideração

    ResponderEliminar
  15. eheheh, obrigado Caxana, mas eu sei que se tu lá estivesses ainda farias melhor ;-)

    ResponderEliminar
  16. ola presidente e amigos;
    estou a gostar disto...mas, vamos mas é passar de palavras a acçoes...pois temos que calar este mundo podre de marroquinos(mourolandia)...as feras ja se espumao todas...ja tiv que reforçao as jaulas...organizem-se carago...que a gasolina ja esta encomendada...

    ps:malta, se ninguem foi responsavel por actos criminosos que se passa neste pais, como, casa pias,sá carneiros, etc...nao queiram, nem esperem que estes ultimos acontecimentos do futebol tb o sejam.....

    ESTOU MEIO OFF DA TOLA

    ResponderEliminar
  17. Blue Boy :

    Não estava à espera deste post !
    Por momentos, deixei-me arrastar pelas memórias .
    E sabes porquê ?
    Porque me recodei , como se fosse ontem , de algumas das expressões do locutor (assim se dizia na época) da emissora nacional que relatou o jogo da LUZ .

    Eu estava a 10 mil kilómetros de PORTUGAL e sofri que me fartei nesse dia .

    O homem apanhou uma tal vergonha com o que estava a ver que nem conseguia disfarçar .
    Algumas vezes até se engasgou.
    De tal forma que fiquei com a ideia (na altura)que ele terá ficado aliviado quando a palhaçada acabou !

    ResponderEliminar
  18. Morte é pouco, o SLB necessita de ser exarado do mundo futebolistico.

    Só uma coisinha, o SLB tentou contratar o Sérgio Conceição, parece mania, agora querem todos os nossos ex-jogadores.

    Adivinhem a resposta do Sérgio:

    " Para o Benfica? Ide à m..."

    ResponderEliminar
  19. o blue devil, andas bem informado!!!!mas nao te esqueças de uma coisa, hoje em dia o dinheiro fala mais alto + as promessas de jogar a titular....

    ResponderEliminar
  20. Ora, mas então não arranjaram um elmano lampião, batoteiro, mais um lacrois ressentido lampião, batoteiro, para o jogo em Torres Novas?...

    Ai, e muito me admira, mas por isso deve ter caído o Sazalar da cadeira

    Oh, trafulhas fingidos e mulheres do guarda-livros que ainda nos querem ceguinhos, hihihi...

    amelie

    ResponderEliminar