04 agosto, 2013

Penáltis falhados ditam primeiro desaire

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Galatasaray 1-0 FC Porto

Taça Emirates
3 de Agosto de 2013.
Estádio Emirates, em Londres.


Árbitro: Andre Marriner (Inglaterra).
Assistentes: Lee Betts e Stephen Child.

GALATASARAY: Muslera; Eboué, Nounkeu, Chedjou e Hakan Balta; Felipe Melo, Inan (cap.), Amrabat, Altintop e Sneijder; Drogba.
Substituições: Drogba por Bulut (84m), Sneijder por Baytar (84m), Amrabat por Çolak (85m), Felipe Melo por Kaya (87m) e Altintop por Sarioglu (90m+1).
Não utilizados: Iscan, Gulselam, Elmander, Riera, Kazim Richards e Kurtulus.
Treinador: Fatih Terim.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Defour e Lucho (cap.); Varela, Kelvin e Jackson.
Substituições: Alex Sandro por Mangala (intervalo), Varela por Licá (intervalo), Kelvin por Iturbe (69m) e Maicon por Ghilas (89m).
Não utilizados: Helton, Josué, Reyes, Carlos Eduardo, Ricardo, Fernando e Tiago Rodrigues.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-0.
Marcador: Felipe Melo (71m, pen.).
Disciplina: nada a assinalar.

Após cinco triunfos, o FC Porto perdeu este sábado o primeiro desafio da pré-época, frente ao Galatasaray, na Taça Emirates, em Londres. Um golo de Felipe Melo, na conversão de uma grande penalidade, aos 71 minutos, deu o triunfo aos turcos, num encontro em que foram precisamente os penáltis desperdiçados a trair a boa exibição dos Dragões.

Mais do que mostrar um futebol avassalador, pede-se às equipas, nesta altura da época, para apresentarem ideias, princípios, entrosamento e evolução progressiva. Foi isso que ficou patente na exibição dos Dragões, especialmente na primeira parte. A pressão sobre o meio-campo constante foi intensa, a organização defensiva forte e registaram-se ainda boas combinações no ataque. Só não se pode pedir uma máquina 100 por cento oleada e incisiva.

Aos 10 minutos, Jackson protagonizou o primeiro remate perigoso, para defesa de Muslera, após uma transição rápida efectuada graças a um bom passe de Defour. Aos 18, o FC Porto beneficiou do primeiro penálti, já que Varela foi derrubado de forma claríssima na grande área do Galatasaray. O guardião Muslera deteve, no entanto, o remate de Jackson.

Um disparo de Drogba, aos 27 minutos, foi a primeira situação que obrigou Fabiano – sempre muito atento e rápido a sair da baliza, nos momentos em que foi preciso “dobrar” os defesas-centrais – a intervir. Uma triangulação entre Kelvin, Jackson e Lucho, num dos melhores lances da partida, foi o último momento de relevo da primeira parte, mas a concretização do capitão foi interceptada.

O Galatasaray, que chegou aos quartos-de-final da última Liga dos Campeões e que é campeão turco, subiu de rendimento na segunda parte, com Drogba, aos 61 minutos, na conversão de um livre directo, a obrigar de novo Fabiano a uma boa defesa. O golo turco surgiu aos 71 minutos, com Felipe Melo a converter um penálti cometido por Mangala sobre Eboué.

Aos 77 minutos, uma arrancada de Danilo obrigou Chedjou a cometer falta na grande área turca. Porém, na conversão do penálti, Lucho atirou ao lado da baliza de Muslera. Até ao final do encontro os Dragões ainda pressionaram o adversário em busca do golo, com Ghilas a entrar para a frente de ataque nos últimos minutos, mas o empate, que se justificaria, não chegou.

Pior do que falhar em torneios particulares será falhar quando os jogos forem a doer. O FC Porto perdeu no desafio mais exigente até agora da pré-época, mas a evolução da equipa mantém-se, para evitar esses mesmos erros no futuro. Este domingo, às 14h, será a vez de defrontar os italianos do Nápoles, no segundo e último encontro dos azuis e brancos na Emirates Cup.



DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca: "Fizemos um bom jogo"

“Olhando globalmente, penso que fizemos um bom jogo, frente a uma grande equipa. Não podemos estar satisfeitos por ter perdido, mas, como líder desta equipa, estou extremamente orgulhoso daquilo que os meus jogadores fizeram aqui”.

“Há sempre aspectos a melhorar e queremos melhorar tanto a nossa organização defensiva, que hoje esteve a um nível bastante elevado, como ofensiva, que é a mais difícil. Do ponto de vista defensivo estivemos sempre seguros, contra grandes jogadores, enquanto no capítulo ofensivo, se acertássemos mais o último passe, poderíamos ter criado mais ocasiões. Não conseguimos concretizar as que tivemos. Valendo o que vale, penso que foi um resultado injusto, mas estaríamos mais satisfeitos se tivéssemos ganho aqui”.

Defour:

“Tivemos um adversário com mais qualidade do que os anteriores na pré-época. Penso que fizemos uma boa primeira parte, com algumas oportunidades, e no segundo tempo jogámos um pouco menos, estivemos mais cansados”.



RESUMO DO JOGO

7 comentários:

  1. Um Porto nos primeiros 45min ainda não mto intenso, mas claramente superior aos turcos... com Jackson a mostrar que penaltis não é mesmo com ele.

    ResponderEliminar
  2. 1-0, Filipe Melo (gp), 69min
    ... com muito pouco Porto na 2ª parte

    ResponderEliminar
  3. nova grande penalidade falhada para o Porto, desta vez, por Lucho, aos 76min... aspecto a rever, que vem já da época passada.

    ResponderEliminar
  4. Ao fim de 7 jogos, a primeira derrota, onde as grandes penalidades fizeram toda a diferença (falhamos duas, turcos marcaram a única a favor)... para além de uns segundos 45min do Porto mto fracos e a melhorar quando o "a sério" está já mto perto.

    ResponderEliminar
  5. Falhar 2 penalties num jogo, como é possivel, tem que ser com força carago!!! Que metam um defesa central que manda uma bica la pa dentro...

    ResponderEliminar