19 agosto, 2013

Josué e Quintero resolvem no Bonfim

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vitória de Setúbal 1-3 FC Porto

Liga 2013/14, 1.ª jornada
18 de Agosto de 2013.
Estádio do Bonfim, em Setúbal.


Árbitro: João Capela (Lisboa).
Assistentes: José Lima e Bruno Trindade.

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Rúben Vezo, Cohene e Nélson Pedroso; Dani, Paulo Tavares e Tiago Terroso; Bruno Sabino, Ramón Cardozo e Rafael Martins.
Substituições: Adilson por Bruno Sabino (52m); Jorginho por Rafael Martins (68m); Miguel Pedro por Paulo Tavares (78m).
Não utilizados: Pedro Tiba, Ney Santos, François e Bruninho.
Treinador: José Mota.

FC PORTO: Helton (cap.); Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Licá.
Substituições: Quintero por Defour (60m); Herrera por Lucho (82m); Ricardo por Licá (90m+5).
Não utilizados: Fabiano, Abdoulaye, Carlos Eduardo e Ghilas.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Rafael Martins (13m), Josué (49m, pen.), Quintero (61m), Jackson Martínez (88m).
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno Sabino (24m), Ramón Cardozo (37m), Fernando (37m), Dani (48m); Josué (50m), Nélson Pedroso (80m), Alex Sandro (84m); Cartão vermelho directo a Kieszek (49m).

O FC Porto fez a estreia na Liga ZonSagres 2013/14 no Bonfim, terreno tradicionalmente acessível para a equipa azul e branca. A comunicação social fez referência a esse facto mas a tradição vale o que vale e o jogo foi tudo menos acessível. A ansiedade tomou conta dos tricampeões nacionais e o jogo não foi tão fluído como seria de esperar.

Perante uma moldura humana de realçar mas um relvado péssimo para a prática do futebol, assemelhando-se mais a um autêntico batatal, o FC Porto entrou muito bem. Logo aos 3 minutos, Jackson teve uma oportunidade clamorosa frente ao guarda-redes Kieszek. Mas em cima da linha um defesa setubalense salvou o que teria sido o primeiro golo da partida. Continuando a atacar e a mandar no jogo, o FC Porto teve nova oportunidade por Defour num centro remate que o guarda-redes contrário sacudiu para canto.

No entanto, contra todas as previsões e contra a corrente do jogo, o FC Porto foi apanhado em contrapé e o avançado setubalense Rafael Martins aparece no coração da área portista entre dois defesas azuis e brancos com tempo para receber a bola e rematar duas vezes. Rematou, primeiro, para a defesa de Helton e na recarga, perante alguma passividade da defesa do FC Porto, inaugurou o marcador. Estavam decorridos 13 minutos.

O FC Porto sentiu, de certa forma, esta contrariedade e a equipa desconcentrou-se um pouco nos minutos imediatamente a seguir. No entanto, a equipa procurou reagir ao golo contrário e Lucho, Licá e Jackson tiveram boas oportunidades para repor a justiça no marcador mas na baliza estava um guarda-redes inspirado que foi adiando o golo da turma portista.

O V. Setúbal ainda criou mais uma ou outra situação de calafrio para a baliza portista, aproveitando algum desnorte defensivo dos Dragões.

O árbitro João Capela, ainda na primeira parte, fez vista grossa a uma pretensa grande penalidade a castigar uma falta sobre Licá, uma clara obstrução ao avançado azul e branco.

Na segunda parte, o FC Porto chegou ao empate logo no reinício da partida através de uma grande penalidade apontada por Josué aos 48 minutos a castigar um derrube claro sobre Jackson Martínez. Na sequência do golo, o jovem médio apressou-se a ir buscar a bola ao fundo das redes e o guarda-redes Kieszek, além de agarrar na bola, deu uma cabeçada em Josué e foi expulso.

Alguns minutos depois, Quintero entrou para o lugar de Defour para imprimir maior velocidade e criar espaços e situações de ruptura. Defour estava em bom plano mas notava-se que a equipa precisava de alguém para assumir as despesas do jogo, para criar situações em busca do golo da vitória. Quintero, pois claro, entrou e na primeira vez que tocou na bola, teve um lance de génio. Tirou um adversário do caminho e fez um golo de bandeira com um remate colocadíssimo aos 61 minutos.

Com cerca de meia hora para jogar e em superioridade numérica, o FC Porto não exerceu um domínio avassalador. Desengane-se que o jogo ficava fácil para os Dragões, após expulsão do guarda-redes sadino. Pelo contrário, a equipa tricampeã nacional entrou numa crise de ansiedade inexplicável e a defesa mostrou-se intranquila.

No entanto, várias oportunidades surgiram para acabar com a incerteza do resultado mas Jackson Martínez e Danilo não aproveitaram as oportunidades.

Até que aos 88 minutos, Jackson Martínez marcou o golo da tranquilidade após uma jogada ensaiada pelo lado esquerdo, conduzida por Josué. O esquerdino colocou a bola no ponta de lança colombiano na grande área e este com o pé esquerdo efectuou um remate forte e colocado.

Apesar de ter sido uma vitória justa, o FC Porto teve um jogo bastante difícil, pouco inspirado, num relvado paupérrimo, impraticável contra uma equipa que dificultou bastante a tarefa da equipa portista. Três pontos importantes foram, no entanto, alcançados neste início da caminhada para o tetra.

Notas muito positivas para Josué e para Quintero com exibições de encher o olho. Os dois jovens jogadores levaram a equipa à vitória e deram passos importantes para se impor no onze. Quanto às notas negativas, destaco a defesa do FC Porto, incluindo Helton. Criaram-se alguns calafrios desnecessários que poderiam ter originado dissabores maiores. Também Lucho esteve em noite não, errando passes atrás de passes. Jackson esteve igualmente apagado.

O FC Porto recebe o Marítimo, na próxima jornada, no Estádio do Dragão.



DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca:
“Antevíamos que ia ser uma partida complicada, visto o V. Setúbal ter uma boa equipa. É verdade que poderíamos ter resolvido o jogo muito cedo, pois entrámos muito bem no jogo mas, na primeira vez que o adversário foi à nossa baliza, acabou por marcar. Isso dificultou a nossa reacção porque o V. Setúbal baixou as linhas e começou a apostar no contra-ataque. Não foi um jogo fácil, mas acreditámos sempre, mostrámos uma determinação muito grande. Sabemos que não fizemos aqui uma exibição perfeita, mas o mais importante de tudo era começarmos a vencer e ainda poderíamos ter feito mais golos e, por isso, penso que é um resultado justo”.
“Estamos no início da Liga e era importante vencer o nosso jogo, algo que fizemos de forma meritória, não nos tendo de preocupar com o que os adversários fazem. Estamos satisfeitos e esperamos conseguir muitas mais vitórias para anexar às 1500 vitórias a que chegamos hoje. É sempre um feito histórico e espero que venham muitas mais”.

Quintero:
“Quando entrei a equipa estava intranquila, marquei um bonito golo, virámos o resultado e foi nesse momento que ficámos mais tranquilos. Acredito que no primeiro tempo estávamos confusos, mas no segundo tempo aproveitamos as oportunidades para ganhar o desafio. Era fundamental ganhar, principalmente por ter sido um jogo muito duro. Creio que esta partida nos vai tornar uma equipa mais tranquila e vamos trabalhar esta semana para conseguirmos fazer um bom trabalho no próximo jogo. Só vamos conseguir ganhar se exibirmos o que mostrámos hoje: entrega e vontade de ganhar”.



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. Mais uma excelente crónica!

    A minha opinião:
    Jogo com 4 golos em que houve… 6! Na primeira parte os jogadores portistas foram muito perdulários. Tiveram várias oportunidades de golo mas não concretizaram nenhuma. O Vitória teve duas e aproveitou uma, por Rafael Martins! Refira-se que, antes do golo setubalense, houve um mal invalidado ao FC Porto; a bola ultrapassou a linha de golo; o Sr. Capelinhas e demais sacristães, não viram… Tal como não viram um tento do Setúbal na segunda parte! Recomenda-se o oculista.
    Josué marcou um penalti bem assinalado pelo árbitro. Não se compreendem os protestos dos adeptos da cidade do Sado… Depois… uma obra-prima de Quintero; entrou e protagonizou um fenomenal golo! Estreia de sonho! De seguida, o “matador”… matou o jogo.
    De realçar e louvar a postura da equipa setubalense. Mesmo reduzida a 10 unidades, lutou até ao fim pelo melhor resultado. Parabéns, Vitória de Setúbal!
    O FC Porto não fez um bom jogo. Esta equipa tem muito trabalho pela frente. Mas condições para fazer uma óptima época.
    Destaques – Quintero: “55 segundos em campo serviram para brilhar no Bonfim. Pisou o relvado, pediu a bola, tirou um adversário da frente e marcou um golaço”. Um craque que tem, sem qualquer dúvida, lugar de titularíssimo. Josué: bom jogo, um golo (de penalti, desobstruindo o complexo…), uma assistência para o tento de Jackson. Lucho: mesmo menos bem, é sempre um “lucho”…

    ResponderEliminar
  2. Quintero tem um talento impressionante naqueles pés. É fantástico. A fazer lembrar Deco. Não James, porque Quintero é muito melhor que James.

    ResponderEliminar
  3. Partilho de muito do que aqui já se escreveu em relação ao jogo, quer no post, quer no comentário do Dragão Azul Forte. Por acaso discordo em relação aos lances em que há duvida se a bola entra ou não… Parece-me que quer num caso quer noutro a bola não transpõe totalmente a linha de golo, razão pela qual Capela ajuizou bem. Ainda assim são lances de muito difícil análise, em que só através das repetições se forma uma ideia mais clara.

    Gostaria no entanto de partilhar convosco, algumas das preocupações que resultaram do jogo de hoje… Não que uma exibição menos conseguida à 1ª jornada (na época de AVB jogamos mal na 1ª jornada frente à Naval e depois foi o que se viu!) me preocupe demasiado, mas porque há situações táticas neste FC Porto que me deixam inquieto e me levam a questionar algumas coisas. Ainda assim obviamente PF tem sempre a ultima palavra e é ele quem trabalha com os jogadores todos os dias e está na posse de todos os dados com vista à melhor tomada de decisão… Mesmo assim, não posso deixar de partilhar algumas dúvidas:

    1) A incógnita Iturbe… Depois de uma boa pré-época, de bons apontamentos e vontade de demonstrar que todos os que dele duvidaram (eu incluído!) estavam enganados, acho que o argentino, tal como Ricardo ou Kelvin que foram convocados para os últimos 2 jogos, merecia uma oportunidade para demonstrar o que vale em jogos “a sério”… Se mais uma vez falhar, e não apenas num jogo mas em vários que é como se analisa um jogador, aí sim tiraremos a limpo que Iturbe não passa de uma promessa eternamente adiada… Ou então, tal como aconteceu o ano passado, se o argentino não é opção para o treinador (como assumidamente VP o fez) mais vale ir rodar para outras paragens, libertando o FC Porto de ter de pagar o ordenado a um jogador que nada produz…

    2) PF não tem mais margem de manobra para argumentar coisas do tipo “tempo de adaptação”, “habituação à equipa”, etc, etc em relação a Quintero… O puto colombiano já começa a mostrar coisas demais… Parece que temos ali um craque, o rapaz não engana… Aquele lance do 2º golo que abre caminho à vitoria do FC Porto é qualquer coisa de genial… Um remate daqueles augura algo de muito bom… Em suma, Quintero tem de ser titular, com ou sem Lucho, com ou sem Defour… Alguém tem de sair para Quintero entrar… Entra pelos olhos adentro…

    3) O funcionamento do meio-campo pareceu-me deficiente no jogo de hoje… Originou que no ataque a maquina estivesse por vezes emperrada e originou também que na defesa houvesse intranquilidade… Sinceramente aí pareceu estar o maior problema tático do FC Porto de hoje… Fernando parece uma autêntica nulidade com Defour ao lado… Defour insiste num futebol demasiado “quadrado” do meu ponto de vista, muito passe para trás e para o lado, não dá a criatividade necessária a um tática de 4X3X3… E Lucho se não toma juízo arrisca a perder a titularidade, por mais simbólico e querido que seja pela massa adepta (e também por mim obviamente que o admiro muito). Na minha humilde opinião, um meio-campo com Fernando a pivot defensivo, Lucho como médio de transição e Herrera como médio mais ofensivo será a solução que mais cedo ou mais tarde PF terá de optar… E Quintero no ataque com Jackson e Varela...

    4) Não percebi a opção de deixar o Maicon de fora e optar pelo Abdoulaye, jogador a quem amavelmente devemos a perca da taça da Liga no ano passado, um jogador que para mim não tem categoria para o FC Porto… Nem percebi, depois de uma boa exibição na supertaça, o facto de Fucile ter ficado de fora…

    5) Não percebo como é possível ainda não se ter resolvido o caso Atsu… Mas não haviam tantos clubes interessados no ganes?!?!?! 4, 5 ou 6 M€ já era um bom negócio e se calhar dava para reforçar com mais um extremo… Depois Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Ricardo já se percebeu que poucas oportunidades terão… Serão para mim os dispensáveis… Está se à espera do quê para tomar as decisões que definam o plantel o mais rápido possível?

    ResponderEliminar
  4. À parte de tudo isso, o mais importante foram mesmo os 3 pontos… E a derrota dos outros na Madeira… Saibamos aproveitar este frutuoso início de campeonato. FORÇA FC PORTO!

    PS: As declarações de mota no final do jogo, toda a excitação que adeptos, dirigentes e jogadores demonstraram após um jogador do Setúbal ter pontapeado e com isso derrubado Jackson em plena área, bem como depois do GR ter dado uma cabeçada a Josué, tudo isto entra diretamente para o anedotário nacional… Apenas uma palavra, toda esta anormalidade que se viu hoje da parte de todos estes palermas só me fez lembrar aqueles personagens ridículos (erros da genética, algo que a medicina nunca deveria ter permitido) tipo gomes da selva e companhia… A todos estes, vá lá… Tomem um rennie e vão para a caminha que isto passa!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Alguem me sabe explicar porque que o Carlos Eduardo estava no banco? Ele jogou no sábado pela equipa B e ontem já estava no banco? E as 72 horas? Ou estarei errado?

    Abraço.
    João

    ResponderEliminar
  6. Vitória mais suada do que podia ter sido se a equipa jogasse o que sabe, sem complicar.

    Enfim, uma exibição cinzenta com os três pontos da ordem, mas... um verdadeiro campeão tem de jogar e dominar muito mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Joao Pereira,

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3377571

    Segundo esta notícia, os regulamentos foram alterados e permitem agora estas mudanças da equipa B para a principal sem qualquer limitação temporal.
    Não haveria por isso qualquer violação ao regulamento no caso de Carlos Eduardo jogar.

    ResponderEliminar
  8. Caro RCBC,

    Muito obrigado pela resposta.
    Já agora outra duvida, já li referencias à vitória numero 1500 do FCP no campeonato. Mas será verdade? no ZEROZERO tem os jogos todos e só tem lá 1450, juntando o campeonato de Portugal dá 1492 vitórias.

    Obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Peço atençao a todos para verem a capa do "Correio da Manha"!estes e o Record ja começam a campanha contra o FCP.Já ta na hora destes "senhores" nao meterem os pes no Olival nem no Dragão

    ResponderEliminar
  10. Carissimos,
    fui a Setubal ver o Tri-campeão e concordo (os supostos golos não consegui ver) com a crónica aqui postada.
    Breves notas:

    - Relvado de merda. Se isto é o primeiro jogo em pleno Verão, como será no Inverno?

    - Vós que conheceis vários estádios, há mais com as condições deste na 1ª liga? 1 acesso de entrada e 2 pessoas a revistar? Placar "manual"? Tempo de jogo, onde?

    - Jogo complicado por falta de atitude e um jogo fraco no meio campo e no pressing. Defesa e Helton a complicar.

    - Notas (bem) positivas para Quintero (será que aguenta os 90 minutos?) e Josué, que está a justificar o lugar.

    - Iturbe? Não me parece que o problema com ele seja só desportivo. Se não entra nas contas e com as declarações dadas de amor ao... River Plate ou raio que o parta, que se venda e boa viagem.

    - Gostei da ironia do mister Paulo Fonseca relativas as queixas do Zé Mota.

    - Que se passa com o Izmaylov? Precisa de parafusos novos?

    - Uma palavra para o desempenho da claque... já aqui ouvi criticas de quem está por dentro, as quais nao comento por falta de conhecimento, mas a mim parece-me que também estão umpouco abaixo de forma e em nítida pré-epoca. Já os vi a fazer

    bem melhor. Da ultima vez que tive o prazer de estar entre eles foi em Coimbra (final perdida) e mesmo a perder foi sempre

    a cantar e puxar pela equipa. Força rapazes (e raparigas)!!

    Grande abraço! 3 pontos já cá cantam e o resto é cumbersa!!!

    DMST

    ResponderEliminar