13 junho, 2007

Casting «novo bitaiteiro» - 2º candidato

Numa apresentação sumária, que faria as delícias do Gabriel Alves, lá vai: Caucasiano, 1,78 m, 85 kg. Agora, fora de brincadeiras, chamo-me Paulo Pereira, nutro uma paixão incondicional pelo Porto, tenho 36 anos, casado, dois filhos (ambos já associados do FCP), bancário e recentemente convertido aos blogues. Tenho um, recente, chamado de ‘Mundo Azul e Branco’.

E porque é que eu resolvi atender ao teu apelo? Antes de mais, pela quantidade astronómica de visitas que o teu blog tem, chegando a um número abissal de pessoas. Depois, pela excelente qualidade do mesmo, sempre com iniciativas que não o deixam cair na monotonia.

O eixo do mal…

A notícia foi avançada, na abertura do telejornal, pela TVI, como se fosse o furo do século. Logo de seguida, quais abutres ávidos de desgraça, os restantes pasquins, sem conseguirem esconder o gáudio que sentiam, titulavam: "Pinto da Costa acusado de corrupção".

Sinceramente, não consigo perceber onde é que está a novidade, capaz de provocar tamanho alvoroço. Já se sabia que era uma questão de tempo. Desde que a super heroína, a louvada e endeusada Maria José Morgado foi encarregue de fazer progredir o caso Apito Dourado. E avançar, nesta situação, quando um País inteiro pede a cabeça (ai esse ódio que os mata aos poucos) só podia ter este resultado. Não interessa que seja ridículo. Sim, e ridículo é um eufemismo.

O Porto-Estrela da Amadora? Estão a brincar comigo? Um Porto de Mourinho, a uma semana de ser CAMPEÃO EUROPEU, perante um adversário despromovido, necessitava de corromper alguém? Mas nesta Justiça e neste País nada me espanta. Escutas de uns, a escolher árbitros, são rapidamente esquecidas, consideradas meras questões colaterais, enquanto os outros sofrem linchamentos em público.

Ficamos assim a saber que o Porto de Mourinho, essa super-equipa, comandada por um genial treinador, era fajuta. Isso mesmo. Mourinho era um treinador medíocre, pois, ao que parece, os seus êxitos estão maculados. Só começou a ser bom quando emigrou para Inglaterra, após meia dúzia de chás das 5. E aqueles jogadores brilhantes: Deco, Riçado Cravalho, McCarthy, Maniche, Costinha, eram afinal jogadores banais, que apenas venciam por obra e graça do Homem do Apito. Logicamente que, nesta cabala, ficam muitas peças por explicar, que estão atravessadas nas gargantas de muitos: a Taça UEFA (foi da fruta, foi), a Liga dos Campeões (tanta azia que anda por aí, à custa disto), a Taça Intercontinental (milhões só a conhecem por verem um capitão portista a empunhá-la) e muitas outras coisas.

Estivemos sempre, e isso é notório, em inferioridade de meios. Vale tudo para destruir o Porto. Não tenhamos dúvidas: a macacada usa as armas todas que tem. Coacção, chantagem, pressão, numa tentativa desesperada de destruir o inimigo incómodo. Contudo, parece-me que se estão a esquecer do mais básico: a presunção de inocência. E, já agora, quero vê-los a provar esta idiotice.

post-script: Alguns amigos meus, numa fingida preocupação, perguntaram, naquele tom compungido de canastrão amador: "Como é que estás?". Seria fastidioso debitar o mesmo discurso a todos. Mandei-os da uma volta. Até aqui. Estou bem. Continuo a ser um convicto portista, transbordante de orgulho na sua equipa, idolatrando sempre essa figura mítica: PINTO DA COSTA. E, como portista, fruto de herança familiar, não há nada como fazer aquilo que é inato. Andar de cabeça erguida. Não tememos ninguém, nada devemos a alguém. Não temos ex-presidentes presos, não temos presidentes cadastrados, não temos administradores com dívidas fiscais, bens penhorados ou off-shores duvidosas. Vencemos campeonatos compulsivamente. Sim, disso somos culpados. De querer sempre mais. Sofregamente. Mas não sonegamos certidões fiscais, não falsificamos documentação das Finanças, nem alteramos locais de jogos, só para vencer a todo o preço. Não, nada disso. Os nossos triunfos (e são tantos) são moldados no sacrifício, numa mística única, sentida, que aquece os nossos corações. Uma comunhão de espírito, de empatia inata, que nos transforma em mais do que num mero clube de futebol. Que raio. SOMOS O FC PORTO. E, apesar de as trevas avançarem na nossa direcção, fazemos como os famosos gauleses, imortalizados pela pena de Goscinny: lutamos, sem medo de ninguém. E, sinceramente, até somos melhores do que Asterix e Cª. Não precisamos da poção mágica de Panoramix para derrotar estes merdas! O Eixo do Mal, como lhe chamaria Bush, está vivo e ao ataque. Mas desenganem-se. Não somos uma Nação indefesa. Não nos abatem. Não nos levam a melhor.
ps1 - esta semana será reservada em exclusivo para a publicação dos textos já remetidos pelos candidatos a «novos bitaiteiros/as». Adicionalmente, continuam em aberto as candidaturas a futuros «novos bitaiteiros/as», pelo que podem continuar a enviar emails para blogdoblueboy@gmail.com, em limite, até ao próximo sábado, dia 16 de Junho (OBS: infelizmente, parece que vamos continuar sem «bitaiteiras» cá pelo nosso espaço; mas será que não há uma única mulher que se candidate à vaga? Fokinha, por onde andas? Inês Nogueira, que fazes? Catarina, tão ocupada assim? Cris, esperas o quê?; vamos lá GiRLs da «lingerie azul», nós queremos ouvir aqui a vossa voz, carago!).

p2 - as inscrições para o jantar do 1º aniversário do blog a realizar no próximo sábado, dia 16 de Junho, pelas 20h00 no Restaurante Brasileirão, terminam hoje ao final da tarde. Se ainda pensam em participar, basta enviar email para blogdoblueboy@gmail.com.

11 comentários:

  1. Olha, olha, que bela maneirda de despertar. Hoje coube-me a honr de abrir hostilidades num blog que admiro, desde a minha entrada neste mundo da blogosfera. O que importa, o que conta, o que interessa, é que não nos calemos. Um ou muitos, aqui ou ali, o Porto continuará a ter voz, a ser participativo, a ter opiniões contundentes, que contrabalancem os inúmeros ataques de que somos alvo. E é com orgulho que assisto, diariamente, na blogosfera, a um númerocada vez maior de portistas a defenderem a sua "dama". Porque "ela" merece. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo sem qualquer ónus de prova, sem qualquer prova de o jogo em causa ter sido deturpado (anularam um golo limpo a McCarthy), a ideia é sujar o nome do Porto, quanto mais tempo melhor, mesmo sabendo que isto não tem pernas para andar...
    Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... MAS NUNCA DERRUBADO!!!

    ResponderEliminar
  3. O que mais me surpreende é o à vontade com que David Borges, o anti-portista mais primário que conheço, disse " ...o país estava à espera disto...". Mas, então lá por Marrocos já sabiam desta acusação? E foi só isto que arranjaram!!
    Agora percebo as palavras do Luis quando disse que o apito dourado iria estar resolvido antes da época começar.
    Portistas preparem-se...isto ainda vai piorar, segundo alguem bufou a Liga está a preparar algo bem ior para o nosso clube...

    ResponderEliminar
  4. Aconselho-vos a leitura do Vou Escrever Um Livro no FCMangalhoes.blogspot.com. Muito bom.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Pereira, post esclarecido e com uma pitada de ironia... gostei... parabéns!! Quanto ao apito não acredito que a liga tenho o desplante de tomar alguma atitude sem esperar pela decisão judicial

    ResponderEliminar
  6. Boas Paulo Pereira,
    Antes de mais, o meu agradecimento pessoal por teres aceite o meu/nosso repto aqui lançado... e que post, carago!
    Na verdade, tocas em pontos claramente em que estamos todos em sintonia... não importa a verdade, não importa a defesa, não importa nada... apenas e tão só, humilhar o nosso FC Porto, achincalhar as nossas raízes e tentar, quiçá, virar-nos contra nós próprios.
    Bem, mas «quão burros eles são; todos eles»... ao fim de tantas décadas, ainda não perceberam que é essa a nossa virtude, o nosso orgulho, a nossa paixão: quanto mais nos odeiam, mais os enfrentamos! quanto mais nos atacam, mais nos agregamos! quanto mais nos humilham, mais razão nos dão para continuar a vencer!
    Eles não percebem isso... de tão burros que são!
    Por mim, bem podem continuar com estas afrontas... é bom sinal! é sinal que continuamos a vencer! é sinal que somos melhores! é sinal que nos invejam! é sinal que reconhecem a nossa superioridade!
    O Lucho disse há pouco e bem: Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... MAS NUNCA DERRUBADO!!!
    Pobres coitados, pobres tristes, pobres hipócritas... e lá vivem eles alegremente na sua pele de mentecaptos crónicos!
    Bem, tb tu estás já a «votos»... aguardemos pela decisão do supremo Dragão ;-P
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Talvez seria elucidativo para todas as pessoas, mesmo aquelas cujo nível de inteligência é muito reduzido,a rtp memória(ou a sporttv) voltar a transmitir o referido jogo entre o FCPorto e o Estrela da Amadora para toda a gente, de uma vez por todas,ver que naquele jogo se alguém foi prejudicado, esse alguém foi o FCPorto...
    Aliás, se naquele jogo houvessem erros a favor do FCPorto, a comunicação social não parava de os evocar mas como não houve nem sequer há a decência de mostrar muitas imagens televisivas desse jogo...enfim, fica tudo bem abafadinho à moda do antigo regime, aquele em que o clube do Orelhudo de Merda ganhava tudo...

    ResponderEliminar
  8. ola amigos blues;

    ola PAULO PEREIRA, antes de mais quero te dar os parabens e que sejas benvindo a este "reino"....
    gostei do teu post, assunto recente,exprimes vem o que sentes e o que pensas(tipico portista)....muito bom post(mas cuidado com os erros,pois eu sou o "unico" que pode dar erros de ortografia ok???)...gostei da metafora dos gauleses...mas ate se pensarmos bem tem td a ver, isto é, gauleses(porto)& romanos(mouraria)...pois e assim sendo eles sempre tentam mas nunca conseguem nos derrobar, e sem porçoes magicas.....enfim sao uns tristes, pra ser grande e bom em marrocos so precisa de ser contra dizer mal do SR.PINTO DA COSTA , mais nada....misera total deste país de corroptos de M.....

    parabens mais uma vez e tas em bom caminho!!!!

    PS: PRESIDENTE TAS A FICAR DESCUIDADO, POSTS COM ERROS, SE NAO OS PODES CORREGUIR PEDE A PROFESSORAQUE ELA O FAZ OK???? E TAS DE PARABENS COM O RECRUTAS....

    aquele abraço aos blues

    ResponderEliminar
  9. Bom post. Caro Paulo a mim parece-me que mais uma vez os cães ladram e a caravan passa. Só querem é vender jornais e essa tal de Maria José Morgado só quer é "mostrar" trabalho a quem a colocou lá.
    Oh Blue convida-a a postar aqui no blog:P
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  10. BLUE :

    Este senhor Paulo Pereira ...é SÉNIOR !

    Grande aquisição para a nova temporada !

    PAULO :

    PARABÉNS !
    Ficamos a aguardar, ansiosamente , as tuas opiniões.

    ResponderEliminar
  11. amigos vou roubar este comentário muito bom.
    o anónimo disse.
    A terra dos "Bibis" e dos "Swingers"


    1º Então começemos pelo vergonhoso e escandaloso caso das acções "fícticias". O famoso clube do Bairro & Benfica, andou durante anos sem pagar os impostos ao Estado, que pela Lei Desportiva, daria a despromoção de tal instituição para as distritais. E o que aconteceu? Nada. Não é bem assim, acontecer, até aconteceu... um famoso jantar com o Presidente do SLB e o candidato José Manuel Durão Barroso, a dar o seu incondicional apoio na campanha para as eleições legislativas. Chegado ao poder, José Manuel Durão Barroso nomeia Maria Ferreira Leite como Ministra das Finanças, que aceita como garantia acções sem valor nominal, as mais que badaladas acções "fantasma" para o vencimento dos impostos em dívida do clube do “colinho” . Estava assim, pago o "apoio" do SLB na campanha para as eleições legislativas.


    2º Depois temos o Srº LFV arguido no famoso caso "Mantorras" e responsável pela falência do Alverca. Aonde param os “famosos” 5 milhões? Ninguem sabe… e ninguem quer saber. "Omo", lava mais branco, já dizia a minha Avó.


    3º E o "caso" do desvio de 9 milhões da EPUL para o SLB na CML? E os terrenos e bombas de gasolina entregues pela Câmara Municipal de Lisboa ao clube do Regime? Nada acontece. Pois não... não acontece e não vai acontecer. Porquê? Porque o António Costa, vai saltar para a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do "aziado" Saldanha Sanchez para salvar o seu patrãozinho (Luís Filipe Vieira).


    4º Porque é que ninguem investigou o vergonhoso jogo “Estoril-SLB”, com chuteiras oferecidas a àrbitros, jogadores comprados, etc... como afirmaram vários elementos do Estoril na altura?


    5º E as "escutas" efectuadas ao Srº LFV e ao Srº José Veiga aonde são apanhados a escolher árbitros e mandar "beijocas" à La Flor e Bellá? Eh pah, isso não conta, pois não se ouve as 3 palavras mágicas da "ressabida" da Morgado: "fruta", "leite" e "chocolate".


    6º E os "picantes" almoços no Restaurante Sapo como àrbitro Devesa Neto, que se deslocou com a comitiva do SLB, para poder assistir ao jogo da LC em Manchester?


    7º E o "atrasado mental" do Procurador da Republica, que nem falar sabe, metido ali às 4 pancadas pelo Governo "xuxialista", que disse e passo a citar: "A Maria José Morgado era o SIMÂO DA MAGISTRATURA". É preciso dizer mais alguma coisa?


    8º Não está o Srº Doutor Saldanha Sanchez (MBA na Independente), o "guru" da fiscalidade Portuguesa, conselheiro do Presidente do Benfica e Bazófias, sob a alçada da justiça por declarações explosivas sobre corrupção e corruptos, (seus amigos de infância e do peito). vindo agora dizer que essas afirmações são muito dífiiceis de se provar.


    Melhor ainda, são aqueles casalinhos mesquinhos “Pinhão & Botelho” e “Malheiro & Carolina”. Muito melhor que “Bibis”, verdadeiros “Swingers”. Está mais que provado, pelos imensos nomes aqui citados, que o poder político, judicial, social, informativo, artístico e animal, residente na “lamacenta” capital, é sem margens para dúvida, o verdadeiro “POLVO” Lusitano. La Piovra Romana Portoghesa!!! É também do conhecimento geral, que o clube do Regime, foi o que ganhou em Portugal mais títulos com o “aval” da corrupção, não só no tempo da “Velha Senhora”, mas também na 1ª década do pós-25 de Abril, com o controle da arbitragem na FPF sediada em Lisboa, obviamente. Onde mais poderia estar sediada, não é meus “amigos”?


    Mas, mesmo com esta pressão, descredibilizão, humilhação, destorção, etc… exercida durante toda a temporada futebolística contra o FCP, seu Presidente e grupo de trabalho, mostraram porque são os verdadeiros “HIGHLANDERS” lusitanos , ao tornarem-se BI-CAMPEÕES NACIONAIS. Nem com arbitragem toda condicionada do Minho ao Algarve, conseguiram os “sanguessuagas” retirar aquilo que tanto desejavam para o seu clube.


    A Maria José Morgado , depois de gastar tanto “pastel” lá que conseguiu uma acusação, fraquinha, fraquinha, fraquinha… É incrível como esta senhora chega a Directora do DIAP de LISBOA, afastando da magistratura todos os seus inimigos, e velhos rivais. Esta senhora foi uma autêntica “trauliteira” no tempo do PREC, ao serviço do MRPP. Até casas ajudou a queimar. Quem não se lembra aquando do seu afastamento há uns anos atrás, a “peixeirada” que esta senhora fez. Ah, agora percebo de que escola veio o “4º classe” do LFV.


    Para concluir a frase “CONTRA TUDO E CONTRA TODOS” faz todo sentido no contexto actual, e encaixa que nem uma luva no novo panorama português (Lisboeta). E ainda faz mais sentido, a famosa letra do saudoso Zeca Afonso “ELES COMEM TUDO, ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA” . E para terminar deixo-vos esta citação: "SI VIS PACEM, PARA BELLUM"!!! Eu traduzo : “SE QUERES PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA”!!!

    ResponderEliminar