12 agosto, 2013

Lideramos: FC PORTO 74 versus 69 5LB!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


O FC Porto venceu a 20.ª Supertaça em 35 edições (!!!), a quinta consecutiva, depois de ganhar ao V. Guimarães por 3-0, em Aveiro.

E assim o FC Porto arrecadou, com mais um Penta, o primeiro exemplar do novo troféu da Supertaça! Para juntar aos 19 exemplares no figurino anterior.

De realçar: o FC Porto consolidou a sua posição como clube mais titulado em Portugal: FC PORTO 74 títulos, contra 69 do 5LB e 45 do Sporting!

Considerando que a Supertaça é sempre relativa à época anterior àquela em que se disputa, o clube do Dragão apenas teve, desde 1977-78 (da grande “arrancada”), 6 épocas sem obter qualquer título em competições nacionais ou internacionais (em termos de Seniores, claro). Vejamos quais: 1979/80, 1981/82, 1986/87, 1988/89, 2001/02 e 2004/05.

Ah, é verdade. Visto que o director do pasquim “Rascord” deve continuar a sofrer da síndrome de “taça latrina”, o ranking do panfleto deve acrescentar 1 título aos da 2.ª circular…

Caros leitores, de seguida o fundamento deste post: o RANKING GERAL actualizado e o registo de todos os vencedores em todas as competições.

Abraço.
Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)



13 comentários:

  1. Discordo dos critérios de considerarem os troféus "Supertaça" e "Taça Intercontinental" como sendo da época anterior à qual é jogada. Sei que para se disputar a mesma, esta tem de significar a vitória (ou não) numa competição, mas é jogada numa época diferente e por vezes por jogadores completamente diferentes:

    FCPorto - Campeão europeu:
    V. Baía;
    P.Ferreira; R. Carvalho; J. Costa; N. Valente;
    Costinha;
    Maniche; Deco;
    Carlos Alberto; Derlei; Pedro Mendes.

    Suplentes: Nuno; Pedro Emanuel; Ricardo Costa; Bosingwa; Alenitchev; Jankauskas; McCarthy

    Taça Intercontinental:
    V.Baía;
    Seitaridis; J.Costa; Pedro emanuel; Ricardo Costa;
    Costinha;
    Diego; Maniche;
    Luís Fabiano; Derlei; McCarthy

    Suplentes: Nuno; Areias; Bosingwa; Quaresma; César Peixoto; Carlos Alberto; Postiga.

    Acham que é a mesma "equipa"???

    Outra questão da qual discordo é considerarem o mesmo valor à Liga dos Campeões e à Taça dos Campeões, sendo que o troféu seja o mesmo, a dificuldade de se sair vencedor é exponencialmente diferente!

    Acontecendo o invés com a Liga Europa, sendo actualmente menos difícil de a vencer.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os critérios não foram definidos por mim. Estou a seguir os critérios oficiais.

    Mas, ao contrário do que o Johnny Pedrosa evoca, o critério até tem muita lógica. Senão vejamos:
    Em determinada época foram disputadas nada mais nada menos que 3 Supertaças nacionais!!! Era na altura em que se disputava o troféu em dois jogos (duas mãos) e a soma de golos não contava! De modo que, salvo erro, houve uma final em que se disputaram 5 jogos para determinar o vencedor.
    Mas voltando aos 3 troféus disputados numa época (em finalíssimas): a considerar como o amigo pretendia, então nessa época ficariam registados os 3 troféus da mesma competição!

    Abraço.

    Ps. Lembro também o famoso caso da final da Taça de Portugal, entre FC Porto e benfas, adiada para o início da época seguinte à qual dizia respeito. Se o seu critério fosse considerado, essa Taça era da época em que, de facto, houve o jogo...

    ResponderEliminar
  4. Quanto à valorização das competições. Onde viu aqui "valorização"? O que se pretende aqui é contabilizar títulos, definir o n.º de títulos ganhos em cada competição.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma achega, caro Johnny Pedroso:

    Os títulos são conquistados pelos jogadores que constituem uma equipa, mas não são deles (só...). São-o, primordialmente, do CLUBE cuja equipa ganhou. Portanto é (quase) irrelevante que teja sido a equipa A ou a equipa B. O que conta é o nome do CLUBE. E, felizmente, o nome do FC PORTO vê-se mais que o de outros...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não pretendendo fazer desta resposta uma discussão sem nexo apenas registo:

    - em caso algum afirmei que os critérios foram definidos pelo autor do post, obviamente que falei genericamente, vide "...de considerarem...";

    - quanto à disputa de 3 troféus na mesma temporada, isso deveu-se a um tempo em que a mesma nem sempre se disputava em solo português, se bem me recordo até a possibilidade Macau, colocaram na altura, e a não disponibilidade de datas levou a essa disputa; em todas as regras existem excepções, e aquilo a que me refiro é a do jogo de abertura de época, ser a disputa de um troféu que em termos de palmarés deveria ser repercutida na temporada seguinte, sobre a qual a mesma é considerada actualmente - a lógica vale o que vale;
    - valorização - .
    .
    3. atribuição de importância a algo ou alguém
    .
    Uma vez mais, falei de forma genérica, e justifiquei o porquê de não considerar correcto estar na mesma indicação: "Taça dos Campeões/Liga dos Campeões". O Benfica ganhou 2 Taças dos Campeões Europeus, e o FCPorto ganhou UMA Taça dos Campeões Europeus, E UMA Liga dos Campeões.
    - Por fim, é claro que quem vence os troféus são os atletas em representação de um clube, e que também o tem feito os últimos anos, apenas referi que a "equipa" era diferente.

    Só por curiosidade a Supertaça jogada a 10.Agosto 2013 vencida pelo FCPorto, orientada pelo treinador Paulo Fonseca, deverá ser creditada ao treinador Vitor Pereira? Nosso treinador em 2012/2013?

    Que fique claro, que não sou ninguém para alterar critérios seja do que for (nem em minha casa mando, quanto mais fora...), apenas expressei a minha opinião, justificadamente, nada mais. E por mais rankings que veja, analiso sempre os dados, não só a nível quantitativo, mas principalmente a nível qualitativo.

    Abraço

    PS: Não quero com isto colocar minimamente em causa a qualidade dos seus post, principalmente no que a contabilidades diz respeito, até porque gosto de os ler.

    ResponderEliminar
  7. Tudo bem, caro Pedrosa. "No problem".

    Olhe essa a contabilização ao Vítor Pereira, faz-me lembrar os "trabalhos" que tenho em contabilizar títulos para jogadores e treinadores... Está a ver como era para mim mais fácil que o seu critério prevalecesse?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não entendo qual é o problema com a Taça Latina. Se a tivessemos ganho também defenderiamos a sua validade. Foi um dos dois torneios pré-Taça dos Campeões mais importantes da história do futebol, um dos motivos pelo que se criou a competição. Todos os clubes que a ganharam foram campeões europeus ou finalistas vencidos nos primeiros seis anos da Taça dos Campeões.

    A sua importância real é bastante superior à da charlatada que é a Taça da Liga!

    ResponderEliminar
  9. "FIFA ignora Taça Latina e F. C. Porto é o clube português com mais títulos

    O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu que a Taça Latina de futebol, que o Benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo. Assim, F. C. Porto tem 69 títulos, contra 68 do Benfica.

    foto Pedro Correia/Global Imagens
    FIFA ignora Taça Latina e F. C. Porto é o clube português com mais títulos
    Com a Taça de Portugal, F. C. Porto passou Benfica


    O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", pelo que a FIFA "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações".

    Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o F. C. Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.

    Com o triunfo por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, o F. C. Porto somou o 69.º título, mais um do que o total do Benfica, que esta temporada só ganhou a Taça da Liga, enquanto os "dragões" conquistaram campeonato, Taça, Supertaça e Liga Europa.

    O F. C. Porto pode dilatar a vantagem para o Benfica já no início da próxima época, pois terá logo no arranque da temporada dois troféus para disputar: a Supertaça de Portugal, novamente diante o Guimarães, e a Supertaça Europeia, contra FC Barcelona ou Manchester United, que disputam no sábado a final da Liga dos Campeões.

    Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo F. C. Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA "desde a sua criação", em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980"


    in www.jn.pt 25/5/2011

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Não há problema nenhum... A não ser o facto da taça Latina não ser reconhecida oficialmente pela FIFA (a entidade que por acaso regula o futebol mundial)...

    A taça Latina apenas foi um pretexto dos encornados (por via do record) para em 2011, após o FC Porto ter ganho a taça, não admitirem que tinham sido ultrapassados pelo FC Porto em numero de títulos oficiais...

    ResponderEliminar
  12. Tudo dito, RCBC! Obrigado. Abraço AZUL MUITO FORTE!

    ResponderEliminar
  13. Caro Dragão Azul Forte,

    Retribuo os agradecimentos, felicitando-o pelo seu excelente trabalho mais uma vez demonstrado neste post.

    Abraço

    ResponderEliminar